O primeiro defeito é ser resultado direto de oligarquias que herdam o poder de pai para filho , irmãos e netos, incluindo os cargos públicos que assumiu , graças as negociações dos Partidos e do dinheiro do Estado público que é usado entre os partidos para trocar cargos entre amigos e parentes ou alianças espúrias. Por exemplo no Ceara tem famílias que nunca deixaram o poder nos últimos trinta anos como os Ferreira Gomes quer queira ou não o nome disto é oligarquia Eles apoiaram todos os governadores incluindo Lucio Alcantara para manter seus cargos no Governo. O que assim como a corrupção forma uma poupança politica que inviabiliza a Democracia.
O segundo defeito decorrente do primeiro é querer apagar e negar sua história e mentir descaradamente sem pudor nenhum. Tipo Lula não viu corrupção em seu Governo ? assim como Ciro Gomes não viu corrupção no Governo do irmão Cid Gomes ? pois o Deputado Heitor Ferrer tem todos os documentos e pedidos de CPIs para lembra-los como Consignados 150 milhões , Tatuzões , Aquário 144 milhões, VLTs, e agora JBS, BNB e o sitio na Meruoca. Infelizmente aqui neste texto não tem o recurso de ficar piscando em letras garrafais. Todo mundo é doido ou mais simples Ciro mente descaradamente ? Fora Temer ? mas Ciro não investiga corrupção no Governo do irmão Cid do qual foi Secretario de Saúde e seu outro irmão Ivo de Governo ? não sabe de nada igual ao Lula?
O terceiro defeito é que muitos políticos se mantem na mídia pelos contratos que os Governos ou empresas os quais tem influência os ajudam a ser pautados ? Visando vender imagens que não existem e tentam negar a realidade ou pior , sempre falta algumas perguntas básicas que jornalistas não fazem tipo porque em 30 anos não mudou questões básicas em seu Estado ? ou sobre a corrupção ?
O quarto defeito é usar os partidos para se manter no poder em prejuízo da população, causas e plano de governo usando os cargos públicos para cooptar partidos que mantem as oligarquias no poder como o caso do Ceara. Dividem o bolo do governo entre famílias e partidos as custas das brutais desigualdades , seca e falta de prioridades publicas que ficam em segundo plano na agenda. Fortaleza e o Ceara são a capital e o Estado que mais mata jovens no Brasil , mas 30 anos de Ferreira Gomes ainda não deu tempo, mas deu para gastar no Aquário 144 milhões do que na seca, deu tempo para tatuzões do que as casa de taipa do povo sertão e ainda colocar a família da oligarquia no poder, incluindo os netos e a ex -mulher com cargo vitalício , porque a agenda das oligarquias é um conjunto de interesses privados de famílias políticas e empresas que herdam os incentivos fiscais em detrimento e as custas do povo cearense e das prioridades públicas.
Porem estes defeitos de políticos e oligarquias não abalam a fé de nosso povo por dias melhores, apesar dos ricos e podres esquemas que os mantem no poder, muito menos as ideias e as criações capazes de dar novos rumos e horizontes ao nosso Brasil. Sim continuamos a lutar como sociedade civil por um legado de confiança no poder publico para as novas gerações com otimismo , atitudes e sonhos que nos despertem dos pesadelos provocados por grupos e gangues partidárias que acham que são donos do Estado Publico.
Porque manter o velho modelo das oligarquias que não funcionaram no Ceara e querem o Brasil ? Porque não inovar nas politicas publicas ? Porque manter políticos que se beneficiam de acordos com empresas como os casos da ODEBRECHT, JBS e outras? Colocam o Estado publico a serviço da família ? Criam uma nobreza e deliram a céu aberto , herdando poder politico sem gerar riquezas ou criar suas historias pelo trabalho e lutas como a maioria do povo brasileiro? O feudalismo brasileiro das Casas grandes tem que ter fim! Democracia não é autoritarismo, o facismo que usam o poder do Estado público para se manter no poder, perseguindo os inimigos.
Novos horizontes necessitam de novas ideias, da sociedade civil, de sertanejos livres da seca e do desemprego para não ter que ir para São Paulo porque as prioridades publicas que os manteriam em suas cidades e comunidades ficam em segundo plano para manter no poder oligarquias que se apossam do Estado público para manter suas família lá com cargos no poder.
O Futuro presidente do Brasil é o Brasil com autonomia e não cooptado pelas desigualdades e seus senhores feudais, gangues partidárias e poder financeiro oriundo da corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário