De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria. Da poeira estrelar, a Terra, a célula, ao corpo, ao cérebro, a cidade, a cultura, a sociedade global, as tecnologias, aos bits, a internet, a inteligência artificial, a internet das coisas, a realidade virtual , a robótica, aos ciborgues de bits e células, as viagens espaciais pelo Universo, a poeira estrelar, as partículas de Deus e assim completamos o ciclo de nossa jornada de expansão e integração ate que pudéssemos filmar tudo e ter consciência de nossas origens. Sim mas antes disso imaginamos tudo isso e realizamos em essência uma jornada educacional para compreender nosso Ser e o Universo que vivemos.
Fico indignado ao ver milhões de pessoas não desenvolverem nem 1% de sua capacidade porque se compreenderem melhor quem são e o mundo que vivem terão direito a viver 100 % do Universo do qual somos parte.
A poeira estrelar iluminou o Universo com o Big Bang gestando em seu ventre o planeta Terra. Da mesma forma que uma mãe gera e nutre em seu ventre um bebê. O Planeta Terra nos gerou mas iniciamos nossa jornada como uma célula que gestou em seu ventre a vida. A primeira coisa que uma célula aprendeu para evoluir foi identificar nutrientes no ambiente e incorpora-los ao seu ser para evoluir e lidar com novos desafios.
No Corpo passamos a ter mais sensores para identificar e interagir com os ambientes em que vivemos como visão, audição, olfato, tato, e paladar. Essas fontes sensitivas captam informações em nosso ambiente para serem processados e editadas por nosso sistema nervoso central, formando imagens, mente e consciência. Da mesma forma que como humanidade apreendemos a editar estas imagens pessoais e coletivas também em historias faladas, livros e filmes. Nesta jornada criamos as cidades que assim como nossos corpos servem de abrigos para nossa vidas e foram os ventres de nossas sociedades. E assim como os corpos desenvolveram órgãos e sistemas para cumprirem determinadas funções, geramos sociedades e culturas para cumprir tarefas e desafios coletivos. Estamos num momento de transição tecnológica, teremos que aprender no ventre das novas tecnologias , a criar uma Terra da Sabedoria para superar novos desafios pessoais e coletivos que nos afetam.
Indo além das naturezas do planeta Terra, emergiu a natureza humana e com ela a natureza tecnológica . Demos origens aos bits que além de sensores com visão, audição, tato, e olfato digitais , acoplados a internet das coisas , estão gerando sistemas de processamentos como cérebros acoplados de memórias big datas e inteligência artificial ; capazes de produzir robôs que usam realidade virtual para dirigir espaçonaves pelo Universo.
Porem toda esta jornada estrelar, humana e tecnológica tem alguns desafios que não dependem de nossa capacidade tecnológica e sim humana. Como podemos ampliar nossos saberes e integra-los? Como podemos desenvolver uma visão sistêmica de nossa jornada pelo mundo visando torna-la única ao mesmo tempo que colaboramos para transformar o mundo que compartilhamos ? Como podemos lidar com nossos impulsos , motivações e emoções e alterar nossa trajetória de vida e de nossa sociedade para evitar os efeitos das mudanças climáticas, de brutais desigualdades e violências capazes de destruir nosso planeta e todas tecnologias que criamos ? Como podemos orquestrar jornadas de vidas com suas respectivas cartografias e desafios únicos que somados a de milhões de pessoas , gerando big datas e inteligência artificial, possamos potencializar nossos dons e capacidades para transformar o mundo em que vivemos?
Bem este é o propósito do Game Terra da Sabedoria de fazer tudo isso aprendendo, superando desafios, realizando missões e se divertindo . Se uma célula consegui-o se unir a outras e formar organismos complexos como o cérebro , e se vários seres humanos produziram juntos cidades, culturas e tecnologias porque não podemos agora unir seres humanos, cidades e tecnologias para realizar todo nosso potencial como seres humanos e humanidade vencendo a destruição da natureza, brutais desigualdades e a pobreza?
Sim podemos desde que possamos a apreender juntos a usar a tecnologia posicionando sensores on line para mapear , gerar geo localização e cartografias destes desafios visando canalizar em rede toda nossa energia e capacidades para supera-los, ao mesmo tempo que ampliamos nossa capacidades, saberes e iluminamos novos caminhos para humanidade neste e em outros planetas . De um pequeno grão de terra à Terra e ao Universo da Sabedoria aonde todas as partículas de Deus estarão conectadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário