SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 16 de julho de 2013

A FORTALEZA DA EDUCAÇÃO CONTRA A DESIGUALDADE E A VIOLÊNCIA.




Será que cada um de nós pode imaginar uma escola pública de qualidade funcionando em nosso bairro com boas salas de aula, laboratórios de informática interligados por fibra ótica, quadras de esporte com vestuários,  material escolar completo e farda gratuita, transporte escolar, segurança com guardas para proteger todos na escola e um portal na internet para facilitar a pedagogia, acompanhamento, gestão e integração entre pais, professores, alunos e a gestão das escolas ?  Se podemos começar nossos sonhos pela escola, podemos pensar em como ela afeta a vida de todos e da cidade ? Podemos ir além da escola e imaginar que cidade podemos construir se ousarmos termos como causa em nossa vida um projeto de sociedade alicerçado pela Fortaleza e Educação de nossas crianças e jovens ?

Uma verdadeira Fortaleza , capaz de nos proteger das desigualdades e violências , não equipadas com armas mas com as competências ,talentos, méritos e o amor de nossos professores que unidos aos pais dos alunos e as comunidades formam "um exercito" capaz de defender nossa cidade daqueles que tentam nos roubar a alma, a inteligência, e a vontade de construir caminhos dignos para cada uma de nossas crianças e jovens apreenderem a ler e a escrever, a desenvolver suas capacidades e conhecimentos, a lutar pelos seus direitos, a sonhar, imaginar e viver uma vida diferente para eles, suas famílias, comunidades e cidades.  

E se estas Fortalezas fossem construidas nos bairros mais pobres com o que há de melhor para suas escolas ? Em lugares onde pais e alunos que ganham salário mínimo e estão pagando uma escola privada ruim porque nossas cidades se tornaram as piores educações do Ceara! Se nossas crianças e jovens pudessem sair bem cedo de casa, passar o dia todo estudando ao invés das ruas , fazendo esporte, idiomas, informática, artes, e se alimentando com 3 refeições por dia para gastar sua energia com boas atividades , fortalecendo seus corpos, mentes, espíritos com valores e saberes compartilhados com seus amigos, professores, pais e comunidade. 

Se a riqueza desta Fortaleza fosse distribuída em igualdade de oportunidades pra todos através da educação, se o poder público fosse maestro de uma nova história, canalizando as políticas públicas e os recursos necessários para construir estas Fortalezas em nossos bairros ? 

As respostas concretas à estas perguntas foram as lições que aprendi hoje na Conferência Municipal de Educação em Fortaleza, não uma lição de português ou matemática, mas algo que torna isso possível para todos. Uma lição de Sociedade, quando uma cidade, seus educadores, e gestores públicos resolvem juntos compartilhar o mesmo sonho. Transformando-o em projetos e políticas publicas com todos os recursos necessários para isso, não somente os financeiros, mas as competências, olhares e as atitudes dos Educadores de nossa Fortaleza, que hoje decidiram que vão lutar juntos contra as desigualdades e as violências de nossa cidade.
  
Hoje milhares de pessoas reunidas na Conferencia Municipal de Educação disseram unindo suas razões com seus corações que estão dispostas a dedicar suas vidas não por um projeto de poder mas por uma causa de uma sociedade. Esta causa não se realiza com discursos fáceis em nome do povo mas com Liderança, Atitudes e planejamento que silenciam as mentiras e desculpas de quem teve a chance de fazer e transformar a educação em nossa cidade. Infelizmente muitos fazem da Educação o meio de várias negociatas em beneficio de interesses e podres vaidades de uma minoria de políticos que se autodenomina esquerda por suas palavras de ordem repetidas mas podres e vazias em suas praticas de poder. Sem se preocupar com o efeito da Deseducação deles sobre a vida, as desigualdades, violências e o futuro de crianças, jovens e suas famílias que não querem ter suas vidas reféns de Bolsa família e troca de favores sem acesso a direitos.
 
A luta contra esta insensibilidade e retórica de falsos educadores e políticos veio de uma cidade do interior, Sobral, uma entre muitas que ajudou a construir a riqueza de nossa Capital Fortaleza. Aonde um grupo de Educadores e políticos resolveram ousar e decidiram continuar a história de  Educadores e Políticos como Paulo Freire, Darcy Ribeiro e outros. Porém indo além de pensar modelos e políticas publicas mas implanta-la em cada escola e comunidade que pudessem fazer a diferença na vida dos alunos, no seu aprendizado e conquistas, orquestrando a inteligência e a boa vontade de professores, comunidades e gestores públicos. Resolvem assim ousar e imaginar como enfrentar não as consequenciais mas as causas que geram desigualdades e violências. Plantam nestas escolas as raízes da Educação capazes de fortalecer as árvores do desenvolvimento econômico e social em nossas cidades gerando os frutos que semeiam paz para todos.




Como cidadão de Fortaleza gostaria de parabenizar e agradecer a toda equipe por nos convidar, convocar e liderar uma jornada pela Revolução e transformação da qualidade da Educação em Fortaleza para nossos filhos e gerações futuras. 

A escola que falei no inicio se tínhamos a capacidade de imaginar hoje se tornou possível a partir das políticas públicas lançadas pelo Prefeito Roberto Claudio e o Secretário de Educação de Fortaleza Ivo Gomes com recursos garantidos pelos Governo Federal, Estadual e Municipal. Esta geração de novas políticas públicas para Educação em Fortaleza, concretizadas no desenvolvimento de escolas publicas de qualidade foram assinadas hoje durante a Conferencia Municipal de Fortaleza, e em 3 anos vamos vê-la crescer e se desenvolver nos bairros mais pobres de nossa cidade.

Assim como nossas crianças e jovens, estas escolas precisam ser apoiadas no seu desenvolvimento. Devemos ter engajamento e compromisso com os desafios de transformar a educação em nossa Fortaleza, e não somente os diretores e professores mas também os pais, as comunidades e os políticos.Todos devem apreender a ter maturidade e respeito pelas conquistas e desafios públicos e o dever de cuidar e protege-las. Desenvolvendo em cada um de nós a capacidade de sermos além de cidadãos, educadores de uma nova Fortaleza da paz e da dignidade de vida para todos.

Isto é de fato a democracia que além das ruas precisa chegar a vida das pessoas. Por isso nunca vamos cansar nem de sonhar, lutar por estes mesmos sonhos, transforma-los em realidade e caminhar para novos desafios e horizontes. Em outras palavras sentir o que pensamos para com esta energia e atitudes erguermos as escolas capazes de dar Vida com Direitos, Paz , Liberdade e igualdade de oportunidades as nossa crianças e jovens ate o dia que não precisaremos mais negar a elas a humanidade que deveria ser a razão de ser de todos os poderes. Mas infelizmente grande parte disso é apenas mais um discurso? Acompanharemos todos os anos essa jornada ate sermos professores dessa mesma rede,  e realizamos juntos de baixo para cima, um plano por escola, a fortaleza da educação.    
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário