O jogo do mundo em que vive é entender os contextos e escolhas que lhe levaram ao ponto que esta na trajetória de sua vida e a partir dele que caminhos seguir?
Entender que o seu gene, a sua família, a escola, o contexto sócio politico, a economia e outros fatores tiveram um papel essencial no seu desenvolvimento como ser humano e escolhas. Ao compreender esta trajetória, os lugares por onde passou e as lições que foram incorporadas em seu ser, terá poderes para desconstruir a sociedade que vive , descosturando os fios dos poderes que moldaram seu comportamento, poderá ser livre para transformar e expandir teu ser e construir outras formas de ser e viver em sociedade.
O Jogo é viver numa irmandade numa Terra da Sabedoria porque o saber é o lugar que te dará condições de saber se esta no lugar certo , na hora certa , fazendo a coisa certa que de verdade escolheu fazer! A vida é como uma musica se esta tocando a nota certa , entre milhares de opções , visando compor a musica e a sinfonia de sua vida. É como um jogo de xadrez de estratégia entre milhões de opções apenas uma pode te levar a vitória , deixando a não realização de sua vida sem saída. Xeque Mate!
Cada um de nós faz escolhas em sua vida e cada uma delas pode te levar a uma mutação e evolução de teu ser , desenvolvendo novos poderes que não estavam em seu DNA , cada informação que vira formação em teus cromossomos pode ajudar a nossa Sociedade evoluir para se conectar aos objetivos e sonhos das pessoas e não apenas do capital.
Portanto é preciso entender o jogo da sociedade que fazemos parte para termos noções mais claras das escolhas que fazemos e os impactos que tem em nossas vidas.
O JOGO DA SOCIEDADE! TUDO É JOGO!
Autores como o Filosofo Johan Huizinga no livro “ Homo Ludens “ apresenta a ideia da sociedade como um jogo “ Encontramos o jogo na cultura, como um elemento dado existente antes da própria cultura, acompanhando-a e marcando-a desde as mais distantes origens até a civilização atual ..... no mito e no culto originam as grandes forças instintivas da vida civilizada: o direito e a ordem, o comércio e o lucro, a indústria e a arte, a poesia, a sabedoria e a ciência. Todas elas têm suas raízes no solo primeiro do jogo, pois tudo é jogo. “
Tudo é jogo e para jogar Jonh Nash escreveu a “ Teoria dos Jogos “ de como otimizar suas escolhas, seguindo o caminho deste TCC vamos lhe mostrar como podemos gaimeficar estas escolhas em vários áreas de nossa vida e sociedade como Trabalho, Educação, Cultura, Politica, Social, Espiritualidade, Saúde, Meio Ambiente, Tecnologias e Família para que possa compreender as Regras do jogo sobre as escolhas que fez nos contextos que lhe levaram ao ponto que esta na trajetória de sua vida e a partir dele que caminhos pode seguir para potencializar seu ser. Este é um dos capítulos do TCC.
AS FASES DO JOGO – Uma Jornada de vida gaimeficada e do TCC como Manual de explicação do jogo na sociedade.
O segundo capitulo aborda que estas regras do jogo para ser compreendidas em todos os seus múltiplos significados necessitamos dialogar com pensadores que refletiram bastante sobre 3 tipos de sociedades que nossa geração vive ao mesmo tempo em um mundo com profundas transformações sociais, econômicas, tecnológicas e outras.
Podemos ate considerar que estamos jogando hoje em nossas vidas, o jogo dos jogos, pois estamos vivendo mais do que uma transformação de uma sociedade em outra como aconteceu da Grécia para Roma ou da modernidade para tal indefinida pós –modernidade; o que hoje vivenciamos é uma mudança de Civilização devido as mudanças radicais nas tecnologias, nas mudanças climáticas, nos processos econômicos, e mesmo no acirramento de questões morais e religiosas.
Por isto neste capítulo vamos descrever este três tipos de sociedades que convivemos . A Sociedade Disciplinar caraterizada por Foucault , pensando como um jogo , aonde melhor do que punir é vigiar de preferência internalizando as disciplinas no próprio jogador afinal segundo Foucault “ Dai se pode concluir que a moral não esta dentro da cabeça das pessoas : esta inscrita nas relações de poder, e apenas a modificação das relações de poder pode trazer a modificação da moralidade” Portanto construímos um jogo capaz de tornar explicitas as relações de poder que podem fazer a diferença na vidas das pessoas criando outro poderes para enfrenta-los. Uma jornada do despertar da MATRIX que controla seus olhares, desejos, atitudes, sonhos e outros tornando-os capazes de juntos com seus amigos quebrar o anel do poder que te faz ver tudo de forma igual.
Em outra fase ou estágio vamos apreender a lidar com as sociedades dos controles que agora contam com câmeras de vídeo, celulares, cartão de credito , internet, redes sociais e outros aparatos tecnológicos capazes de monitorar todos os momentos de suas vidas independente do lugar onde estiver como nos mostrou as denúncias de Snowden e Wiki Leaks. Como podemos usar este mesmo aparato em nosso jogo para vigiar e controlar estes poderes ou para nos libertar e afirmar nossas singularidades capaz de descontrolar sistemas é isso que de diversas formas vários movimentos como o Anonymus, Ocuppy, a Primavera Árabe, Juventude chilena ou Podemos na Espanha fez usando programas na internet, celulares e vídeos como instrumentos de organização social e lutas. Tornar as cidades mais rebeldes e abertas para enfrentar o que Deleuze escreveu:
“Não há necessidade de ficção científica para se conceber um mecanismo de controle que dê, a cada instante, a posição de um elemento em espaço aberto, animal numa reserva, homem numa empresa (coleira eletrônica). Félix Guattari imaginou uma cidade onde cada um pudesse deixar seu apartamento, sua rua, seu bairro, graças a um cartão eletrônico (dividual) que abriria as barreiras; mas o cartão poderia também ser recusado em tal dia, ou entre tal e tal hora; o que conta não é a barreira, mas o computador que detecta a posição de cada um, lícita ou ilícita, e opera uma modulação universal. “
Sim podemos transformar as disciplinas e controles num jogo para afirmar nossas singularidades que é o maior objetivo do nosso jogo e da sociedade que buscamos construir. Utilizando também conceitos de Pierre Bourdieu como habitus, campus e capital social podemos numa jornada no mundo real acompanhado e apoiado pelo virtual, viver vários mundos de forma múltipla, produzindo singularidades que criam espaços na cidades capazes de inviabilizar o poder da internet e dos cartões de acesso de forma comunitária. Criando como missões outros lugares onde as formas de viver e ser em sociedade sejam outras , espelhadas em diversas formas de resistência desenvolvidas por jovens, movimentos sociais e ONGs são estes lugares que buscamos conecta-los em rede ligando as vidas das pessoas.
OUTROS JOGOS, OUTRAS CIVILIZACOES ! Nos ensina os caminhos para novas!
Digamos que em outros jogos ou outras civilizações , nos ensina os caminhos para novas , estes processos ocorreram aonde singularidades de pessoas ou povos no processo histórico viraram normas e ordens para depois entrar em declínio. Estas civilizações além das forças históricas e sociais como caracteriza os marxistas também contaram com a genialidade de indivíduos que através de suas singularidades realizaram feitos históricos, lideraram transformações sociais, fizeram artes que inauguraram novas sensibilidades e estéticas com a vida, geraram novos saberes ou desenvolveram novas tecnologias é isso que buscamos potencializar em nossos jogos , estas singularidades.
Ao invés de histórias plurais buscamos construir historias únicas que impactam sobre as disciplinas e os controles geradores de historias de massas. Afirmar as diferenças e os desvios podem nos levar a outros caminhos e outras formas de ser e viver em sociedade e não apenas similaridades e equivalências. Isto nos ensina a enxergar grupos em movimento porem incapazes de alterar suas trajetórias apenas como grupos sem deixar claro o poder do individuo em se libertar e transformar massas.
Hanna Arent nos alertou “ nao sei o que é o mal absoluto, mas parece-me que tem haver com o seguinte fenômeno: declarar os seres humanos supérfluos enquanto seres humanos” Tratar a todos como multidão, classes, movimentos nos retira dimensões fundamentais de nosso ser. As sociedades são obras comuns produzidas por diversidades e exatamente esta são as regras de nosso jogo que busca valorizar e afirmar singularidades. A arte é o contrario das ideias gerais. As trajetórias de vida nos fornecem conhecimentos mais ricos e precisos da vida moral do que a própria Ética.
AS TRAJETORIAS DE VIDAS E O PODER DAS PESSOAS EM MUDAR REGRAS, JOGOS E SOCIEDADES.
Produzir biografias de gente dita comum , mapeando suas trajetórias de vidas e singularidades, pessoas menos sagazes e menos densas, menos fiéis a um único objetivo existencial. O individuo não concebido como universo newtoniano mas sob a ótica da física da relatividade e das incertezas. O movimento deste sujeito não é newtoniano ou diria também apenas subjetivo ora como partículas individuais as vezes como ondas coletivas.
As histórias muitas vezes não acontecessem por causa do herói mas do anti-herói , das traições , dos vencidos, às vezes o mais obscuro dos adversários do herói ou aqueles que sofrem pela força do herói é o que podemos apreender quando cruzamos trajetórias e historias diferentes que ocuparam os mesmos espaços. Muitas vezes uma simples comunicação ou compreensão mais aberta e direta entre os jogadores antes de realizarem suas escolhas ou jogadas poderia ter mudado o destino de ambos e construído outros futuros é o que nos ensina a Teoria dos Jogos.
OS FUTUROS DEPEDENDEM DE NOSSAS CAPACIDADES EM TRANSFORMA-LOS EM PRESENTES!
Muito além das profecias, astrologias, distopias, ficção cientifica e outros poderes que buscam nos moldar. Os futuros estavam inscritos no presente em nossas capacidades ou incapacidades de transforma-lo em presentes.
E claro que todas as sociedades tem disciplinas, controles e despertam seres singulares mas precisamos compreender estas dinâmicas como um jogo.
Portanto em outro capítulo vamos abordar como algumas características da Teoria dos jogos atuaram em sociedades como as tribos judaicas e seus Reis, a Grécia e sua Padeia, o Império Romano ou mesma na Ideia Media que criou as Universidades ao mesmo tempo que inventou o céu e o inferno para o jogo de poder da igreja.
Todos estes elementos são fundamentais para entender a sociedade ou nova civilização que estamos jogando hoje ou porque estas civilizações também viraram games mostram o que de fato buscam ou estimulam em nos ? Nos ensinam características úteis para compreender o game que estamos desenvolvendo a partir da sociedade em que estamos vivendo.
AS TECNOLOGIAS E AS CAPACIDADES DE MOLDAR NOSSOS COMPORTAMENTOS E AMPLIAR NOSSOS PODERES NO JOGO DE NOSSA SOCIEDADE.
Em outro capitulo vamos abordar como as novas tecnologias facilitam esta jornada virtual e real no game e no jogo que nossa sociedade esta se transformando , possibilitando cada vez mais vive-la como um jogo com o auxilio e os poderes da Robótica, Genética, Inteligência Artificial, Seres Virtuais, a nova Indústria cultural e Redes sociais.
Por fim como alguns filósofos nos ajudam a pensar esta civilização que emerge para desenvolver algumas caracteristicas e regras do game como Bergson, Derrida, Ranciere, Dumbrecht e Sibilia.
Sim porque a nossa subjetividade também virou o show do eu pelas redes sociais mas podemos reescrever juntos nossa trajetórias de vidas para produzir outras storyline ou postagens nas redes sociais transformando nos em personagens de nossas próprias historias com novos poderes nos mundos em que habitamos com outras formas de ser e viver em sociedade.
ALGUMA COISA PODE ACONTECER A QUALQUER HORA PARA REESCREVER SUA HISTÓRIA E DA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS.
Você já imaginou se pudesse ver sua trajetória de vida do começo ao fim ? O que faria diferente? A verdade é que alguma coisa pode acontecer a qualquer hora e re escrever sua historia e voce tem o poder de fazer várias coisas para que isto aconteça quando começar a enxergar com clareza a sua trajetória de vida. Quando puder escrever a sua biografia até o ponto onde se encontra na vida terá o poder de re escreve-la , transformando em personagem de sua própria historia.
Afinal o futuro também tem uma história . Ele já foi dominado pelos profetas e muitos fizeram das profecias , leis e poderes para comandar vidas. Uma época o futuro virou astrologia e as estrelas e os homens capazes de interpreta-las usavam esta mágica para influenciar comportamentos e ditar acontecimentos que não importava se ocorriam ou não mas o poder que tinha sobre as pessoas que acreditavam neles. De uma época para cá a Ciência passou a ditar o futuro somadas as distopias alimentam de esperanças e medos as pessoas com seus poderes incontroláveis capazes de submeter tudo e todos as tecnologias. Tudo vira jogos de poderes e futuros.
QUAL O SEU PAPEL NO MEIO DE TODA UMA SOCEIDADE E UMA HISTÓRIA EM CURSO ?
O que buscamos é mais simples queremos entregar o futuro a você sem desloca-lo de sua historia de vida . Somar o seu gênio individual aquilo que você é , possui ou faz e que resulta do que vem das circunstâncias exteriores e como seu talento pessoal reage a isto. Qual o seu papel no meio de toda uma sociedade e história em curso ?
Buscamos que você escreva sua história e biografia através de um game , realizando suas escolhas e tomando suas decisões com o máximo de consciência e compreensão possível sobre seu passado, a sociedade em que vive e as regras do jogo nos vários mundos que compartilhamos nossas vidas e objetivos. Entre a arte, literatura, tecnologias, mídias sociais e outros existem vários pontos de conexão que iluminam novos horizontes em nossas vidas e nas sociedades / cidades que podemos construir juntos.
Narrar, jogar e compreender o jogo da vida em busca de modelos de vida e sociedades ou formas de narrar e vive-las em consonância com os desafios que a sociedade nos impõe ; buscamos transformar este processo na gameificação do que o justo, o bem e o belo podem iluminar novos caminhos para uma geração de jovens capazes de conquistar e construir seus direitos e oportunidades com a mesma chance para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário