Hoje eu fui dar uma olhada na minha biblioteca nos 2000 mil livros descobri 28 mais com 7 que estão em Sao Paulo continuam muito importantes ate mais do que antes quando comprei ou foram escritos tem uns deles que tem anos , outros décadas , mais continuam atuais. Por que me fazem ver o hoje por outras formas nunca percebidas ou seja me faz apreender cada vez mais sobre minha vida e o mundo que vivo de formas inovadoras para empreender o futuro agora.
É como se olhasse um álbum de fotografias antigas e descobrisse para alem das fotos os sentimentos, os sonhos e ate mesmos os pensamentos naqueles momentos que tiramos aquelas fotos ou escreveram aqueles livros e o que fizeram de suas vidas. Porque palavras e imagens se eternizam ! Muito mais do que as imagens e as roupas , as fotos deveriam guardar as historias e o " retrato" de nossa alma e mente nestes momentos.
Porque saberíamos se aquelas ideias e sonhos ganharam vida ou não ? nas próximas fotos assim como se as imagens de dentro da alma e do ser viraram realidade. Se não porque ? que outros retratos poderiam ter existido depois daqueles dando sequência as historias de nossas vidas mas mudaram de caminhos, rotas, trajetórias , horizontes....
Porque há varias formas de contar uma história ou de como contar de como elas deveriam ter sido de outras formas em nossas vidas e no mundo que vivemos.
Se tivéssemos sido ensinados que muitas profissões na verdade não tem como cuidar do mundo como devem porque outras forças é de que de fato tomam de conta do mundo independente das profissões e de nossa vidas como por exemplo quem define mais as cidades que vivemos os urbanistas ou os Bancos ? a medicina ou os políticos que mandam na saúde ? os psicólogos ou as drogas ? os economistas ou mais uma vez os Bancos ? Será que esta foto da formatura e do seu futuro passado presente poderia ter te levado por outros caminhos se tivesse aprendido muito mais sobre o mundo em que vive do apenas uma profissão ? Será que as profissões podem ser reduzidas a alguns problemas e aéreas diante da complexidade do mundo em que vivemos ? Será que as profissões diante das mudanças tecnológicas ou mesmo o Estado e quem diria a Universidade pareceram como fotos antigas de épocas passadas ? que vamos descobrir que andaram por caminhos errados que tomamos como humanidade , que apesar delas e talvez em nome delas , não conseguimos salvar o planeta, evitar a guerra , reduzir as brutais desigualdades e violências que sofrem a maioria da população?
Será que esta nossa mania de separar as fotos e álbuns por temas , assim como os saberes por disciplinas, as musicas por ritmos, as pessoas por cor, classe, gênero e outras separações entre indivíduos e coletivos são os motivos que nos fazem viver de momentos e rupturas ao invés de fluxos de realizações continuas, processos e impactos ou seja as historias do que os atos e escolhas podem produzir de forma isolada ou individualmente tem alguns significados mais coletivamente outros?
Será que só fala de espiritualidade os religiosos ? a ficção dos artistas também produziiram ciência ! Ecologistas podem dar lições a tantas profissões e saberes diferentes. Assim como a psicologia, economia, politica, administração, saude , sociologia e outras deveriam estar presente na vida de todas as pessoas e nosso álbum de saberes repletos de menos selfies, menos focadas, mais 360 graus, mais iluminadas por outras cores e dinâmicas da vida, da historia , dos sonhos, dos desafios que de fato enfrentamos na vida. O álbuns vão ficar lindos se inclusive fotos coletivas contribuindo com mudanças para salvar o planeta e superar barreiras e brutais desigualdades forem incluídas. E bem que juntas podem contar de outras formas e reescrever nossa historias pessoais e coletivas à luz de novas ou velhas atitudes, palavras e imagens; juntando passados , presentes e futuros imaginados construindo novas possibilidades a luz de saberes interdisciplinares, de artes transmídias, de trabalhos em equipes intersetoriais e múltiplas baseadas em desafios, muito alem da visão do que hoje entendemos por Estado, Universidade , Empresas e outros precisamos ousar nossas vidas e formas de ser e viver em sociedade por novos horizontes.
Por isso que escolho falar não apenas pela razão ma também pelos sentimentos e sonhos, uso a metáfora de fotos e álbuns para falar da vida como um todo, por que estamos vivendo uma grande mudança de sociedade e civilização aonde falar de momentos tem pouco significado, de focar em profissões e saberes que já nāo respondem aos desafios de nossa sociedade, de modelos como Universidades e Estado que estão em declínio e ainda observamos esqueletos do passado virarem pó mas esta é a grande boa noticia tudo isto foi feito em nome da vida , das pessoas , da sociedade e não dos poderes e interesses que os mantem como múmias.
Portanto ao invés de fotos transforme elas em sequencia de filmes com roteiro e trilha sonora , mas escreve antes o roteiro de sua vida e da sociedade que quer construir por que mais importante que as fotos e seus álbuns são as próximas fotos e cenas que vai tirar ou gravar se isto faz sentido para sua vida e o mundo que vivemos ou são vazias e ocas ? Afinal que historia contaria quando lhe perguntarem o que foi que fez com sua vida e o mundo ? Tirou fotos ? ou viveu historias de verdade ?