SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

UM INSTANTE !


Cada instante da administração de uma cidade pode e deve ser preparado para renovar a vida das pessoas.  Não há nenhum momento que não carregue consigo a chance de mudar. É necessário uma renovação da força da fé e do amor a Fortaleza.

É preciso agir! Se pode salvar vidas nos postos de saúde e hospitais, mudar trajetórias de crianças e jovens com simples atitudes , que não são tomadas há anos. Não podemos acreditar num progresso de anos , se em instantes coisas simples poderiam ter sido feitas e não foram. No instante agora, que esta nas mãos dos gestores, dos tomadores de decisão! Por exemplo as obras paradas.

O agir transformado em saber e em ato se dá num instante! Porem é preciso querer estas ações de verdade e de fato! Em anos, há tempo bastante para agir , o que duraria apenas um instante , na hora de tomar a decisão e de fato fazer diferente. Pois a verdadeira transformação e renovação se dá hoje quando de fato queremos de verdade , e não de inventar mentiras e justificativas. Uma inovação com ação inaugura um novo curso para história em um instante.

A luta pela construção de amanhas que cantam é diferente da paixão pela politicagem. A falta de um projeto para cidade revela os interesses apenas pelo poder;  e não em mudar a vida das pessoas. Esquecem que não há revolução politica sem a revolução das formas de ser, viver e pensar das pessoas. O que começa nas formas de fazer politica. A falta de educação e saúde de qualidade é a maior prova disto em Fortaleza e no Ceara .Outra é a política feita no varejo à vários interesses que juntos não dão nada; a sectarismos e maniqueísmos que tornam o futuro sem esperança. INÚTEIS projetos que viram poeira no ar no vendaval das eleições. Porem você pode renovar isto em um instante.

Por Egidio Guerra

A GENTE QUE EU GOSTOEu gosto de gente que vibra, que não tem de ser empurrada, que não tem de dizer para que faça as coisas, mas que sabe o que tem que fazer e que faz. A gente que cultiva seus sonhos até que esses sonhos se apoderam de sua própria realidade.
Eu gosto de gente com capacidade para assumir as consequências de suas ações, de gente que arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, que se permite, abandona os conselhos sensatos deixando as soluções nas mãos de Deus.
Eu gosto de gente que é justa com sua gente e consigo mesma, da gente que agradece o novo dia, as coisas boas que existem em sua vida, que vive cada hora com bom ânimo dando o melhor de si, agradecido de estar vivo, de poder distribuir sorrisos, de oferecer suas mãos e ajudar generosamente sem esperar nada em troca.
Eu gosto de gente capaz de me criticar construtivamente e de frente, mas sem me machucar ou me ferir. De gente que tem tato.
Gosto da gente que possui senso de justiça.
A estes eu chamo de meus amigos.
Eu gosto de gente que sabe a importância da alegria e a pratica. De gente que por meio de piadas nos ensina a conceber a vida com humor.
Pessoas que nunca deixam de ser infantis.

Eu gosto das pessoas cuja energia é contagiosa.
Gosto de pessoas sinceras e honestas, capazes de motivos razoáveis ​​para se opor a qualquer decisão.
 

Gosto de gente fiel e persistente, que não descansa quando se trata de alcançar objetivos e ideias.
Eu gosto de pessoas de opinião, que não se envergonhae de admitir que estava errado ou que não sabe alguma coisa. Pessoas que, ao aceitar seus erros, faz um esforço genuíno para não repeti-los.
De gente que luta contra adversidades.
Gosto de gente que busca soluções.
Eu gosto de gente que pensa e medita internamente.
De gente que valoriza seus semelhantes, não por um estereótipo social ou como se apresentam.
De gente que não julga, nem deixa que outros julguem.
Gosto de gente que tem personalidade.
Eu gosto de gente que é capaz de entender que o maior erro do ser humano é tentar arrancar da cabeça aquilo que não sai do coração.
A sensibilidade, a coragem, a solidariedade, a bondade, o respeito, a tranquilidade, os valores, a alegria, a humildade, a fé, a felicidade, o tato, a confiança, a esperança, o agradecimento, a sabedoria, os sonhos, o arrependimento, e o amor para com os demais e para consigo próprio são coisas fundamentais para chamar-se GENTE.
Com gente como essa, me comprometo, para o que seja, pelo resto de minha vida... já que, só por tê-los junto a mim, me dou por bem retribuído.

Mario Benedetti

                

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

UMA GERAÇÃO EM BUSCA DE UM PROJETO DE SOCIEDADE PARA ALEM DE PODRES PODERES.


Eu não acredito em salvação de almas  individuais e sim na transformação de vidas por meios públicos e coletivos.  O desejo pelo beleza, pela verdade e pela ação move as pessoas,  e elas  buscam com os outros os caminhos que juntos possam transformar suas realidades. Sou romântico, religioso, busco utopias socialistas e anarquistas, e tenho orgulho disto.  O capitalismo que hoje virou cultura dominou a esquerda que prega o acesso ao consumo e não tornou possível o acesso aos direitos de qualidade a todos em educação, saúde e trabalho; ou seja as liberdades e as capacidades de realizarem suas  vidas.

Recuso os projetos da geração que destrói o planeta, concentrou renda, faz uma educação sem sabor, uma saúde que não funciona  e uma politica dominada por corrupção e burocracias partidárias. O PT se transformou mestre nisto, em destruir lutas por direitos e transformar em bolsa família , cooptação com cargos e alianças com políticos como Sarney, Maluf  e Leolnelzinhos mais jovens.  

Porem observamos crescer rápido a recusa e a revolta contra estes caminhos , resultado de um corte geracional. Jovens que ao invés de tristes projetos de poder querem se apaixonar pela vida, espiritualidade, cultura e uma politica do bem , da beleza , e das atitudes.  Uma conexão geracional que quer compartilhar um destino histórico-social comum no seio de sua geração, construindo novos horizontes! Há um abismo enorme hoje entre as gerações e seus projetos de sociedade , exatamente porque a geração de Luzianne  e seus companheiros reduziu tudo a luta pelo poder, e quando tiveram o poder o que fizeram de revolucionário ? 

Dai observamos no mundo o ocuppy nos EUA, estudiantes no Chile e Espanha, primavera árabe e no Brasil uma indignação contra a forma do PT de fazer politicagem de grupos, burocracias partidárias  e controle  dos pobres por ameaças , assistencialismos, publicidade e mitos que o PT usa como armas  evitando por incompetência que  as pessoas acessem seus direitos de emancipação com educação , saúde e outros.

Bem muitas vezes penso em desistir da politica partidária porque tem que ter figado! É muito ruído , bobagem e delírio para uma só eleição. Na campanha e Prefeitura de Fortaleza liderada  por Luzianne  e Duda Mendonça esquecem que agora ela é a Rainha da elite , de uma nova casa grande feita por amigos  sem competência, um babando e iludindo o outro , para repetir as mesmas mentiras ou dogmas vazios das eleições passadas. 

Esquecem que estão destruindo as instituições e as razões que as movem achando que tudo é politicagem e slogans vazios de praticas.

Porem os sentimentos das pessoas, uma luz ardente, tempestades e ímpetos, clamam por novas formas de viver e fazer politica. A busca de avanços na humanidade para que todos possam viver suas expressões , potências, utopias, na educação ,cultura e formas de fazer politica. Uma geração que busca construir não um projeto de poder mas de sociedade. Projetos para além de podres poderes.

Porque afinal o que acreditam estes podres políticos ?  Que as pessoas e suas vidas estão a serviço de seus projetos de poderes ? que só gritar resolve ? Que gerir e fazer acontecer é o mesmo que propor e fiscalizar ? que algum salvador da pátria ou mesmo um partido em Fortaleza ou no Brasil vai resolver os problemas  da maioria da população sem a efetiva participação direta e capacidades das pessoas para resolver seus problemas, suas vidas e desafios ? que temos que fiscalizar os outros menos os membros do meu partido e ficar calados diante da politicagem e falta de meritocracia quando os amigos assumem o poder ? Bem o que construímos como esquerda no Brasil se preocupou muito pouco com as respostas à estas perguntas. Ao ponto que suas respostas, em muitos casos, as diferenças são muitos poucas em relação a direita do Brasil.

Porque o que eles colocaram em curso foi projetos de poder com as mesmas praticas de depender das condições da pobreza , como novos senhores feudais que garantem a sobrevivência na escravidão do que a libertação pelos direitos. E em Fortaleza com Luzianne e a candidatura de Elmano a coisa é bem pior.

Os argumentos para votar em Elmano a cada dia que passa se tornam mais ridículos  A Luzianne e setores do PT olham para seu umbigo como se fosse a cidade. Esquecem que para o Fortalezense que luta por uma creche e escola para seus filhos, por um transporte rápido de qualidade  e que o posto de saúde pelo menos funcione. Não importa que o Lula venha, porque ele veio nos últimos 8 anos pedindo voto para Luzianne e estes direitos básicos não aconteceram,  que o Governador  vai dominar o Estado, não se preocupem em Pernambuco e Minas, as pessoas tem autonomia  e discernimento para não confundir as disputas politicas entre grupos com os problemas e desafios da cidade. Eles preferem Larcerda, Geraldo e aqui Roberto, porque este discurso da Luzianne  é apenas  mais uma forma de esconder  a pior gestão de uma cidade e da Educação no Brasil e no Ceara.  

O desejo pelo belo, pela verdade e pela ação move as pessoas  e não foi isto que elas viram na Fortaleza Bela. Pelo contrario e mais ainda no primeiro turno , elas estão vendo o PT desesperado pelo poder, disposto a tudo, a mentir ,a fazer acordo com Leonelzinhos da vida, a não ter responsabilidade nem com seus atos , imaginem com o público, é o caso do Mensalão. Para ela e Elmano as pessoas são apenas um detalhe  de publicidade , o slogan da campanha passada da Luzianne era cuidar das pessoas, mas isto não foi feito em atitudes básicas como as creches, PSF, postos de saúde, transporte, porque eles insistem de novo em mentir? Porque a agência de publicidade de Duda identificou que as pessoas continuam querendo alguém que cuide das pessoas e que faça! Ai na propaganda eles tem que inventar um Elmano, dizendo que ele cuida das pessoas e que faz, um personagem de um ficção que é o contrario da realidade, todos estão vendo nas ruas, simples assim. Uma grande mentiroso!

Elmano só se interessa para quem tem a carteirinha do grupo politico da prefeita e viu a cidade de Fortaleza a serviço deles e de seus vereadores , indicações nas escolas e postos de saúde,  currais eleitorais de pobres e terceirizados forçados na marra a votar em Elmano. É o discurso que só o PT ainda não entendeu o quanto é idiota e ridículo , que mesmo na cadeia e fazendo gestões desprezíveis como Fortaleza , ainda dizem que estão defendendo os pobres, só se os pobres são a classe média da Luzianne protegida por vários empregos incluindo o Elmano , sua mãe e o filho da Eliana Novaes. 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A SENSIBILIDADE DA POLITICA!



A Politica é uma arte. Uma arte da sensibilidade das palavras, das ações, dos sonhos mas também de saber lidar com a guerra. Porque mesmo na guerra , manter a sensibilidade, é vital. Cultivar o ser que luta por causas e não apenas pelo poder.

O outro lado da moeda é o que as pessoas esperam da política ? Muito delas  só podem de fato ser compreendidas pela sensibilidade de conseguir enxergar os seres humanos e as vidas, ao mesmo tempo , que ela busca enxergar no politico; a verdade expressa em seus olhos, na sua história, em seus atos. A dança e a sintonia que gera confiança entre as pessoas se forma menos na razão , do que na sensibilidade entre vidas , que talvez busquem a mesma coisa: transformar a realidade que de tão cruel destrói a nossa sensibilidade!

Onde esta a sensibilidade daquela nota de cem, do esgoto, e de mais um garoto morto ? Onde esta a sensibilidade de idiotas que querem o voto a qualquer preço ? De não respeitar  talvez a ultima dignidade de um ser, a sua consciência, a sua escolha, o minimo que a democracia nos oferta? Não se esqueçam que um voto por comida  ou por um emprego dá no mesmo.

E quando  estruturas de poder  transformam isto numa estratégia de campanha  ? Qual a diferença de apertar o gatilho da arma que mata o garoto ? De pagar muito bem seus líderes , da mãe da prefeita ate o candidato e outros babões , mas não ter dinheiro para contratar técnicos capazes de construir as creches ou de fazer o saneamento na cidade, de melhorar o atendimento nos hospitais ou colocar as escolas para funcionar com qualidade. Bem um dos resultados disto é a insensibilidade as vidas , aos seres humanos,  que serão mais insensíveis à politica e ao mundo em que vivemos. O ciclo se reproduz em mais um garoto morto sem escola morando numa casa sem esgoto em busca de uma nota de cem.

Eu sei que alguns idiotas já estão pensando que a vida real e a guerra da politica funciona assim! A eles que transformaram a sensibilidade da politica em publicidade do Duda Medonça, que falam nos trabalhadores e nos pobres , para ganhar a qualquer preço seu voto. Não perderam apenas a sensibilidade, mas como gangues não precisam mais tentar justificar o mensalão, a contratação indevida do candidato e de outros ,que talvez sejam pagos para fazer o mesmo, iludir, mentir, roubar.  O silêncio deles diante de tantos absurdos é a maior prova da culpa , mas isto é apenas mais uma questão , diante das novas violências  do poder anunciadas como venda de Coca-Cola.

Bem desculpem  a indignação mas é ela que não deixa minha alma ou sensibilidade morrer! É do grito do seres excluídos por esta prefeitura que nasce a verdadeira politica , é de suas vidas ao encontrar alguém sensível as suas vidas que se pode construir caminhos mais distantes da politica como poder, mais próximos da educação, saúde e trabalho. Menos politica, mais sensibilidade é o que precisamos.

Quando as pessoas estão numa guerra; infelizmente elas não conseguem enxergar os atos brutais e monstruosos , que são feitos em nome das vaidades de políticos , que no cumulo de seus delírios  transformam o público na sua privada.

E há tempos
Nem os santos têm ao certo
A medida da maldade
E há tempos são os jovens
Que adoecem
E há tempos
O encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
Só o acaso estende os braços
A quem procura
Abrigo e proteção...

E assim Renato russo nos desperta a transformar nossa sensibilidade e dores em gritos contra a guerra desumana e imbecil de grande parte dos políticos!

Dissestes que se tua voz
Tivesse força igual
À imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira...