Não tome uma decisão ou avalie uma pessoa observando uma cena isolada e sim vendo o filme todo. As pessoas não se reduzem as suas circunstâncias ou dores, elas carregam dentro de si pérolas que caminham com elas durante toda suas vidas. Causas, sensibilidades, ideias, sonhos, amor, fé, a busca da verdade e do saber, a luta por justiça podem nos mover a vida inteira é ser nosso alicerce a partir do qual dialogamos com Deus, a vida e outras pessoas.
Até mesmo em circunstâncias brutais como a que viveu Anne Frank e outras pessoas no Holocausto, guerras e outras atrocidades provocadas por pessoas, elas não perderam o amor ao ser humano, a vida , a fé e a coragem em lutar por algo maior que suas vidas.
Hoje observo pessoas falarem mal de suas vidas, de outras pessoas, muitas se suicidam por pequenas coisas momentâneas , se perdem em uma cena de suas vidas, entregam a alma, destroem vidas, se calam ou se omitem diante de injustiças, podres poderes, vinganças e outras formas de destruir sua vida e de outras pessoas.
Do outro lado do rio quando temos coragem de atravessar e ousar novos horizontes se abrem infinitas possibilidades, jornadas de aprendizados que expandem nosso ser e nos educam para outras verdades, sobretudo a do outro. A vida é cheia de labirintos sem saída quando não abrimos nosso coração para receber bençãos dadas por Deus, quando não conseguimos enxergar as oportunidades, quando não nos permitimos amar ou ter a coragem de dar um passo em outras direções.
Cada dia, várias escolhas, calar ou falar, perdoar ou brigar, ter autonomia ou ser submisso, levantar a cabeça ou baixar, na verdade são falsas escolhas movidas por segundas intenções. As primeiras intenções que emergem do coração e de Deus são os verdadeiros caminhos da consciência, sabedoria e da verdade.
Não podemos e não vamos nos render as circunstâncias dos caminhos fáceis que querem nos livrar da trajetória que temos que atravessar a ponte, o rio, de um sonho, de uma vida que não se reduz ou se elimina por um cena ou momentos de dor, dificuldades, tristezas, mágoas ou outros.
Compreenda o que a razão nunca ensinara, e sim o coração e o espirito que a vida não se reduz ou pode ser traduzida apenas em palavras. Enxergar toda a vida das pessoas que nos relacionamos, os caminhos por onde passaram, suas escolhas, dores, conquistas e saberes nos mostrara a riqueza do outro, as possibilidades de nos relacionar com ela e construir caminhos juntos. Nesse momento que egos e egoísmos desaparecem , desobstrui verdadeiras avenidas para que as pessoas possam expressar , se transformar, evoluir e quem sabe aprender a amar o outro como a si mesmo.
Disputas politicas, econômicas, sociais e outras revelam muito mais a história e geografia das almas do que do mundo que vivemos porque ele é apenas consequências das circunstâncias que buscamos aprisionar nossas vidas e de outros seres, nega-lhes a liberdade, a voz, e a mágica de viver.
Novos ciclos se abrem quando permitimos abrir outros caminhos, expandir nosso ser e nossa vidas, gritar do que calar diante de brutais situações que ameaça seres e vidas enquanto a maioria se cala e se omite. Se você quer ser um educador, artista, politico ou líder de verdade, uma guia espiritual, um empreendedor capaz de gerar inovações e desbravar novos caminhos sempre terá que ser maior que seu ego porque a vida, o coletivo, as ideias, e espiritualidade exigiram muito mais que seu ego pode dar.
Em cada dia de luta, pequenas conquistas e aprendizado de minha vida não é meu ego que aponta o rumo mas minhas dores, coragem, buscas e sonhos. O que chamamos de Deus mesmo quando ele não responde é quando descobrimos que o significado de entusiasmo é carregar dentro de si Deus. Agradeça todas as circunstâncias e desafios que surgem em sua jornada, elas são mágicas oportunidades ofertadas por Deus para te lembrar que o dia nasce todos os dias para iluminar o caminho desde que não esqueça toda a sua jornada, suas origens, desafios, conquistas, por onde passou e o mais importante: o que o carrega em tua alma e coração. Essas pérolas ainda te levarão a caminhos e escolhas que carrega na alma e no coração. Você não tem opção, a não ser que queira entrar em tua vida falsos Deuses e suas momentâneas mentiras.
Feliz Ano Novo Judaico. 5781 anos.