SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

A solução para facções, a Educação e a Democracia no Estado.

 


Sobre o Estado de exceção da Ditadura da Oligarquia e seus privilégios, corrupção e fortalecimento de negócios privados com dinheiro público, a destruição da Democracia com a destruição de vários partidos, compra de votos e currais eleitorais. E ainda se acham gênios para falar besteira graças ao dinheiro público? Você vota no candidato a Governador e ganha de presente o cavalo de Troia, os cargos e orçamentos da oligarquia que controlam o Governo, a serviço de seus interesses, parentes e amigos que ocupam os cargos há décadas.

A solução para os vários tipos de crime, inclusive das facções e outros tipos de crime organizado, é lutar contra essa politicagem das Oligarquias e Centrão, contra esse tipo de educação à serviço de delírios de tecnocratas e elites que transformam a educação em grandes negócios para alguns, construtoras, consultorias, eventos, publicidade as custas das vidas de milhões de alunos, famílias e professores.

A construção de existências boas, belas, justas, economicamente e ambientalmente sustentáveis é uma orquestração que deve ser feita por toda sociedade de baixo para cima com valores, consciência crítica, criatividade, espiritualidade, solidariedade em busca de ampliar igualdades e liberdades para expansão do ser. Ao invés de existências vazias baseadas apenas no consumo, no ter a qualquer preço por diversos tipos de violências, no comercio de Deus, na busca do prazer hediondo sem limites, na falta de condições mínimas de viver de forma individual, familiar e comunitária, em rotinas escolares sem o básico para educar forjadas por falsas métricas, e nos comportamentos para se manter no poder a qualquer preço de nossas elites, oligarquias e crime organizado que deixam claro para todos que quem mentir, matar e roubar mais ganha.

A solução? Simples com muito menos recursos e mais impacto. As pessoas precisam de outros caminhos de ser, viver e se governarem focando na prevenção quer seja na saúde, segurança, educação com autonomia, humanizar pela arte, praticar esporte, trabalhar com salário digno, participação política e cidadã de forma efetiva, cuidar da natureza, morar numa boa casa, ajudar a construir o bem comum na sua comunidade, aprender as novas tecnologias, rezar sem ter que pagar para isso, conviver e dialogar com a diversidade e a diferença, esse é o currículo da humanidade, da escola e da Universidade que levou milhares de anos para ser construído e não pode ser destruído junto com o planeta por 1% da humanidade. É hora de revolta, luta, construção coletiva econômica e social. Podemos construir cooperativas e pequenas empresas para gerar trabalho para juventude, atuar nas suas próprias comunidades gastando sua energia e neurônios com outros propósitos, conectar essas existências a milhões de oportunidades e sonhos em várias áreas da vida nas políticas públicas, empresas, ONGs, movimentos sociais, Universidades e Escolas, usando as novas tecnologias, incluindo Big data e IA, celulares, vídeos, redes sociais, games para nos conectar ao mundo real, conhecendo mais a si e o mundo que vivermos, saindo de disciplinas e lugares controlados que nos impõe a destruição de nossas vidas pela educação, criminalidade e miséria.

Nós já começamos a caminhar de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria, empreendendo individualmente e coletivamente milhões de sonhos. Quando mudamos nossa forma de ser, viver, pensar, agir e sonhar qual seu segundo passo? Essa é a solução, tocar sua música e vida na orquestra da humanidade.     



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário