SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

CARTA A ELITE DO EUNÍCIO SOBRE A VITORIA DO CAMILO E DO POVO DO CEARA.



Existe uma enorme diferença entre os interesses de alguns e o Bem comum! Grande parte de nossa população não tem acesso à Educação e Saúde de qualidade, Trabalho digno, Segurança... ou seja aos seus Direitos. Isso não é a exceção mas regra! Não tem como fazer mágica em um Governo e resolver tudo mas se pode avançar muito! Infelizmente há 500 anos, o Estado Brasileiro sempre esteve a serviço do enriquecimento privado de várias pessoas e de várias formas mesmo quando fazia algo público era direcionado em troca do voto ou na obra roubar algum dinheiro, a famosa corrupção! 

É URGENTE a necessidade de investir cada vez mais em políticas públicas para maioria, é necessário se debater na sociedade as prioridades e as formas de conceber e implantá-las além de pesquisar o impacto real delas na vida das pessoas. Por isso temos Eleições, Governo e a luta para construir uma Democracia de fato.

Infelizmente muitos são indiferentes a isso, o voto é uma brincadeira, outros vendem seus votos, vira motivo de disputa entre torcidas, forma de agradecer o parente ou amigo, preconceitos, bajulação, elitismo, indicação de candidato de forro, troca de favor, leilão de prefeitos, e em nome disto muitas pessoas pagam este jogo com sua vida.

Cara chato eu gritar o obvio no meio de mais um carnaval quando muitos se preparam para comprar sua eleição. De que adianta falar dos contratos do Eunicio com a Petrobras, de sua mansão roubando aguá em Brasília enquanto fala da seca do sertão, de sua fazenda em Goiás que nada parece com as casas de Taipa e miséria do povo de sua cidade, aonde sua irmã como Prefeita governou com o apoio de Eunicio.

Será que os eleitores de Eunicio não veem nada disto? Acham que seu voto não tem consequências? Uma elite liderada por Eunicio pode colocar o Estado a seu serviço mais uma vez? Porem com a Vitória do Camilo teremos a juventude e professores das Escolas Profissionalizantes comemorando com suas vidas mudando, os pacientes atendidos pelas UPAs, Policlínicas e Hospitais regionais comemorando com saúde, nas estradas por onde passar poderemos tomar aguá do São Francisco pelo cinturão; enfim cada cidade e pessoa pode comemorar e ver o que foi feito e continuar a lutar pelo que falta.

Contra isto temos o desejo ilimitado dos que buscam o poder a qualquer preço como consumidores de vaidades que querem tudo para lhes satisfazer não lhe importando a vida do outro nem o coletivo. Não se desenvolve o espirito público do nada e é bastante diferente do egoísmo para enriquecer e usar mandatos a serviço dos negócios. Uma longa jornada de realizações é o mínimo que se pode exigir de um candidato a Governador e sua conduta para gerenciar o cofre público exige o mínimo de zelo. O que podemos ver em Eunicio até na vida privada é tudo ao contrário do que é ser um homem público.

A única liberdade que buscamos é continuar a luta, a nossa dignidade não é valor de troca, nem tudo é comercio. A Educação, Saúde, e a Justiça social não se deve vender nem comprar e só homens e mulheres com espirito público conhecem os desafios das batalhas e conquistas como essas para torna-los possíveis na vida das pessoas que nada tem para trocar. A exploração cínica e brutal das pessoas e de suas desigualdades através da compra do seu voto é negar as possibilidades de construir instituições capazes de regular e ofertar estes direitos. O que tememos é que alguns empresários disponham do poder econômico, da mídia e do Estado contra pessoas pobres despolitizadas das causas de sua miséria. Em busca de apenas realizações pessoais e não do bem comum assim como no comercio o lucro é privado mas o trabalho de todos.

Portanto não é um produto A ou B que temos que escolher nas eleições de acordo com nossos prazeres, interesses ou analises da família de um ou de outro mas de seus atos, sua história, dignidade, plano de Governo e postura privada ou coletiva, tendo clareza da divisão entre o reino egoísta e mesquinho da vida privada dos interesses domésticos de enriquecer de um lado e a vida pública do bem comum do outro.

O que observamos nestas eleições é a destruição do bem coletivo, a falta de debate sobre as formas que perpetuam as desigualdades em nosso Estado sendo a principal delas o absurdo de candidatos que enriqueceram à custa do Estado querer dirigi-lo negando os meios de construir esta igualdade pela sua incapacidade de debater política pública não como comercio ou favores.

Os pobres lutam por suas vidas não apenas por produtos, claro que todos querem uma casa mas querem trabalho para mantê-la, saúde pra viver e educação para desenvolver suas capacidades e compreensão do mundo. Quem não compreende assim a política e sim como comercio ou troca é o problema de sua visão limitada de elite.

Temos que proteger o Estado dos apetites individuais. O político é um pastor que protege sua comunidade não o que lhe assalta e abre as portas para outros assaltantes. O valor da voz , da liderança não é algo que pode ser comprado, principalmente por homens que se consideram Deuses querendo comprar tudo e todos, incluindo a própria Democracia.

Portanto não podemos trocar nosso voto por pequenos prazeres diante de um imenso vazio que nossa Sociedade clama por mudanças reais na vida do coletivo e não do salve–se quem puder. Toda comunidade precisa de vínculos verdadeiros e políticas públicas para se desenvolver para além dos interesses pessoais de cada um, negociados num grande varejo entre comerciantes dos votos.

Alguns homens quando Governam se enchem de desmedidas e injustiças contra o povo. A honra é diferente do ouro e se conquista no trabalho pelo coletivo. O tirano se opõe a lei por isso a corrompe querendo comprar a tudo e a todos. E como lidar com o Egoísmo de um Rei como se todos tivessem que se adaptar a seu delírio à custa da vida em comunidade?

O que nos falta no Ceara é discutir e ensinar as nossa elites através de seu novo Rico Eunicio os fundamentos de um bom Governo que óbvio diferem dos interesses pessoais de seus aliados em grande parte econômicos. A Democracia e o Bom Governo se dá entre iguais apesar de suas elites. O comando se dá por quem é respeitado por suas atitudes não pelo seu dinheiro, não porque é rico ou filho de alguém. As pessoas de bem não dependem de seu nascimento ou de sua riqueza, nem de seus títulos, elas não se fundamentam em nenhum outro princípio além da própria ausência de superioridade ou medida que regem as relações de autoridade em outras esferas da sociedade. Não é o título de Governador que garante o Governo mas a participação ativa e construção da própria Sociedade ou seja da legitimidade do Governo. É o que Camilo fez durante esta campanha foi construir com humildade esta legitimidade com o povo do Ceara e não com as elites que Eunicio representa, principalmente as elites corruptas como o PMDB.

Eunicio representa o Governo dos Incompetentes pode se ver por sua cidade e por seus aliados são homens capazes de tomar o Governo pela intriga. A incompetência é um risco mortal a um Estado pobre como o nosso.

Como diriam os sábios o Bom Governo é o Governo daqueles que não desejam Governar que sua ânsia pelo poder o leva a fazer qualquer coisa como o caso de Eunicio, o rei das intrigas. Ele é o velho que quer bancar o jovem, e ensina a todos incluindo a nossa juventude a desprezar a boa política tornando tudo um comercio.

Não queremos um Governo da Riqueza mas um Governo dos pobres aonde não dependa do lugar que nasceu ou das propriedades para ter acesso aos Direitos, isso é o que gera e fortalece o poder social. A boa política é que fortalece uma comunidade, cidade ou Estado unindo os saberes, espiritualidades, empreendimentos, instituições públicas, culturas e outros em torno do bem comum de todos. Este é o Plano de Governo que Camilo construí-o em torno de 7 temas.

Unindo os que possuem com os que não possuem podemos seguir mudando para seguir em frente. Não precisamos de títulos para Governar nem para ser Governados, nem de riquezas ou de sobrenomes importantes , precisamos reconhecer os desafios que temos em comum e lutar juntos para supera-los. Unindo o poder próprio de cada um dos cearenses que não tem mais títulos ou riquezas para Governar do que para ser Governados. Nós somos o maior poder político deste Estado. E um poder político significa, em última instancia, o poder dos que não tem razão natural para Governar sobre os que não tem razão natural para ser Governados. Em última análise o poder dos melhores por suas obras e lutas só pode se legitimar pelo poder dos iguais! Todo Governo ou toda força precisa se legitimar e reconhecer uma igualdade irredutível entre os desiguais. Já que a obediência deve passar por um princípio de legitimidade, já que deve haver leis e instituições que encarnem o comum, o comando deve supor uma igualdade entre o que comanda e o que é comandado. Não existe tarefa que se execute, saber que se transmite, não existe autoridade que se estabeleça sem que se tenha de falar de igual para igual entre o que comanda ou instrui. Esta é a forma de Camilo fazer Política assim como a de Lula.

Camilo pode conosco construir o poder do povo através do poder de qualquer um que lute por seus direitos e é esse ingovernável que os ricos e as elites nunca conseguiram Governar por isso a Vitória do Camilo é a Vitória do povo do Ceara




quarta-feira, 24 de setembro de 2014

EUNÍCIO OLIVEIRA NINGUÉM CALA NOSSA VOZ NEM COMPRA O NOSSO DIREITO DE SER LIVRE!


Rodrigo Cardoso é um jovem, Estudante de Direito, Líder estudantil do DCE da UNIFOR. Não é candidato a nada a não ser a lutar por tudo que acredita. Está sendo processado pela campanha de Eunício Oliveira. O Crime questionar porque o Senador Eunício Oliveira não processa o Jornal Estadão de São Paulo que denunciou o Contrato de sua empresa com a Petrobras? Por que o Senador Eunício não processa a Globo que denunciou sua mansão em Brasília que rouba água do lago público? Porque o Senador Eunício não processa seu vice Roberto Pessoa sobre os comentários dele sobre o próprio Eunício? Por que o Senador Eunício Oliveira não processa a TV jangadeiro sobre matéria vinculada sobre Eunício?



Senador tem um crime maior que Rodrigo Cardoso comete para pessoas como o senhor dizer a verdade. Ele tem a cara e a consciência limpa, o caráter carregado de sonhos, ideias e a vontade de fazer política discutindo a história dos candidatos e seus planos de Governo. Por isso que ele sai todo dia de casa de manhã e vai nos bairros mais pobres de porta a porta conversa com as pessoas não com dinheiro na mão mas com um panfleto e com alguns argumentos sobre o que precisa mudar e o que precisa continuar.

Ele faz parte de uma geração que não acredita mais na política pelo tipo de palhaçadas que o senhor e o seu partido transformaram Política em negócios e corrupção no Brasil. O senhor pode ser amigo do Lula, do Michel Temer, do Cão para nós não faz diferença nenhuma porque o senhor não tem mérito, nem dignidade, nem história para estar na política. O que senhor fez não foi pelo talento mas pela força do dinheiro! Todo jovem deveria ter vergonha de dizer que o senhor é político em nosso Estado. E qual a dignidade, o orgulho de ser eleito na marra, mentindo, roubando água, fazendo contratos ilícitos, e processando um jovem por querer fazer política de verdade? A ditadura da mídia como no caso do Blog do Roberto Moreira misturada com a Ditadura Econômica de suas empresas, sócios, e outros controlando um partido sem participação ou debates, servindo aos seus interesses como extensão e máquina de influência para realizar negócios. Triste e podre sua História que vergonha o senhor querendo enganar a todos quando não consegue enganar a si mesmo.

Senador Eunício volta para Aspen na Suíça onde passa Ferais e fica por lá ao invés de dizer que gosta do sertão, vai visitar seus latifúndios no Goiás que o MST invadiu e faz algo pela Reforma Agraria assim o senhor reduz as casas de Taipa no Ceara, ao invés de falar tenta ajudar pelo menos sua cidade no Ceara que sua família quase que acabou na Prefeitura, e saiba se não fosse a Corrupção todo cearense poderia ter mais Direitos, Água, Escola, Saúde, Segurança Pública e não Privada como suas empresas que quanto menos segurança pública mais dinheiro para as empesas de segurança. Não tente calar a todos pelas verdades que o senhor a todo custo busca esconder. Ninguém cala nossa voz nem compra o Direito de sermos livres.

Junte-se a nós! ,
https://www.youtube.com/watch?v=PY65V-36pzc

domingo, 21 de setembro de 2014

OUTROS CARNAVAIS TRISTES E INJUSTOS DAS ELEIÇÕES.


Todo mundo fala que a Educação mudou o Japão, a Alemanha, os Tigres Asiáticos, e a Coreia mas quase ninguém diz que antes disso foi uma geração de políticos que cumprirão sua missão implantando as mudanças e políticas públicas necessárias em seus países a serviço do Estado.

No Brasil o Estado e as gangues partidárias é que estão a serviço dos Políticos. Se pararmos um pouco para analisar a trajetória de vida ou currículo da maioria de nossos Deputados, os Excelentíssimos candidatos, sim são eles os resultados da falta de Reforma Agraria no Brasil, de Esquemas de corrupção em órgãos públicos ou transações comerciais com o Estado, de famílias, feudos e seus filhos que se elegem há anos à custa das obras e feitos do próprio Estado e seus tristes e injustos carnavais em que se transformam as eleições.

Enquanto isso uma mulher sem Estado, sem Doutores, Orçamento, sem cargos no Ministério do Planejamento ou Saúde, fez uma transformação no Brasil que nem Getúlio, Juscelino, Jango, a Ditadura, Collor, Sarney, e FHC conseguiram com seus poderes. Ela com uma rede de mulheres em suas comunidades e um colherzinha com açúcar dada as crianças resolveu o problema da Poliomielite no Brasil; que os Políticos não fizeram. Este poder politico a maioria do políticos não tem apesar dos cargos e orçamentos.

A natureza das mudanças pela Educação em outros países ou o que Zilda Arnes fez no Brasil são bastantes diferentes das nossas tristezas e injustiças compartilhadas pela maioria durante as eleições e a guerra pelo poder no Brasil. Por aqui parece que a competição é para quem vai ser o pior e se escolhe o pior ou menos pior. Os interesses pessoais e dos grupos que representam não escondem suas garras pois no País onde não existe Justiça o desafio é quem rouba mais, compra mais votos, mente melhor ou faz o melhor carnaval.

Obvio que nossos eleitor está triste e sem esperança na política, as injustiças se misturam no carnaval, as violências e crimes na política são piores que na guerra do tráfico.

Eu realmente não vou me adaptar. Vejo ladrões candidatos a Governador falar em ajudar o povo e o pior pessoas votarem nele mesmo sabendo de tudo. Por estas terras a verdade é pior que a mentira. As injustiças são comemoradas e são consideradas exemplos a serem seguidos. Enquanto isto dançam, se divertem, vestem suas fantasias e mascaras, interpretam seus discursos, escravizam seus militantes, negociam com outros políticos corruptos, entram em conluio com a mídia, inflam pesquisas como apostas em corridas de cavalos, inventam seus circos e palhaçadas para prejudicar o outro candidato. Enquanto ficam bêbados, embriagados com seus podres poderes à custa das vidas de milhões de pessoas injustiçadas e tristes com seus políticos a espera de que um dia venha uma revolução Francesa ou Russa por esta terra dos bacanais públicos de Reis e Rainhas herdeiros de outros carnavais.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CEARA JOVEM COM CIDADANIA, DIREITOS , PROPRIEDADE E SONHOS A CONQUISTAR –

Acho que quem não canta as músicas nem assiste os filmes de uma geração, nem lê os livros, e não participa de suas conversas, problemas, dores, amores e sonhos não pode querer governa-las e escrever um plano de governo sobre ela, principalmente quando o maior sonho desta geração e de outras gerações e ter a chance de governar suas vidas. Não se pode falar de política sem falar de poesia e luta para a juventude. Quando principalmente para a maioria de jovens sonhar e lutar é a vida, enquanto isso precisamos de amigos e outras coisas que vamos gritar, realizar, apreender, conquistar e imaginar.




JOVEM COM CIDADANIA, DIREITOS , PROPRIEDADE E SONHOS A CONQUISTAR –


Ser dono de si mesmo e de suas capacidades é o que jovem busca em uma formação integrada para vida, no acesso aos seus direitos e cidadania garantidos no Estatuto da Juventude e através dos ganhos em seu trabalho para adquirir seus bens e propriedades necessários para viver e realizar suas capacidades, sonhos, vida...


Esta vontade de desenvolver seu pleno potencial, de conquistar e usufruir seus direitos, de ter seu dinheiro é o caminho para desenvolver sua autonomia, liberdade, criatividade e o reconhecimento e o respeito de suas lutas e sonhos por outras pessoas. A independência econômica e intelectual dos jovens potencializa o desenvolvimento de suas capacidades, responsabilidades, cidadania, dignidade e respeito.


Nesta dimensão o Ceara Jovem propõe desenvolver várias iniciativas como a implantação do Estatuto da Juventude no Ceara, Escolas Profissionalizantes ampliando a formação ética, artística, social, ambiental e outras. Potencializando e integrando as várias dimensões da vida de um jovem aos talentos e criatividades necessárias a respectiva inserção no mercado de trabalho , além do apoio a Incubadoras e Redes de Pequenas empresas visando ampliar sua competitividade e acesso a mercados com a criação de um Fundo Empreendedorismo financiado por um percentual das compras governamentais.


O Programa de Governo de Camilo está dividido em áreas aonde em cada uma delas o jovem tem um papel fundamental com impactos e benefícios diretos em sua vida assim como protagonista desta nova História que estamos construindo juntos no Ceara.


A Campanha de Camilo está percorrendo todas as cidades do Ceara visando agregar todas as contribuições e compartilhar os desafios e oportunidades do Ceara visando construímos juntos o plano de Governo de Camilo Governador. Jovens secundaristas, universitários, empreendedores, artistas, militantes partidários, lideranças comunitárias, sindicais, educadores, atletas, ativistas ambientais, e outros com suas respectivas organizações e movimentos estão escrevendo e construindo juntos o Ceara Jovem. Compartilhe conosco suas ideias, sonhos, lutas, causas, projetos, políticas públicas ...e vamos construir um diálogo em rede com as 7 áreas do Plano de Governo de Camilo focando na juventude dando vida ao Ceara Jovem.


1. CEARA JOVEM SAUDÁVEL.


2. CEARA JOVEM SUSTENTÁVEL.


3. CEARA JOVEM ACOLHEDOR.


4. CEARA JOVEM EMPREENDEDOR E TRABALHADOR.


5. CEARA JOVEM NA PARTICIPAÇÃO POLITICA E GESTÃO PUBLICA


6. CEARA JOVEM PACIFICO


7. CEARA JOVEM COM CONHECIMENTOS.

sábado, 6 de setembro de 2014

Feliz chorando emocionado por não ter silenciado.




Um lider de qualidade gera milhares de seguidores que multiplicam a mensagem de um projeto de sociedade. Um corrupto se auto destrói e com ele leva muitos num projeto vazio de poder.  Primeiro agradecer os políticos sérios por lutarem pela efetivação de direitos com respectivos deveres de todos e contra a corrupção em nosso país.Políticos que estão em todos os partidos como Suplicy no PT, Pedro Simon no PMDB, Cristovam Buarque no PDT e outros. Eles disputam a verdadeira política e eleições no debate das políticas públicas e com cada um de seus eleitores na conquista de nossos Direitos que por uma questão de Educação agradecemos afinal são conquistas da luta de muitos:Muito Obrigado!


Digo isto hoje porque estou muito feliz, chorando e emocionado por não ter silenciado em falas e artigos quando hoje lemos nos jornais a delação premiada do ex-diretor da Petrobras. É quase um catarse nacional que afetara nosso imaginário coletivo que graças a um ladrão outros ladroes serão pegos. Parabéns Policia Federal pelo que fez e vamos todos parabenizar se os Excelentíssimos Deputados, Senadores e Governadores ladrões sejam julgados e presos assim como os jovens e pais de família tem sido por crimes bem menores. A todos aqueles que pretendem defende-los a não ser com provas são corruptores da justiça e da pobreza de milhões de brasileiros onde este dinheiro faz falta no financiamento do Direito e da Política Publica. Torcemos que outras investigações continuem como a que investiga os contratos com os Governos e a Petrobras assim como de outros políticos que fazem o mesmo, inclusive Deputados e seus contratos com os prefeitos. 


Depois ter participado do impeachment de Collor nos caras pintadas, ser expulso do PDT por denunciar Corrupção, e outras lutas. Acho que posso descansar um pouco com este novo evento parece que um ciclo se desfecha neste país ou pelo menos temos esperança. 


Sim descansar, quando entrei no mundo da política é porque acredito que é possível potencializar os poderes, talentos e sonhos das pessoas diante dos desafios que a sociedade e a vida nos impõe transformando estas capacidades em políticas publicas de baixo para cima  principalmente dos jovens. Aprendi a observar os contextos, as riquezas e singularidades de cada lugar para que possamos a partir das individualidades, das características sociais, econômicas e culturais, possamos juntos transformar sonhos em ação ; em espiritualidade viva através da qualidade de vida compartilhada por todos nas comunidades e organizações aonde estas sementes são plantadas e regadas pela colheita de nosso suor como frutos dos Direitos conquistados.


Ai infelizmente fui observando os monstros da corrupção em que a política se transformou. Iniciamos à luta além de empreender projetos sociais e políticas publicas. Observamos Políticos que como fossem Deuses: prepotentes, autoritários, mentirosos, e ladroes falando em amor ao povo e melhoria de vida para a maioria que é obrigada a acreditar em suas promessas pela vida que vivem , por tudo que lhes é negado. Já não basta ter roubado a vida de nossos pais, agora querem roubar nossa vida e de nossos filhos. Eles não tem vergonha da corrupção mas eu tenho vergonha deles, não quero que um dia meu filho, tenha como líder gente que cresceu roubando, comprando votos e enriquecendo como ladrão.


O que buscamos é o mesmo que a Declaração dos Direitos Humanos que todos possam viver sua vida com dignidade e realizar suas capacidades. As vezes parece que as elites são cegas pois a concentração de renda impede de enxergar seus defeitos e os efeitos das desigualdades brutais na vida de milhões. Lutamos para que uma nova geração de políticos possam emergir resultados das consciências, direitos e deveres de todos. E que possamos canalizar nossa energia para outros patamares de humanidade onde se luta não apenas contra a corrupção, mas do que ela corrompe no que há de humano em cada um de nós. Por isso estou Feliz, chorando e emocionado porque como disse Victor Hugo o ser humano aceita tudo menos a injustiça e a falta de amor. E lutar, chorar e sorrir é o que nos torna humanos.