SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 22 de maio de 2022

Se você dança por dinheiro ? entenda porque meu nome é Guerra !





Você absolutamente não pensa neles

Você se concentra no dinheiro

Fixando seus olhos na parede

Eu sou sua dançarina particular

Uma dançarina por dinheiro

Eu farei o que você quer que eu faça.



Fui assistir um filme sobre a Guerra na Ucrânia e de repente a guerra chega e destrói a casa de pessoas simples que não querem dançar por dinheiro, apenas viver ! Enquanto outros senhores da guerra por poder e vaidades dançam por dinheiro e não estão buscando apenas sobreviver como dançarinas particulares. Fui assistir outro filme sobre trabalhadores escravos no Brasil onde senhores das fazendas fazem guerra contra pessoas simples que buscam apenas um trabalho digno para viver. Eles usam seus capangas para matar os que querem fugir da escravidão tudo isso em nome de suas riquezas, poder e vaidades. Outras guerras acontecem todos os dias em vários lugares no Brasil em comunidades pobres dominados pelo tráfico e milícias onde milhões de pessoas simples morrem há décadas, guerras na politica feitas por políticos profissionais que dançam por dinheiro para dominar os cofres públicos, guerras em igrejas que ameaçam pessoas para pagar o dízimo, guerras em Escolas e Universidades quando muitos querem transformar educação em dinheiro ensinando crianças e jovens a dançarem por dinheiro, guerras na relações em família ou em namoros quando querem transformar amor em dinheiro, entre outros em guerras consigo mesmos dançam por dinheiro ! 


  

Eu desejo saber como

É se sentir livre

Eu desejo poder quebrar

Todas as correntes que me prendem

Eu desejo poder dizer

Todas as coisas que eu gostaria de dizer

Dizer em alto e bom som

Para o mundo todo ouvir

Eu desejo poder compartilhar

Todo amor que há em meu coração

Remover todas as barreiras

Que nos mantém separados

Eu desejo que você saiba

O que significa ser quem sou

Então você ir ver e concordar

Que todo ser humano deve ser livre.



Então o que eu tenho?

Por que mesmo eu estou viva?

Sim, inferno

O que eu tenho

Ninguém pode tirar de mim


Tenho o meu cabelo, tenho minha cabeça

Tenho meu cérebro, tenho minhas orelhas

Tenho meus olhos, tenho meu nariz

Tenho minha boca

Eu tenho

Eu tenho a mim mesma


Tenho meus braços, minhas mãos

Tenho meus dedos, tenho minhas pernas

Tenho meus pés, tenho dedos nos pés

Tenho meu fígado

Tenho meu sangue

Eu tenho uma vida

Eu tenho vidas!



Liberdade,

quantos você fez chorar.

Sem você, quanta solidão!


Até quando

terá um sentido viver

eu viverei para ter você.


Liberdade

quando um coro se levantará

cantará para ter você.


Claro que talvez tenhamos que passar a vida toda dançando por dinheiro para poder sobreviver sem sermos livres. Nessa jornada que vale uma vida e nossa existência talvez tenhamos que entregar nosso amor, saberes, causas, sonhos, fé e até mesmo a família ? mas sem lutar ? sem se libertar ? sem dizer em voz alta quem são os senhores da guerra que matam, oprimem, e destroem vidas em nome de suas riquezas, poder e vaidades no Brasil da corrupção sem justiça nem lei.  Sim eu entendo que talvez tenhamos que dançar por dinheiro mas não se acostume o nome disso não é vida e você não foi criado para isso, sua existência é muito maior, bela, boa e justa do que empresários, educadores, políticos, pastores e outros senhores da guerra querem lhe transformar. 



Uma das primeiras lições que devemos aprender é que guerras vamos ter que lutar na vida e as melhores são as que lutamos pelas vidas dos que não podem lutar, devemos desde cedo aprender a lutar por amor, por causas, pelo saber e por tudo aquilo que não nos transforma em dançarinos por dinheiro. O consumo, o poder, vaidades e outros nunca valeram uma vida na verdade eles lhe matam antes de ter vivido e sentir o verdadeiro amor, beleza, fé, causas,  e sonhos. 




Se o mundo ficar pesado

Eu vou pedir emprestado

A palavra poesia


Se o mundo emburrecer

Eu vou rezar pra chover

Palavra sabedoria


Se o mundo andar pra trás

Vou escrever num cartaz

A palavra rebeldia


Se a gente desanimar

Eu vou colher no pomar

A palavra teimosia


Se acontecer afinal

De entrar em nosso quintal

A palavra tirania


Pegue o tambor e o ganzá

Vamos pra rua gritar

A palavra utopia


O planeta e nossas vidas estão sendo destruídas por vários senhores da guerra é para eles que continuará a dançar ? É hora da Resistência! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário