SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 23 de outubro de 2010

Greenday , o Caveira e o Avião, um Faroeste do Seculo XXI.

Greenday , o Caveira e o Avião, um Faroeste do Seculo XXI.

São Paulo, o show do Greenday vai começar! O policial do BOPE , o Caveira , está lá , sua namorada , Larissa é louca pela Banda! Do meu lado , Speto um garoto que é avião no seu morro , acende o primeiro cigarro quando Billy Joe começa a cantar , o cola pso do Seculo XXI, o parto de uma geração:
21st Century Breakdown http://letras.terra.com.br/green-day/1438186/traducao.html
Nascido na Era Nixon, ( aqui pode ser na era Collor ) fui criado no inferno . Uma criança de orfanato onde os companheiros viam o último a nascer, o primeiro a correr ! A minha cidade foi cegada pelo sol da refinaria( pode ser qualquer outra INDIFERENÇA ? )

Continua com a bateria tocando em ritmo de marcha para guerra do tráfico , uma tocha de fogo anuncia a batalha no palco, uma explosão seguida da guitarra que grita com o público, Caveira , Larissa e o Speto :
Know Your Enemy http://letras.terra.com.br/green-day/1471117/traducao.html
Você conhece o inimigo? Você conhece o seu inimigo? Bem, tem que conhecer o inimigo (certo?) A violência é uma energia contra o inimigo. Bem, a violência é uma energia .

A energia enlouquecia a multidão, os protestos contra a sociedade ganhavam o ritmo do rock.
O Caveira começou a ficar noiado com aquela confusão e o Speto com o seu baseado. A noite com nuvens escuras tocando seus acordes de raios . Você está sozinho no meio do show , após ter perdido um grande amor. As drogas e a bebida são o menor problema, quando do nosso lado ouvimos um tiro , ou efeito especial do show desta Sociedade ? e ser morto. Amanha estará na TV na hora do seu almoço, mais um aperitivo para Sociedade. Todos diziam na escola, no trabalho e na rua que Speto era um cara legal mas não sabiam seu nome. Speto , meu camarada . Pronto pra lhe furar pelo 5 reais da pedra do crack. O Planeta está sendo destruído mas antes disso destruirão a nossa vontade de viver. Eu não tenho cartão de crédito e não sou evangélico, apenas 21 tiros para comemorar! Um presente por cada ano de vida.

21 GUNS- http://letras.terra.com.br/green-day/1480366/traducao.html
Você sabe pelo que vale apena lutar? Quando não vale a pena morrer por isso? Isso te deixa sem ar. E você se sente sufocado? A dor eleva-se ao seu orgulho. E você procura um lugar para se esconder? Alguém quebrou seu coração? Você está em ruínas. Um, 21 Tiros. Baixe seus braços. Desista de lutar. Um, 21 tiros. Jogue seus braços para o céu. Você e eu. Quando você está no final da estrada. E perdeu todo o controle. E seus pensamentos te assombram. Quando sua mente arrasa com sua alma. Sua fé anda por vidros quebrados. E a ressaca não passa. Nada é feito para durar muito. Você está em ruínas.

Porque a arte é sagrada ? Porque todos cantam para exorcizar os males e as dores de sua Sociedade e de seus corações, assim como as tribos africanas, indígenas, as pré- históricas e as Tribos do Seculo XXI: Os anarquistas, darks, emos, metaleiros , playboys, patricinhas, os traficantes, a polícia, os executivos, os porra louca, e 30 mil. Todos estavam lá , mas não tem cacique. Eu me lembro das ruínas do mundo em que nasci , uma cidade grande , com favelas ainda maiores, não tinha rios , tinha grades, não tinha escola, tinha vestibular, não tinha trabalho, tinha sobrevivência. Eu não lembro da minha voz, apenas das minhas roupas, não me ensinaram que a lei me dava direitos apenas que eu votava, o que me encantava não era a arte mas o sangue, e as histórias do desenho animado e dos livros que a professora lia, não se comparam ao vídeo game. Sim tem o lance da Cidadania mas eu não consigo cheirar isto !

Jesus Of Suburbia - http://letras.terra.com.br/green-day/99740/traducao.html
Eu sou o filho do ódio e do amor, O Jesus dos Subúrbios. Da bíblia de "nenhum ancestral".Numa dieta de refrigerante e Ritalina. Ninguém nunca morreu por meus pecados no inferno. Tanto quanto eu posso dizer. Pelo menos com os quais eu escapei impune. E não há nada de errado comigo. É assim que eu suponho ser. Numa terra do faz de conta. Quem não acredita em mim. Cidade dos Mortos. No final de outra estrada perdida. Sinais guiando para lugar nenhum. Cidade dos Condenados. Crianças perdidas com rostos sujos hoje. Ninguém parece se importar. Eu li a pichação. Na parede do banheiro. Como sagradas escrituras em um shopping center. E parecia confessar! Todo mundo é tão cheio de merda. Nascidos e criados por hipócritas. Corações reciclados porém nunca salvos. Do berço ao túmulo. Nós somos os filhos da guerra e da paz. Nós somos as histórias e os discípulos. Do Jesus dos Subúrbios. Um Speto a mais! Viver, e não respirar! É morrer, em tragédia. Correr, fugir para encontrar aquilo que acreditamos. E eu deixo para trás essa porra de furação de mentiras. Eu perco a minha fé com essa, essa cidade que não existe. Então eu corro, eu fujo. Para a luz dos masoquistas. E eu, andei nessa linha uma merda de um milhão de vezes. Mas não desta vez. Eu não sinto vergonha nenhuma, eu não vou pedir desculpas. Quando não existe em nenhum lugar que você possa ir . Fugindo da dor quando você tiver sido vitimado. Contos de outro lar quebrado.

Minha geração não tem heróis. Justin bieber , Vampiros, e Harry Potter são os sonhos da galera que moram no centro da cidade, o shopping! O Caveira é a milícia , e eu estou do outro lado. Eu malho correndo atrás de um pedaço de pão, ninguém faz mais sexo por amor, e sou eu que estou noiado! Sabe eu queria ser um jogador de futebol ou cantar rap, só para ter grana para realizar os sonhos de ter amigos, não andar a pé e não ter fome. Gostaria de ter o amor e o carinho que eu nunca tive da minha mãe porque ela nunca teve do meu pai, e acho que minha avô era escrava e casou jovem com um homem mais velho no Nordeste e veio morar aqui nesta cidade. A minha família é a minha gangue. Somos felizes na hora de gritar Goll! Enquanto Speto lembra dos 30 reais que tá devendo para pagar o show , ninguém viu o tiro , é mais um efeito especial do show. Da Sociedade? Larissa canta com toda a sua alma , cada letra . Essa o Green Day fez para ela.

She- http://letras.terra.com.br/green-day/10067/traducao.html
Ela grita em silêncio. Um pesado conflito penetrando em sua mente. Esperando por um sinal. Para quebrar o silêncio com o tijolo do autocontrole. Você está trancada num mundo. Que foi planejado para você? Você está se sentindo como uma ferramenta social sem uso? Grite comigo até meus ouvidos sangrarem. Vou tomar cuidado só para você. Ela percebeu que todas suas dúvidas eram o ponto de vista de outra pessoa. Acordando dessa vez. Para quebrar o silêncio com o tijolo do auto-controle.

O Caveira não consegue escutar o grito de Larissa, ele tem seus próprios problemas, e não apenas matar o Speto. Ele é a esperança de todos , para que tudo tenha ordem,e ninguém pertube a paz do shopping, das quadras de tênis, dos bares da cidade, e o Caveira tem que manter o equilíbrio! O Billy Joe não esqueceu dele , vai cantar uma musica para o Caveira, seus pesadelos e seus sonhos de ser jogador de Basquete americano, e trabalhar no FBI, a camisa que ele tá vestindo.

Basket Case-http://letras.terra.com.br/green-day/23/traducao.html
Eu fui a uma psiquiatra. Para analisar meus sonhos. Ela disse que é a falta de sexo que está me deprimindo
Eu fui a uma "prostituta". Ela disse que minha vida é um saco. Pra eu parar de reclamar porque estava entediando-a. As vezes eu mesmo me dou sustos. As vezes minha mente prega peças em mim. Tudo isso continua se somando . Eu acho que estou pirando. Sou só um paranóico?

Parecia que todos estavam anestesiados durante o show, durante suas vidas. Ninguém quer sentir mais dor, ninguém aguenta mais sofrer. Caveiras correm pelas ruas atras de Spetos, mas cada um queria estar com suas Larissas. A única Anestesia para as dores deste mundo. A vida e o show continuam , a música não pode parar....o sangue continua a escorrer, e parece que a bala pegou mais de um, Speto reagiu , uns estão no chão, enquanto outros gritam e dançam... Caveiras, Spetus e Larissas se beijam...

Give me Novacaine http://letras.terra.com.br/green-day/101235/traducao.html
Drene a pressão do inchaço. Essa sensação é insuportável.Me dê um longo beijo de boa noite e tudo ficará bem.Diga que eu não vou sentir nada .Então me dê anestesia. Fora do corpo e fora da mente. Beije os demônios para fora dos meus sonhos. Eu tenho aquele sentimento engraçado, tudo bem. Jimmy diz que é melhor do que ar. .Vou te dizer porque. Diga que não vou sentir nada. Então me dê anestesia. Oh anestesia!

Somos todos mesmo uns idiotas! Temos os American Idiot, Brazilian idiot, Global Idiots! Vivendo um Faroeste em pleno Seculo XXI, com tecnologias para mudar de corpo, robótica, viagens de turismo a Lua, mas não conseguimos viver em Sociedade, não conseguimos amar? nossa tecnologia humana está ultrapassada diante de tanta violência, pobreza , drogas, solidão. Ainda sentimos dor, queremos chorar e sai sangue de nosso corpo, quando uma bala nos atinge! O que estamos esperando ? Que o show acabe ? Que um dos milhares de Speto e Caveiras nos encontre e nos atinja neste faroeste no show de nossa vidas ?
Are We The Waiting- http://letras.terra.com.br/green-day/99508/traducao.html
Noites estreladas, luzes de cidade, Descendo em cima de mim, Arranha-céus e estrelas-cadentes na minha mente. É nós somos, é nós somos os que aguardam o desconhecido. Esta cidade suja estava queimando em meus sonhos. Perdido e achado , salto de cidade em meus sonhos. E gritando. É nós somos, É nós somos a espera...E gritando . É nós somos, É nós somos a espera...

Algumas mensagens não precisam de tradução, elas são necessárias em qualquer cidade do mundo, elas são cantadas e sofridas por toda uma geração. Afinal existia um mundo antes desta , como diz o Green day, antes desta lobotomia que a Sociedade operou em cada um de nós , na cidade em que vivemos. Sonhando. Estou só sonhando. Sobre um outro lugar, uma outra época. De onde minha família viera. Cantando. Eu posso escutar eles cantando. Enquanto a chuva cai lá fora.
O Tempo da vida de cada um está passando, o nosso coração é também um relógio, no meio deste faroeste, deste show, podemos escolher ser mais um Caveira, Speto, Larissa mas podemos fazer melhor! Podemos ser um Greenday e transformar realidade em poesia, poesia em denúncia, e denuncia em ATITUDE! Sim nós podemos fazer algo e logo !

Depois do Faroeste do Seculo XXI, antes do funeral dos Spetus, Caveiras e Larissas. Os santos tem que chegar , a periferia não aguenta mais rezar! O planeta não aguenta mais morrer, a mudança climática veio para ficar, quem vendeu o mundo ? Quem vendeu a sua alma ? Todos estão correndo com medo do faroeste, todos querem um lugar para se esconder, muita gente continua a atirar com seus pensamentos, comportamentos, e todos continuam a cantar... Quem quer se salvar ?
Que Deus abençoe a forma como você curtiu o tempo no show da sua vida!

http://letras.terra.com.br/green-day/802182/traducao.html
Eles chamam o sol que está se levantando. Foi a ruína de muitos, um menino pobre. E Deus, eu sei que sou um. Os santos estão chegando, os santos estão chegando. Não importa o quanto eu tente, percebo que não tenho resposta. Uma tristeza que afoga, inunda a mais funda angústia. Já faz tanto tempo. Até que uma mudança climática condene ....Este guia paternal um dia teve seu dia de glória. Teve seu dia de glória


Good Riddance (Time Of Your Life)http://letras.terra.com.br/green-day/10057/traducao.html
Outro momento decisivo. Uma bifurcação cravada na estrada. O tempo te agarra pelo pulso e te mostra aonde ir. Então, dê o seu melhor nesse teste e não Pergunte por que. Essa não é uma pergunta, mas sim uma lição que se aprende na hora certa. É algo imprevisível mas no final é certo. Espero que você tenha curtido o tempo de sua vida.

Um comentário:

  1. Gostei muito desse post e do blog. Um abraço. Compartilho o meu se acaso interessa tmb trocar ideías dentro da temática q vc tmb atua. www.jorge-novidadedevida.blogspot.com.

    ResponderExcluir