SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 24 de abril de 2016

PISTAS , DESIGNER E ENIGMAS PARA DECIFRAR A VIDA DE CADA UM.


"Escrevo sobre tudo o que a história omite, porque a história é arrogante e não interessa a ela o que está pensando o homem comum; para mim, interessa o que pensa cada um dos homens e mulheres que vivem a história."

Ou "Destino é a vida de um homem, história é a vida de todos nós. Quero narrar a história de forma a não perder de vista o destino de nenhum homem".

"Parto do pressuposto de que a pessoa é um enigma; preciso chegar com algo novo para receber algo novo, por isso compartilho com eles a minha visão de mundo."

Escrever sobre vidas sempre fez parte do meu destino. É uma pista para quem buscar entender como desenhei minha vida em torno de decifrar alguns enigmas de pessoas e sociedades. Priorizo aquelas Historias não contadas que escrevem com suas vidas as dos poderosos.

Quem acha que a sociedade ou as pessoas tem limites ou mesmo a ciência ou a arte ainda não esta preparado para compreender como as pessoas e as sociedades escrevem suas vidas.

Quais os limites da Política mesmo aqueles que falam do bem ? Quais os limites daqueles que mesmo dizendo que amam estão representando um teatro em nome de algum interesse não revelado ? NENHUM LIMITE.

Só existem limites quando os sentimentos, razões, espiritualidade, valores, sensibilidades, éticas, estéticas, igualdades, liberdades, justiça, amor, emoções e outros são vividos e as pessoas compartilham e sāo educadas por estes caminhos.

Desenhar estes caminhos em nossas vidas e ter as capacidades para decifrar os enigmas e ajudar as pessoas que cruzam nossos caminhos é o grande desafio que temos como humanidade.

Estes caminhos não são fáceis. Alguma pistas : às vezes o caminho certo é o mais feio, terá que escolher entre felicidade e verdade, é bom que na jornada apreenda e mude mas não mude demais, amor é algo importante mas muito cuidado muitos fingem amar, proteja suas qualidades elas podem lhe destruir, ainda existe muita esperança para milhões de criminosos do que muitos religiosos, o verdadeiro amor é o perdão e a felicidade do outro. Estas são algumas pistas para os enigmas que vai enfrentar enquanto desenha os caminhos de sua vida por suas escolhas.

Porem voce pode se preparar ou melhor educar teu ser para estes desafios. A esta jornada de aprendizado , dediquei minha vida , a conhecer e viver os caminhos que outros me ensinaram pelas experiências, livros, arte, política, projetos sociais, amores, sonhos e outros nas Empresas, Universidades, ONGS, Governos, Igrejas, Cooperação Internacional, ou fazendo literatura ou cinema em vários países e cidades com pessoas diversas, múltiplas, plurais ...sem modelos. 

Começar a escrever um plano de vida é um excelente passo para viver esta jornada. Porem primeiro tem que compreender a sua historia de vida como chegou ate aqui ? mais do que isso os porões do passado que modelaram a sociedade, o lugar e  família que nasceu. Os conhecimentos na sua cabeça também foram produzidos de uma forma , a MATRIX, poderia ser de outra , grande parta das riquezas foram produzidas com violência, o que você chama de cultura na verdade foi colonizado para isto pergunte aos índios e aos negros, existem milhares de formas de ser e viver em sociedade e temos que apreender com elas. A Maior parte dos problemas são globais , interdisciplinares e intersetoriais ou seja tem haver com todo mundo. Violência, crime, destruição da natureza, educação e saúde de baixa qualidade , desigualdades sociais e econômicas tem no mundo todo. Porem podemos mudar muitas coisas em nossa vida e nos lugares que compartilhamos com outras pessoas e superar milhares de injustiças ao nosso redor.

Um bom começo é desenvolver seus talentos, saberes, artes, compromissos sociais, espiritualidade, liderança política, respeito a natureza, saúde, capacidades tecnológicas e amor.

Huxley autor do livro Admirável mundo novo e George Orwell de 1984 previram que uma educação fragmentada e especializada daria nas loucuras e abusos que deu como nas grandes guerras, totalitarismos ou no neoliberalismo, consumismo e vazios que estamos vivendo.

Assim como eles acreditamos numa educação integrada, sistêmica e sustentável capaz de desenvolver em nós as capacidades para os desafios e os enigmas que a vida nos convida ao mesmo tempo a vive-los, superarmos, transforma-los e imaginar outros mundos.

Porem eles começam com perguntas simples : Quem sou eu ? Que mundo é este que vivo ? Como devemos nos relacionar com o planeta ? Como viveremos juntos satisfatoriamente bem ?

Ao começar a responde-las busque construir pontes entre o céu e a Terra, entre o material e o espiritual, entre o humano e o divino. Desenvolva seus poderes, torne-se um herói e personagem de sus propria Historia e do mundo e deixe um legado de confiança para as próximas gerações.

Eu vou amar escrever sua historia, participar de nossos filmes, games e ser ativo no desenvolvimento de uma Economia Colaborativa baseada em Direitos e Deveres com o próximo e com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário