“ A religião, a sociedade, a natureza: são as três lutas do homem. Estas três lutas são ao mesmo tempo as suas três necessidades; precisa crer, daí o tempo; precisa criar, daí a cidade; precisa viver, daí a charrua e o navio. Mas há três guerras nestas três soluções. Sai de todas a misteriosa dificuldade da vida. O homem tem de lutar com o obstáculo sob a forma de superstição, sob a forma preconceito e sob a forma elemento. Tríplica ananke pesa sobre nós, o ananke dos dogmas, o ananke das leis, o ananke das coisas.”
Outro escritor Siddhartha Mukherjee , autor do livro O Gene, sugere que em nosso Portal podemos constar uma amostra do DNA de cada habitante da Terra da Sabedoria e uma respectiva análise do que pode ser feito durante sua vida para melhorar seu patrimônio genético. Porém DNA não é destino ! A Intel desenvolve pesquisas em como a leitura da íris do olho pode indicar caminhos para melhorar nossa aprendizagem. A Robótica acoplada ao nosso corpo amplia nossas capacidades físicas como força, velocidade, performance de alguns movimentos entre outros. Tudo isto pode ser acoplado ao seu perfil em nosso portal com missões a serem cumpridas no mundo real, gerando um mercado de como vidas podem ser potencializadas linkando elas aos desafios de nossa sociedade.
Estes processo de ampliar nossas capacidades por meio das tecnologias tem ocorrido desde o fogo, a roda, o uso da mão para produzir ferramentas e outros. Agora com o computador e a tecnologia da informação estamos ampliando nossas capacidades de armazenar, processar e utilizar informações o que tem impactado todas as áreas da vida e integrando todas elas com a internet. Um novo momento gerado pelas redes sociais vai poder conectar diretamente via portais tudo isto de forma personalizada diretamente para nossas vidas. Foi assim que fomos , passo a passo, agregando cada tecnologia uma a outra ao mesmo tempo que nos conectamos pelas Redes Sociais e agora Portais.
Portais são importantes para orientação estratégica na vida. Porém o Sol nunca vê uma sombra ! A presença, as vivências, as experiências são insubstituíveis porém elas podem ser apoiadas , compartilhadas, integradas e potencializadas pelo Portal.
As mídias buscam nos determinar mas também podemos usa-las para aquilo que de fato importa em nossas vidas. Esta soma da escrita com a fotografia, o vídeo e a interação nos permite o dialogo vivo com vários sentidos de nossos corpos e com a realidade e a inteligência artificial isso vai ampliar bastante. Se soma isto a Robótica e a Genética vamos gerar amplos mercados, se soubermos organizar a oferta e a demanda baseada em planos de vidas e desafios de curto, médio e longo prazo em nossa sociedade.
O que conseguimos fazer apenas potencializando o ouvido e a nossa razão nas Universidades foi fantástico! Agora se podemos ouvir, falar, ver, viver, conviver, praticar, sentir e imaginar juntos. Imagina o que podemos fazer se canalizar tudo isto para nossos seres e os desafios da sociedade em que vivemos de forma orquestrada gerando sinergias e sincronicidades entre tudo e nossos seres atuando em harmonia com o planeta ?
As técnicas também são frutos das fantasias e das políticas , elas emergem em meio ao caos e as ordens de nossos pensamentos e atitudes em redes como sociedades. A evolução e a integração destas técnicas resultaram em aparelhos como o rádio, telégrafo, telefone, radar, TV e o computador que une todos estes equipamentos usando os seus dados para computá-los. Agora além de computá-los vamos ter um total interação deles pelas redes sociais com nossa vidas.
Esta jornada em direção aos Portais passa por McLuhan quando coloca que as mídias são interfaces entre as tecnologias, de um lado, e corpos, do outro. McLuchan chegou a escrever que , sob as condições audiovisuais, nossos olhos, ouvidos, mãos, etc...não pertencem mais aos respectivos corpos, mais as empresas de mídia que estão conectados. Segundo McLuchan um olho que usa lentes ou óculos executa uma operação paradoxal, por isso representa, concomitantemente sua autoampliação e autoamputação. Freud tambem definiu os aparelhos como próteses de órgãos físicos. O impacto esmagador sobre os sentidos e os órgãos resulta justamente deste autodesenvolvimento, que ocorre indepedente do corpo coletivo ou individual do ser humano.
Poderemos nos comunicar hoje como fazemos pelo computador ou celulares independente da língua com tradutores chegamos a uma consciência cósmica e universal. Porém segundo Heidegger , depois confirmado por Einstein, a explosão de informações seria mais perigosa que todas as bombas atômicas juntas e são usadas também em sua natureza técnica-belica.
Por isso precisamos de Portais capazes de integrar as mídias com as tecnologias, os corpos, os poderes, os sentidos da vida e os desafios de nossa sociedade visando encontrar nossa singularidade e assim criar um ecossistema fraterno dessas singularidades neste Universo em expansão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário