SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 21 de março de 2022

MAIS UM ESPETÁCULO DO CORONEL CIRO GOMES DE 8 PARTIDOS E A OLIGARQUIA CEARENSE LTDA. HÁ DECADAS OS JUNIORES NO PODER QUE VIVEM DO ESTADO!.



Eu não ia escrever, nem ligar para vocês mais, mas como todo dia o sertanejo levanta bem cedo para sobreviver, lutando contra a miséria e violências provocadas pelos espetáculos, delírios, maldades e corrupções da Oligarquia Cearense há décadas no poder. Repitam comigo !


Quando o povo vai cumprir seu destino de ser povo. É A SINA DE SER JUNTO, DE SER MUITO, DE SER BRAVO! Quando a hora já sabida vai virar realidade.




Apenas mais um espetáculo! O Ceará 2050 sem Democracia feito pelos amigos do poder sem questionamentos, e quando questionados, nunca tivemos respostas. É importante lembrar que o Pai do Governador Camilo jr , Eudoro Santana, que também foi Secretário de Tasso, fez esse mesmo Planejamento na Prefeitura de Fortaleza governada pela Oligarquia com o filho Governador. O planejamento da cidade nunca foi executado. Governador lembrou agora do Ceara 2050 ? porque nunca executou várias medidas ? Só agora mais um espetáculo antes de deixar o Governo para ser candidato a Senador ? 


Gostaríamos de perguntar se a pauta da reunião de Gonzaga e os Governadores oligarcas no dia de hoje debateu o silêncio sobre corrupção no Ceará ?, a não investigação dos recursos públicos pela Assembleia Legislativa e o Pacto com o executivo como no Rio de Sérgio Cabral ?, a cooptação de partidos com orçamentos e cargos públicos inviabilizando a democracia ? ou melhor vão discutir Aquário, JBS, Obras da Copa, BEC, gestão de Byron Queiroz no BNB, privatizações, presídios privados, aposentadoria dos governadores, ou melhor como vão manter os familiares no poder como os Ferreira Gomes jrs, Santana jrs, Benevides jrs, Aguiar jrs, Acilon jrs, Zezinhos jrs, e tem os mais antigos como Tasso, Ciro, e Lúcio que são filhos de políticos! Ah! e os incentivos fiscais ?



Desde a época da Ditadura Militar de 64 e dos Coronéis, oligarcas são sócios e herdeiros do Estado. Enquanto a miséria absurda, a morte de milhões durante décadas pela pobreza e violência , 60 % da população não concluiu o ensino médio, e o quinto pior em analfabetismo ! É fácil viver do Capitalismo de Estado como a China e a Rússia enriquecendo Oligarcas e Empresários que não pagam impostos com incentivos fiscais, inclusive informações sobre esse volume de recursos são negadas pelo Governo, um ato inconstitucional, mas quem se importa se vivemos na Ditadura dos Coronéis juniores! Quem se importa quanto é gasto em campanhas milionárias? num dos estados mais pobres com mais bilionários per capita do Brasil. Quanto foi pago de mídia em décadas silenciando  a democracia?, Quantos cargos e orçamentos públicos são distribuídos entre as famílias?. Enfim essa pode ser a próxima pauta da reunião? ou a reunião é apenas mais um espetáculo de centenas com dinheiro público! Sugestão de local da próxima reunião ser no Aquário, todos tomando banho das sujeiras e silêncios em seus governos. 


Porem se o critério e pauta da gestão pública não for cases, onde se gasta bilhões do Governo e da cooperação internacional, excluindo a maioria da população sem acesso as politicas públicas de impacto. Infelizmente os Oligarcas não esquecem de enricar alguns políticos e empresários que vivem do Estado, silenciando sobre corrupção em seus governos. Se o critério for impacto para a maioria das vidas dos cearenses? Os Oligarcas, os juniores, sem milhões em marketing, são brutalmente violentos e incompetentes usando o dinheiro público para seus projetos pessoais e familiares de poder econômico e político. Uma Ditadura não escuta os números, os argumentos e a Ciência dos que pensam diferente; apenas suas propagandas e familiares. Esses podem errar várias vezes, desperdiçar recursos públicos, gastar mal, e várias denúncias de corrupção mas não tem problema afinal são Oligarcas juniores. O nome disso na História e em outros países é Máfias sem Lei !  O exemplo de Putin e Oligarcas é apenas um deles!   




Nós continuamos palhaços sem querer nas cortes da nobreza, observando as proezas dos socialistas oligarcas do Estado, vivendo capitalismo com dinheiro público. Nós atuamos como bobos da corte de Shakespeare de reis cada vez mais velhos e loucos ! É triste ver o Estado com dinheiro público não ter vergonha do ridículo, nem de seus argumentos, espetáculos, enquanto falam de milhares de reais se calam para milhões, enquanto vivem há décadas do Estado, questionam todos, mas se olhassem no espelho aprenderiam mais verdades que mentindo em espetáculos sem limites nem lei.   




sábado, 19 de março de 2022

O que nos faz atravessar os tempos de guerra?Feliz aniversário juventude ucraniana e brasileira envelhecemos nas cidades em guerra!




Ambos jovens mortos na Guerra da Ucrânia e no Brasil. O que leva um cidadão comum a lutar contra a Rússia? É a dor de ver suas vidas e terras destruídas, a revolta contra as violências praticadas contra inocentes, o amor a sua família e o dever de lutar por ela e protegê-las? Qual o tamanho da loucura e insanidade de quem ataca pessoas inocentes e destroem um país em nome do seu poder? A inviabilização da Democracia no Ceará pela Oligarquia Ferreira Gomes para manter o projeto de poder do Coronel Ciro Gomes há décadas, o silêncio sobre a corrupção de Lula, a insensibilidade de Bolsonaro diante de milhares de mortes na Pandemia são exemplos de atos de guerra que geram brasileiros revoltados de todos os lados em guerra com muito mais mortes que atual guerra na Ucrânia. Enquanto crianças e jovens comemoram seus aniversários sendo mortos com seus pais no Brasil e na Ucrânia.



"O mais trágico dos assassinatos é o assassinato histórico, aquele que se pratica como um suposto meio para restabelecer a justiça ou lutar por um mundo mais igualitário. Valho-me das ideias do escritor e filósofo Albert Camus para dizer que este tipo de assassinato é aquele que se supõe necessário à história e ele é trágico, pois considera-se legitimado e admite a matança dos homens. Legitimado pela história ou por um suposto desejo de justiça, o ditador que busca o poder, o revolucionário que busca a justiça social  ou o império que busca o domínio se dão um mesmo direito: o direito de matar."



Albert Camus autor do livro "O homem revoltado" escreve “quando a revolução, em nome do poder e da história, torna-se esta mecânica assassina e desmedida, uma nova revolta é consagrada, em nome da moderação e da vida” e "sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro.”



As primeiras vítimas das guerras antes de tudo são a democracia, a política, a cultura, os jovens, os adultos e os idosos. É nossa memória e as capacidades de reconstruir uma nação que são dilaceradas. No lugar delas impera as guerras de informações que tentam justificar a guerra e os projetos de poderes. Coronel Ciro Gomes vende a prosperidade e a riqueza do Ceará, escondendo a miséria de 70 % do povo cearense, o Estado que mais mata pessoas e que exclui 60 % da população da educação. Um Estado que vive de "cases" para minorias como uma empresa, enrica os amigos do poder com incentivos fiscais e as famílias políticas, ao custo da exclusão da maioria da população de políticas públicas. Um ato de guerra contra o povo negado por um marketing bilionário a nível estadual e nacional para manter o projeto do Putin e Oligarca brasileiro. Da mesma forma que Lula lembra que morreu mais de 670 mil na Covid mas nos Governos do PT morreu mais de um milhão de jovens sem pandemia, enquanto os privilégios da corrupção e de quem tinha a carteira do partido são usados contra o próprio povo. Lula adota as práticas de Putin como algo normal. Bolsonaro libera a corrupção, se alinha com o centrão, e mata milhares na pandemia da doença, desemprego, falta de educação, saúde e fome. Dados estatísticos sobre isso? Bolsonaro inviabilizou o Censo. O nome disso é Guerra contra o povo. Já escreveu Clausewitz que a política é a continuação da guerra por outros meios.



Milhões de crianças, jovens, adultos e idosos vivem no Brasil em cenários de guerra em suas comunidades cercadas pelo tráfico e uma polícia que mata mais do que outra no mundo, sem lei, nem justiça, nem acesso às políticas públicas e sem comida. O que nos faz lutar e atravessar os maus tempos é a revolta e a crítica expressas pela cultura, política, educação e nossas capacidades de imaginar e construir dias melhores. 



"Pai, em suas mãos

Eu entrego meu espírito

Pai, em suas mãos


Por que você me abandonou?

Em seus olhos, me abandonou

Em seus pensamentos, me abandonou

Em seu coração, me abandonou


Acredite em meu suicídio egoísta

Eu choro quando anjos merecem morrer

Em meu suicídio egoísta

Eu choro quando anjos merecem morrer"



Doquinha quantos coxinhas

Que servem carniça e oligarquias

Manda o caminhão de madeira maciça

Para as autarquias e as monarquias

Rap no mic, põe as mãos pro ar

(O meu Ceará)

O verso livre como o Carcará

(O meu Ceará)

O Nordeste rima sem o seu alvará

(O meu Ceará)

O Agreste livre ninguém vai parar

(O meu Ceará)


Muitos expressam sua revolta cantando hip-hop como o rapper cearense rapadura, outros dançando System of a Down, milhões no show de rock te desejam Feliz Aniversário. Não é a pedagogia da miséria, o conformismo, nem a internacionalização da pobreza como se fosse a cultura das periferias, são questões políticas que devem ser tratadas e cantadas por essas gerações como hinos de guerras contra seus inimigos corruptos, oligarcas e gangues partidárias sem Democracia. Essas pedagogias das lutas e das mudanças emergem na cultura, iluminam, ajudam a pensar, esclarecem, uma teoria política, crítica, social e talvez pós humana. Outros aniversários, outras guerras, outros sonhos a comemorar! Feliz aniversário juventude ucraniana e brasileira envelhecemos nas cidades em guerra!



Juventude se abraça

Se une pra esquecer

Um feliz aniversário

Para mim ou pra você!

quarta-feira, 16 de março de 2022

A UCRÂNIA É AQUI! PUTINS E OLIGARCAS BRASILEIROS MATAM MILHARES DE VIDAS.


  

Hoje eu vi centenas de jovens caminhando no campus da UFC, uns estavam indo para aulas, outros entrando no Restaurante universitário, enquanto muitos esperavam o ônibus para casa. A vida voltando ao normal nas Universidades, mas estamos em guerra! A Ucrânia é aqui! Milhares de inocentes morrem ou destroem seus futuros atacados diariamente por Putins e Oligarcas brasileiros numa terra sem Democracia ou leis. Onde os mais violentos, corruptos, e ignorantes vencem. Na Ucrânia morreram quase dez mil pessoas incluindo soldados e civis de todas as idades. No Brasil, no ano passado morreram 41 mil pessoas, o menor número desde 2007. 

  

Existem oligarquias no Nordeste e Ceará, e seus respectivos ditadores que silenciam sobre corrupção, e usam o Estado para beneficiar suas famílias e projeto de poder há décadas. Eles estão há mais tempo que Putin, Maduro e os Castros em Cuba. Há elites econômicas como os Oligarcas russos que enriquecem pelo Estado, tem incentivos fiscais, financiamentos dos Bancos Públicos, e ganham contratos dos amigos no poder. Eles retribuem nas eleições os amigos políticos em suas campanhas milionárias, diante de um povo miserável. 

 

Essas duas ignorâncias, maldades e violências no Brasil se misturam criando guerras de poder entre oligarquias, gangues partidárias e elites para manter seus privilégios; matando impunemente milhões de vidas. Será que políticos como presidenciáveis e governantes sabem ler? e fazer contas? Aqui o eterno presidenciável Coronel Ciro Gomes, Bolsonaro e Lula apagam a história de acordo com suas conveniências políticas. No Ceará por exemplo, dos 9 milhões de habitantes, quase 6 milhões não concluíram o ensino médio e é o quinto pior em analfabetismo. No Ceará se mata 4 vezes mais pessoas do que São Paulo apesar de ter menos de um quarto da população paulista. As Oligarquias se calam para a corrupção como se fossem máfias o silêncio impera. Milhões de crianças vivem na miséria, comunidades pobres abandonadas há décadas comandadas pelo crime organizado. O maior número de bilionários per capita do Brasil, grandes empresários com incentivos fiscais na economia cearense que corresponde a 2% do PIB do Brasil.     


Enquanto nas eleições no Ceará os tiros de guerra são compras de votos, ausência do Estado, inviabilização da Democracia com a cooptação de partidos com cargos e orçamentos públicos, e uma das campanhas mais caras do Brasil apesar da economia cearense ser 2 % do PIB. Quem tiver o melhor esquema vence, quem inviabilizar a Democracia comprando vence, quem empurrar na goela dos miseráveis as famílias que herdam o Estado. Isso é pior que Putin porque aqui nem o muro de Berlim caiu, os partidos de esquerda estão de acordo com as Oligarquias, e nem a Revolução Francesa aconteceu, os empresários e as oligarquias se unem para enriquecer pelo Estado juntas. 


Ao invés de políticos profissionais e suas famílias que vivem do Estado há décadas como Coronel Ciro Gomes, Bolsonaro e Lula melhor que tivéssemos um comediante na Presidência que leva a sério sua Nação, povo e luta por ela todos os dias arriscando sua pele na luta pela independência de Ditadores e oligarcas.