SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 8 de maio de 2022

A Missão da Educação da Juventude diante das Mortes de uma Geração de Jovens por brutais Desigualdades e Violências




E os abestados, ignorantes e violentos preferem pagar presídios,  segurança e policia do que gerar trabalho, cidadania e mercado como fizeram vários países. A primeira pergunta a ser feita seria: se esses jovens fossem filhos de ricos e políticos continuaríamos com a mesma omissão e silêncio diante de tantas tragédias?  A segunda questão é que a verdade baseada na história, dados e fatos precisa ser dita sobre as causas dessas mortes; e o Estado, as Escolas, as Universidades, Empresas que dizem ter ESG, mídia e Justiça precisam cumprir sua missão. 


Quantos precisam morrer para que possamos fazer algo? O que precisa ser feito que tenha impacto na vida de milhões de jovens que vivem sobre as mesmas brutais condições que levam a morte de milhões de jovens nas últimas décadas? Muito mais do que guerras, tragédias ambientais ou mesmo os mortos pela pandemia. 



Jovens que com sua cidadania amariam trabalhar se tivessem oportunidades, assim como também gostariam de estudar se tivessem condições. Eles geram riquezas e podem juntos colaborar na solução de várias problemas sociais e ambientais das comunidades pobres através de projetos na escola, ou na universidade através de pesquisa e extensão. Porém, é preciso enxergar o tamanho do problema e os passos que podem ser dados visando juntos superar esse desafio: 1) Incluir ações de vários setores da sociedade que poderiam ser realizadas em sinergia; 2) Otimizar recursos e ampliar o impacto; 3) Combater fake news e falsas mídias com as verdades mais duras sem apagar a história conscientizando as pessoas. Todavia, sem inocência, sabemos que no Brasil os ricos, grandes empresários e bancos vivem do Estado através de um dos maiores juros do mundo, a isenção de impostos, onde se deveria ser taxado as grandes riquezas, títulos da divida pública, incentivos fiscais, corrupção e privilégios sob o advento das leis. 


Mas as Escolas e as Universidades não pertenceram aos ricos porque ela é ultimo espaço republicano e democrático que se caracteriza pela liberdade, equidade e solidariedade e terão que lutar contra os professores, famílias e suas comunidades o que representa 99% contra 1 %. Lembre se vocês perderam no Chile: o Presidente, as elites, a mídia e o exercito não foram suficientes quando as pessoas aprendem a dizer NÃO e basta diante de tanto sofrimento. 


 

Vamos analisar um caso concreto como do Ceará. Dos 9 milhões de cearenses, temos quase 6 milhões que não concluíram o ensino médio, é o quinto estado pior em analfabetismo do Brasil e o Ceará mata mais jovens  do que o estado de São Paulo há décadas que tem uma população quatro vezes maior.  Ou seja, o mesmo grupo politico no poder comandado por Ciro Gomes e Tasso Jereissati há décadas como Cuba e Venezuela. Nos mesmos governos os empresários tem bilhões de incentivos fiscais, fato apresentado pelo Deputado Estadual Renato Roseno. 




Muitos empresários com incentivos fiscais se tornaram bilionários, temos mais de bilhões denunciados pelo Deputado Estadual Heitor Ferrer em vias de  corrupção, sem haver investigação no pacto onde a Assembleia Legislativa do Ceará barra CPIs e impede fiscalização, algo que seria a principal função do Legislativo. O Ceará recebe bilhões da cooperação internacional para combater a pobreza há décadas, mantem um equilíbrio fiscal que exclue a maioria da população do acesso as politicas públicas, mas ao mesmo tempo, mantem incentivos fiscais, corrupção e privilégios para políticos e suas famílias que vivem do Estado, como foi o caso recente da aprovação de uma aposentadoria para ex-governadores estaduais que inclui Camilo e agora Izolda. 



Porém o Ceara é tido como modelo de educação no Brasil, isso porque não discutimos porque menos de 350 mil jovens cursam o ensino médio enquanto milhões de outros jovens nem estudam, nem trabalham. Lembra dos 9 milhões de cearenses supracitados? Se usa na prática menos de 350 mil jovens para produzir um “case” de excelência baseado em suas notas de português e matemática, seguindo o índice internacional PISA.  



Nenhum dos melhores países em educação, segundo o PISA, separam politica educacional da social, nenhum exclui os dados que representa o acesso da quase totalidade de suas populações que são escolarizadas, nenhum delas as crianças e jovens vivem na pobreza como no Ceara ou milhares de jovens são mortos todos os anos. Não vejo a Fundação Lemann ou outras falar sobre esses critérios diferentes para um case e, muitos brasileiros que estudam em Universidades Americanas, acabam por se calar diante de tal situação. 



Da mesma forma, quanto do orçamento das Universidades Federais se transforma em bolsas para alunos que não tem condições financeiras para estudar e que podem atuar em projetos de pesquisa e extensão? Se abrimos os orçamentos das instituições publicas, quanto é gasto em prédios, privilégios e outros enquanto a razão de ser dessas instituições estão sendo mortas pelas brutais desigualdades e violências? Não se sabe ao certo, mas o número é absurdamente desigual diante do pouco que ficam em bolsas que garante a conclusão do curso. 



Instituições como a FIEC se calam para pobreza, desigualdades e corrupção no Ceará. Dizem que tem ESG, mas não importa o impacto? Elas são ineficientes com bilhões do “Sistema” S e aparelham com privilégios e cargos igual aos piores políticos, as associações empresariais são usadas para acessar financiamento de bancos públicos como casos absurdos no Banco do Nordeste, perpassando por várias presidentes, tais como o Sr. Byron de Queiroz. A justiça não vê? E a grande mídia? Enquanto uma geração de jovens, seus pais, avos, bisavós, tataravôs… pagaram com suas vidas os que enriquecem pelo Estado e Bancos públicos, esses mesmos abastados  viajam para os EUA, Europa e Dubai, falam de mercado, meritocracia, gestão, mas não conseguem viver deles, como determinados países fizeram gerando trabalho, cidadania, mercado e Democracia. 



Outros caminhos estão sendo construídos sem nenhum apoio porque não fazem parte desses grupos políticos e elites e apesar de ter mais impacto com pouco ou nenhum recurso. Isso nāo importa porque o que prevalece é a péssima gestão, mentira e corrupção no Ceará com o silêncio e o pacto entre os poderes.  O Prof. Dr. Henrique Cunha (UFC) tem denunciado com pesquisas e métodos científicos os crimes e a barbarie cometidos contra os negros há séculos no Brasil, que por muito menos gerou nos EUA o “Movimento Vidas Negras Importam”, mas a história e a verdade importam? Assim como o Prof. Dr. Babi Fonteles (UFC) tem lutado, pesquisando e divulgando sobre os mesmos crimes contra as populações indígenas. 


A Profa. Dra. Maria do Céu (UFC) com sua tese de doutorado pela USP sobre as comunidades pesqueiras evitou que mais pescadores fossem roubados de suas terras em beneficio de grandes empresários, imobiliárias e interesses do turismo internacional, esse turismo que não reduz a pobreza cearense mas enriquece alguns. 



Posso falar de vários outros projetos de pesquisas e extensão das Universidades Cearenses incluindo as estaduais e privadas que juntos com jovens podem mudar essas realidades de suas vidas e comunidades, reduzindo a pobreza e as violências. Assim como há dezenas de trabalhos de ONGs, tais como a EDISCA e outras que tem mais impacto em educação do que as politicas públicas com muito menos recursos, negócios sociais ou projetos culturais que fortalecem a humanidade, geram trabalho, impacto social e reduzem as violências. Porém, isso tudo citado não importa, pois o que impera no Ceara é a “Ditadura da Corrupção”, as violências e as mentiras com o dinheiro publico “em nome dos pobres” mas que serve somente aos ricos, aos abastados e “abestados”, que acabam por definir quem vive e quem morre no nosso estado.




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