No Brasil temos algumas castas e elites que se perpetuam ha séculos mas seus membros não ocupam mais cargos públicos. Eles usaram o Estado para enriquecer e montaram seus negócios.
No Nordeste a lógica da Casa Grande e Senzala permanece a mesma com alguns sinais de mudança. Na Paraíba o atual Governador Ricardo Coutinho venceu todas as castas juntas: Cunhas, Maranhão e outras. Em Pernambuco graças a um Cearense Miguel Arraes , o seu neto Eduardo Campos, exclui parte das famílias tradicionais do Estado do poder. Na Bahia o PT derrota ACM mas seu neto volta. No Piauí o PT de Wellington Dias derrota outros herdeiros das Casas Grandes. Ate em Sergipe o PT com Marcelo Deda desemprega os Alves do Poder. O PDT consegue com Ronaldo Lessa em Alagoas vencer os Collor mas o Renan FILHO é o Governador , a preço de hoje pago pelo Planalto. No Rio Grande do Norte um ilustre não membro das famílias da Casa Grande chega ao poder , o Governador Robison Faria. Ate o Maranhão finalmente conseguiu se libertar dos SARNEYS com o Governador Flavio Dino do PC do B.
Mas o Ceara ? Ha décadas familias se perpetuam no poder em suas cidades, regiões e no Estado. Passa a Ditadura, o PSDB e o PT a nível nacional e Coronéis, Tasso, Ciro, Lucio, Cid, Camilo, sempre os filhos de alguém, eles nunca saíram do poder. Os Aguiar em Camocim, os Domingos no Taua, os Ferreiras Gomes em Sobral, os Benevides e Zezinho Albuquerque em varias cidades, os Santana no Cariri, Eudoro Santana inclusive foi Secretario de Tasso, e outras famílias. Enquanto isso os Partidos PSDB, PPS, PSB, PROS, PT, PDT emprestam a roupa para eles vestirem e manter os acordos entre as famílias, as centenas de cargos no Estado e os Contratos. Assim se forma uma Poupança política que inviabiliza a Democracia e a mudança de prioridades políticas do Estado que fica refém dos senhores feudais.
Do outro lado Burocratas e Gangues Partidárias incluindo o PT negociam seus Partidos para receber fatias do poder. Quanto mais submissos e obedientes forem , mais prestigio e favores terāo do Rei.
Engraçado ver por exemplo por exemplo se falar do Legado de Brizola e Darcy Ribeiro ? ou de Miguel Arraes ou outros que construíram a Historia nas ruas e com suas mãos . Como se a Historia pudesse ser comprada ou fosse transmitida por discursos vazios.
Bem é isso mas o Mercado de Partidos, Ideologias e Historias esta a venda! PMDB ou PDT, só mudam as cores, porque a Historia foi rasgada , as praticas de poder hoje são as mesmas. Bem vindo ao NEOLIBERALISMO POLITICO que carrega em suas costas a financeirizaçāo das relações políticas, o Estado vira Empresas , que abrem o capital e negociam na Bolsa de Valores Políticos algumas migalhas mas não perdem o controle dos Herdeiros feudais. Afinal qual a diferença entre o PMDB e outros grupos políticos e partidos que usam as mesmas praticas para manter o poder ? NENHUMA! As roupas com uma marca , Guardas roupas. TODOS IGUAIS , UNS MAIS IGUAIS , QUE OS OUTROS.
De que adianta a historia de vida, luta e ética de Cristovam Buarque, Heitor Ferrer, Pedro Simon, Reguffe e outros ? Lideres que não herdaram o Estado e conquistaram os mandatos na luta! Enquanto isto dirigentes sem historia ou que se elegeram com a força do dinheiro de suas empresas deliram em publico falando de Esquerda.
De que adianta escutar as vozes das ruas e seus sonhos por mais democracia e fim da corrupção ? Se meia dúzia de burocratas partidários , cada um pago com um cargo no poder, vende a alma, o partido, a historia, as lutas sociais e os sonhos do povo ? É exatamente isso que o PMDB, PDT, SOLIDARIEDADE e outros fazem e o que o PSDB sempre fez. Todos tem donos, caciques, prontos para negociar cargos! Donos burocratas , sem historia , que dependem dos Partidos para ter poder ou se perpetuar no poder.
Não é esta uma forma de Corrupção ? Os cargos públicos e o Estado usados para fortalecer os interesses e as lógicas políticas de Príncipes ? Distribuir cargos para parentes, cargos para operadores submissos de estratégias eleitorais e sócios nos negócios do Estado ? É isto também que Renan, Cunha , Eunicio e outros Herdeiros do Estado sempre fizeram nos Governos do PSDB ou do PT.
Os membros das executivas de Partidos e suas praticas devem ser fiscalizados pelo TSE e a Sociedade conhecer os bastidores dos Partidos. Devíamos ampliar nossa visão para 30, 50... anos e aprender como clãs herdam o Estado e empurram na marra com a força do dinheiro publico , os interesses e vaidades de poucos , a custa das desigualdades e falta de democracia na vida da maioria.
Enquanto o Circo Politico apresenta seus espetáculos, a imensa maioria da população luta para sobreviver. A Grande maioria da população sem Direitos e serviços públicos de qualidade assistem apenas mais um Espetáculo da Corrupção realizado entre o Estado, Partidos, Políticos e Empresários. Isto a nível nacional mas quando vão aparecer Sergio Moros e Operações Lava Jatos nos Estados e municípios do Nordeste ? Grande parte deles como vemos foram eleitos ou enriqueceram a custa do dinheiro publico. Ate hoje temos problemas sociais ou comunidades que vivem nas mesmas condições miseráveis ha décadas. Nossos pobres são os Herdeiros das Desigualdades produzidas e mantidas pelos Herdeiros do Estado, nobrezas produzidas a custa do Dinheiro Publico.
Países como EUA e França tiveram que passar por suas Revoluções e Guerras civis para que os Nobres Herdeiros do Estado , Escravocratas, tivessem consciência de suas praticas perversas de poder. A falta de limites e ética como realizam os jogos vorazes da política, as mentiras que usam de forma descarada para tentar apagar o passado, só podem ser vencidas pela verdade, pelas lutas sociais, por novos lideres que aprofundem a democracia e não negociem com os herdeiros do Estado como Lula fez. Não será em Partidos que se vendem ou em lideres , herdeiros e negociadores profissionais do Estado, que surgira as novas lideranças mas das ruas, da sociedade civil e de outros lugares que não seguem a lógica da submissão, da obediência aos reis, e sim da rebeldia , do sonho, da luta porque o nome disto é Democracia de verdade e não acordo de compadres em novo do povo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário