SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 31 de dezembro de 2017

Em 2018 melhore suas fotos crie outro enredo para sua vida e o mundo! 271 dias.







Hoje eu fui dar uma olhada na minha biblioteca nos 2000 mil livros descobri 28 mais com 7 que estão em Sao Paulo continuam muito importantes ate mais do que antes quando comprei ou foram escritos tem uns deles que tem anos ,  outros décadas , mais continuam atuais.  Por que me fazem ver o hoje por outras formas nunca percebidas ou seja me faz apreender cada vez mais sobre minha vida e o mundo que vivo de formas inovadoras para empreender o futuro agora.   

É como se olhasse um álbum de fotografias antigas e descobrisse para alem das fotos os sentimentos, os sonhos e ate mesmos os pensamentos naqueles momentos que tiramos aquelas fotos ou escreveram aqueles livros e o que fizeram de suas vidas. Porque palavras e imagens se eternizam !  Muito mais do que as imagens e as roupas , as fotos deveriam guardar as historias e o " retrato"  de nossa alma e mente nestes  momentos. 

Porque saberíamos se aquelas ideias  e sonhos ganharam vida ou não ? nas próximas fotos assim como se as imagens de dentro da alma e do ser viraram realidade.  Se não porque ? que outros retratos poderiam ter existido depois daqueles dando sequência as historias de nossas vidas mas mudaram de caminhos, rotas, trajetórias , horizontes....

Porque há varias formas de contar uma história ou de como contar de como elas deveriam ter sido de outras formas em nossas vidas e no mundo que vivemos. 

Se tivéssemos sido ensinados que muitas profissões na verdade não tem como cuidar do mundo como devem  porque outras forças é de que de fato tomam de conta do mundo independente das profissões e de nossa vidas como por exemplo quem define mais as cidades que vivemos os urbanistas ou os Bancos ? a medicina ou os políticos que mandam na saúde ? os psicólogos ou as drogas ? os economistas ou mais uma vez os Bancos ? Será que esta foto da formatura e do seu futuro passado presente poderia ter te levado por outros caminhos se tivesse aprendido muito mais sobre o mundo em que vive do apenas uma profissão ?   Será que as profissões  podem ser reduzidas a alguns problemas e aéreas diante da complexidade do mundo em que vivemos ? Será que as profissões diante das mudanças tecnológicas ou mesmo o Estado  e quem diria a Universidade pareceram como fotos antigas de épocas passadas ? que vamos descobrir que andaram por caminhos errados que tomamos como humanidade , que apesar delas e talvez em  nome delas , não conseguimos salvar o planeta, evitar a guerra , reduzir as brutais desigualdades e violências que sofrem a maioria da população?

Será que esta nossa mania de separar as fotos e álbuns por temas , assim como os saberes por disciplinas, as musicas por ritmos, as pessoas por cor, classe, gênero e outras separações entre  indivíduos e coletivos são os motivos que nos fazem viver de momentos e rupturas ao invés de fluxos de realizações continuas, processos e impactos ou seja as historias do que os atos e escolhas podem produzir de forma isolada ou individualmente tem alguns significados mais coletivamente outros?

Será que só fala de espiritualidade os religiosos ? a ficção dos artistas também produziiram ciência ! Ecologistas podem dar lições a tantas profissões  e saberes diferentes. Assim como a psicologia, economia, politica, administração, saude , sociologia e outras deveriam estar presente na vida de todas as pessoas e nosso álbum de saberes repletos de menos selfies, menos focadas, mais 360 graus, mais iluminadas por outras cores e dinâmicas da vida, da historia , dos sonhos, dos desafios que de fato enfrentamos na vida.  O álbuns vão ficar lindos se inclusive fotos coletivas contribuindo com mudanças para salvar o planeta e superar barreiras e brutais desigualdades forem incluídas.  E bem que juntas  podem  contar de outras formas e reescrever nossa historias pessoais e coletivas à luz de novas ou velhas atitudes, palavras e imagens;  juntando passados , presentes e futuros imaginados construindo novas possibilidades a luz de saberes interdisciplinares, de artes transmídias, de trabalhos em equipes intersetoriais e múltiplas baseadas em desafios, muito alem da visão do que hoje entendemos por Estado, Universidade , Empresas e outros precisamos ousar nossas vidas e formas de ser e viver em sociedade por novos horizontes.     

Por isso que escolho falar não apenas pela razão ma também pelos sentimentos e sonhos, uso a metáfora de fotos e álbuns para falar da vida como um todo, por que estamos vivendo uma grande mudança  de sociedade e civilização aonde falar de momentos tem pouco significado, de focar em profissões e saberes que já nāo respondem aos desafios de nossa sociedade, de modelos como Universidades e Estado que estão em declínio e ainda observamos esqueletos do passado virarem pó mas esta é a grande boa noticia tudo isto foi feito em nome da vida , das pessoas , da sociedade e não dos poderes e interesses que os mantem como múmias.

Portanto ao invés de fotos transforme elas em sequencia de filmes com roteiro e trilha sonora , mas escreve antes o roteiro de sua vida e da sociedade que quer construir por que mais importante que as fotos e seus álbuns são as próximas fotos e cenas que vai tirar ou gravar  se isto faz sentido para sua  vida e o mundo que vivemos ou são vazias e ocas ? Afinal que historia contaria quando lhe perguntarem o que foi que fez com sua vida e o mundo ?  Tirou fotos ? ou viveu historias de verdade ?

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Feliz 2018 ! O ciclo da vida não é anual é histórico e espiritual. 267 dias.




Eu procuro enxergar a vida pelos ciclo longos que duram de 4 a 5 anos em nossas vidas. Neste período colhemos o que plantamos incluindo nossas ações, palavras e sonhos.  Não se trata de plantar ou colher o que é bom apenas para cada um de nós e seus respectivos interesses mas sobre a coerência de tua vida se teve oportunidades de ajudar as pessoas ou apenas pensou em si ? Isto não é uma questão religiosa e sim espiritual e sempre esteve presente nos mitos gregos, nórdicos, nas religiões ancestrais africanas, judaicas, cristãs e outras que chegam ate nós por suas historias e parábolas que eram reproduzidas de forma oral e quase nunca escritas em suas épocas.

É importante frisar que a historia é a ponte do espiritual para o mundo concreto quando apreendemos o que somos a luz do mundo em que vivemos.  Expandir o nosso ser é uma dadiva  quando unimos a  compreensão de quem somos e do mundo que vivemos.




Algumas lições sao importantes nesta jornada.  A primeira não ter vergonha de suas origens, de sua historia de vida , principalmente quando não subiu degraus por privilégios, por sexo sem amor, por acordos com poderosos,  corrupção ou troca de favores.  

A segunda é necessário aprendemos a distinguir o bem do mal, o perverso do real,  para não seguir caminhos que buscam fortalecer o poder e  os interesses de alguns mesmo que falem em nome do governo publico, do povo, de Deus, amor....

Quando as estruturas de poder servem apenas para concentrar  o poder nas māos de alguns que acham que o poder e os feitos são seus,  temos aí perversos quase diabólicos.  Porem quando as estruturas desaparecem a abundância vem.  Faz parte da natureza ir contra as estruturas fazendo ligações que cruzam fronteiras ao invés de reforça-las.  As estruturas não fortalecem a plenitude espiritual. A estrutura ela sempre exclui algo, e para se manter unida corrompe pelo silencio e pelos acordos.  



Os ladrões são os que tragam as portas, que tem medo da transparência e da participação efetiva que transborda fronteiras. Eles não realizem nada apenas espetáculos sem resultados para acessar o dinheiro publico em nome dos pobres.  A gestão é uma farsa quando olhada de perto  pelos que não trabalham mas são pagos pelo dinheiro publico e as formas como são escolhidas as politicas publicas em beneficio de alguns fornecedores e amplos esquemas de corrupção em beneficio de alguns. 
   
Quando retiramos o entendimento convencional das coisas revelando o que de perverso se esconde nos discursos das estruturas tornamos múltiplos os caminhos como a politica pode ser construída e também como podemos ter uma vida plena de forma individual e coletiva.  Quando enxergamos nossos horizontes para alem de um ano ou de uma estrutura podemos pensar a vida baseada em desafios e ciclos que nos expandem e não nos reduz a um mero objeto e fantoches do poder doentio de alguns.  

Não existe verdade nas ruas quando o nosso povo esta com fome, doente, desempregado, sendo morto pela violência esta é a dura realidade por exemplo do povo cearense que revela a perversão de nossas oligarquias e de seus falsos discursos que enriquecem pelo Estado e usam o Estado para aumentar seus podres poderes.  Por isso não desejamos a eles um Feliz 2018 ,  um ano de paz e alegrias , pois para manter seu poder são responsáveis diretos por muitas infelicidades, violências , corrupção as custas de milhões de vidas e brutais desigualdades.   

O apetite pela verdade em nosso Brasil é do tamanho do nosso povo porque eles conhecem as verdades nas ruas e em suas vidas e cada vez menos na TV. Muitas verdades dos poderosos na TV e na propaganda eleitoral vão ser desmontadas pela internet . O exercito não são militantes profissionais pagos mas pessoas simples que tem credibilidade e confiança para defender uma causa e não a gangue A , B ou C. Os bem alimentados querem vender suas verdades corruptas e estruturas como eternas .  



É quando os sujos, os pobres, os ignorantes buscam outros profetas na historia que mostrem que suas vidas são dignas e seus corações e espiritualidades devem buscar outros êxodos que os livre da escravidão, da miséria, ilusões e das guerras entre elas das drogas.  Eles buscam quem os ame de verdade, e não apenas os seus egos de poder, em busca da plenitude em suas vidas e neste mundo. 

Antes de voar por sonhos impossíveis precisamos viver de forma plena.  Aqueles que pregam a pós modernidade no Brasil não conhecem este pais que não cumpriu o básico para seu povo. Temos que apreender a interpretar falsos lideres e por isso temos que expandir nossa mente e ser. O que nos leva a crer num politico ou em um pastor ? temos que apreender a unir a fé com a razão e a historia.

O presente esta sempre mudando e novos horizontes se abrindo em nossos ciclos pessoais e coletivos desde que buscamos  expandir nossa mente para enxergar mais elementos nesta teia complexa e viva que é o mundo que vivemos. Temos que enxergar por diversos ângulos econômicos, sociais, políticos, culturais, espirituais, tecnológicos e outros por isso temos que viver estas dimensões de nosso ser.



Temos que nos encontrar e apreender a viver com estranhos, desconhecidos, em encruzilhadas nos caminhos da vida no meio do povo, nos mercados e em novos lugares aonde temos que escolher, tomar uma decisão, mudar um pensamento, inovar. 

Não ter vergonha de contar nossos segredos , relaxar as delimitações do eu, onde o silencio um dia vigorou,  isso abre as possibilidades de encontrar novos eus, caminhos e ciclos de vida inclusive em sociedade.  Não podemos viver em gaiolas sem liberdade por isso que é bom que estranhos nas ruas conheçam seus segredos e os torne mais próximos , mais humanos. A vida e a voz de cada um deve ser livre se nao ficara presa a círculos sem saída.

Temos que cruzar fronteiras em nossas vidas e sociedade para encontrar terras prometidas.  Não podemos viver apenas do imediato, do consumo, de fazer politica de qualquer jeito para ganhar,  e temos que ter coragem para adiar os prazeres em nome de nossos sonhos, ideais, feliz cidades. Agir no mundo material de forma desinteressada incluindo o outro, o estranho que sofre as mesmas dores e solidão. 




Uma porta fechada na vida e na sociedade pode em nome de nosso ser despertar os sonhos que carregamos baseados em desafios e ciclos de vida . Isto nos leva a coragem de enfrentar esta portas fechadas e denunciar pois esta atitude abre milhares de portas. Temos que enfrentrar as contradições de nossa cultura, vida e sociedade ou envelhecemos e com ela nossa mente não importa a idade que tivermos.  

IDEIAS, SONHOS, DESAFIOS MUDAM O MUNDO , OS POLÍTICOS E A CULTURA ! Feliz 2108 um inicio de novos ciclos em nossas mentes e vidas e por consequência na sociedade que vivemos. Não teremos paz e nem alegrias mas um pouco de cada e outros ingredientes pela escolhas que fizermos diante dos desafios, capacidades, sabedoria, coragem e amor que tivermos para desenvolver nossa mente e a sociedade que convivemos de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.  



segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Eu sempre fui um Educador e Empreendedor, Pag. 2




Eu sempre fui um Educador e Empreendedor mas nesta jornada de vida fui Executivo de grandes empresas, líder de movimentos estudantis e sociais, atuei na cooperação internacional, Escritor, desenvolvi politicas publicas em Governos, Diretor e Conselheiro de ONGs, Professor e Palestrante em diversos cursos e eventos locais, estaduais, nacionais e internacionais, me formei também em Cinema na UFC, realizei filmes e virei Cineasta, e agora atuo na área de tecnologia estou criando um Game .

Bem por isso que gostaria de falar sobre Educação de jovens pois atuei sempre com eles em varias áreas de suas vidas.

Existe milhares de formas de apreender e ensinar assim como também conteúdos necessários para qualquer ser humano que viva nesta Terra.  Pedagogia é área que estuda isto e assim como médicos que cuidam da vida , Contadores da Contabilidade, Engenheiros de prédios e assim todos vivem felizes fazendo que vivem numa sociedade dividida por disciplinas e controles principalmente sobre as formas de apreender e os conteúdos que tem que apreender para viver felizes nas caixinhas. O problema é que a vida é interdisciplinar, sistêmica, intercultural, inter setorial e internacional isso não cabe numa caixinha nem os jovens nem a sociedade e os desafios do mundo em que vivemos.

Por exemplo só hoje apreendi que a palavra risco foi criada num tipo de sociedade em que tínhamos que maximizar os ganhos e reduzir os riscos à luz dos que calculavam os matemáticos. O problema é quando o risco é destruir o planeta pelas mudanças climáticas ou uma guerra, nem a palavra risco existira mais, portanto não é mais uma questão de calculo e sim de ética. Apreendi que há 120 anos atrás Lumiere criou o cinema e fez mais de 1200 filmes de 50 segundos cada, e antecipou com pelo menos 100  filmes muitas imagens que iremos ver décadas depois em outros filmes feitos por cineastas do mundo todo.  Apreendi que os poderosos de uma sociedade castram o talento de milhares de pessoas usando seu poder para que mudanças e inovações não aconteçam. Por exemplo Lumiere não podia ser cearense no meio das oligarquias. Apreendi que criadores de personagens em quadrinhos como a mulher maravilha tem historias de vida que podem nos ensinar bastante as relações entre a arte e a vida. Assim como uma viagem de Nietzsche a Itália mudou os rumos da filosofia através das vivencias que teve e mudaram seu pensamento e sua perspectiva para além da sociedade em que vivia .

Bem isto foi só em um dia. Me pergunto como apreendem aqueles que não podem viver suas existências de forma ampla ?  Eu apreendo com os livros, filmes, conhecendo outras sociedades e cidades, sonhando, escrevendo, ora lutando nas ruas, oram liderando projetos e inovações, ou dialogando e desenvolvendo politicas publicas, empreendendo empresas, pesquisando e apresentando minhas ideias e criações nas Universidades , transformando tudo isto em arte e colocando a tecnologia para integra-los visando educar jovens para que amplie suas existências enfim por diversos caminhos que compõe nossa jornada na Terra.   

Já tinha apreendido que a juventude é uma fase biológica da vida em que a natureza e Deus colocaram bastante hormônios para que os jovens gastassem a energia natural que possuem  em coisas boas , mudassem a sociedade em que vivemos , fizessem descobertas, inovações, artes, novas tecnologias, amassem, sonhassem, gerassem riquezas, produzissem novos saberes, espiritualidades e outros e não gastar suas vidas e energia com drogas e violências. Por isso sempre estudei biografias, trajetórias de vidas, como Einstein, Darwin, Mandella, Steve Jobs, Gandhi e outros alem dos desafios de suas épocas para compreender como viveram suas juventudes, escolhas, sonhos, como o mundo lhes desafiou e como eles desafiaram o mundo, mudando-o para sempre. 

Eu sempre fui um Educador e Empreendedor  mas nesta jornada conheci o Cinema, os Games, a Inteligência artificial, a internet das coisas, e outras tecnologias e porque sim ? Devemos integra-los para educar jovens de forma personalizada não apenas em sala de aula mas em vários espaços aonde vivemos nossas existências espirituais, familiares, sociais, culturais, econômicas, politicas, tecnológicas, ambientais, e também educacionais. 

Um Game como uma bussula para vida no mundo aonde tudo esta no Google ou virou imagens , coordenadas geográficas  e outros menos o que esta dentro de cada um de nós e os desafios da sociedade em que vivemos.  Afinal quem sou eu ? e  o mundo em que vivemos? Estes dois conhecimentos não são ensinados nas escolas nem nas universidades.  E não gostaríamos que estes conhecimentos fossem ensinados em massa por ditadores e regimes totalitários de esquerda ou direita como se todos fossemos iguais e sim de forma personalidade, singular, única para que cada um de nós desperte seu proposito neste mundo.  Talvez assim possamos descobrir os limites da razão, do consumo, da ciência e das tecnologias e possamos descobrir que em cada escolha e palavra existe ética e mil formas de apreender e educar para os mundos que queremos transforma-los para viver neles.      


segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

A SUSTENTAVEL LEVEZA DA TECNOLOGIA NO SER! Pag. 1 - 251 dias.






As origens do Universo Expandido Terra da Sabedoria.

Todos os desafios implicam que se não forem superados terão consequências. Em muitos casos significa catástrofes que poderiam ter sido evitadas, tanto na vida pessoal como coletiva.

Em alguns casos precisamos de muita gente para resolve-los , porem em outros apenas uma pessoa pode fazer a diferença, na maioria deles se dá pelo encontro de varias pessoas com talentos, poderes, recursos que compartilham o mesmo desafio.

O nosso desafio é como contar a historia de outra forma , de como tecnologias integradas por um game no celular atuando como uma bússola para vida no Século XXI , pode unir trajetórias de vidas de pessoas em torno de desafios compartilhados que possam evitar catástrofes ao mesmo tempo que realiza vidas.     

Sim pelo caminho da arte podemos conquistar o imaginário de pessoas para se tornarem verdadeiros heróis no mundo real como a Marvel e a DC tem feito nos quadrinhos e no cinema.

Porem no nosso caso o Universo expandido Terra da Sabedoria é real . Ele canaliza toda energia da imaginação e milhares de oportunidades e desafios no mundo real para transformar  vidas de forma singular ao mesmo tempo que ilumina e vence desafios coletivos com bons resultados para todos.

Quando varias trajetórias de vidas se tocam e se encontram num desafio real temos uma maravilhosa historia para contar. Agora pensem que também podemos antecipar para estas pessoas os desafios e conectar sua trajetória de vida em torno de objetivos e missões comuns é isto que estamos fazendo no Game Terra da Sabedoria.

A missão do Game TS é muito melhor  e mais ampla quando trazemos para o Game a trajetória de vidas de jovens famosos que mudaram a Historia.  Jovens como Einstein , Darwim, Steve Jobs, Gandhi, Mandella, Obama, Shakespeare, Dostoievski, George Lucas e outros quando jovens iniciaram suas jornadas de vida e talvez não tivessem ideia dos impactos que iriam provocar no mundo ; porem os desafios lhe fortaleceram e ousaram ir além do que o seu tempo os permitia, desbravaram novas fronteiras na ciência, nos negócios, na arte e em outros campos.

Sim eles eram pessoas simples com condições de vida a maioria modestas mas suas ideias eram bem maiores que eles pois estavam em sincronia e sinfonia com os desafios de sua época ou capazes de redefinir e criar novos futuros.

Hoje temos além de todas estas historia para contar, apreender e interagir no game com elas, temos mais tecnologia para acelerar as mudanças usando a internet, inteligência artificial, robótica, genética e outras que também vão estar disponível no Game e integradas ao seu cotidiano , temos milhões de jovens no mundo que podem canalizar suas energias, ideias, sonhos para os atuais e novos desafios que vivemos mas temos sabedoria para lidar com as escolhas em nossas vidas ? diante de tantos conhecimentos, informações e tecnologias disponíveis ?  

Saberemos na Terra viver uma vida sustentável que consiga interagir com a leveza da tecnologia em nossa jornada de ser e ter ?  Conseguiremos o equilíbrio vivendo em trajetórias muitas vezes antagônicas e contraditórias de vidas que unam os fios do ser e do ter necessários para desenvolver todo nosso potencial ? e o que podemos deixar de legado no mundo para as futuras gerações ? desenvolvendo nossas capacidades econômicas e educacionais ao mesmo tempo que vivemos e aprendemos com a arte, interagimos com as tecnologias , colaboramos nas questões sociais, politicas e ambientais de nossa época , afirmando nossos laços familiares,  amorosos e espirituais e mantendo uma saúde sistêmica capaz de  manter um alma e um corpo feliz ?               

Os primeiros passos desta jornada é conhecer um pouco mais de si e do mundo em que vivemos para conecta-los e começar a escrever  e ser personagem de sua própria historia sabendo que ela é ao mesmo tempo coletiva e individual e que enfrentara desafios e catástrofes ao mesmo tempo que realiza seus objetivos e missões do seu plano de vida.


O  Game Terra da Sabedoria é um bussola para sua jornada neste mundo.  Ela aponta descobertas, oportunidades e conquistas ao mesmo tempo que registra e escreve com voce,  seus amigos e varias politicas publicas, ONGs, Universidades e Empresas sua historia conectando de forma personalizada suas necessidades e objetivos a vários projetos, politicas publicas, produtos e serviços que vão potencializar e colaborar com sua vida.  Tudo isto integrado através de varias trajetórias de vidas compartilhando juntos os desafios de nossa Sociedade de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.         

sábado, 2 de dezembro de 2017

Carta as Oligarquias.! AssaSSINADO : O SERTANEJO.







Coronel esta terra não é minha mas sou eu que trabalho nela todos os dias. Ha 500 anos ou um século sua família e seus descendentes  mandam em mim e nestas terras mas seus discursos são Pós modernos porem esquecem o que é Oligarquia.   O Bolsa família serve para pagar a conta da agua.  Eu não lembro em que votei mas recebi o papel do numero que o Coronel mandou votar e com o dinheiro comprei um remédio ou comida não lembro.

Sendo assim,
Sendo assim, se a fome é feita
De tudo que é do mal
É consertando a origem
Que a gente muda o final
Fiz uma ponte ligeiro
Se juntar todo dinheiro
Dessa tal corrupção
Mata fome em todo canto
E ainda sobra outro tanto
Pra saúde e Educação!
(Bráulio Bessa).


Eu sei que as famílias dos Coronéis não precisam trabalhar e melhoraram de vida sempre . Eles e os parentes. Muitos ganham cargo publico ou se elegem indicados pela famílias.

Ninguém nunca ouviu falar aqui que no Ceara , o Governo dos Ferreira Gomes ou dos Santanas que dizem que é do PT mas na verdade é filho do Santana que durante muito tempo fazem politica com os Ferreira Gomes, os Zezinhos Albuquerques, os Benevides e outros cumprades. Por isso que os cargos da Assembleia legislativa , Governo,  Judiciário, TCE  ( a ex mulher do Ciro Ferreira Gomes ) e outros são divididos entre parentes e ninguém investiga ninguém.  

Coronel tinha jagunço
Todo canto da cidade
Quem estivesse do seu lado
Era isento de crueldade.
É assim todo o agir
Da mesa redonda, aqui,
O regime da cidade.

Coronel há em todo canto
Quem assume o poder
O dinheiro é o seu senhor
O Ter é maior que o Ser.
Fica desumanizado
Todo ser é humilhado
Quem não quer lhe obedecer.


Aquário 144 milhões, Consignados  150 milhões, Tatuzões, VLTs, Usina do Cariri e outros. Assim como o Governo do Rio de Janeiro do Sergio Cabral e a Assembléia Legislativa nunca investigou nada e hoje estão presos. Se Deus quiser a Lava jato chega aqui!  É muito mais que o 65 milhões de Geddel e porque não investiga. ? Ai fica o Coronel Ciro Gomes gritando GOLPE ! FORA TEMER ! Só os abestados que acreditam neles e lógico os que dividem o bolo do Estado público e compartilham os mesmos interesses.  

Ja foram de 8 partidos e mudaram da mesma forma os aliados que viram inimigos e vice versa depende da ocasião e do teatro. Social Democratas, Socialistas, Nacionalistas não importa mudam de partidos e discursos na mesma velocidade de roupas e o guarda roupa é grande. Puro Teatro e Grandes Mentiras.   




Coronelismo, Enxada e Voto , Victor Numes Leal . Este Livro acima é um estudo pioneiro sobre as estruturas de poder local na América do Sul e sua relação com os governos instituídos, considerado no meio acadêmico um clássico na literatura política brasileira. Consolidou nas ciências sociais o termo "coronelismo" para nomear o sistema político, característico do interior do Brasil, demarcado por uma rede de relações e compromissos envolvendo desde a figura do coronel ao presidente da República. O poder de persuasão do coronelismo


Aqui nao tem problema se o irmão do Ciro Ferreira Gomes , o ex governador Cid Ferreira Gomes quis fazer um Aquário no meio de uma Seca, se é o Estado que mais mata jovens do Brasil apesar de ter apenas 4 % da população, se as pessoas morrem nos hospitais do qual Ciro Ferreira Gomes foi o Secretario de Saude no Governo do irmão Cid e o outro irmão Secretario de Governo, e os dois prefeitos de sua cidade.  É um problema de família e não do Estado publico, um irmão não pode falar dos mal feitos dos outros, apesar de Ciro Gomes ser candidato a Presidente tem que esconder de todo mundo a verdade por isso fala de tudo e de todos para não se olhar no espelho. Uma oligarquia num partido de esquerda ?

As oligarquias não tem limites usam o Estado público para manter seu projeto politico nacional e local, a custa da miséria, desigualdades e sofrimento de um povo ,  usam os cargos públicos e o orçamento  para cooptar partidos que tem que cumprir os acordos e mante-los na vitrine para negociar algo,  qualquer coisa , que os mantenham a frente a custa de  Democracia.  Uma verdadeira Ditadura e golpe permanente das Oligarquias.  




Os Nordestinos continuaram indo para São Paulo enquanto as oligarquias mandarem no Ceara por esta terras eles vivem de politica e por ser um estado pobre continua a receber recursos do Governo Federal e da Cooperação Internacional para ganhar eleições com campanhas milionárias e enriquecer famílias e gangues partidárias fazendo negócios entre si.   
   
Porem OS SERTANEJOS podem se revoltar talvez estejam fazendo isso espalhados por milhares de periferias pelo Brasil e São Paulo ,  talvez estejam compreendendo que poderiam estar com suas famílias morando em suas terras ,  cuidando e convivendo com seus parentes , se não fosse as oligarquias e a corrupção que sempre tem outras prioridades e nunca são as públicas mas seus interesses privados.  Talvez descubram porque seus parentes morreram de fome e miséria devido aos privilégios de algumas famílias.  Talvez ja não sobre mais lágrimas e apreendam que as oligarquias sempre são as mesmas , trocando favores, não importa seus erros e quanto tempo estão no poder , nem as promessas mudam , nunca cumpridas .

Chegaram em São Paulo
Sem cobre quebrado
E o pobre acanhado
Percura um patrão
(Meu Deus, meu Deus)
Só vê cara estranha
De estranha gente
Tudo é diferente
Do caro torrão
(Ai, ai, ai, ai)
Trabaia dois ano
Três ano e mais ano
E sempre nos plano
De um dia voltar
(Meu Deus, meu Deus)

Desenvolva seu ser e encontre as joias do infinito na Terra.





Todo Universo tem uma explicação sobre suas origens, poderes e a busca ou guerra por eles . Este é do Universo Marvel.

“ As Joias do Infinito são 6 pedras cósmicas extraordinariamente poderosas. Cada joia concede um poder específico ao seu portador no domínio de um aspecto do universo: Poder, Tempo, Mente, Espaço, Realidade e Alma.

Quem reunir todas as Joias do Infinito, possui total controle sobre o universo. Se juntar todas numa manopla então, fica com a Manopla do Infinito!”

O Historiador judeu Yuval Noah Harari ,  autor do livro Homo Deus , nos lembra que para muito de nós nossas origens estão na Biblia e que nossos maiores problemas para Deus resolver era a fome, as guerras e as Doenças.

Este problemas estão sendo superados pela ciência e tecnologia como o caso da produção de alimentos com tecnologia e as doenças com a genética. Ele acredita que as guerras vão diminuir e portanto não precisamos mais rezar para Deus porque procuramos um medico ou remédio e é mais fácil nos alimentar hoje do que na época. Porem o problema agora é o Homem que quer ser Deus usando os poderes da tecnologia no seu corpo, na natureza  e em tudo com a Robotica,  inteligência artificial e a internet das coisas.

Ainda temos outras explicações para nossas origens anterior a Biblia como as africanas, nórdicas, orientais e espaciais com o estudo do Cosmos.

Quando fui pensar as origens da Terra da Sabedoria busco formas de integrar todas elas e de alguma forma como elas potencializam nosso ser e nos ajudam a viver. Sim precisamos nos preparar para uma nova civilização que esta surgindo em nosso presente e ao nosso redor não apenas no futuro. Ela já começou...
Era um vez ...

Uma criança ou jovem com seu celular e um Game se torna uma Bússola para vida nos orientando a descobrir novos horizontes para nossa vida e o mundo em que vivemos.

Nós precisamos da mesma fé de Abrahão para atravessar o deserto e o mar ate a Terra Prometida. Nós precisamos desenvolver nossos poderes humanos como os heróis da Marvel ou DC como Batman, Homem de ferro e outros poderes derivados da tecnologia e Ciência , além dos poderes divinos que os Gregos, os Nordicos e os Hebreus  transformavam homens em Deuses ou semi deuses  com milagres para enfrentar os desafios de sua época e de seu povo,  muitas vezes contra inimigos que buscavam destruí-los.

Imagine hoje um jovem que durante sua vida em 1000 dias vai passar por uma jornada que busca conhecer sua historia de vida e do mundo em que vive para se transformar em um herói de nossa sociedade desenvolvendo seus poderes,  talentos e sonhos. É isto que buscamos no Game Terra da Sabedoria.

Eles tem que apreender que muitos dos heróis da Marvel e DC que admiram , e por isto temos que conquistar além do seu corpo o imaginário, que seus poderes dependem de valores humanos como coragem, sabedoria, fé, amor, liberdade, busca por justiça e esses são anteriores e não dependem das tecnologias e sim de suas atitudes , escolhas, capacidades e trajetória de vida.

Todos heróis passaram por momentos de superação e problemas pessoais assim como todos os jovens tem que enfrentar os seus mas também temos que apoia-los em sua jornada. 

Assim como as religiões temos que buscar nossos poderes para ajudar nosso povo ou seja são desafios coletivos e não apenas pessoais como a fome, doenças, guerras assim como as mudanças climáticas, a violência, o desemprego , sim Empreender é um grande poder. 

Como os nórdicos, africanos, orientais vamos apreender que o bem as vezes esta misturado com o mal , que existem bifurcações na vida aonde temos que conhecer e interagir com o mundo do outro, do diferente, do considerado "lixo" e fazer conexões e pontes com eles. Temos que pensar e ser muito além de nossa nação, razão, raça, gênero e outros. Temos que aprender a pensar e agir de forma sistêmica, interdisciplinar, inter setorial, intercultural, internacional  e sonhar com paraísos mais amplos, solidários e humanos.

Este é um pouco da jornada lúdica e pedagógica que ele vai viver  em sua jornada como habitante de uma Terra vivendo numa cidade da Sabedoria. Desenvolver suas capacidades humanas, valores, aprender como a tecnologia pode mudar suas vidas e das cidades onde vivem.

Por isto temos que conhecer sua historia de vida, personalidade, ele apreender os 10 mundos onde pode desenvolver seus poderes, as nossas joias do infinito , e apreender que com sua irmandade de amigos pode criar os seus Avengers  ou Liga da Justiça para empreender juntos, preservar a natureza, enfrentar criminosos e as violências, transformar a saúde de milhares de pessoas, a espiritualidade, o amor com sua família e amigos, melhorar a qualidade da educação, da política e porque não desenvolver novas tecnologias?

Sim precisamos desenvolver os poderes de nossas crianças, juventude, adultos e idosos! Sim é possível fazer isto em 1000 dias e juntos com nossas irmandades enfrentar inimigos poderosos e vence-los, ajudar a transformar mil vidas. 


O nosso poder é mudar nossa mente e alma para transformar os espaços e a realidade no tempo em que vivemos .  Estas são as joias finitas que nos transformam em seres infinitos pois nossas ações se propagam pela historia e pelo tempo. Assim como muitos que viverem antes de nós e deixaram suas obras difundiram ate hoje em nossas vidas quer seja ideias, tecnologias, liderança de uma nação ou povo, espiritualidade, empresas, ciência, famílias que são nossos antepassados e arte. Muitos que criaram os personagens da Marvel já morreram mas eles vivem dentro de nós , nos inspirando a ser também heróis , por isso nos identificamos com eles e porque não viver esta jornada ?  De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria !