Há 4 anos atrás entreguei ao Secretario de Cidades do Governo do Ceara , na época Camilo Santana, um projeto visando a Economia de Agua, se chamava Protetores da Agua. Se tivesse feito seria o primeiro Governante a antecipar ações para falta de agua que vivemos hoje, antes mesmo da crise estourar em São Paulo. Hoje o Governador Camilo Santana convida todos a economizar agua. Quanta agua teria sido economizada se ele tivesse tomado a decisão de fazer ?
Outros exemplos , são alguns, trouxemos o Presidente da VISA Rubens Osta para uma audiência com o Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio , o na época Secretario de Juventude Élcio Batista e também no Gabinete do Governador Cid Gomes para apresentar um cartão social que financiaria a inclusão econômica e social de jovens pobres, usando um percentual do consumo de quem tem renda para doar aos que não tem renda ; apoiando planos de vidas destes jovens. Ate hoje a omissão impera, diante de números absurdos de morte de jovens, quase todos os políticos dizem se preocupar com as mortes, criminalidade e violência porem não tomam atitudes mesmo quando se consegue recursos através de boas ideias e inovações para estes projetos. Porem todos falam em Ceara Pacifico numa copia mal feita do Pacto pela vida do Governo de Pernambuco mas sem os alicerces necessários que foram feitos lá para que desse certo, sem potencializar de fato o que existe.
Enfim o Turismo Sexual reina em Fortaleza. Durante os últimos 7 anos temos lutado para viabilizar um Turismo Sócio Educacional como Politica Publica que denominamos Social sem Fronteiras. Este projeto já funciona há 27 anos em Fortaleza aonde jovens universitários americanos moram 3, 5 meses em Fortaleza em casas de famílias para cursar um semestre de sua faculdade, com aulas em campo nas ONG'S e Movimentos Sociais , pagando 10 mil dólares. Além do dinheiro que fica para famílias, ONGs, Educadores, lazer, alimentação e outros; tem outros impactos como levar os problemas sociais para dialogo entre as famílias, eles ficam mais tempo que o turista comum, apóiam e captam recursos pra projetos sociais, pesquisam e trocam saberes, entre outros. Nenhuma atitude das Secretarias de Turismo de Fortaleza e Ceara foram tomadas na época.
Ate hoje tenho um convenio assinado pela ONU por seu Embaixador no Brasil Jorge Chadiek em 17 de Agosto de 2011 , aguardando a assinatura do então Governador Cid Gomes , tendo como um dos objetivos o desenvolvimento da capacidade local para promover o desenvolvimento humano e a erradicação da pobreza em áreas relevantes , estabelecendo um Plano e o Pacto para redução da pobreza extrema no Ceara que é uma das maiores há Séculos no Brasil. Porem o assunto de forma integrada não foi tratado com a ONU, imagine comigo.
O que importa aqui é tentar entender porque contribuições e soluções para problemas como a agua, a morte de jovens, o turismo sexual e a pobreza extrema são respondidos pelo silencio e a omissão de políticos que dizem em seus discursos que vão resolver, foram eleitos para resolver estes problemas e são responsáveis inclusive pelas suas omissões.
Isto é apenas uma das consequências de nossa dita Democracia num oceno de desigualdades. A maioria deste políticos são frutos de clãs familiares que se mantem no poder há pelo menos 30 anos não importa se é o PSDB ou PT que esta no poder, não é apenas o PMDB que não larga o osso! Estas famílias com vários cargos, indicações e contratos no Governo formam uma Poupança Politica durante décadas, que durante as eleições faz toda diferença na medida em que inviabiliza a democracia pelos feudos ou Casas Grandes. Estes políticos seguem ordens centralizadas e não ocupam espaços pelo mérito , portanto as ideias e os resultados ou falta deles na aplicação dos recursos pouco importa. Pelo contrario os cargos fazem parte de uma estratégia politica para perpetua-los no poder, trocando moedas entre si ou para usar o Estado em beneficio do projeto politico de alguns. No Ceara não se investiga Corrupção como os casos no Governo Cid Ferreira Gomes : Consignados, Aquário, Tatuzões e outros. Todos pedidos de CPIs do Deputado Heitor Ferrer.
Portanto se você não é de nenhum destas famílias herdeiras das desigualdades de que vale dedicar uma vida empreendendo projetos sociais inovadores , pensando e lutando pelo coletivo, compartilhando desafios e sonhos com outras pessoas ?
Gostaria de acordar num Ceara aonde os políticos antecipassem as tendências como no caso da agua e tomasse atitudes. Diante de soluções visando reduzir as mortes de jovens, o Turismo Sexual e a pobreza extrema não usasse os gabinetes como armas da exclusão e da violência dos poderosos. De fato para além da troca de figuras com as gangues partidárias para manter seus projetos de poder e o silencio diante da Corrupção no Estado, tivessem uma mesma coerência em seu Projeto de poder no Estado e o que pensam sobre o Brasil.
O problema do Brasil não é só o Eduardo Cunha mas vários Eduardos Cunhas e suas praticas de poder nos Municípios, Estados e no Governo Federal.
No sonho eu acordava no Brasil numa sala onde as Inovações para Políticas Publicas eram escutadas. Neste lugar as atuais Politicas ditas Publicas eram avaliadas em seu Impacto mas principalmente em suas capacidades de mudar vidas de verdade. Nesta sala ou Portal na Internet , as planilhas eram abertas para ver quais os interesses e sócios das Politicas Publicas, onde e por que meios eram gastos estes recursos e para quais objetivos. Qual era a teia de famílias, amigos , gangues partidárias, políticos , sócios e outros poderes que se formavam usando o dinheiro publico para silenciar as denuncias de corrupção. Este sonho virava pesadelo , eles nos perseguiam como na Ditadura e depois me matavam. Era uma Época feudal, escravocrata, dominada por Burocratas, Capitães do Mato e comandadas por Casas Grandes. As palavras, os partidos, os politicos, a mídia, as lutas sociais e outros poderes eram cooptados, silenciadas e esvaziadas em seus sentidos . O que importava era a força, o dinheiro, e a família que você fazia parte enquanto a Democracia e a Politica duas grandes Mentiras e Ilusões, bons negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário