Eu procuro enxergar a vida pelos ciclo longos que duram de 4 a 5 anos em nossas vidas. Neste período colhemos o que plantamos incluindo nossas ações, palavras e sonhos. Não se trata de plantar ou colher o que é bom apenas para cada um de nós e seus respectivos interesses mas sobre a coerência de tua vida se teve oportunidades de ajudar as pessoas ou apenas pensou em si ? Isto não é uma questão religiosa e sim espiritual e sempre esteve presente nos mitos gregos, nórdicos, nas religiões ancestrais africanas, judaicas, cristãs e outras que chegam ate nós por suas historias e parábolas que eram reproduzidas de forma oral e quase nunca escritas em suas épocas.
É importante frisar que a historia é a ponte do espiritual para o mundo concreto quando apreendemos o que somos a luz do mundo em que vivemos. Expandir o nosso ser é uma dadiva quando unimos a compreensão de quem somos e do mundo que vivemos.
Algumas lições sao importantes nesta jornada. A primeira não ter vergonha de suas origens, de sua historia de vida , principalmente quando não subiu degraus por privilégios, por sexo sem amor, por acordos com poderosos, corrupção ou troca de favores.
A segunda é necessário aprendemos a distinguir o bem do mal, o perverso do real, para não seguir caminhos que buscam fortalecer o poder e os interesses de alguns mesmo que falem em nome do governo publico, do povo, de Deus, amor....
Quando as estruturas de poder servem apenas para concentrar o poder nas māos de alguns que acham que o poder e os feitos são seus, temos aí perversos quase diabólicos. Porem quando as estruturas desaparecem a abundância vem. Faz parte da natureza ir contra as estruturas fazendo ligações que cruzam fronteiras ao invés de reforça-las. As estruturas não fortalecem a plenitude espiritual. A estrutura ela sempre exclui algo, e para se manter unida corrompe pelo silencio e pelos acordos.
Os ladrões são os que tragam as portas, que tem medo da transparência e da participação efetiva que transborda fronteiras. Eles não realizem nada apenas espetáculos sem resultados para acessar o dinheiro publico em nome dos pobres. A gestão é uma farsa quando olhada de perto pelos que não trabalham mas são pagos pelo dinheiro publico e as formas como são escolhidas as politicas publicas em beneficio de alguns fornecedores e amplos esquemas de corrupção em beneficio de alguns.
Quando retiramos o entendimento convencional das coisas revelando o que de perverso se esconde nos discursos das estruturas tornamos múltiplos os caminhos como a politica pode ser construída e também como podemos ter uma vida plena de forma individual e coletiva. Quando enxergamos nossos horizontes para alem de um ano ou de uma estrutura podemos pensar a vida baseada em desafios e ciclos que nos expandem e não nos reduz a um mero objeto e fantoches do poder doentio de alguns.
Não existe verdade nas ruas quando o nosso povo esta com fome, doente, desempregado, sendo morto pela violência esta é a dura realidade por exemplo do povo cearense que revela a perversão de nossas oligarquias e de seus falsos discursos que enriquecem pelo Estado e usam o Estado para aumentar seus podres poderes. Por isso não desejamos a eles um Feliz 2018 , um ano de paz e alegrias , pois para manter seu poder são responsáveis diretos por muitas infelicidades, violências , corrupção as custas de milhões de vidas e brutais desigualdades.
O apetite pela verdade em nosso Brasil é do tamanho do nosso povo porque eles conhecem as verdades nas ruas e em suas vidas e cada vez menos na TV. Muitas verdades dos poderosos na TV e na propaganda eleitoral vão ser desmontadas pela internet . O exercito não são militantes profissionais pagos mas pessoas simples que tem credibilidade e confiança para defender uma causa e não a gangue A , B ou C. Os bem alimentados querem vender suas verdades corruptas e estruturas como eternas .
É quando os sujos, os pobres, os ignorantes buscam outros profetas na historia que mostrem que suas vidas são dignas e seus corações e espiritualidades devem buscar outros êxodos que os livre da escravidão, da miséria, ilusões e das guerras entre elas das drogas. Eles buscam quem os ame de verdade, e não apenas os seus egos de poder, em busca da plenitude em suas vidas e neste mundo.
Antes de voar por sonhos impossíveis precisamos viver de forma plena. Aqueles que pregam a pós modernidade no Brasil não conhecem este pais que não cumpriu o básico para seu povo. Temos que apreender a interpretar falsos lideres e por isso temos que expandir nossa mente e ser. O que nos leva a crer num politico ou em um pastor ? temos que apreender a unir a fé com a razão e a historia.
O presente esta sempre mudando e novos horizontes se abrindo em nossos ciclos pessoais e coletivos desde que buscamos expandir nossa mente para enxergar mais elementos nesta teia complexa e viva que é o mundo que vivemos. Temos que enxergar por diversos ângulos econômicos, sociais, políticos, culturais, espirituais, tecnológicos e outros por isso temos que viver estas dimensões de nosso ser.
Temos que nos encontrar e apreender a viver com estranhos, desconhecidos, em encruzilhadas nos caminhos da vida no meio do povo, nos mercados e em novos lugares aonde temos que escolher, tomar uma decisão, mudar um pensamento, inovar.
Não ter vergonha de contar nossos segredos , relaxar as delimitações do eu, onde o silencio um dia vigorou, isso abre as possibilidades de encontrar novos eus, caminhos e ciclos de vida inclusive em sociedade. Não podemos viver em gaiolas sem liberdade por isso que é bom que estranhos nas ruas conheçam seus segredos e os torne mais próximos , mais humanos. A vida e a voz de cada um deve ser livre se nao ficara presa a círculos sem saída.
Temos que cruzar fronteiras em nossas vidas e sociedade para encontrar terras prometidas. Não podemos viver apenas do imediato, do consumo, de fazer politica de qualquer jeito para ganhar, e temos que ter coragem para adiar os prazeres em nome de nossos sonhos, ideais, feliz cidades. Agir no mundo material de forma desinteressada incluindo o outro, o estranho que sofre as mesmas dores e solidão.
Uma porta fechada na vida e na sociedade pode em nome de nosso ser despertar os sonhos que carregamos baseados em desafios e ciclos de vida . Isto nos leva a coragem de enfrentar esta portas fechadas e denunciar pois esta atitude abre milhares de portas. Temos que enfrentrar as contradições de nossa cultura, vida e sociedade ou envelhecemos e com ela nossa mente não importa a idade que tivermos.
IDEIAS, SONHOS, DESAFIOS MUDAM O MUNDO , OS POLÍTICOS E A CULTURA ! Feliz 2108 um inicio de novos ciclos em nossas mentes e vidas e por consequência na sociedade que vivemos. Não teremos paz e nem alegrias mas um pouco de cada e outros ingredientes pela escolhas que fizermos diante dos desafios, capacidades, sabedoria, coragem e amor que tivermos para desenvolver nossa mente e a sociedade que convivemos de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário