SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 27 de maio de 2017

NORDESTINOS LIVRES DAS OLIGARQUIAS!!




Muitos políticos falam em democracia e são anti democratas, falam em Direitos e atropelam os Direitos dos outros. São contra corrupção e se calam diante da corrupção.

No Ceara alem das denuncias da JBS, que é verdade para o Temer e o Aécio mas para o Cid / Ciro Ferreira Gomes não ? Temos Consignados 150 milhões, Tatuzões, VLTs, Aquário 144 milhões, todas denuncias e pedidos de CPI do Deputado Heitor Ferrer , Presidente do PSB em Fortaleza !


Elas nunca foram investigadas pelas Oligarquias lideradas pelo Ciro Ferreira Gomes e sempre silenciadas pelos Deputados , como foi o mesmo caso na Assembleia do Rio comandada pelo Governador Sergio Cabral , ou pior pela miséria e brutais desigualdades que mantém os Ferreira Gomes há décadas no poder. Fortaleza e o Ceara são a capital e o Estado que mais mata jovens no Brasil ,  mas 30 anos de Ferreira Gomes ainda não deu tempo, mas deu para gastar no Aquário 144 milhões do que na seca, deu tempo para tatuzões do que as casas de taipa do povo sertão e ainda colocar a família da oligarquia  no poder,  incluindo os filhos e netos das famílias,  a ex -mulher com cargo vitalício para investigar as contas do Governador Cid Ferreira Gomes,  irmão de Ciro Ferreira Gomes no TCE ( que democracia ? ) , porque a agenda das oligarquias é um conjunto de interesses privados de famílias políticas e empresas que herdam os incentivos fiscais em detrimento e as custas do povo cearense e das prioridades públicas.  

O Presidenciável Eduardo Campos falou que não podemos desistir do Brasil , não podemos desistir do Ceara, Pernambuco, Sao Paulo, Brasilia, Espirito Santo, Rio, Amazonas e outros respeitando as lideranças que lutam para construir seus Estados de outras formas.

Nossos dirigentes políticos e partidários tem o dever de através de suas condutas tornar digna a política e portanto respeitar a democracia de cada Estado e não negociar o partido para interesses que não respeitam a historia de seus líderes e as lutas econômicas, politicas e sociais ; será um bom começo.

Não podemos construir Partidos fazendo democracia direta pela internet, e empurrar pela goela dos filiados, decisões de cima para baixo, alianças que negam no Estado as bandeiras do Partido na luta contra corrupção e a história política do Deputado Heitor Ferrer que mais representa estes ideais e mais teve votos neste Partido.

Enfim Fora Ferreira Gomes significa que o PSB e outros sete partidos não podem ser destruídos pelos Ferreira Gomes , dividindo o Estado em feudos entre os Partidos e os Políticos. 


Interesses feudais que se perpetuam há décadas no Estado, porque partidos são negociados para se render ao lógica de poder dos Ferreira Gomes, ostentando seu projeto nacional, as custas dos cargos públicos distribuídos entre os amigos do Rei, que usam os Partidos para dividir o Estado entre si. 

Isto tudo as custas da maior morte de jovens e criminalidade no Ceara com cases internacionais de falta de direitos humanos, da sétima pior educação do Brasil, do desmantelamento da saúde e explosão de epidemias básicas, da seca e da miséria do povo sertanejo que sustentam com seu suor as oligarquias lideradas por Ciro Ferreira Gomes.

Estas oligarquias que agem como máfias e não investigam denuncias de corrupção no Estado?

A executiva nacional dos partidos que atuam no Ceara como o PSB devem consultar para aprender o que todo povo cearense sabe , talvez porque o senhores não lutam aqui nem sofram as consequências abusivas e ditadoras desta família. Deviam apreender com a história e luta de uma cearense , Miguel Arraes , que foi para Pernambuco lutar contra as oligarquias e não negociar com ela.  Odorico é um politico historicamente ligado aos Ferreira Gomes, foi Secretario de Cid Gomes em Sobral. Nunca se rebelou e sempre seguiu as ordens deles, ganhando cargos para se manter no poder. Se a executiva nacional rompeu com Dilma para se afastar do PT com Odorico se aproxima cada vez mais de uma contradição nacional e também estadual?

Mas o que isso importa socialistas ? A lógica política traça uma fronteira mas o nosso amor pela verdadeira política a apaga! Política não é mercadoria a ser negociada, principalmente para os que falam em Socialismo, devem lembrar que Política são princípios, sonhos , ideias e lutas que impactam as vidas de muitas pessoas apesar de vocês.

Políticos mentem mas infelizmente muitas pessoas mentem porque tem fome. Se querem que digam a verdade que cuidem de suas barrigas. Se querem ser livres ? se libertem de seus apetites por riquezas E PODER.

A astucia de políticos diante de povos famintos serve apenas para manter seus privilégios ao priorizar seus interesses diante da fome e da dor da maioria. Isto é o que define as oligarquias no Nordeste que nenhum discurso ou articulação apaga. Pode se rasgar os livros mas não se apaga a Historia! Os Nordestinos vão morar em Sao Paulo devido a seca e a falta de trabalho em suas cidades , geradas pela perpetuação no poder destas oligarquias que há décadas não tem prioridades publicas , a não ser seu projeto de poder, e não investigam corrupção.

Por amor aos coxinhas, mortadelas, policiais e presidiários . Brasileiros com os mesmos direitos. Por um Brasil do cidadão comum sem privilégios, corrupção, gangues partidárias e oligarquias.

Cidades da Sabedoria.






Existe o homo economicus que reduz tudo a custo e beneficio como um dia a Ford calculou que uma vida valia 200 mil dólares porque era mais barato deixar as pessoas morrerem do que colocar um item de segurança no carro que custava na época 11 dólares.

Existe a busca pelo homem sábio que deve mais desaprender as formas como foi construído por nossa sociedade antes de querer apreender algo, que deve ter clareza que esta mesma sociedade não lhe define porque muitas vezes ela é o problema mas principalmente deve ter coragem de viver suas palavras transformando elas em amor.

A cidade é uma musica feita de pessoas e sonhos! Aonde temos que ir alem do preço das coisas e apreender a doar, cooperar, compartilhar, amar, aonde não há afeto, não existe gratidão. Viver numa cidade é saber sentir a dor do outro, escutar o outro, na verdade é o mesmo numa amizade, família, comunidade e porque será diferente na cidade ?

Uma cidade que pensa seu futuro não pode reduzi-la as coisas, estradas, prédios, ate porque numa cidade nas nuvens elas são menos necessárias. Energia, coisas, serviços  podem ser compartilhadas  mas nada disso tem sentido ou valor se um homem atira no outro por causa de 50 reais ou menos.

Gestores que se dizem modernos e escondem as violências e os indicadores sociais de sua cidade são na verdade gestores das cavernas onde eles acham que as pessoas não enxergam as vidas que vivem.

As Cidades devem ter Praças do amor, da colaboração, dos sonhos porque é isso que falta nelas,   e porque não também ter praças do ódio, das dores , da fome ? aonde os seres humanos sozinhos e isolados possam se unir e tenham lugares para compartilhar suas dores, se ajudarem e construir outras formas de expressa-las que não pela violência apenas.  Cada um precisa de tão pouco para viver bem então porque tanta voracidade ? 

As cidades devem ter caminhos que levem a vida, a potência, a realização e evitar os caminhos do ódio e do remorso, tudo que despedaça as almas. Infelizmente muitos tiranos necessitam de almas despedaçadas para governar assim como almas despedaçadas necessitam de tiranos. Por isso assim como Espinosa buscamos o caminho da ética como geometria e porque não urbanismo da cidades modeladas como corpos e almas em perfeita simetria e sinergia com o Universo.  Cidades da Sabedoria que despertem , mostrem e inspirem novas formas de ser e viver em Sociedade com alegria e a visão de um mundo melhor para todos.

A Organização das comunidades e cidades ou da vida social  é mais complexa que prédios, tecnologia ou mesmo ofertar Educação e Saúde  .  Saúde não é hospital e remédios na verdade o nome disto é doença, educação não é adestrar para o trabalho,  trabalho é talento, capacidades, equipes, organizar, empreender, desenvolver e claro precisa também de dinheiro.  As cidades são suas almas,  saberes, sonhos, dores e não apenas seus corpos e números isso é um cemitério.

É uma anarquia de afetos, doações, sonhos e outros que pode ser pensada e gerar um arquitetura de destinos e desafios, um ecossistema social, resultado de uma economia social de direitos e deveres, de uma educação do bom, do belo e do justo , capazes de despertar e formar seres sistêmicos e sustentáveis. Uma Cidade da Sabedoria.

As cidades transformam hoje vidas em mercadorias. Por outro lado uma rede de cooperação e auxilio mutuo é o coração de uma cidade de verdade .  Temos que unir progresso individual e coletivo, a sabedoria é o caminho mais curto.  Isto é a verdadeira política e ética de uma gestão  pública não os meios que geram corrupção, destroem vidas e prioridades publicas, enquanto impulsionam poderes delirantes.

Mesmo que fossemos ricos que não é o caso do Nordeste, Ceara e Fortaleza o caminho da ética é uma escolha e no caso da nossa pobreza se revela , a falta da ética ,  ignorâncias,  maldades e mais do que isso , egos políticos que não cabem nem na Idade media, imaginem hoje.  

Cidades precisam cultivar a sabedoria  e esta não vira das escolas nem das universidades ou dos poderes políticos e sim dos idosos e da inocência de nossas crianças e jovens em respeito a dignidade de suas vidas que cabe a nós pais e mães construir estes lados afetivos nas ruas e em casa, em nossa famílias e cidades cada vez mais diversas e plurais. 



domingo, 7 de maio de 2017

UNIVERSO EXPANDIDO TERRA DA SABEDORIA


Quanto mais caminhamos em nossas jornadas de vida mais nosso Universo se expande, nos conectamos com outras vidas e Universos que entram em sinergia e simetria com as bênçãos e propósitos de Deus que são maiores que nós.

Um jovem acadêmico de Sociologia Dalmo Viana preparava seu TCC sobre o que ele denomina duas tragédias ao mesmo tempo : os homicídios e o aumento da população carceraria de jovens no Estado de São Paulo. Porém o Estado de São Paulo foi um dos Estados que mais reduziu esta situação no Brasil mas se comparada com outros lugares no mundo tem ainda muito para transformar a realidade da juventude .

Há alguns anos antes o Jovem Prefeito de São Vicente em São Paulo , Marcio França , atual Vice Governador de São Paulo, tinha como uma das suas principais prioridades a juventude ao criar o projeto GPOM que no Governo de São Paulo vira VIA RAPIDA, como uma das formas de gerar inclusão econômica e social destes jovens.

Como diria Einstein " o tempo é relativo" ou seja em mundos paralelos no mesmo Universo expandido Terra da Sabedoria, a Executiva Ana Varandas da INTEL, ajudava o Governador Eduardo Campos do PSB a implantar um tablet por aluno no Ensino Médio. Ela ha três anos nos ajuda no desenvolvimento do Game agora a INTEL no mundo se conecta conosco.

Egidio que há 29 anos , como cantava Renato Russo , cria e emprende projetos de juventude , e agora nos últimos 5 anos ele estava integrando todos eles num Game ; visando ser uma Jornada para inclusão econômica e social de jovens , apoiando eles em 10 áreas de suas vidas , unindo e gerando sinergia entre Governos, Universidades, ONGs e Empresas para atender as demandas das juventudes.

Ele encontrou sua Professora no Curso de Cinema da UFC, Cristiana Parente, e apresentou a ela o projeto do Game como seu TCC para concluir o curso. Eles resolveram convidar outras pessoas para colaborar nesta jornada como Paulo Amoreira no desenvolvimento da História do Universo Terra da Sabedoria e da jornada do jovem no Game , incluindo os lideres de ONGs e Universidades que atuam com tecnologias sociais inovadoras com jovens como Dora Andrade da EDISCA, Bill Calhoun da UNESERES e outros; alem do núcleo que esta empreendendo o projeto como Lia Parente que colabora no desenvolvimento do projeto como Política Publica, ela que é uma das lideres do Fortaleza 2040, e o Professor da UFC e Diretor do ICA, Sandro Gouveia, que tornou o Game um projeto de pesquisa e extensão da UFC, incluindo vários cursos de outras cidades , incluindo o Professor de Computação , Davi de Quíxada na programação, e outros professores e pesquisadores que se tornam Mestres dos Saberes no Game . Jovens estudantes de Psicologia e Psicólogos estão se somando a esta jornada como Fernanda e Maria Claudia para criar oficinas de como estes jovens podem planejar suas vidas. E outras profissionais vão se engajando na área de tecnologia como Gerardo jr, outros na Arte , na Educação e na Economia do jogo.

O Universo faz o encontro de tempos distintos ao uni-los agora sobre a liderança de Marcio França e do Governador Alckmim, que delega um dos seus principais gestores públicos Mauricio Juvenal e convocam Dalmo Viana, Roberto e Sueli Cavalhero para transformar em Política Publica ao lado de Professores e jovens da USP como Eder, e de outras Universidades como UNICAMP e UNESP, Empresas como Microsoft, ONGs Paulistas, Prefeitos de cidades de São Paulo que vão se unir aos Prefeitos do Ceara como Nonato de Irauçuba , Aracoiaba, Antônio e da vice prefeita, Dona Bill, mãe do Safadão, com o apoio do Deputado Danilo Forte e do Secretario Jesualdo nesta Jornada.

Lideres jovens como Crislanny e outros jovens de Irauçuba, de Fortaleza, de São Paulo e de outras Cidades, Estados e Países estão se engajando para liderar o projeto com suas vozes , atitudes e sonhos. Já chegamos a Africa, Europa, EUA e Israel com apoio das Universidades que são parceiros nossas em programas acadêmicos , Cooperação Internacional, Fellows Ashoka e outros.

Toda esta jornadas de pessoas unidas em torno do mesmo propósito tem ajudado o Universo da Terra da Sabedoria expandir com novos horizontes, desafios e oportunidades.

Uma nova Historia começa a ser escrita por varias mãos , atuando juntos, colaborando, compartilhando e ousando construir uma nova sociedade, novas formas de ser e viver , de ousar e pensar a economia, o social, a arte, a educação, nossa saúde, a política com P maiúsculo, e relações com a natureza, amigos, família, e espiritualidade colocando as tecnologias à serviço da humanidade e dos jovens, de um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria.      


quarta-feira, 3 de maio de 2017

Dialogue com seu ser e crie pontes com o mundo de forma orgânica .






O dialogo mais difícil não é com os outros mas com sua alma. Quando não conseguimos dialogar com os outros ou nos deixamos afetar pelas conversas e opiniões é porque  não conseguimos encontrar a paz de nossa alma.

Se aprendermos a desvendar a MATRIX do mundo como Neo e destruir o anel do poder como Frodo vamos descobrir que o que existe de verdade no mundo são as pessoas e os desafios que temos como Humanidade.

Quando cada um de nós dialogamos com nosso ser e criamos pontes com os outros a partir do que falamos, sentimos e agimos atuamos de forma orgânica no mundo. Asim como a natureza nos permitimos nascer, desenvolver e claro morrer sem saltos, fantasias, ilusões , poderes, vaidades, que muito mais nos destroem do que enriquecem.

Compartilhar a vida e a natureza é um privilegio único que nos desafia a evoluir e sonhar para alem de modelos e limites que mais castram que nos libertam. Precisamos nesta jornada encontrar nossa singularidade e ousar viver de verdade.

 Se imagine sonhando com sua alma o que enxergara de forma pura e limpa ? Sinta e escute o que ela conversa é muito mais que a pessoa que você é por que ela te expande e não te limita. Porque o certo que nos obrigam é muito vezes o errado em nossa alma .

São as dificuldades que nos constroem como seres humanos e não podemos esquecer que as dádivas são gratuitos presentes de Deus. Não é um mercadoria que negociamos a nossa alma, criatividade e sonhos e sim pontes que Deus nos dá para sermos felizes e compartilhar nossos propósitos no mundo.

Encontrar a singularidade de sua alma é descobrir o que te conecta no mundo!

Hoje vivemos um Singularidade tecnológica , um evento histórico no qual a humanidade atravessa um estágio de colossal avanço tecnológico em um curtíssimo espaço de tempo. Uma nova civilização emerge , o que denomino uma Terra da Sabedoria não do poder ou do dinheiro.

Um ponto onde a humanidade assume valores infinitos ou, de certa maneira, tem um comportamento não definido. Buscar enquadrar pessoas é o mesmo que destrui-las junto com uma parte do que ela pode construir na Terra. Respeitar esta diversidade é uma lei básica neste processo , assim como construir pontes para lidarmos com os desafios de nossa humanidade e realizar nossos sonhos.

A singularidade de cada ser na medida é o que buscamos , em que o ser é absolutamente infinito e indivisível , ao mesmo tempo que é distinto e determinado. Ele é singular porque é diferente em si mesmo e necessita de pontes para se conectar a novos horizontes , respeitando suas diferenças e compartilhando desafios , que nos une como Humanidade.

Isto é o que propomos como Jornada no Game Terra da Sabedoria. Lhe convidar para ser  Personagem de sua própria História e do mundo em que vive.

Porém esta Jornada começa com uma conversa sincera e honesta com sua alma.

Diarios dos jovens na Terra da Sabedoria.



Olá, Fred! Tudo Bem?

Viu só: estou melhorando os títulos! Ficou curioso?

Certo, hoje eu vou cumprir minha processa e te dizer porque resolvi me comprometer com a Jornada da Terra da Sabedoria. Isso tem a ver com título que escolhi pra nossa conversa de hoje. Assim, eu não posso dizer que até agora eu vivi uma vida realmente complicada. Sei de muita gente do meu Clã Viajante que tem histórias mais pesadas que a minha pra contar. Mas, mesmo sem ter nenhuma grande tragédia, a verdade é que não sinto que as coisas estejam como eu gostaria. Na verdade, é até difícil dizer como eu gostaria que as coisas fossem de verdade. Sei que está meio confuso o que estou dizendo, mas isso é porque eu estou também confuso sobre essas coisas. Quando eu ouvi, há muito tempo atrás, a música que tinha no refrão a frase que uso como título, pensei: então é isso que eu sou: uma metamorfose ambulante! Assim, não tinha nada de errado em mudar de opinião algumas vezes (às vezes no mesmo dia), em não saber o que “quero ser quando crescer”, em não saber como descobrir isso ou se estou ao menos perto ou longe de ter a mínima ideia de quem eu sou e sobre o que quero para minha vida. Afinal, pensava eu, “até pessoas adultas, pais de família, ainda tem dúvidas sobre essas coisas!” Isso me consolou durante um tempo. Mas, depois, quando percebi mais claramente que as coisas não estavam indo em direção nenhuma pra mim, vi que ser uma metamorfose ambulante não é mais uma resposta boa o suficiente. Nem estou falando apenas de estudos e tal. Durante um tempo fui um ótimo aluno, tirando ótimas notas e sendo elogiado pelos professores. Depois, “matei” aulas, não assumi compromissos e reprovei de ano. Hoje, vejo que quando era bom aluno estava fazendo isso mais pelas outras pessoas do que por mim. Quando decidi me rebelar e curtir a vida, me diverti, mas depois não sobrou nada. Então, não penso mais que a solução seja apenas uma coisa ou a outra. Sinto é que não sei quem eu sou e isso está me atrapalhando, me deixando inseguro e me impedindo de ter paz e alegria verdadeira, tipo aquela que eu tinha quando era criança, entende Fred? Durante um tempo também culpei os meus pais. Afinal, a vida deles como um casal nunca funcionou muito bem. Se não fosse Dona Neném, minha avó, eu não teria nenhum tipo de referência familiar mais sólida. Mas, cara, eles estão lá, lidando com a própria confusão deles e não posso mais usar isso como desculpa.

Então, pra resumir: não quero mais arranjar ninguém pra culpar pelas coisas que não deram certo na minha vida! Quero mais é descobrir como é que faço para assumir o controle das coisas, ou, pelo menos, para entender para onde estou indo, se é pra onde quero ir e o que preciso fazer pra conseguir chegar lá!

Onde entra a Terra da Sabedoria nessa conta? Desde que me contaram que a iniciativa Terra da Sabedoria é uma estratégia (tipo um jeito mais legal) de desenvolver o auto-conhecimento, conquistar a autossuperação e ter essa clareza de propósitos, através de práticas em grupo e individuais, utilizando novas tecnologias (uma das minhas paixões) e conectadas com o mundo real, fiquei interessado. No começo, tinha receio que fosse um lance meio “auto-ajuda”, tipo superficial e tal, mas quando comecei a fazer perguntas sobre como isso iria funcionar, fui conquistado.

Então, não é muito complicado de entender porque resolvi me tornar um Aprendiz do Infinito. Preciso muito saber o que fazer da minha vida. Sei que posso muitas coisas, que gosto de muitas coisas, quero contribuir para que o mundo seja um lugar melhor. Acredito que, com as experiências que vou viver na Terra da Sabedoria, irei descobrir coisas novas sobre mim e sobre o mundo, e que essas coisas vão me ajudar a saber o que preciso saber para ser feliz e me realizar. Estou muito certo disso. Vou te contar sobre cada coisa que eu viver na Terra da Sabedoria. Também vou te explicar com funciona essa coisa de Aprendiz do Infinito. Sinto que essa semana vai ser incrível!

Até mais, Fred!

- Um Jornada Começa com Um Passo.

Olá, Fred! Tudo bem? Como vão as coisas aí no mundo dos diários? Vocês estão fazendo o que quer que vocês façam do que jeito como querem fazer? Espero que sim!

Tá, eu sei que o título que escolhi e meio piegas ou clichê, mas estou muito apressado e com preguiça hoje para pensar em outro título. Mas, sim, esse vai servir! Essa minha primeira semana na Jornada dentro da Terra da Sabedoria começou com várias atividades de campo e muitas conversas. Conheci outros Aprendizes e visitamos alguns dos lugares onde estão os Mestres do Saber. Já tenho algumas preferências sobre onde gostaria de Criar Ponte (sério, quem cria esses nomes!?), que é como chamam o processo de passar duas ou mais semanas em um lugar, participando de uma prática formativa ou trabalhando com a comunidade. Mas como o meu Guia de Ascensão disse que não preciso escolher agora, vou “manter a mente aberta” para os outros lugares que ainda irei visitar.

Conheci muitas pessoas legais. Mas passei mais tempo conversando com três pessoas:

- Luan, que chegou até o Terra da Sabedoria através de um programa de liberdade assistida (ele vem de uma comunidade pobre e roubou uma loja com umas amigos, mas não é do mal, foi “vacilo” e má influência);

- Tales, um cara beeemm alto, que, como eu, chegou na Terra da Sabedoria através de um projeto de extensão da universidade e

- Gaia, aluna de uma universidade americana, que chegou na Terra da Sabedoria através das parcerias internacionais. Cara, ela é mesmo maluquinha! E, apesar se ser uma menina, é muito bonita (ops! esqueci de dizer: eu gosto de rapazes).

Eu já estava conversando mais com eles três antes de encontrá-los pessoalmente, porque a gente faz parte do mesmo Clã Viajante e conversamos uma vez no chat da primeira missão on line. Alguns Clãs se formam antes mesmo de entrarem na Terra da Sabedoria, quando estão baseados em uma instituição conveniada. Mas, no nosso caso, o Clã foi formado pela afinidade de nossos perfis, apesar de nossas vidas serem bem diferentes, e pelo envolvimento que atingimos na missão que realizamos juntos.

Sinto que a Gaia está meio encantada com o Luan, mas pode ser impressão. O Tales é o intelectual do grupo e eu, bom, eu sou o cara sexy e engraçado :)

Tem outras seis pessoas no nosso Clã, mas só iremos encontrar pessoalmente com elas na próxima semana, então te falo delas quando encontrá-las. Então as coisas estão sendo tranquilas e divertidas. Espero que essa energia boa continue, embora já me disseram que sempre começa light mas depois a jornada se torna mais desafiadora. Será que devo ficar com medo? Vou te contar sobre a primeira missão na nossa próxima conversa!

Até mais, Fred!

segunda-feira, 1 de maio de 2017

BELCHIOR : AMAR E MUDAR AS COISAS ME INTERESSAM MAIS





Eu não estou interessado
Em nenhuma teoria
Nem nessas coisas do oriente
Romances astrais
A minha alucinação
É suportar o dia-a-dia
E meu delírio
É a experiência
Com coisas reais

Um preto, um pobre
Uma estudante
Uma mulher sozinha
Blue jeans e motocicletas
Pessoas cinzas normais
Garotas dentro da noite
Revólver: cheira cachorro
Os humilhados do parque
Com os seus jornais

Belchior em uma de suas entrevistas perguntado sobre o que lhe movia ? Ele disse que queria ser santo e ajudar a mudar a vida do povo. Mudar a vida deste povo que há décadas se mudam para Sao Paulo para não morrer de fome na seca ou sem trabalho. Os paulistas deveriam pesquisar e aprender que nestas mesmas décadas , em alguns casos séculos, que famílias como do Ciro Ferreira Gomes, Aguiar, Benevides, Albuquerque e outras mantém suas famílias, parentes ou aliados nas prefeituras dividindo o Estado e varias cidades entre eles, agindo juntos como uma oligarquia, usam os cargos e os contratos do Estado para se manter no poder e bancar seus projetos políticos . De governo em governo, partidos e aliados diferentes ninguém investiga corrupção, e as prioridades publicas sāo sacrificadas mas os projetos políticos das famílias se mantém e avançam de pai para filhos e agora netos.  Este é o grupo politico do Coronel Ciro Ferreira Gomes que desde o Governo o mantém no poder e eles mantém sua família no poder de forma direta ou indireta ate como ex Secretario de Saúde , irmão Governador e Presidente da Assembleia , irmãos Prefeitos e Secretários de Governo,  a ex-mulher no Tribunal de Contas ...Nunca foi um projeto de trabalhadores, liberais ou socialistas , nem mesmo uma democracia corroída por brutais desigualdades e injustiças. Eles sentam com suas bundas nos cargos públicos e passam a viver disso , sem nunca ter uma historia que justifique seu poder , apenas usam o Estado contra os inimigos e a favor dos amigos, dividem e cooptam partidos com cargos públicos, seguem Maquiavel como uma Bíblia.

Enquanto cada um de nos somos apenas rapazes Latino-Americano , Sem dinheiro no banco, Sem parentes importantes e vindo do interior.


Mas não se preocupe meu amigo com os horrores que eu lhe digo Isso é somente uma canção, a vida, a vida realmente é diferente Quer dizer, a vida é muito pior.

Estas oligarquias nunca representaram ou cantaram como Belchior os sonhos e os sofrimentos da juventude e do povo nordestino. Seus discursos não falam sobre a vida sofrida do sertanejo ou das mortes dos jovens, tentam esconder nossa triste e dura realidade para vender uma gestão pós moderna para o Brasil que não existe nos indicadores sociais do Ceara.

Quando eu não tinha o olhar lacrimoso,
que hoje eu trago e tenho;
Quando adoçava meu pranto e meu sono,
no bagaço de cana do engenho;
Quando eu ganhava esse mundo de meu Deus,
fazendo eu mesmo o meu caminho,
por entre as fileiras do milho verde
que ondeia, com saudade do verde marinho:

Porem apesar desta Ditadura econômica e política assim como Belchior não nos rendemos as suas perseguições políticas, escravidão e brutalidades que acham e consideram normais apesar dos absurdos de suas arrogâncias , desperdícios de recursos , corrupção não investigadas por CPIs, como Aquário, Tatuzões, Consignados e outros.

Você não sente nem vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era novo jovem
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer
No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais


Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem

Até parece que foi ontem
Minha mocidade
Com diploma de sofrer
De outra Universidade
Minha fala nordestina
Quero esquecer o francês...

E vou viver as coisas novas
Que também são boas
O amor, humor das praças
Cheias de pessoas
Agora eu quero tudo
Tudo outra vez...


Não! Você não me impediu de ser feliz!
Nunca jamais bateu a porta em meu nariz!
Ninguém é gente!
Nordeste é uma ficção! Nordeste nunca houve!

Não! Eu não sou do lugar dos esquecidos!
Não sou da nação dos condenados!
Não sou do sertão dos ofendidos!
Você sabe bem: Conheço o meu lugar!