Este talvez seja um poder muito superior aos dos super heróis.
Poderíamos enxergar se ainda sobra idealismo nas pessoas ou se acomodaram a viver de forma triste e desumana? Quando esquecemos o nosso potencial humano mesmo diante da realidade mais crua e fria nos rendemos as formas de impotência e desespero nos castrando a capacidade de impulsionar mudanças. O melhor de nossas vidas e do futuro construído se alimenta com esperança e bons sonhos.
O saber de nossa alma ou de uma simples flor supera em muito a mais avançada tecnologia que dispomos. Nos orgulhamos de nossa razão mas esquecemos que a utopia que sonhamos depende muito mais de nossos sentimentos , espiritualidade, ética, visão de longo prazo e áte mesmo do bom senso de nossos limites .
Quantas certezas e incertezas carregamos dentro de nós ? Capazes de servir como bussola para escrever o mapa da Odisseia de nossas vidas ? De que forma chegou a esta certezas ? Se foi só pela dor não vale pois guardou em si as piores das certezas. Se foi pelo amor, sonhos, boas ideias, alimenta-as.
Ninguém tem como obrigar aos outros a fazer o bem nem pelo seu próprio bem ! Nem o direito a força-los a ser feliz ou ditar seus sonhos e necessidades. Porem muito destes sonhos são socialmente produzidos pela publicidade ou pela obrigação que um pai impõe ao filho.
Se tivermos a capacidade única de contar para nós nossa historia e observar o que nos foi imposto podemos reescrever o passado nos libertando das amarras que construíram as grades que aprisionam o nosso ser e todo seu potencial de mudar as realidades.
Daqui pra frente tudo vai ser diferente!
Temos nossa inteligência e nossas mãos para construir outras jornadas e ordens com liberdades para reconstruir nosso Eden! Este é o nosso legado, o que hoje somos , ontem era apenas sonhado.
Porem podemos realizar tudo em nossa vidas ou apenas pedir que algumas pessoas se afastem um pouco pois suas sombras estão bloqueando o nosso banho de sol, pois hoje estamos cercados de absurdos e abundância que apenas nos destroem.
Todo sofrimento resulta da distancia de nossa vontade e desejos de um lado e da realidade dura e dos acontecimentos que nos afetam do outro. Como lidar com o fosso entre desejo e realidade ? Adaptar-se ou mudar a realidade?
Só não podemos ser inocentes. Ter clareza por exemplo que infinitas partículas de culpa se acumulam numa divida moral gigantesca que temos com a humanidade. Sim ficar parado é o pior caminho pois a realidade nunca deixa de mudar.
Gentileza gera gentileza , violência de todos os tipos geram mais violência. Um único sábio gera mais satisfação sincera do que milhares de aplausos ignorantes. Temos que saber o preço e o valor de tudo. E apostar na bolsa da vida!
Afinal como usar nossa liberdade e o que fazer de nossas vidas ? A verdade precisa ser perseguida já que os erros nos persegue. Não mentir para si mesmo, saber que a astucia calculista é diabólica e a espontaneidade divina. A preguiça é ladeira abaixo, ginástica ladeira acima. A derrota educa, o poder corrompe. Na tentação caímos, no dever soerguemos. O pecado comete-se, a obrigação cumpre-se.
Hoje vejo poucas pessoas em busca de sentidos e algum proposito mais valioso para suas vidas! Hoje vejo mais fomes, sedes, febres e apetites ambulantes. Como pessoas conseguem ir vivendo desprovidas de objetivos ? Apenas o cálcio em seus ossos os mantem de pé para nós tem que ser algo muito mais valioso.
Afinal a curiosidade esta para o conhecimento como a libido para o sexo. Porem a consciência é irreparável dela como o tempo ninguém se desfaz.
Hoje a falta de sentido, vazio, desamparo, futilidade não vai ser a tecnologia que vai resolver, nem o fanatismo religioso nem o consumo desenfreado. O melhor produto do mundo nem pensa nem ama. Se tudo se resume em consumir porque tanto sofrimento ?
Temos a capacidade de recuar diante de nosso Destino e nos questionar o que estamos fazendo com nossa vida. Daqui pra frente tudo pode ser diferente.
A Sabedoria da Terra nos proporciona multiplos caminhos. Nós precisamos imaginar mais outros mundos possíveis em nossas vidas. As vezes o que mais violentamente repudiamos esta em nós mesmos. Porem nada em excesso ! Como descobrir a justa medida ? A estrada dos excessos também leva as vezes ao palácio da sabedoria.
Sim as vezes precisamos de mais musica, vinho e sexo para encontrar o samba de nossa alma. Sim também precisamos de mais esperança, sono e riso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário