Quem já assistiu “Em Busca da Terra do Nunca” , por favor não conte o final para quem você puder recomendar ler este artigo. Apenas diga “veja o filme e leia o artigo se é que vale a pena encontrar a Sininho”. Não seria melhor deixar ela em algum forro por aí, quem sabe olhando mais uma vez a vitrine de uma loja, ou sozinha em casa plugada no WhatsApp ou no facebook.
Enquanto isso Peter Pan se arrebenta lutando contra o Capitão gancho que hoje já se modernizou ; ele não anda de navio mas de jatos, não atira ou usa seu gancho, aperta botões que dispara mísseis em mais uma guerra ou retira seus milhões de alguma Bolsa de valores quebrando mais um país, várias empresas e milhões de pessoas. Enquanto a Terra do nunca de milhares de crianças se destrói na perca do emprego de seus pais, nos olhos de jovens que entram no mundo das drogas e da violência como alternativa de sobrevivência ou as meninas na prostituição.
É importante saber que uma história como Peter Pan , Sininho e a Terra do Nunca tenha surgida do olhar e os sentimentos de um escritor para o desafio de uma mãe criar quatro filhos, sem marido, numa sociedade hipócrita, sem que estes perdessem a infância e suas fantasias.
Esse é o milagre de Peter Pan tão poderoso quanto muitos santos que a igreja canonizou , contar as crianças ou mesmo aos adultos que existem outra Terra e que ela não é mágica apenas em suas fantasias , mas na capacidade de transformar pessoas, de derreter corações e mentes duras , de ir além do efeito de um produto de consumo ou de uma noite de sexo, drogas e bebidas para as quais muitos vendem sua alma e como diria Kurt Cobain no Nirvana até o mundo ; ou como no caso dele que entregou sua vida numa overdose de delírios.
Muitos diriam que falo de sonhos, de fantasias , que a verdadeira realidade é dura como aço e cimento , triste e enfadonha como uma novela mexicana antiga. Fico pensando que o dinheiro e as drogas, a carreira e o “sucesso “ , o sexo e as diversões fáceis é que consegue transformar aço e cimento em poeira no ar . Delírios tristes e enfadonhos que dedicamos a vida quando no final o que nos resta é a fantasia, o amor , a paz...Por isto estou procurando por Sininho!
Enquanto a maioria dos homens ou mesmo das mulheres optam por ficar mais rápido do que trocam de celular ou tiram fotos , na dança da ultima novidade , vai se perdendo algo mágico, poderoso, que transcende a vida e alma , um verdadeiro amor construído com a luz de uma paixão. Por isso que sininho brilha.
Fico olhando para ela , o cuidado, o carinho , e as vezes quando ficam nervosas é melhor obdecer. Elas entendem seus Peter Pans como ninguém , sabem conviver com admiráveis sonhadores que em resposta a este amor não poderiam oferecer nada mais que a Terra do Nunca.
No meu caso ou de muitos líderes elas fazem muita falta porque imaginem alguém em sã consciência querer transformar a Terra em que vive numa Terra da Sabedoria “ De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria “ de baixo para cima , do micro para o macro com alma e paixão.
A Sininho cresce de tamanho é que este mundo é para ela.
Antigamente príncipes ofereciam o reino , até descobrirem que eles não eram escolhidos por Deus e o reinado terminou em guilhotina , ai vieram os príncipes do capitalismo e do socialismo que compravam suas damas até descobrirem que não se contentavam só com uma e seus reinados terminavam em crises, prisões e guerras nos dois sentidos.
Já os líderes que querem mudar este mundo não se orgulham da Revista Caras , apesar de admirarem Michele Obama não porque ela é primeira dama dos EUA mas pelo que elas construíram ao lado de seu maridos não nos momentos de vitória mas naqueles momentos que ninguém fica por perto. Ao ponto de Nelsom Mandela declarar “ que é muito maravilhoso ser presidente de seu país, pai de uma nação , mas que nada substitui alegria de ser pai de sua família.” Sua esposa durante os 27 anos que ele esteve na prisão lutou por sua liberdade assim como Sininho não larga Peter Pan , elas sempre estão ao lado de seus maridos / namorados.
Costumo dizer que uma sininho ideal é aquela que é uma excelente profissional , amiga, uma carinhosa mãe de nossos filhos, uma cidadão de respeito e lógica feminina e mulher com todas as letras . Ao mesmo tempo que Peter Pan tem que buscar exercer estes mesmos papeis no lado masculino sem perder o romance e a transformação de cada acontecimento num pequeno conto de fadas assim como na Terra do Nunca assim como neste Mundo.
Afinal o que temos de oferecer a ela não é nenhuma mentira ou ilusão, o amor eterno e sim conquistado a cada dia , não é um reino roubado nem tirado as custas de sofrimentos de outras pessoas , é respeito de todos , não protegido por muros altos ou carros blindados ou a farsa da moda. É um grande reino do tamanho de um lar , são gestos nobres assim como uma amizade profunda e sincera que é maior inclusive do fato de estar casados ou namorando ou seja não é o compromisso dos papeis , ou da grana mas a admiração mutua que preenche e dignifica á vida e todas as conquista que terão juntos.
Algo como Romeu e Julieta apesar de que ninguém quer ser eles , pois o preço do amor é incalculável , eu não sei se vocês me entendem . Quase ninguém mais acredita em mágica e em fantasias , quase ninguém escreve uma carta de amor e observa o mínimo detalhe de sua princesa , pois é exatamente isso que Peter Pan acredita e vive , não é um ideal , ele acredita como a vida , assim como Che, Mandella, Obama, Gandhi acreditavam e viviam suas revoluções .
Por isso se vocês encontrarem a Sininho por favor me avisem ela fugiu da Terra do Nunca ! e só existem Peter Pans quando as Sininhos estão com eles .
Egidio
Egídio, é muito bom ter mais esta maneira de acompanhar suas loucuras sonhadoras. Afinal, loucos são os não normais e os normais não mudam o mundo. Estarei sempre acompanhando seus posts e seus sonhos. Sei que tenho muitas das suas loucuras e seus sonhos, mesmo que com maneiras diferentes de tentar realizá-los. Vamos em frente, sonhando e realizando. Somos todos uns loucos e insensatos e assim preferimos ser, para o bem de todos.
ResponderExcluirUm grande abraço.
(E vê o meu blog também!)
http://thalesaragao.blogspot.com
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEmocionante! É pura sensibilidade. Parece até que foi escrito com a alma. Infelizmente existem poucos Peter Pans e os que restaram não estão a procura desta Sininho, acredito que se perderam em meio há tantas ilusões. O texto me fez lembrar o poeta e músico Vander Lee, quando ele diz: "Românticos são loucos, são poucos..."
ResponderExcluir