SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O que se ganha e o que se perde em cada momento e escolha da vida ? Parte 2.






Começou a tocar When You Were Young - The Killers, fico lembrando de quando era jovem ao ritmo da musica. Tudo tinha começado na Associação de jovens no bairro, na pastoral católica, e depois no Grêmio José de Alencar com Marcelo Leão, Emilio Guerra, Marcelo Roseno e outros líderes estudantis nas várias passeatas e lutas que contei na parte 1 deste artigo. Durante a Sociedade Executivo Global fui um dos Fundadores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza com Marcelo Mendes, que foi vereador de Fortaleza, depois Professor em Empreendedorismo do Colégio Batista para alunos do ensino médio e Coordenador do Núcleo dos Amigos da Escola no Ceará. Estas lições do Empreendedorismo e a atuação como executivo e consultor nas empresas nos levou a desenvolver um projeto social com a USAID apoiado por Nena Lentini quando começamos  a Empreender Sonhos numa Terra da Sabedoria.

A ideia de gerar redes de pequenas empresas em comunidades pobres unindo jovens universitários e empreendedores sociais, transformando ONGS em Incubadoras , nos fez misturar saberes de setores diferentes em torno de objetivos compartilhados. Por esta ideia, depois de ganharmos o premio Empreendedor Social da ASHOKA / Mckinsey , fui indicado por Dora Andrade da EDISCA e nomeado fellow Ashoka, apoiado por nossa Diretora Célia Cruz. 


 
O que mais ganhamos foram lições de vida e alianças/amizades duradouras com lideranças incríveis. Aos poucos ouço Like A Friend – Pulp da trilha do filme Grandes esperanças baseado no livro de Charles Dickens . A principal delas que indiquei fellow Ashoka foi Johnson Sales, o poeta urbano, Sociólogo, e um dos dirigentes do MH2O. A ideia de incubadoras em Hip- Hop se expandiu para mais 4 cidades: São Paulo, Rio, Brasília e Curitiba . Era um momento mágico onde pude contribuir com várias ideias e ONGS inovadoras indicando seus lideres a fellows Ashoka, mobilizando recursos e políticas públicas juntos. Todos ganharam diversos prêmios no Brasil e no mundo. Entre eles indicamos : Celso Grecco da Bolsa de Valores Sociais, Joaquim Melo do Banco Palmas, Carlos Simão do Instituto Sertão Vivo, Willy Handel da Agência Mandalla, o seu filho e dirigente da ONG , Tarcio Handel , se torna Secretario de Empreendedorismo da Paraíba. Os fios da realidade de mundos diferentes começam a se misturar e conectar-se para tecer novos caminhos, lideres e ousadias sociais. Nascia assim a Terra da Sabedoria.

Dorte Verner, Economista Sênior do World Bank,  nos convida a compor sua equipe e cede várias salas na sede do Banco Mundial para abrigar estas ONGS, sementes de qualidade de novos processos de desenvolvimento econômico e social. O Espaço Terra da Sabedoria. Depois junto com Dorte e Erik Alda criamos a REDE NÓS- Rede Nordeste de Inclusão social e Redução da pobreza com a respectiva realização de Seminários e projetos em todo o Nordeste Brasileiro. As sementes virão frutos, depois se expandem em florestas organizando novos ecossistemas sociais, capazes de despertar líderes sustentáveis para os desafios críticos globais que enfrentamos como humanidade. Realizamos várias palestras para divulgar e potencializar estas sementes e processos entre elas no Seminário Internacional sobre Ética e Desenvolvimento com a presença de Amartya San, Conferência Internacional sobre Avaliação de Impacto, e YPD em Saravejo. Ajudamos a criar e realizar o FUTURE , um dos maiores eventos de juventude do Brasil que contou , em quatro edições, com a participação de mais de 120 mil jovens.


Uma destas sementes plantamos quando organizamos o I Encontro Nacional de empresas juniores na USP. Depois voltei para palestrar no X Encontro Nacional em São Paulo quando já existia mais de 600 empresas juniores , árvores gerando seus frutos , era hora de enxergar a floresta. Começamos a organizar a Brasil Junior e em seguida a primeira Conferência Mundial de Empresas juniores em Fortaleza com outros dirigentes do Movimento da Europa e do Brasil que também se tornaram lideres de ONGS referências no mundo. Os principais são Rodrigo Brito de Curitiba, ex-dirigente da Empreendedores de Sonhos e Fundador da Aliança Empreendedora, e Luis Cavalcanti , fundamos a INOVA - empresa junior da Economia e na sequencia ele se torna segundo Presidente da Brasil Junior e hoje esta fazendo seu Doutorado no MIT. 



Ao som de Paint It Black - Rolling Stones, a luta política e social andaram sempre juntas com estes desafios. Era o momento histórico para criar, desenvolver e conquistar políticas publicas de juventude. Participamos de forma ativa do Vozes Jovens organizado por Zeze Weiss e outros lideres como Alessandro Ponce de Leon. Tive a oportunidade com ele de desenvolver a ideia e dar o nome da Universidade da Juventude que seria uma das mais importantes sementes do Estatuto da Juventude no Brasil. O desafio era como viabilizar políticas publicas nos municípios e no Estado nesta direção contribui na Criação e Articulação de recursos da Secretaria de Juventude de Fortaleza ( os Cucas com Erik Alda no BID ) , Maracanau, e Maranguape. No Estado criamos a Agência de Desenvolvimento Jovem e o Programa Empreendedores de Um Novo Ceará. Concebemos a partir da experiência da Empreendedores de Sonhos o projeto de Consórcio de ONGS e incubação de pequenas empresas em comunidades; ideias implantadas em todo Brasil. Ainda ajudamos a mobilizar recursos com Mafoane Odara para que o projeto GERAÇÃO MUDA MUNDO da Ashoka fosse realizado no Ceará financiando mais de mil projetos de jovens de todo estado. Graças ao apoio de Ivo Gomes. Sendo o primeiro e único Governo no mundo a assinar um contrato com a Ashoka. Estava começando a conhecer mais de perto o poder publico e a luta entre os partidos.  



Em determinados momentos de nossa vida acontecem transições aonde temos que fazer escolhas entre o que se ganha e o que se perde, despertar novos horizontes. Foi no meio disto que lançamos a pedra fundamental da Terra da Sabedoria, o primeiro Parque de Inovação Social do Mundo, e fui parar na Bósnia durante a Guerra de Saravejo. Foi quando comecei a estudar, além de Administração e Economia, Psicologia. Tinha concluído meu primeiro livro “ Quando amar é proibido “ e comecei a escrever Sociedade da Paixão exatamente quando a musica The Promise - When in Rome não podia parar; tinha que voltar a amar.



Nada mais mágico para fortalecer o ser do que esta jornada porem os ganhos e as perdas vão aumentar na proporção do tamanho dos desafios.



Quando criamos com Milton Sousa os Agentes de Responsabilidade social na FIEC, o encontro entre empresas, ONGS e Governos começou a ser orquestrado a gerar sinergia social entre eles. Uma das empresas , a Sucos Jandaia, queria desenvolver projetos na área educacional. Unimos esforços, ideias e sonhos com Luis Eduardo Figueiredo, Monica Rabelo,Larissa Oliveira e Elane Guedes para criar o Instituto de Educação Portal. Em cinco anos ele ganhou o Prêmio Itau e o Premio Eu curto esta cidade da ONU e Assembleia Legislativa pela Educação humana e profissional de jovens;  baseada em planejamento de vidas por mundos; uma metodologia que uso em minha vida há 25 anos. 



Era preciso cada vez mais ter Eye of the Tiger - Survivor. Assim como no Impeachiment de Collor junto com o Senador Cristovam Buarque resolvemos voltar as ruas e criamos o Movimento Educacionista. Eu tinha sido assessor na Câmera Federal e agora estava na Assembleia Legislativa assessorando o Deputado Heitor Ferrer. Uma das propostas do Educacionismo virou lei o piso salarial nacional dos professores.


Muitas das lutas que dediquei minha vida seria mais fácil se tivesse mandato então resolvi ser candidato a vereador. Foi um dos piores momentos de minha vida, as engrenagens e entranhas da política são horríveis, lutei com nada mas lutei.  Foi quando vi como o jogo era injusto e brutal. 



Nas andanças com o Senador Cristovam recebi denuncias de corrupção no Ministério do Trabalho e quando tentamos lutar contra a corrupção dentro do partido e na sociedade fui expulso pelo PDT a pedido da Juventude “Socialista”. Depois devido a estes repasses, o Ministro do Trabalho caiu, e há menos de um mês estes esquemas de corrupção foram pegos numa operação da Policia Federal quando vários funcionários do MT foram afastados e outras pessoas foram presas.



Porem neste momento de decisões e escolhas, coisas mágicas e boas aconteceram.  Acompanhei e aprendi com Luis Eduardo e Sidney Girão o nascimento e o processo de realização do filme Bezerra de Menezes que junto com Mães de Chico se tornaram as duas maiores bilheterias do Nordeste, superando o publico de todos os filmes de todos os estados do Nordeste naquele ano. Soube disto porque anos depois com Luiz Bezerril ajudei a realizar a Cartografia do Cinema e Áudio Visual do Ceara. 



Começava a inaugurar minha nova carreira mais um mundo em minha vida e comecei a estudar Cinema na UFC. Depois com Luis Eduardo palestrei em Washington em um evento sobre Turismo Sustentável a convite de Dorte Verner era hora de comemorar. 


Um outro mundo começava a ganhar forma e conteúdo em minha vida a Educação internacional  através do Turismo Sócio Educacional. Conheci o educador William Calhoun que há 23 anos recebe jovens de Universidades Americanas para cursar um Programa de Justiça social e Sustentabilidade no Brasil o que equivale a 16 créditos acadêmicos. Começamos a lutar juntos há 4 anos e estamos em fase de parceria com o SIT e USAID para implantação da UNESERES- A União dos Seres Sustentáveis. Uma educação viva interdisciplinar, inter setorial, internacional e sistêmica com aulas em campo baseadas em tecnologias sociais desenvolvidas por ONGS que atuam como soluções para problemas críticos globais como violência, desemprego, destruição da natureza e outros. Todo semestre oriento um ou dois alunos em suas pesquisas.

Nesta jornada comecei a atuar com o secretário Ivo Gomes no Gabinete do Governador para transformar ONGS em políticas publicas num programa que denominamos Sinergia Social. Depois Pablo Robles transformou este nome e a ideia num blog , concurso e num Instituto com este nome, uma iniciativa fantástica.

A primeira ONG que virou política publica foi o PRECE que passou a replicar sua metodologia de estudo em grupos de jovens visando aprovação no vestibular , implantando em várias escolas publicas no Estado do Ceara. Depois foi o IEP, EDISCA, IPREDE e outras que passaram a receber recursos públicos para aplicar suas metodologias inovadoras e com maior impacto; influenciando o desenho e desenvolvimento de políticas publicas inovadoras.

Por esta longa caminhada recebi alguns prêmios como Empreendedor de um novo Brasil pela Você S.A, Empreendedor Social da Ashoka e Mc Kinsey, Novia Salcedo em Bilbao na Espanha, no Chile pela atuação com Jovens no Governo Bachelet, em Saravejo no YDP e na ONU em Nova York. Agora com muito orgulho vou receber a comenda Transformando Vidas do Instituto Educação Portal- IEP. Tive o privilégio e a bênção de também criar o Premio Eu curto esta cidade com o PNUD e a primeira Feira do Conhecimento realizada pela ONU no Brasil com Ieva Lazarevictzu e Maria Celina Arraes.

Três anos antes das manifestações nas ruas em junho de 2013 no Brasil publicava  neste blog vários artigos sobre os desafios, sonhos e lutas desta geração. O primeiro deles foi CASA GRANDE E SENZALA - A “DEMOCRACIA” DOS PARTIDOS NO BRASIL que podem ler no link http://terradasabedoria.blogspot.com.br/2010/12/casa-grande-e-senzala-democracia-dos.html . Estes artigos estão gerando um livro " A PRIMAVERA BRASILEIRA " enquanto termino de escrever “Em busca da Terra da Sabedoria “ sobre esta caminhada por novas formas de ser, viver e organizar a sociedade.

Busco junto com as novas gerações e a terceira idade construir caminhos de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria visando superar os desafios coletivos que afetam a todos neste mundo e que todos nós somos co-responsáveis. Conecto-me desta forma diretamente ao grito dos sem partidos, ao Ocupy, aos Indignados na Espanha, aos Jovens lutando por Educação no Chile e a Primavera árabe. Escrevi com Arinda Roll o roteiro de um filme sobre isto "68 HIGH TECH" que ainda pretendo realizar quando Deus permitir.    
     
E assim começa um novo ciclo, uma nova jornada em minha vida. Lógico que amei poucas mulheres e tive um filho que amo muito, o João Victor, mas confesso que não me importo se morrer a qualquer momento, sou muito feliz e fiz tudo que sonhei e quis, daqui para frente é bônus. Renovo contigo o pai a missão de construir à tua terra à Terra da Sabedoria. E nesta jornada que caminho, não vou parar agora nem nunca, cada passo que damos as conquistas, sonhos e amor crescem juntos por isso continuamos a empreender sonhos numa Terra da Sabedoria. Nesta nova jornada tenho a honra de caminhar com Rodrigo Tavares , Vanessa Freire , Adriana Fontenelle, Thiago Athenessi, Tatiana Muniz e lógico os lideres de todas as ONGS membros desta Associação de ONGS. Juntos estamos empreendendo o Cartão Energia Social e o Game Terra da Sabedoria algo como um Second Life para que pessoas planejem seu plano de vida no virtual e realizem no real. Construindo assim o Diário e o Filme de sua vida, sendo personagem de sua própria história; para contar em artigos como este sua jornada neste Planeta Terra que compartilhamos. De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria.

Apreendendo cada vez mais a buscar sabedoria para compreender o que se ganha e o que se perde em cada momento e escolha da vida, algo que faremos ate o ultimo segundo da vida enquanto toca Don't Stop Me Now - Queen.  
   

 




RESISTÊNCIAS!





Os partidos políticos no Brasil se tornaram Tribunal de exceção para eliminar sistematicamente adversários. Enquanto os que se alinham ao sistema falam em democracia , excluindo indivíduos e grupos sociais indesejados por ter posições e pensar diferente.

“Rasguem o manto da indiferença com que vocês cobriram seus corações” Em um mundo tão obscuro e dominado pela violência como o da política, a paixão dos jovens manifestantes nas ruas no mundo todo pela liberdade de consciência e pela liberdade civil é uma luz de resistências a estas formas doentias, mesquinhas e podres de fazer política nos partidos. E há muitos que se beneficiam deste circo.

As poucas melhorias do bem estar social e a “exposição irrefletida ao consumo e ao prazer endurecem o coração” levando a agitação e a violência inclusive políticas. Reduzindo nossas possibilidades de contemplação e reflexões sobre o mundo. Tudo pelo poder e por qualquer produto. A medida que se busca desenfreadamente a realização material, aumentam o anonimato e a perda de identidade. Cada vez mais, os rostos das pessoas parecem refletir o desejo de não renunciar a nenhum desejo, o que as faz perder o que há de mais precioso. Confundir o que pode ser comprado ou roubado a força como na política e nas ruas com o que realmente tem valor,  mas não esta a venda, torna o mundo vazio. O que recebemos em troca disto tudo é uma morte qualquer e uma vida qualquer. É preciso resistir.

Defender e lutar por algo simples, pelos direitos, pela liberdade, e pelo desenvolvimento livre dos indivíduos: por uma vida livre em democracias de fato e de direito em um mundo mais humano.  Lutar por boas causas e entregar-se a elas de forma solidária, sem um objetivo maior, sem nenhum tipo de obrigação, sem o entusiasmo geral ou euforia imbecil dos partidos defendendo seus interesses. Defender com persistência o cotidiano, o pequeno, sem se perder nos grandes temas ou teses ideológicas de salvação do mundo.

Vivemos em uma guerra silenciosa contra indivíduos que pensam diferente, guerra contra a felicidade e a liberdade das pessoas. Vivemos uma incerteza sem fim, um tempo de muita miséria, arrancando do corpo o coração, qualquer coisa pode chegar ao poder, as promessas e propostas sedutoras aumentam a cada dia na publicidade e na política.

Não adianta vivermos apenas do belo, do prazer e do consumo é preciso enfrentar os perigos de nossa época. Transformar o vazio inquietante em autonomia e atitudes é o desafio que propomos aos resistentes que não abandonam seu coração, seus sonhos,desafios e objetivos com convicção.

Não podemos nos acostumar quando a mentira, traições e violências se tornam habituais. Os partidos e a política brasileira ter que apreender que as pessoas tem o direito de respirar, pensar e criar livremente, de serem eles mesmos.  Vê o mundo como se fosse a primeira vez com entusiasmo, o que ele tem de belo, original, engraçado, curioso ao invés de se perder em fofocas, falsidades, jogos, ou seja no éter. Construir integridades, autenticidades e confiabilidade entre as pessoas.

A política tem transformado o mundo num lugar estranho, desolado, deserto, esquecido por Deus.
Enquanto ficamos em casa, estudando, trabalhando ou se divertindo o Estado provoca  a morte de milhares de jovens. O Estado comandado por gangues partidárias sem resistências trocando moedas e feudos entre eles e os demais poderes da Casa grande. Por aqui tenta-se criar ordens acima do Estado e ate mesmo eliminar Deus ou serem eles Deuses ?   Não podemos nos deixar Governar por estes partidos sem resistência, não podemos esperar que um outro tome iniciativa, eles são insaciáveis na corrupção e busca pelo poder. Cada nação merece o Governo que tolera e nós não merecemos a intolerância dos partidos brasileiros. 

Afinal tudo pode ser sacrificado pelo Estado ? O Estado jamais é um fim em si mesmo, ele só importa como condição sob a qual a finalidade ultima da humanidade pode ser alcançada, e essa finalidade não é outra senão o desenvolvimento de todas as potencialidades do homem. Se algo impede o desenvolvimento de todas as potencialidades do homem, se impede o progresso do espírito e o aprofundamento da democracia, então ela é perniciosa e cruel.  Muitos são colocados em áreas de risco por isso, a margem da vida, nesta dimensão temerária na qual cada novo espaço da vida deve ser conquistado, passo a passo, com luta, esforço e sofrimento. Por isso necessitamos resistir e existir nesta ordem de palavras e na vida.

Não temos como nos recolher com segurança e conforto neste mundo. Não há mais volta e a cada dia que passa mais pessoas vão resistir e lutar contra estes partidos e modelos de ditaduras. É urgente uma resistência planejada, é necessário amplia-la. Cada um deve ter uma tarefa precisa e importante. Difundir as verdades da maneira mais perceptível e clara possível. Atiçar as fagulhas das resistências que há em  milhares de corações honestos para que eles lutem com luz e coragem. As pessoas solitárias e isoladas precisam se unir, debater e construir suas ideias para além dos cartórios e gangues partidárias. Não podemos ficar calados e assistir a lenta destruição da política, de nossa planeta e outros desafios. 

Construir pontes e navios lares neste mar do tempo para proteger as resistências. Navios ou organizações que enfrentam ondas fortes, escuras e imprevisíveis. Nada deve ser mais importante que a felicidade de milhões de pessoas comuns. Não podemos abrir mão de ideias que constroem a vida e não o poder pelo poder.

Nas resistências corações e mentes, sentidos e razão, trabalham sem parar. Satisfação e alegria, aflição e preocupação, duvida e risco, assim se passam os dias. Afinal tudo passa e um dia mudara. Estaremos aqui. RESISTÊNCIAS QUE NOS ENSINAM NOVOS MODOS DE SER, VIVER, RESISTIR E ORGANIZAR UMA NOVA SOCIEDADE.
  
Não adianta sumir, nem se isolar, é preciso resistir em todos os lugares em que você esta. Pequenas vitórias silenciosas estão ganhando corpo, um vento de primavera, seres humanos livres e independentes. Como diria Goethe “preserva-se apesar de toda violência”, para que novas crianças, jovens , ideias , sonhos possam sobreviver apesar de todos os obstáculos. A Justiça precisa ser construida na História , viva a liberdade,  viva as resistências, contra a dominação do poder sobre o direito, da mera arbitrariedade sobre a vontade do bem,  a favor das ideias, a favor da autodeterminação dos grupos e das pessoas,  das diferenças. 

A toda legalidade exterior dos partidos, Governos e outros existe um limite ultimo a partir do qual ela se torna ilegal e imoral. Nada pode nos roubar a dignidade pessoal, nossos direitos, o que amamos, nossa visão de mundo, e devemos agir como se o destino do mundo dependesse e depende de cada um nós de nossas corresponsabilidades, lutas e Resistências.            

sábado, 21 de setembro de 2013

CORR OPÇÃO BRASILEIRA UM CRIME CONTRA A HUMANIDADE TÃO IMPORTANTE LUTAR PARA ACABAR COMO O APARTHEID E A COLONIZAÇÃO FEUDAL POR LADRÕES.



Porque Corropção e não Corrupção. Em épocas como esta ate as palavras são corrompidas. Quando se reduz a Corrupção há atos individuais quando na verdade é um trabalho em grupo,  é óbvio. Esta CORR opção dos políticos é uma forma de esconder que os grupos ou gangues partidárias atuam em grupo distribuindo funções , tarefas e dividendos entre eles. 

Isso se realiza de diversas formas tem mandatos que são extensões de negócios e usam o poder político para comercializar produtos e serviços de empresas ligadas diretamente ou indiretamente aos políticos. Existem “Políticas Públicas “que servem quase exclusivamente para angariar votos  de pessoas que dependem delas para viver , os chamados feudos ou novas senzalas das Casas Grandes partidárias. Outras tiram dinheiro de fornecedores que prestam serviços ao poder publico. As mais invisíveis são as políticas “publicas” que não tem impacto nenhum na vida das pessoas e são muito caras mas ninguém pergunta ou quer saber quanto se gastou para executa-la e de que forma foi executada. Em alguns discursos se diz "qualificamos tantos mil jovens, realizamos tais programas visando melhorar a qualidade da saúde " e outros porem escondem a verdade. Eles deveriam dizer de que forma e qual foi o impacto na vida das pessoas e como elas acessam estes direitos. Digo sempre que mais importante do que observar o que foi feito pelo políticos é pensar o que não foi feito e porque ? Quais foram as suas prioridades que revelam muito sobre sua visão de sociedade, poder e política. Porem  uma das piores formas, a mais esquizofrênica , é o silêncio entre os grupos políticos e os partidos do que ocorre dentro de suas agremiações nem sempre entre quatro paredes. É algo assim se for fora do partido deles, eles criticam ou fazem o grande acordo do silêncio. Sendo assim os outros são corruptos mas os correligionários membros do próprio partido quando aprontam ninguém diz nada, e o silêncio ensurdecedor cala as consciências ? Muitos diriam o problema é que isto faz parte do jogo político. É verdade ? Os Nazistas , a Máfia e as gangues falam também a mesma coisa.  O problema ai é a Corrupção da palavra Política e o efeito que isto tem na vida de milhões de pessoas . 

Segundo o TCU são 40 Bilhões em Corrupção no Brasil e estes recursos deveriam estar protegendo a vida e garantindo os direitos de milhares de Brasileiros. Assim como em países como Canadá na América, Dinamarca na Europa ou mesmo aqui do lado no Uruguai.  Onde os impostos garantem paz e vida com acesso a direitos a todos. Menos crimes e violências mais cidadania e consumo, o que beneficia a todos.

Na África do Sul durante a luta de Mandela no apartheid não morriam mais negros do que hoje morrem no Brasil como vitimas ou praticando crimes. Na Índia de Gandhi a colonização da Inglaterra era bem menos destrutiva que a colonização da corrupção hoje do Brasil pelas gangues partidárias.

Digo isto porque a luta contra corrupção deveria ser elevada como causa humanitária tão vital para a humanidade quanto foi lutar contra a colonização e o apartheid.
É necessário e urgente que a sociedade civil se organize para lutar com políticos sérios contra este câncer do Estado Brasileiro, a corrupção.
As manifestações de junho precisam ganhar vida e liderança no debate das políticas publicas, nas investigações e denuncias contra corrupção, na transparência e controle social do Estado. Em desafios, soluções e projetos para mudar este modelo de Estado. Construindo inovações sociais que apresentem com seus impactos novos caminhos de ser, organizar e viver em sociedade, garantindo o direito a todos , inclusive se possível personalizando a política pública. Afinal gente não é gado para ser tratado em escala, as vidas tem que ser respeitadas e construidas em suas individualidades, ate para que as políticas públicas possam tem impacto na transformação das pessoas. Milhares de organizações , ONGS de verdade, estão fazendo isto pelo Brasil de baixo para cima com boas ideias e paixão.
É preciso esclarecer que o inverso disto são estes CNPJs envolvidos em escândalos.  Elas não são ONGS de verdade, assim como Política, ONG é outra palavra bastante corrompida no Brasil. Estes CNPJs são um dos instrumentos de corrupção de políticos e partidos montando suas teias para assaltar o Estado publico como disse no inicio.
Infelizmente estas falsas ONGS tem prejudicado o trabalho serio de milhares de ONGS no Brasil. Elas atuam em comunidades que o Estado não tem chegado para fazer seu trabalho. A maioria das vezes como laboratório de novas e boas políticas públicas quando tem mais impacto com menor custo que as grandes políticas estatais que dizem atender os jovens no Brasil. Afinal como o dinheiro é publico para o contribuinte o que importa é quem tem a melhor transformação e impacto na vida das pessoas. É assim na Europa, as ONGS executam parte das políticas publicas. Penso que no Brasil sem o trabalho destas ONGS de verdade com suas metodologias e impactos comprovados e reconhecidos pela sociedade. Ficaremos cada vez mais a deriva de políticas nada públicas derivadas de gabinetes, burocracias partidárias e políticos frutos das desigualdades e corrupções que visam arrecadar votos e dinheiro de todas as formas; enraizando a corrupção em nosso pais inclusive pela criação destas falsas ONGS.
Por isso peço que todos nos ajudem a divulgar pela imprensa estas experiências de qualidade espalhadas por todo Brasil e que comparem os resultados delas e custos com as grandes políticas publicas estatais que dizem há 500 anos que vão resolver nossos problemas e não resolvem. Elas tem o poder de compartilhar com os jovens que foram as ruas em junho,  caminhos por onde lutar e apontar os verdadeiros inimigos além de denunciar as várias formas de corrupção, a falta de impacto, a ditadura na mãos de poucos das prioridades , desenho e desenvolvimento das políticas públicas entre outros. 
De forma didática e responsável fazemos isso há 20 anos no Brasil aonde pude compreender as teias que se formam e entrelaçam entre si nos Movimentos sociais , Comunidades, Empresas, Artistas, Universidades e ONGS verdadeiras e o respectivos confrontos ou interações com os Partidos , Governos e Cooperação Internacional como Banco Mundial e ONU. Atuei em todos estes setores buscando construir pontes, dialogo, sinergia, e complementaridades sociais entre eles para otimizar recursos e ampliar a transparência, controle social, impacto e a sustentabilidade destas ações no médio e longo prazo. Na busca e construção de um grande antídoto capaz de recompor o tecido social contra a corrupção e a corropção das palavras em nosso Brasil.
Desta forma encerro um ciclo para iniciar outro em minha vida.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif