A profissão de economia requer uma revolução no pensar se é para desempenhar um papel construtivo na resolução das crises múltiplas e multi-dimensionais que engolem nosso mundo, nossa espécie, e o tecido da comunidade humana. Estamos correndo contra o tempo!
A recente crise global levou a perguntas sobre se o tipo de economia que é ensinado nas universidades foi o responsável pela crise em si, ou mesmo pela sua incapacidade generalizada para prever o tempo e magnitude dos eventos que se desenrolaram em 2008. Há muitas razões para tal falha. No entanto, quaisquer que sejam as razões , acreditamos firmemente que agora é o momento para todos nós começar a debater este assunto e descobrir o que é que nós devemos agora ensinar aos nossos alunos.
No cerne das atitudes sociais que estão engendrando as crises ambientais e aumento das desigualdades são tanto o fundamentalismo de mercado e da economia padrão. Enquanto a economia padrão em si é diferente da rígida ideologia do fundamentalismo de mercado, com muita freqüência a profissão como um todo não foi capaz de fazer as distinções nítidas entre teoria padrão e as reivindicações dos fundamentalistas do mercado. O silêncio de grande parte dos economistas em face da ascensão política deste "mercado sabe tudo" fortaleceu esta ideologia e a apoia com o silencio ensurdecedor da maioria dos economistas .
Agora é o momento de reconhecer as falhas da teoria e da estreiteza do fundamentalismo de mercado. Os tempos exigem uma revolução no pensamento econômico, bem como novas formas de ensinar economia. Em muitos aspectos, isso significa um retorno ao solo em que a economia nasceu, a filosofia moral em meio a problemas e questões de grande importância que envolvam a plenitude da existência humana.
Para iniciar este processo, sugerimos o seguinte:
1. Comece a Jornada pela Janela.
Devemos reconhecer que a economia e as empresas devem tudo ao bem-estar humano na sociedade e que isso não pode ser separado de considerações morais, éticas e espirituais. A idéia de uma economia que é isenta de valores é totalmente falso. Nada na vida é moralmente neutra. No final, a economia não podem ser separada, a partir de uma visão de que funciona em beneficio de poucos na sociedade.
Um passo necessário para esta jornada de auto-descoberta é descobrir, promover e viver para o bem comum. O princípio do bem comum nos lembra que todos nós somos verdadeiramente responsáveis uns pelos outros - somos guardiões de nossos irmãos e irmãs "- e devemos trabalhar para as condições sociais que garantam que cada pessoa e cada grupo na sociedade é capaz de atender às suas necessidades e perceber o seu potencial. Segue-se que todos os grupos na sociedade deve levar em conta os direitos e aspirações dos outros grupos, e o bem-estar de toda a família humana.
2. Agora é o tempo da revolução no pensamento econômico
O foco da economia deve ser sobre os benefícios e recompensas que a economia produz, em como promover este aumento de recompensas para todos em igualdade de oportunidades, e como compartilhar os benefícios de forma justa entre as pessoas para o bem comum, e a eliminação dos obstáculos que dificultam este processo. Acima de tudo o propósito da economia é atender as necessidades humanas básicas, bem como os meios para estabelecer, manter e nutrir relacionamentos humanos ao lidar justamente com as gerações futuras (sustentabilidade) e eticamente com toda a vida na terra (equilíbrio ecológico).
Além disso, a investigação económica devem ser acompanhadas de investigação sobre temas como a antropologia, filosofia, política, ecologia, ética ambiental, e da teologia, para dar uma visão sobre o nosso próprio mistério humano, como nenhuma teoria econômica ou nenhum economista pode dizer quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Todos os seres humanos e todas as espécies devem ser respeitadas, como parte da teia da vida e não relegada a interesses estreitos de curto prazo econômicos, mercantilização, ou exploração, como tem sido o caso nos últimos séculos.
Além disso, o chamado mundo moderno (Oriente e Ocidente) tem muito a aprender com os valores espirituais e culturais dos muitos povos indígenas, tanto do passado e do presente. Existe muita sabedoria entre as comunidades indígenas, que contém lições de partilha, igualdade e justiça que podem ajudar a atrair as pessoas "modernas" para apreender com as realidades mais profundas de suas próprias religiões dominantes. Além disso, as pessoas que vivem perto da terra, que possuem uma espiritualidade baseada na Terra normalmente se vêem como parte da natureza, parte da terra, parte de uma comunidade de espécies, além de ser parte da comunidade humana.
3. Agora é a hora de uma revolução no ensino da economia
A fim de garantir que nossos alunos apreendam economia e educação empresarial com Graduações e MBAs capazes de superar os desafios que o mundo enfrenta hoje, propomos uma análise global do curso e estudo das principais tentativas de integrar a economia com a ética e a espiritualidade, juntamente com uma exploração dos fundamentos teóricos dessas atividades.
Muito do que os alunos precisam aprender em cursos de economia é, na verdade, facilmente encontrado em teoria econômica padrão. O curso e ο livro típico tendem a não enfatizá-las, no entanto. Estes conceitos incluem externalidades, bens públicos, concorrência imperfeita, e a ausência de informações para todos . Todos estes resultam na incapacidade do mercado para funcionar bem. Α Teoria deixa bem claro que as externalidades, como a poluição e resíduos resultam em falhas de mercado. No entanto, o típico estudante sai de seu curso de economia com a noção de que os mercados geralmente funcionam muito bem. Na verdade, os mercados realmente não funcionam tão bem, como externalidades não são apenas generalizadas, mas são bastante significativas na produção e no consumo da maioria dos bens e serviços. Os governos geralmente não são suficientes para tributar ou não restringir as externalidades negativas e não são suficientes para subsidiar ou não ampliar externalidades positivas.
As atuais crises financeiras nos deu uma oportunidade de ouro para nos perguntar algumas questões fundamentais sobre o papel da educação econômica e de negócios e nossos possíveis contribuições para essas crises. Que parte tem as escolas de negócios e acadêmicas jogaram na implosão do sistema bancário do mundo? Para que não esqueçamos, hedge funds, private equity, bancos de investimento, capital de risco, as hipotecas subprime, pirâmides e mais, foram os destinos preferidos da maioria esmagadora de trabalhos nos MBA.4. Agora é a hora de uma nova definição de "Bottom Line" e outros detalhes em uma nova maneira de ensinar a economia
Devemos reconhecer que a nova linha de estudos não deve ser tudo sobre alvos econômicos e monetários, a maximização dos lucros e minimização de custos, mas deve envolver considerações espirituais, sociais e ambientais. Quando praticado sob estes valores, a empresa torna-se real, viável, sustentável, eficiente e rentável.
A nova linha de pesquisas que devemos dizer aos alunos pode se ler como segue:
"As empresas, as políticas governamentais, nossas práticas jurídicas, de saúde e educacionais, cada instituição, Direito, Política, Social e até mesmo o nosso comportamento privado devem ser julgados" racional "," eficiente ", ou" produtivo "não só na medida em que eles maximizam dinheiro e poder , mas também na medida em que eles maximizar amor e carinho, bondade e generosidade, o comportamento ético e ecológico, e contribuir para a nossa capacidade de responder com reverência, admiração e espanto radical na grandeza e mistério do universo e todos os seres. "
5. Agora é a hora de escrever Livros de Texto da Nova Economia
Devemos reconhecer que os manuais de economia, construídos sobre a ideologia de Samuelson como representado em seus "fundamentos" muito criticados, ou a ideologia de Friedman como retratado em seu conhecido livro "Free To Choose", ou a Teoria da Escolha Pública de Buchanan já não podem ser o alicerce da economia que por tanto tempo têm vergonhosamente fingido ser.
Economia é, historicamente, um pluralismo de muitas conversas multi-dimensionais. Livros didáticos de hoje não são suficientementes pluralistas. A economia não deve ser tudo sobre favorecer os jargão incompreensíveis da matemática e do cálculo, bem como os pressupostos irrealistas, incluindo racionalidade e ideologia de mercado. Economia era bem melhor que isto..
Manuais de economia Mainstream têm tantas fraquezas que é muito difícil, na verdade, enumerá-las. Mas por uma questão de contexto aqui estão alguns exemplos:
A pretensão de que as pessoas são racionais e disciplinadas.
A pretensão de que mais coisas nos fazem felizes.
A pretensão de que os mercados são na sua maioria perfeitamente competitivo.
A pretensão de que a economia pode ser estudado isoladamente de outros temas e disciplinas.
A pretensão de que a história não importa.
A pretensão de que o que mais importa é dominar matemática e cálculo.
A pretensão de que existe recursos naturais que estão livres para a tomada ou são ilimitadas.
A pretensão de que o bem-estar humano não está relacionada com o bem-estar do planeta e outras espécies.
Este é um momento emocionante para o nosso campo, para a nossa profissão, para a nossa paixão. No entanto, é também um tempo preocupante. Como já dissemos, a economia tem culpa pelas crises que estão engolindo o planeta, a economia, e nossa profissão. A Economia deve mudar. O que nós ensinamos aos alunos devem mudar. Deve mudar se for para desempenhar um papel construtivo na resolução das crises múltiplas e multi-dimensionais que destroem nosso mundo, nossa espécie, o tecido da comunidade humana, relacionamentos, e a teia da vida. Estamos correndo contra o tempo.
Se o nosso campo não muda, se a revolução no pensamento que temos chamado não acontece, se não revisitar o solo rico e fértil em que o nosso campo nasceu, a filosofia moral em meio às questões mais amplas da existência humana, ou seja, e ecologia, então não só vamos ter recuado a partir da oportunidade de desempenhar um papel construtivo na resolução destas crises, ainda vamos herdar desprezo merecido. A oportunidade está sobre nós. Vamos aproveitá-la. Curta O Momento!
Este artigo é uma versão resumida de uma apresentação intitulada "Economia e economistas tragado por Crises:? O que queremos dizer aos alunos" que pode ser acessado aqui.
Kamran Mofid é o fundador da Boa Iniciativa Comum (Oxford, 2002), co-fundador / editor do Jornal da globalização para o Bem Comum e membro do Comité de Coordenação Internacional do Fórum Público Mundial, o Diálogo das Civilizações.
Steve Szeghi é Professor de Economia na Faculdade de Wilmington, Ohio, e co-autor de Relacionamento com o botão direito: construção de uma economia Whole Earth.
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