SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Um Conto de fadas moderno brasileiro! Uma distopia vitoriosa. 326 DIAS.





Era uma vez uma criança chamada Katiana Pena que passava fome e ia para o circo comer, pegava suas bonecas da lata de lixo e vivia no meio do mato num lugar chamado Bom jardim. Lá nada tinha, nem escola, nem saúde, nem sonhos mas tinha que trabalhar catando pedras. Ela não perdeu o sapatinho, nem foi aprisionada num castelo, nem comeu uma maça envenenada por uma bruxa. Esse é um dos contos de fadas brasileiro sem fantasia. Aonde as diversas formas de violência faz grande parte de nossa população cumprir a pena fora da cadeia nos lugares em que vivem sem ter cometido nenhum crime apenas nascer no Brasil.

Katiana porem tina um pai que buscava sabedoria, uma mãe guerreira e encontrou uma educadora bailarina , Dora Andrade da ONG EDISCA, que ajudou a educar a criança Katiana que também virou bailarina, professora, coreografa, fez espetáculos pelo mundo incluindo Jerusalem, montou seu corpo de bale que também se transformou num projeto social, o Instituto Katiana Pena. A continuação da luta da EDISCA em outras frentes lideradas por uma nova geração é mais uma prova dos diversos impactos gerados pela Escola Edisca. O Instituto conheceu o Luciano Huck que transformou a sede do projeto num pequeno castelo no mesmo bairro aonde ela nasceu , catava pedra e hoje é o bairro mais violento da cidade de Fortaleza. Portanto o projeto fica no meio da guerra entre facções do crime organizado que dominaram lugares como esse em todo Brasil. 





Um conto de fadas moderno , uma distopia, o Jogo Vorazes.  KATiana pena é nossa KATniss Everdeen;    

' Meu espírito. Isso é uma novidade. Não sei exatamente o que significa, mas indica que eu sou uma lutadora. De uma maneira mais ou menos corajosa. Não sou sempre antipática. Tudo bem, Não saio por ai amando todo mundo que encontro pelo caminho, meus sorrisos não aparecem com facilidade, mas me importo com as pessoas."

Toda revolução começa com uma faísca.


(Katniss Everdeen em Jogos Vorazes) .

A faísca que tem provocado o Bale " A rua é nois" 



Ela e o Instituto são responsáveis pela vida, comida, arte e sonhos de 500 crianças que ao invés de serem educadas pela violência tem a oportunidade de expressar sua energia pelo corpo através do bale mas infelizmente outras crianças e jovens do mesmo bairro continuam gastando suas vidas com a violência e milhares foram mortas.

Neste conto de fadas cearense tem vários Principes políticos encantados pela corrupção e gangues partidárias que não gostariam de aparecer na historia mas que são personagens principais. Eles gastaram milhões com a farda da policia cearense feita por um estilista famoso, compraram milhares de carros Hylux para Policia , fizeram um marketing gigantesco na campanha milionária para se elegerem com a propaganda da segurança e durante o Governo com o Programa Ronda do quarteirão porque iam salvar as crianças ,  jovens e suas famílias das violências e tornar suas comunidades seguras. Os príncipes políticos há décadas não são responsáveis por nada afinal seus currículos é ser filho,  irmão, primo de outras oligarquias, negociar o estado com gangues partidárias para manter seus privilégios e cargos públicos a custa de brutais desigualdades do povo cearense há séculos,  vivem no reino da nobreza das oligarquias e ainda gastaram 150 milhões num Aquario que hoje é um buraco mesmo feito no meio de uma seca infelizmente para que outros sertanejos venham cumprir sua pena nas periferias em Fortaleza ou em São Paulo por falta de condições de continuar em suas casas de taipa com fome . Estas casas são outra promessa dos príncipes que não existiria mais nenhuma casa de taipa e gastaram também centenas de milhões com Tatuzões porque afinal nao é um Governo é um Castelo encantado aonde os príncipes se calam e não investigam corrupção porque tem dinheiro para VLTS, Consignados e obras da Copa sem uso como um Centro Olimpico mas não resolvem há décadas no poder as prioridades públicas que beneficiariam a maioria da população pois preferem fazer negócios como Aquario e Tatuzoes.

Enfim a historia nao temina assim ...

Katiana continua pesquisando no bairro os movimentos dos corpos dos jovens para transformar em bale com suas musicas, ritmos, crenças ate que um deles caia no chão vitima de uma bala na coreografia do bale assim como no mundo real. Ao som de Emicida a chapa é quente no bale “ A rua é nois “ e com uma apresentação convenceram o Bolshoi a fazer um espetáculo com eles em Abril. 





Patricia Ellen do movimento Agora tem colocado que é urgente superar nossas desigualdades para que Katiana seja regra e não exceção. Patricia é uma das poucas executivas  brasileiras que foi sócia da Mckinsey no Brasil e teve coragem de dizer que veio dos pobres e quer ajudar a transformar a vida deles e do Brasil e não apenas ficar mais rica. Será ótimo se ela entra nesta dança assim como fez Huck e cria outros movimentos capazes de transformar de verdade as vidas das pessoas sem necessitar de contos de fadas que salva alguns mas mata milhares.  


Movimentos como RENOVA BRASIL que foi muito mais democrático que a maioria de nossos partidos ao escolher diversas pessoas a partir de suas trajetórias de vida para apoiar suas candidaturas ao invés dos parentes das mesmas famílias ou negociar com os partidos cargos públicos para apoiar candidaturas trocando por fatias do Estado publico.  É importante frisar que o RENOVA BRASIL é dinheiro privado agora porque os Partidos com dinheiro publico apoiam familiares ou sempre os mesmos mantendo um partido como uma empresa privada que tem donos que usam a estrutura publica para se eleger ?





Bem melhor falar de quem constrói de baixo para cima com alma e paixão  Katiana como Frida busca devolver com o belo e o bem o que recebeu como benção e talento.


"Cada tic tac é um segundo da vida que passa, foge, e não se repete. E há nele tanta intensidade, tanto interesse, que o problema é só sabê-lo viver. Que cada um o resolva como puder."

Frida Kahlo



Ela faz isso com inteligência, dedicação, luta e sonhos mas não pode nem deve carregar em suas costas o peso da violência e de vidas em seu bairro enquanto nossos príncipes políticos continuam de forma absurda desperdiçando e rasgando dinheiro publico com seus delírios. 

Katiana deve ter apoio das Empresas, Universidades, Governos, Prefeituras e outras ONGs temos que apreender a camihar e dançar juntos não deixando o crime organizar a vida de nossos jovens, crianças e comunidades mais rápido que o Estado e a Sociedade. É urgente unir esforços e gerar sinergias pra ampliar o impacto destas ações na vida das pessoas. Este é o propósito e missão do Game Terra da Sabedoria.

Esta dança da vida é mais humana e barata que o genocídio de uma geração quando infelizmente se gasta 300 bilhoes por ano com presidio, policia e segurança sem gerar cidadania e trabalho para pessoas produzirem riquezas e ampliarem o mercado consumidor.

Porem o que buscamos nesta dança da sociedade não é apenas isso pois apesar de milhões de pessoas formadas em nossa Universidades este é o Brasil que temos sera que estão mesmo sendo educadas ? Sera que vamos ver os mesmos politcos quererem ganhar eleição do mesmo jeito negociando parte do Estado com gangues partidarias ? Sera que os Governos continuaram gastando bilhões sem transformar vidas e sem prioridades publicas ? Esta não é a dança de profundas mudanças que Katiana Pena e milhões de brasileiros gostariam de ter em suas vidas. Precisamos de novas historias como de Katiana para educar nossas crianças e jovens a repensarem suas vidas , os lugares que vivem e transformarem suas comunidades pobres. Não precisamos de mais Palácios roubados e príncipes ladrões  do dinheiro publico.




Uma pessoa faz a diferença neste mundo , um líder de qualidade, ele pode atuar em comunidades, ONGs, Empresas, Governos, Universidades ...mas o que importa não são as paredes que nos separam mas as vidas, ideias e sonhos que nos unem . Todos são somente tijolos na parede.


                                                                                         No! Don't think I'll need anything at all
                                                                                         All in all it was all just bricks in the wall
                                                                                         All in all you were all just bricks in the wall
                                                                                                                                          Pink Floyd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário