SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O ROTEIRO DA JORNADA DO BLOG : De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria

O ROTEIRO DA JORNADA DO BLOG : De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria

Existem várias formas de contar uma história mas cada um de nós tem o seu DNA , estes são algumas das premissas de meus cromossomos , um estilo de contar histórias.

Escrever para você ler e compartilhar comigo este blog é uma experiência significativa , uma alavanca no universo , pois através desta jornada de comunicação de idéias, sonhos, lições, esperanças e valores transformados em projetos, ações , realizações , estaremos juntos mudando vidas , avaliando e empreendendo novos caminhos.

Portanto é um registro mais rápido do que os livros , um diário on-line de experiências autênticas e sinceras que diferente de receita de bolo ou histórias de super-heróis conta á vida de forma simples com todas as suas angústias, dores , decepções , desafios mas como processos de conquista de vitórias , de metas alcançadas , de sonhos realizados..

A história das pessoas é tão importante quanto as histórias que conto, porque além de personagens eles são autores de suas vidas, da história, da comunidade ou da cidade que renasce, do grito de alegria que ecoa em nossas mentes e vira sinapse de neurônios, nos lembrando que há bem pouco saímos das cavernas ou arrastamos corpos pelas ruas em Roma; mas apesar disto o mundo melhorou mais do que as utopias imaginadas pelo nossos maiores pensadores. Há muito tempo ultrapassamos os sonhos de Russoeu e Victor Hugo, mas ainda não na escala como previa Marx, nem nas condições libertárias e igualitárias que todo ser humano deseja para sua vida , mas isto não impede de lutarmos e escrevermos estas lutas.

As lições da alma quando compartilhamos não apenas o resultado, mas o processo tem um efeito analgésico ele nos mostra o quanto há de humano em cada um de nós e a estranheza do outro é superada quando observamos o quanto sentimos as mesmas angústias, desafios e perguntas sem resposta. Sim precisamos caminhar, ir além de nossos limites, mas não estamos sozinhos.

Por isso vou insistir nesta jornada, nas histórias do Blog, em vários detalhes que alguns diriam insignificantes, mas que acredito serem mágicos, pois eles revelam o truque de cada ato da vida. Detalhes dos lugares, dos acontecimentos, parábolas, metáforas, jogos de linguagens e de poder, gestos, sorrisos, estratégias, a dança da vida, o passado e o futuro daquela atitude, vão revelando a visão sistêmica ,o entrelaçamento entre histórias diferentes aparentemente absurdas que foram se conectando até dá vida a uma nova forma de ser e existir .

Como se fosse um filme ou nossa primeira vez não adianta apenas entregar o manual tem de explicar e de preferência com intensidade, alma e paixão.

Não adianta me pedir para seguir rituais, métodos, reduções porque eu me comunico com a realidade e ela não existe em caixinhas.

É preciso se comunicar com ela por diferentes ângulos da cena, pelo que conta várias pessoas sobre o mesmo ato. Entender como no filme que alguém escreveu o roteiro, outros interpretam mesmo de forma inconsciente os ditames desta sociedade, enquanto uma minoria dirige e fica com a bilheteria. Muitos já disseram que á vida é um teatro, mas o problema é quem escreve a história? De onde estamos participando e olhando? Se ao mesmo tempo da platéia, da rua, pela TV...Movidos por vaidades, interesses, ou mesmo pela fome de amar, de aprender, de ser e ter.

Autores e Espectadores invisíveis compartilhando momentos raros de beleza atormentados por nossos demônios e Deuses e bem que poderíamos escrever juntos para cantar a música e a poesia de nossa vida sem esquecer que todos nós somos líderes desta jornada.

A ESTRELA DE DAVI

Tudo em nossa vida necessita de bússolas, elas possuem linguagens diferentes para nos falar sobre os mapas. A estrela de Davi tem a forma do mapa da Terra da Sabedoria.

Este Blog aponta em algumas direções , com a mesma importância cada uma delas ,não de forma linear como se existisse um único caminho até porque existem várias lugares para chegar . Eles serão sempre novos pontos de partida.

O Sul do mapa é um relato bibliográfico e a história das varias idéias, projetos e organizações que empreendemos. Um relato da História de vida com suas principais marcas e trajetórias quer seja no mundo econômico, político, social, educacional, cultural, mídia, organismos internacionais e até mesmo na vida pessoal. Buscando seguir a cronologia dos fatos, relatando as pessoas fantásticas que conosco compartilharam estes desafios, os momentos de vitória e fracasso vamos tecendo a teia e mostrando como elas sempre nos levam para frente em direção ao Norte, ao futuro, que ainda não conhecemos, mas sempre damos um passo a frente.

O Norte do mapa é a descrição dos novos projetos, desafios, o plano de vida, daqui para frente... Que segue a jornada, o caminho de onde nos libertamos, do exílio em busca da Terra prometida, a Terra da Sabedoria, em nome do qual renovamos a aliança com o pai. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria, é a expansão do próprio mapa para incluir mais pessoas, mais idéias, desafios, novos horizontes, a diversidade de perspectivas...Ir além das tradições e das fronteiras e encontrar em cada um de nós, uma parte desta jornada que necessita despertar em nossa alma através da sabedoria e virar terra, realidade, sendo empreendida através de nossa vida.

O Nordeste do mapa é formado por caminhos que como rios levam ao mar unindo os continentes do Norte e do Sul, o passado com o presente e o futuro.São as idéias que vão sendo tecidas juntas para serem alicerces capazes de suportar as tempestades e os vulcões da vida. Existe uma certa magia e arte nos caminhos da sabedoria porque os obstáculos e desafios que encontramos atuam como enigmas que temos que buscar as soluções nas fontes de vários saberes, lugares e pensadores. Encaixando-os como peças de quebra-cabeça em nossa mente de uma forma orgânica decifrando o próximo passo da jornada.
Soma-se a isto a imaginação de histórias fascinantes que enxergamos pelas alegrias e dores da vida e que foram dando vida a um conjunto de quatro livros que pretendo concluir durante a jornada de empreender sonhos na Terra da Sabedoria.

O primeiro deles já concluído que estou reescrevendo para reeditar é Quando Amar é proibido a história de um grupo de jovens que se conhecem desde crianças até a morte de um deles, Isaac, que em tempos bíblicos foi salvo pela fé de seus pais, mas em nossa época “esta própria fé é o que destrói, esses são tempos desleais” Portanto conta à história de uma geração que foi proibida de amar o trabalho, a educação, a política, as artes...E foi se entregando ao ócio, a violência, aos prazeres e os vícios como forma de sobrevivência, um grito de existência e desespero nos vazios que a vida se perdeu, celebrando todos os horrores e absurdos que nos acostumamos a chamar de normais. Até que o poeta desta época, Renato Russo assim como Issac , nos avisasse antes de morrer e ressuscitasse nos corações e mentes de milhares de jovens “ vamos celebrar o horror de tudo isto com vela , velório e caixão.Está tudo morto e enterrado já que também podemos celebrar a estupidez de que cantou esta canção. Venha meu coração está com pressa quando a esperança esta dispersa ...venha que o que vem é perfeição”

É sobre o alvorecer deste novo mundo, da nossa capacidade de enxergá-lo, construí-lo e vivê-lo através de uma paixão que fala o segundo o livro. “A Sociedade da Paixão” Ele aborda uma descoberta e despertar pessoal e coletiva de nosso eu, dos amigos, da vida, da natureza, do mundo em que vivemos...Vamos nos apaixonando de uma forma veloz talvez em virtude do tamanho da solidão que construímos ao nosso redor. Esta paixão, estas descobertas, que são mais fortes e maiores que nossos medos e incertezas, que nos fazem ir além de nossos limites, e criar novos riscos e aventuras para viver com intensidade que nos dão coragem de ir “Em busca da Terra da Sabedoria” o terceiro livro.

Sabe o Norte e o Sul deste mapa, a cronologia, as histórias, os eventos que estão dando vida, a vários projetos e instituições, que estão construindo este novo mundo sobre nossos pés. É sobre esta Busca que ele fala, assim como Peter pan teve que criar a Terra do Nunca para viver. Defendo que cada um de nós deve dedicar a maior parte de sua vida, a criar um mundo que faça sentido ao seu redor, que apesar da existência de capitães ganchos chegou à hora de lutar e compartilhar os sonhos com sininhos que brilham.

É a hora da verdade neste mundo que depende desta nossa busca, o qual busco desenhar novas formas de viver e ser que vão ganhando corpo e vida com nossas atitudes relatadas no Sul deste mapa “relato bibliográfico e a história das varias idéias, projetos e organizações que empreendemos” sem perder de vista as conquistas e os horizontes apontados pelo Norte do mapa “ descrição do novos projetos , desafios , o plano de vida , daqui para frente... que segue a jornada, o caminho de onde nos libertamos , do exílio em busca da Terra prometida, a Terra da Sabedoria “ Isto é o que retratamos neste livro , a busca , o caminho do sul ao Norte da Terra da Sabedoria.

Essa busca vai nos levar à “Uma nova forma de governar" , Governar sem governo “ o quarto livro composto de artigos que falam sobre meios de governar sem governo o mundo que vivemos, de baixo para cima , em rede , de forma emergente , com alma e paixão mas principalmente através de nosso auto-governo. Esta é a utopia que nos move, que constrói e realiza esperanças, que dá significado a este mundo; na medida em que a jornada de nossa vida é uma oportunidade única de transcender e evoluir não só apenas na tecnologia ou em nossa alma, mas em cada pessoa que conseguimos contribuir com sua jornada neste mundo. Empreendendo nossos sonhos, vivendo todas as nossa dimensões e valores no mundo do trabalho, da educação, da política, do social, das artes, da espiritualidade, da tecnologia, e da natureza. Em cada um destes mundos realizando nossas potências, vivendo valores novos e complementares, buscando a sabedoria nesta Terra, nos autogovernando, para governar sem governo ao transformar as instituições, linguagens e ideologias que tentaram reduzir a vida a um processo produtivo ou econômico. Dando a liberdade e asas a nossa imaginação gerando novas e poderosas conexões com a vida e a realidade. Devolvendo a arte, a espiritualidade, aos conhecimentos, a vontade política, e as necessidades sociais, o leme deste mundo agora de forma integrada, sistêmica, orgânica assim como a cada um dos seres humanos que são o DNA da Terra da Sabedoria que carregamos dentro de nós.

O Centro-Oeste do mapa é o lugar onde se canta e encanta, dança, representa, filma...A vida é como um filme que precisa de roteiro, cenários, personagens, temas musicais, e chega à hora de Gravando...As histórias, experiências, desafios relatados nas outras regiões deste mapa; do blog de nossa vida.
Lá vive e convivi com habitantes bem especiais que transformaram seu corpo, voz, e a própria vida em outras histórias através de sua cultura, músicas, filmes, poesias, teatro... E me permitiram também escrever, dançar, cantar as minhas. A literatura como a música e a poesia depois que você encontra o ritmo ela lhe leva, perde-se o controle na liberdade da arte.
É lá que fica o centro do coração, da alma, que pulsa e vibra as maiores dores e alegrias, um universo que cabe dentro de nós. Uma aventura maravilhosa explorá-lo, entrar em suas profundezas, durante a noite sem medo com a magia de um poeta encantado com a esperança de um revolucionário que fez de seus ideais, á vida.

O Sudoeste do mapa é um lugar que ainda dá para escutar as músicas e as poesias do Centro-oeste da Terra da Sabedoria. Lá existem muitas montanhas, desfiladeiros, desertos, florestas densas... É um lugar tão diverso quanto as histórias que lá acontecem; são as trajetórias e as lições da vida pessoal.
Sempre pergunto quando encontro com um amigo , Qual o tamanho dos seu air bag para se proteger das intempéries da vida , das quedas ?
Ninguém gosta de história normal, fulano nasceu , morreu, ele estudou na escola depois na universidade, fez um concurso, e ficou preso no escritório até se aposentar, eles se conheceram não houve um grande amor ou uma paixão e se casaram por interesses ou para fugir da solidão.

A vida é fantástica como um jogo é preciso compreender sua dinâmica. Você tem que tomar decisões sobre algumas opções, realizar escolhas, levando em consideração alguns valores, sonhos, conhecimentos que tem...Que vão determinar os caminhos que os levara a outras escolhas. É um labirinto! Algumas ruas sem saída por escolhas anteriores, mas nada impede de voltar. Outra você vai marcando pontos como no game Sony, vai aumentando a velocidade, até enfrentar o chefão daquela fase ou desafio que lhe dá o direito de passar para outra fase, mas Qual é mesmo o tamanho do seu air bag ? .

Nesta escolhas buscamos encontrar simetrias em nossa vida com outras pessoas e o mundo; que a torne bela e prazerosa, momentos mágicos, aonde sempre apreendemos. Em muitos casos temos que desafiar as regras, como outsider, para dar um passo a frente, conquistar e viver uma história que vale a pena ser contada.

As melhores histórias ainda são sobre amor, sonhos impossíveis realizados, dramas com grandes lições de vida, comédias que nos fazem rir e chorar, e a maioria destas histórias são pessoais. Algo como uma mistura entre Teoria dos Jogos nas decisões, Simetrias nas buscas, outsider rompendo as regras e muito amor.Ou como diria os judeus você conhece um homem pelo que ele come, como gasta seu dinheiro e como exerce sua ira. Outra filosofia é dê poder ao homem e dinheiro e você verá realmente quem ele é.

O importante é que uma filosofia de vida não anule a outra e que elas sirvam como air bag para suas histórias de vida.

O Suldeste do mapa é um lugar de silêncio ,contemplação, é o lugar mais distante do mapa , onde tudo começou , antes das origens , batendo na porta do céu. Espiritualidade, a minha fé é tão grande no pai que considero que eu não existo, mas Deus é tudo. Por isso que com ele todo o dia “renovo a aliança de construir a tua terra a Terra da Sabedoria” Fico relutante de criar uma área no mapa para falar sobre espiritualidade, fé , nossos diálogos e experiências com Deus. Porque ele esta presente em todo o mapa, em cada letra, na vida, nas razões, emoções, valores que nos movem.

Porém num mundo tão desigual e desumano, cercado de tantos juizes aptos a julgar, chefes a mandar, multidões coagidas a obedecer, mesmo que entreguem sua vida por um pão. É hora de lembrar que só existe um Deus para julgar e mandar e cada um de nós obedecer. Ele não usa papéis, nem prédios, nem precisa de segurança ou armas para exercer seu poder. Sua invisibilidade é superada pelo seu amor. É desta forma que ele julga. Entrar em sintonia com ele, com seus mandamentos, não é algo que as “igrejas” tem como fazer por nós.

A fé é necessária até na física quântica, na teoria do Caos e da Incerteza para determinar a posição de um objeto, imaginem na vida.
As razões que queremos ter mais certeza são as sagradas mesmo entre os ateus por uma questão obvia; só poucas pessoas desejam morrer se sentido feliz com isto.
O judaísmo foi à primeira religião monoteísta, liderada por Abraão, foi se formando as Tribos de Iahweh, e nos debates entre os judeus foram escritos a Tora que significa Estude.
Entender estas regras para além da história ocidental de dois mil anos, as profecias e o que moveram os profetas e líderes bíblicos.Buscando conexões com nossa vida e nosso amor a Deus, é a fé e o desafio que dão corpo e sangue a minha espiritualidade.

A busca da Sabedoria tem suas raízes na filosofia do Judaísmo, mas principalmente na fé em Deus, compreender suas leis e segui-las é o nosso desafio.
Construir de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria é afirmá-las em cada ato, atitude, que fazem da estrela de Davi em nosso coração, o mapa desta Terra em todas as suas direções em busca da Terra prometida, libertando –se do exílio.

Egidio Guerra

Um comentário:

  1. Caro amigo,

    Não sei se ainda lembra de mim, pois faz cinco anos a última vez que nos vimos na captação de patrocínios para o OXIENEJ Salvador 2003.

    Sou Silas Marinho, ex-presidente da UNIJR-BA e membro-fundador da Brasil Júnior.

    Fui palestrante também no primeiro Encontro Cearense de Empresas Juniores - ECEJ.

    Estamos desenvolvendo um projeto de efetivamente e definitivamente criarmos uma rede dos ex-membros, que estamos chamando de PEJ - Pós Empresa Júnior.

    Além disso estou participando de um projeto de desenvolvimento Turístico com ênfase em ecoeficiência e desenvolvimento regional de trabalho e renda no município arquipélago de Cairu, e gostaria de saber se posso contar com sua ajuda para criticar o projeto e, se achar interessante, nos ajudar na mobilização institucional e captação de recursos.

    Peço que assim que ler, entre em contato no 21-9780-4892.

    Meu e-mail é silas.marinho@gmail.com

    Procure por "Silas ou Júnior" no orkut e "Silas Marinho" no Linkedin.

    Parabéns pelo excelente projeto de vida e temos muitos pontos em comum que precisam ser reforçados mutuamente, bem como outros membros do PEJ que participam comigo dessa iniciativa.

    Abraços,

    Silas

    ResponderExcluir