O tamanho de nossa luta é pequena que não altera em nada toda essa estrutura, mas ela não nos impede de pensar e dizer a verdade de forma honesta e sincera para construirmos a História por outros caminhos. E assim como a luta de Gandhi, Mandela e milhares de líderes espalhados pelo mundo. Nós buscamos conscientizar pessoas ampliando suas capacidades críticas e revoltas para construir outros caminhos para suas vidas. É muito fácil culpar os pobres, negros, imigrantes, gays e outros pelos problemas de nossa sociedade, como faz Trump, quando a verdadeira culpa é das brutalidades e violências de nossa elite. Será que os filhos da elite ou mesmo da classe média estudariam se não tivesse comida, casa, saúde ? A resposta é sua, mas não há ética em nossa sociedade quando brutalidades e violências de políticos são aplaudidas em troca de bens de consumo e dinheiro.
Não existe Estado, Constituição e Democracia com a insensibilidade das elites as dores, sofrimentos e vidas dos pobres. A sensibilidade nos ensina a Democracia, aprender a escutar e sentir a voz e a dor do outro ou mesmo a nossa. A sensibilidade nos ensina a ouvir os sonhos, entender o poder da imaginação para criar novos horizontes para nossas vidas e cidades. Mas não podemos esquecer os traumas psíquicos e as expressões de corpos das pessoas pobres como nos ensina Dostoievski, Victor Hugo e Tostoi; pois esses corpos revelam fome, doenças, e violências que irão impactar as políticas públicas a vida toda.
https://www.youtube.com/watch?v=JWOzNkw17Qk
O Estado e as eleições são o grande negócio das elites que fabrica e gera impunidade para bilionários. Várias pesquisas têm provado como empresas tem se transformado em instrumento de poder e loucuras para psicopatas, somada a uma educação neoliberal individual que busca enriquecer a qualquer preço por meio da liberação de impostos, corrupção, violências e insensibilidades as custas do coletivo, da sociedade, da democracia e da justiça social. Um mundo sem lei cada vez mais dominado por vários tipos de máfia e seus ditadores.
Qual a diferença entre Trump, Putin e Maduro? Nenhuma. Trump com 37 crimes julgados na Justiça, Putin invadindo países, e Maduro comandando uma Ditadura. Bilionários influenciando votos e campanha com muito dinheiro. Hitler foi eleito pelo sentimento de desespero e ódio para fazer a Alemanha grande de novo e deu em guerra mundial. Assim como Putin quer a Grande Mãe Russia grande de novo. Muitos na justiça, bilionários, imprensa, políticos, ninguém mais está preocupado com o Estado, a Democracia e as políticas públicas. Tudo virou business e aprendizes de falsos empresários. Sim o mundo preferia uma mulher negra, pobre, filha de imigrantes como a maioria do mundo, mas 1% feito pelas elites da extrema direita escolheram outros caminhos para lidar com as eleições.
E há tempos, nem os santosTêm ao certo, a medida da maldadeE há tempos, são os jovens que adoecemE há tempos, o encanto está ausenteE há ferrugem nos sorrisosE só o acaso estende os braçosA quem procura abrigo e proteção.