Seria tāo simples dizer que não! Será que as religiões nasceram para ser um caminho que nos ensinasse a ser bons, verdadeiros e pacíficos? Antes que tudo virasse circo e pegasse fogo. Muitos profetas emergiram no meio deste caos e atrocidades levando luz . Será que se ensina ou se aprende a ser em igrejas ou em escolas ou somente a vida carrega estas lições no desencontros com os outros que não conhecemos ?
A sociedade e a política são caminhos que poucos gostam mas é só no encontro com o outro e o diferente é que posso afirmar quanto de humano carregamos dentro de nós. Ser e manter estes valores com membros de sua família ou comunidade não nos diferencia dos animas ate porque carregamos estes instintos em nosso DNA. O problema é se vamos descobrir o cromossomo que podemos identificar nossa humanidade ? O cromossomo do amor, da paz e da busca da verdade. No mundo cada vez mais da Robótica, Genética e Inteligência Artificial poderemos programar estes cromossomos?
Se nāo podemos programar o cromossomo do amor para viver com sabedoria na Terra o que vamos fazer ? Deixar pegar fogo o circo em guerras ? Sim precisamos da política e da sociedade convivendo com os outros e diferentes para aprender o que não se ensina nas Escolas nem nas Universidades.
Se você nasceu numa sociedade em que as mentiras,violências e desigualdades dominam mais ainda mais urgente é. Nestas terras secas com espinhos quase nada cria raízes muito menos um processo civilizatório de onde brote gente para viver bem e em paz. Gente independente sim que nasce para morrer ou emigrar em busca muitas vezes de comida ou trabalho porque em sua terra isto é negado com ferro, fogo , discursos e corrupção.
Sim historicamente somos a terra da corrupção. Um Estado pobre em um pais rico com elites que mais concentram renda e poder. Simples assim o outro não existe nem sua diferença, nem sua dor, desigualdades ou verdades.
Um lugar aonde a civilização produz os mais espertos , violentos e mentirosos para premia-los. Isto constitui a nossa verdadeira constituição e moral não o que é rezado nas igrejas muito menos o que é dito na política e na justiça ou ensinado nas escolas.
Eu que fui criado com tanta ingenuidade pelos meus pais entre a escola e a igreja foi nas ruas que aprendi a conhecer o outro e o diferente mas sem nega-los em prol de ser membro da casa grande mas sem negar que meus antepassados conseguiram se libertar da escravidão política, religiosa e econômica.
Sempre carrego ate demais este peso sobre minhas costas e de minha família que não vamos ser cegos, burros e violentos diante de tanto sofrimento e desigualdades dos que nos alimentaram para chegar ate aqui. Porem na era tecnológica diferente da guerra mundial , aonde soldado atirava em soldado, podemos lutar de forma diferente; ate as guerras mudam.
Abraham Lincoln, Michel Collins, Gandhi, Mandella, Conselheiro, Allende , Deng Xiaoping e outros nos ensinam sem escola e sem livros o que também podemos aprender por Dickens , Victor Hugo e pelo cinema ; sem esquecer o que a tecnologia , a ciência e empreendedores nos ensinam todos os dias , os melhores caminhos para produzir riquezas. Sim podemos unir tudo isto e misturar com o povo como fizeram Dinamarca, Noruega, Islândia, Suécia, Finlândia e outros. E sabe isto é mais barato que ignorâncias, desigualdades e violências.
Porem nao é possível fazer isto em territórios dominados pela corrupção que destrói os vínculos sociais e comunitários , aonde não se prospera e nem distribui riquezas porque são dominadas por poucos as custas das maiorias, aonde o amor, sabedoria, coragem e justiça não prevalecem diante de milhares de injustiças , violências e ignorâncias para proteger o que tem poder. Não existe desta forma legado de confiança que esta geração deixa para as próximas apenas mais terra secas e almas vazias. No Brasil para casa inteira cair so falta uma fagulha com tanto delírios, corrupção, violências, desigualdades e mentiras da esquerda e da direita quando nos falta sempre instituições, projeto de pais a longo prazo, geração de riquezas e trabalho indo alem das veias abertas, mercado consumidor, solidariedade, justiça, direitos e deveres de verdade, políticas publicas com impacto e não apenas propaganda .
Acho que existe milhares de formas de mudar esta historia e eu posso integra-las com as novas tecnologias do Século XXI sem perder a sabedoria de todos os tempos e povos geradas por uma única humanidade aonde os diferentes e os outros sabem que tem a mesma origem.
Eu ja dei minha contribuição em varias lutas com varias verdades enfrentando de frente os que provocam as desigualdades e enriquecem com elas. Missões cumpridas agora novas missões. Porem agora no meu aniversário quero comemorar ainda estar vivo para reescrever outras historias, outras e diferentes possibilidades, sem negar meu povo, nem minhas origens, muito menos o que sou e apreendi. Acho que posso contribuir com cada ser com cromossomos de sabedoria, coragem e amor de um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário