SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

240 dias de 1000 dias para mudar o mundo ou mil vidas.





240 dias . Em toda historia do Brasil,  o Brasil ajudou a construir a economia de São Paulo. Chega a hora que São Paulo tem que colaborar com todo Brasil.  Em torno de propósitos e desafios que nos unem como nação não é apenas a parte econômica.  

Faltam 360 dias para o Brasil escrever uma nova historia num ciclo de 600 dias desses já caminhamos 240 dias .  É hora de unir e compartilhar os desafios de inclusão economica e social da juventude brasileira com os Estados e a sociedade civil com suas Universidades, ONGs, Empresas, organizações de juventude e outras para Empreendermos um novo Brasil.

Direitos, Cidadania, igualdades de oportunidades , produção de riquezas, mercado consumidor é o que merece nossa juventude brasileira e não homicídios, crimes e violência.

O nosso desafio é como podemos juntos transferir 300 bilhões que são gastos por ano com presídios, policia, segurança privada e outros;  e transformar em vida para os jovens,  a população brasileira inclusive os policiais que estão morrendo nesta guerra civil. 

Um game,  a Terra da Sabedoria,  pode ajudar muito conectando oportunidades de vida oferecidas pelas politicas publicas , ONGs, Empresas e projetos de extensão das Universidades aos planos e objetivos de vida de jovens. Vamos caminhar juntos como nação sem deixar que nossos filhos caminhem sozinhos numa luta desigual.

Em 1000 dias , ou seja quase 3 anos,  ele pode mudar sua vida , mudar o mundo ou apoiar de diversas formas para que mil vidas mudem.

Por isto que tenho contado minha trajetória no processo de empreender o Game Terra da Sabedoria.  Já são 240 dias. Por que cada dia importa , cada dia você pode fazer a diferença , cada dia é importante quando todos os dias temos que vencer uma batalha, um desafio, despertar uma ideia e empreende-la com toda energia e fé. 

As desigualdades para serem superadas necessitam de novos patamares e horizontes construídos de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. 

Mandella ficou preso 27 anos para alcançar seu objetivo. Gandhi lutou anos sem violência pela paz e  independência de seu país . Eles mudaram milhões de vidas que sofriam com o apartheid e com a colonização. Assim também foi Obama que já sabia a importância de cada dia de sua vida ate se tornar Presidente.  Assim foi Steve Jobs quando começou a empreender a Apple e outros empreendedores.

Todos sabiam qual era seu propósito, sonhos, os desafios a serem enfrentados, as causas, as ideias que mudariam o mundo e suas vidas.  

1000 dias também é o mesmo tempo que pais e família precisam apoiar o desenvolvimento de uma criança para que ela possa se desenvolver de forma saudável são os 1000 dias mais importantes de toda vida.  Assim como no segundo ciclo , os jovens precisam também de 1000 dias intensos para se integrar a nossa sociedade, conhecer e mudar as regras do jogo , gastar sua energia em coisa boas e não em drogas e violência, e fazer sua parte para transformar suas vidas e o mundo em que vivemos.   

Nossos desafios como nação necessitam que possamos unir nossos propósitos e planos de vida. Cada um pode fazer sua parte nesta orquestra e apreendermos a tocar juntos nossa musica que permita a alegria e felicidade de cada um. 

 Portanto a vida de cada criança e jovem importa em cada dia de vida temos a oportunidade de plantar as sementes de nossas colheitas como nação.  Sementes de novos empreendimentos, educação, cultura, novas tecnologias, saúde, bons relacionamentos com a família, espiritualidade, participação cidadã, e melhores condições sociais e ambientais onde vivemos. 

Enfim cada plano de vida importa quando conectamos objetivos e missões de vida aos desafios coletivos de nossa Nação. Este é o propósito do Game Terra da Sabedoria. 

Em 600 dias vamos completar o primeiro ciclo difundindo e conectando estas sementes pelo Brasil, estes pequenos grãos de terra , e em 1000 dias teremos propagado pelo mundo em outras nações. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.

Afinal a velocidade hoje é outra , nem Mandella nem Gandhi tinham internet e celular, muito menos um Game,  e nosso " exercito "  hoje se forma em núcleos, células, entre os diferentes que estão nas Universidades, Governos, ONGs e Empresas necessitando conectar seus caminhos entre si e com os jovens para construir uma Nação.

E isto que o Game Terra da Sabedoria faz , gera sinergias, complementaridades, otimiza recursos, soma competências, e amplia impactos e sustentabilidade realizando vidas todos juntos como Nação Brasileira.

A Ecossistemas Digitais é a criadora do GAME TERRA DA SABEDORIA desenvolvido em parceria com o Governo de Sao Paulo , a Universidade Federal do Ceara, a UNESP ,  PROLOGICA de Portugal e outros 15 parceiros atuando em rede.

A ECO DIGITAL é responsável pela gestão , expansão para outros Estados e Países e captação de recursos visando ampliar a escala para atender mais jovens , os habitantes da Terra da Sabedoria, buscando transformar suas vidas em parceria com outros setores. Ela realiza esta tarefa criando Núcleos  ou células estratégicas formada por Governos, ONGS, Universidades e Empresas nos Estados e respectivas cidades da sabedoria.

A ECO DIGITAL visa integrar ao Game Terra da Sabedoria varias inovações tecnológicas como Inteligência Artificial , Robótica, Genética e outras usando a linguagem transmídia para conecta-las a narrativa e vida dos jovens através de jornadas lúdicas e pedagógicas que desenvolva habilidades e competências ; que os jovens precisam hoje e no futuro ! Ampliando também suas consciência critica , criatividade , tolerância e valores que contribuam com o desenvolvimento humano pessoal e coletivo ao integrar objetivos de vida aos desafios coletivos de nossa Sociedade.

A Eco digital realiza isso fortalecendo a economia a partir da inclusão economica e social de jovens gerando cidadania , produção de riquezas e mercado consumidor ao invés de mais crime e violência e gerando missões para que o jovem contribua na melhoria das comunidades onde vivem .  A inserção deste jovem com renda fortalece setores da economia e fazemos circular cripto moedas para que os jovens possam colaborar entre si em determinados desafios em suas comunidades e vidas ; assim como através de social bônus , títulos e outros visamos atrair recursos do mercado financeiro para ampliar a inclusão economica e social de jovens com a mesma chance , a igualdade de oportunidades de vida.

sábado, 25 de novembro de 2017

De um pequeno escravo se revela tua lei da Sabedoria.



Nós  nascemos para continuar a escrever o texto.
Porque os mandamentos se expandiram  numa terra onde o saber é determinante, não mais apenas a fome,  a guerra e as doenças.
Como diz um Historiador do Novo Egito o Homem acha que virou Deus.
Quando ele acha que o saber é tecnologia quando ele sempre foi espiritualidade.

O deserto agora é uma selva de pedras cercada das maiores desigualdades do mundo. Nós continuamos um povo de escravos, mas renovamos contigo o pai a aliança de construir a tua terra a Terra da Sabedoria.

Hoje teu povo esta em sua maioria refugiado pela mundo e as crianças e jovens estão sendo mortas pela violência, corrupção, pelo consumo e pela busca do sucesso. Vejo poucas crianças serem educadas pela inocência que caminha com a fé, e os pais sacrificam seus filhos seguindo a ordem do Deus que não existe, o dinheiro.

Isto porque aonde colocar dinheiro hoje ele será roubado, não existe mais lugar seguro para os ouros e os palácios nem nos EUA nem na Europa ou China.
A verdadeira riqueza é abundante ela multiplica os pães isso se conseguirmos salvar a Terra das mudanças climáticas. A riqueza e o poder não podem ser guardados  enquanto muitos sofrerem sacríficos e escravidão, os novos Reis do Egito caíram.

Somos teus filhos ,  filhos de um novo pedreiro que já não constrói casas e de  uma virgem que deus a luz duas crianças, uma que carrega a fé e a outra a razão. Seus poderes são os alicerces de uma nova civilização que trasncédera a matéria pela energia.  A guerra não esta mais entre seus descendentes  nem em tuas origens mas nas tuas palavras quando as montanhas viraram nuvens.

O amor não esta mais proibido nem os sonhos. Deus não esta mais apenas na lei mas em integrar tudo que ela exclui. A nova ordem vai evoluir incluindo tudo que esta fora , tudo que consideramos sujeira e lixo faz parte da vida , do espirito e do planeta Terra.

O conhecimento esta na sabedoria em como criar pontes e conexões este é o verdadeiro poder e luz, como iluminar a chegada do que consideramos escuro.
Como apreendemos a ser e não a ter. Como amamos o próximo e não apenas servir ou ter caridade.     

Como de um pequeno grão de Terra da Sabedoria aprendemos a construir nossa jornada de vida e nao de mortes, de conhecimentos com sabedoria, do amor que ilumina o diferente e o excluído, de um povo que escolhe seu Deus de novo.


De profetas que não estão vindo para ser reis porque quem se orienta pelos príncipes perdera o poder nós seguiremos como povo os que buscam dar vida e liberdade aos escravos. Agora exércitos são superados pelo conhecimento e só  o amor e a fé pode vence-los em nome do Pai, dos filhos e dos espíritos santos.  

A verdade e a historia se escrevem pelo mesmo pão e sangue. Sua voz pode ser escutada hoje em todo mundo esta missão foi cumprida agora cabe a cada um de nos vive-la com sabedoria, coragem e amor. 

O silencio pode falar mais que os gritos e interesses que se escondem em teu nome.
Então me calo para orar e desenvolver o espirito que é a semente e fruto de todas as riquezas que o mundo e o povo necessitam para serem felizes e viver a vida como milagre que é Deus um pouco em cada um de nós. Juntos o ressuscitaremos. Amem.

domingo, 19 de novembro de 2017

229 dias esta é nossa missão como pais , filhos e cidadãos .






Sem trabalho, sem amigos, sem futuro, sem roteiros para suas vidas.  Eles andam pelos mesmos caminhos nos seus bairros e cidades , onde lhe oferecem drogas ou lhe assaltam, ou pelas escolas que insistem em não se reinventar , mesmo tudo mudando ao seu redor. Algumas vezes são os governos que apenas querem ver eles batendo metas para projetar algum politico mas o numero de mortes de jovens no mesmo governo mostra que de fato não importa as vidas, a realização ou o futuro delas, devido a outras prioridade nada públicas. As vezes são professores defendendo exclusivamente seus interesses.  Estes jovens se encontram com policiais que também as vidas deles não vale nada diante do crime, da corrupção e do abandono da sociedade aos miseráveis.   

Nas mesmas ruas ou cidades observamos políticos, empresários, sindicalistas, intelectuais que fazem campanha ou vão votar nos mesmos políticos que roubaram e geraram esquemas de corrupção e querem que a juventude acredite em que ? Não importa mais se são tiranos  ou oligarquias que se mantem pelo silencio sobre a corrupção e a miséria de seu povo há décadas no poder mas vão mudar o Brasil ? 



Porem eu apreendi em sete meses que é possível criar uma tecnologia integrando todas as outras tecnologias e criando conexões entre as vidas destes jovens e as politicas publicas, projetos de extensão das Universidades, Empresas e ONGs para juntos transformar as vidas destes jovens ;  e convenci as maiores empresas que atuam neste setor a trabalhar juntos, inclusive em outros países.  Aprendi que as Universidades podem e querem fazer muito mais pelos jovens que suas paredes,  isolamento,  silencio e a apatia de alguns que tentam evitar que elas atuem para transformar a realidade que afeta a todos.  Eu apreendi que as ONGs podem ensinar e melhorar muito as politicas publicas e seus impactos e que os governos podem potencializar muito seus recursos, burocracias e prédios parados.  Aprendi que o silencio em muitos partidos e governos sobre a corrupção ou mau uso dos recursos públicos é ao mesmo tempo fruto da nossa indiferença ou mau hábito de esquecer que o Estado publico pertence a cada brasileiro.  Eu aprendi que as empresas podem crescer mais se tiver oportunidades de trabalho para os jovens e que isso reduz o desemprego e gera mercado consumidor ; e que o mercado financeiro e as cripto moedas podem ajudar muito nesta inclusão economica. Eu apreendi que gastamos muito mal nosso dinheiro com segurança e presídios mas que com muito menos teríamos igualdade de oportunidades e vidas ao invés de mortes e violências. 

Mas para isto é preciso apreendermos juntos o pensar e o agir da politica não é apenas falta de caráter no Brasil mas falta muito conhecimento, tecnologia e imaginar também novos caminhos. Um mundo melhor depende de nossas atitudes e pensamentos não é fruto do acaso , destino ou do passado e sim de nossas omissões ou dos nossos brutais jogos de poder considerados normais por muitos que vivem deles. 




Herdamos o passado da escravidão mas o mantemos vivos no presente pelas algemas da corrupção ou pelas balas que a politica e a economia atiram em jovens pela falta de oportunidades. 

Observamos calados pessoas se perdendo num mundo sem oportunidades, seguindo a multidão, fugindo ou se drogando para esquecer suas existências  e usa responsabilidades consigo, com suas famílias e com suas comunidades.  Sim necessitamos de um mundo mais autentico e sincero em não se calar diante de tantos absurdos ao mesmo tempo que construimos novos caminhos. Não adianta cada um viver em seu quadrado refém da tecnologia ou se declarando socialistas ou capitalistas mas fugir de suas responsabilidades publicas. Porem um bom caminho é refletir sobre a nossa própria existência , o que apreendemos e como agimos diante de tantos desafios coletivos.  Não será a tecnologia ou os políticos que mudaram nossas vidas , e sim cada um de nós,  este é o principal propósito do Game Terra da Sabedoria transformar nossas vidas para que possamos mudar nossas cidades.

Os efeitos de uma educação voltada apenas para passar no vestibular e o sucesso negligenciando a vida e a comunidade que vivemos mostra todo dia a ignorância de nossos educadores . 

Descobrir a origem da vida é tao importante quanto despertar seus propósitos.  Esta é a jornada educacional do Game na Terra da Sabedoria. Como podemos pensar a educação e a politica distante da realidade que vivemos ? apenas repetindo palavras ou protegendo gangues que durante anos ainda não querem aprender  novas formas de fazer politica ou mudar suas atitudes ? continuam vivendo de projetos de poder grandiosos enquanto falta o básico , a custa do desespero do que sonham com migalhas , vivendo sem educação e sem oportunidades de viverem existências mais humanas e plenas em seus direitos e deveres. Os Jovens no Brasil tem sido tratados pior que animais como no Ceara com constantes mortes e extermínios . 




Defendemos a dignidade da vida ativa pública.  É urgente pensar com clareza a politica e a educação , assim como a vida de nossa juventude , isto é o que fiz a vida toda e de forma intensa nestes últimos meses com varias ações.  E nāo os delírios dos que sempre se mantem na politica pelos caminhos da corrupção e das desigualdades impactando a morte de milhares de jovens.  

Sabemos que a politica é também o mundo da astucia e das armadilhas porem não podemos ficar presos a vida toda de uma nação nas mesmas armadilhas. Alguns se apaixonam em suas praticas de poder pelo que há de pior na politica enquanto seus discursos buscam iludir os inocentes e novatos. 




Devemos educar nossos jovens a pensar, a querer, a lutar, empreender, julgar, sonhar... para que sejam cidadãos ativos na vida publica e tenham capacidades de viver de forma plena suas existências.  
Porem não sei se estes bons pensamentos podem mudar a politica esse foi o problema de Siracusa e Platão.  

Não podemos corromper nem a politica nem os pensamentos , estes são  os desafios de educar uma geração para construir a riqueza e cidadania de uma nação de onde dependera nossa velhice.  Ao invés de tiranos forjados pela corrupção que usam as estruturas publicas necessitamos ter habilidades politicas e virtudes cívicas  para educar nossos jovens para construirem suas oportunidades de vida e nação.

Temos que conhecer ao mesmo tempo as luzes e as sombras em nossa nação para ter habilidades e capacidades para enfrentra-las não sozinhos mas educando nossos jovens para esta tarefa.  A serviço da razão, dos valores e das possibilidades humanas aonde podem gastar sua energia de forma plena. Tirando suas existências da morte, das multidões e do lugar comum e assumindo as responsabilidades de transforma-las por caminhos individuais e coletivos pois se de fato amamos nossos filhos esta é nossa missão como pais e cidadãos . 

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Causa Nordestina : Em nome de Deus e do amor aos sertanejos.




Algumas obras como Diario de Anne Frank denunciaram ao mesmo tempo o holocausto de um povo e a coragem de uma garota assim como fez Rachel de Queiroz quando escreveu o Quinze sobre o holocausto de um povo diante da seca e de oligarquias que usam o dinheiro publico para enriquecer e se manter no poder a qualquer preço. Ela escreveu sobre A Causa Nordestina: Em nome de Deus e do amor aos sertanejos.
Hoje depois de um século e dois anos , em dezessete, se soma a seca,  a violência, criminalidade, corrupção e a falta de direitos básicos como saúde.

As oligarquias continuam no poder ora sendo financiadas suas empresas com dinheiro público e incentivos fiscais , ora herdando cargos públicos e  orçamentos públicos.

Entre quinze e dezessete "Recordando a labuta do dia, o que o dominava agora era uma infinita preguiça da vida, da eterna luta com o sol, com a fome, com a natureza".

" E se não fosse uma raiz de mucunã arrancada aqui e além, ou alguma batata-brava que a seca ensina a comer, teriam ficado todos pelo caminho, nessas estradas de barro ruivo, semeado de pedras, por onde eles trotavam trôpegos, se arrastando e gemendo. "

Diante de tanto sofrimento nos questionamos  ?


Aonde estão nossos intelectuais como foi Rachel de Queiroz  e os políticos diante do Estado que mais mata jovens no Brasil e crianças pela seca e a miséria ? Aonde estão os sertanejos enterrados ou fugindo como sempre para São Paulo para não morrer de fome , desemprego ou pelo crime ! Se tivesse chances estariam em seus lares no Ceara mas infelizmente as chances são sempre para os mesmos que herdam dos pais para os filhos as desigualdades que os elegem pela corrupção ou usando o Estado como maquina de guerra.  Não importando quantas vezes errem ou roubem com o dinheiro publico afinal este é um assunto de família ninguém tem culpa nem responsabilidades.  Menos os que pagam com a vida os absurdos das oligarquias. 

Quando destes senhores feudais são falsos moralistas com a mão suja do roubo ? Quanto estão decepcionados pelo seus falsos poderes comprados nas urnas e se embriagam ou se drogam para não ter de encarar a dura verdade de onde vem seus poderes?

Certas personalidades quando são atraídas para politica por suas famílias podem defender e ate mesmo justificar fascismos, esquerdismo, libertação nacional ou qualquer outra ideologia  para se manter no poder.  Enquanto se calam para os indicadores sociais e a corrupção em seus Estados. 

Quando a paixão é liberada em pessoas imoderadas que se acostumaram a mandar, a alma mergulha no prazer, no amor ao dinheiro, ao poder, e ate a loucura. São tiranos diante de sua própria alma que não conseguem mais enxergar a realidade que os cerca nem seus próprios atos.  Domínios injustos de homens mantidos pela força, pelos desejos mais baixos, pelos sofrimentos que causam . Qual a visão de mundo destes homens se não aquelas que seus atos  provaram ? que as vidas da maioria e suas necessidades pouco valem !

A seca e o crime são situações limites que nos fazem defrontar com as questões fundamentais da vida e da verdadeira politica. 

Cabe a cada um de nós enfrentar com autenticidade e de forma livre estas situações limites como Rachel de Queiroz quando escreveu o quinze e devemos continuar sua obra.

Porém o mundo não se resume  há uma abordagem estética vista de fora mas o mundo é algo que vivemos dento de nós com suas dores, responsabilidades , alegrias e cabe a cada um de nós agir . A vida é a historia que escrevemos com nossas palavras e atitudes.

Mesmo com mais de cem anos vários estudos apontam as mesmas condições sociais e econômicas .

Assim como o Século XXI a época de Rachel de Queiroz foi " um período de grandes transformações, 1930 é mesmo considerado por Francisco de Oliveira, como o marco principal de uma escolha das elites brasileiras que colocará o país entre as nações industrializadas e urbanizadas do mundo. As grandes conturbações vividas naqueles anos não se limitaram ao centro sul, palco dos maiores investimentos capitalistas desde então. Ao mesmo tempo, no contexto do desenvolvimento desigual e combinado do sistema, a região nordeste passará a ocupar mais e mais, no imaginário da nação o lugar da “ região problema ” do Brasil. "

Hoje o desafio é desindustrializar avançando com a tecnologia, robótica, internet das coisas, genética, energias limpas, cidades inteligentes porem o Nordeste refém das oligarquias e das desigualdades vê o crime avançar  alem da seca e outros problemas gerados pelas grandes cidades por falta de terras e tecnologia para permanecer no campo.

A urbanização acelerada das metrópoles teve entre seus principais componentes os nordestinos migrantes. A massa de mão de obra foi deslocada de suas origens não por um movimento espontâneo, mas, pelo contrário, expulsa da terra onde a estrutura fundiária implicava e implica a vitória dos grandes proprietários. Sob o estigma da seca, os imigrantes vão se deslocando pelo sol escaldante, fugindo das áreas em que não há mais trabalho, nem possibilidade de produzir. Surge as sementes do MST.  

Nestes processos históricos surgem as favelas nas grandes cidades e nelas emergem coisas boas como nossa cultura do samba, carnaval mas também desemprego e os sub empregos da nossa rale sem cidadania como escreve o sociólogo Jesse de Souza.  Iniciam os pequenos delitos,  vem a ditadura ,  os presídios,  as sementes do PCC,  o crime organizado, e o crime desorganizado da corrupção na politica nos militares enriquece empresários , coronéis e oligarquias sustentadas pelo Estado. Muitos sindicalistas apreendem rápido esta cultura patrimonialista que não separa o publico do privado e viram gangues partidárias com a desculpa de distribuir esmolas sem direitos geram o assalto sistemático dos cofres públicos,  ocasionando o maior roubo da Historia.  

Alem de Raquel de Queiroz outros grandes autores já manifestaram sua preocupação com a temática que envolve a seca em suas obras. Graciliano Ramos em “Vidas Secas”, por exemplo, apresenta muito bem a realidade de moradores do sertão nordestino e o sacrifício em busca da sobrevivência. 

“ O Quinze ” de Raquel de Queiroz foi escrito em 1930 e parece dialogar mais com os leitores do centro dinâmico da economia nacional que com os locais. A sensibilização para a “causa” nordestina marca a obra e faz dela ainda hoje um clássico da literatura . Num certo sentido,      procura - se aqui, compreender a construção do imaginário do nordeste pela sociedade brasileira . Num regionalismo marcado pelo modernismo, compreender o esforço no sentido contrário empreendido por Raquel de Queiróz, mostrando a essência do homem nordestino, expulso de seu lugar em busca de alguma condição de sobrevivência.


É o que buscamos continuar suas linhas desta causa nordestina com minhas palavras na esperança de que compreendam que o Nordeste padece de suas tristes e brutais oligarquias que sempre culpa Sao Paulo para colocar em suas contas bancarias mais dinheiro não na vida da maioria e sua reais necessidades e prioridades publicas.  Elites com delírios de superioridade acham que são os donos do mundo praticam discursos pós modernos,  mantem praticas feudais e mostram palácios cercados de desigualdades sem reconhecer neles a sua feiura , a fome , miseria e as mortes que os cercam.

A historia nao se repete mas a farsa e a tragédia das mesmas oligarquias e seus interesses sim. Sao ciclos de seca , corrupção e falsos desenvolvimentos  as custas de muitas vidas.

Continuamos com esperança de que o próximo presidente compreenda este processo histórico e ajude nosso povo a permanecer em suas terras enfrentando seca com tecnologia. Esperamos que não sejam empresários mimados que herdaram suas riquezas, nem coronéis oligarcas que mentem e falam de tudo para esconder a corrupção e a miséria que suas famílias geram com suas absurdas obras delirantes , nem membros de gangues partidárias forjadas pela corrupção. Esperamos que assim como um sertanejo seja alguém que viveu na casa dos outros , sem ser herdeiro de famílias ricas ou politicas mas conquistou sua independencia pelos estudos  e construi sua carreira politica passo a passo sem gangues  partidárias.  Assim talvez possamos escrever outra historia no Nordeste em 2030. 

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Porque Terra da Sabedoria ?






A Biblia judaica , a Tora,  significa Estude. A vida é uma jornada de aprendizado em busca de melhorar quem somos e o mundo em que vivemos .

Porem Saber o que ? porque ? para que ? como ? quando ? 

Talvez se as pessoas soubessem as consequências de suas atitudes em suas vidas e no mundo em que vivemos elas teriam os mesmos comportamentos ?  destruiriam a natureza, matariam, roubariam ou serão escravos de suas vontades de poder, de ficar rico á qualquer preço , não importa as consequências que sofram ou o impacto nas vidas das outras pessoas ? 

Na medida em que vivemos podemos tomar ações erradas porque nunca tivemos a oportunidade de apreender o certo ou conviver com exemplos a serem seguidos.  Porem infelizmente muitos com dinheiro e vindo de famílias estruturadas usam o poder em beneficio próprio ou o Estado publico para  enriquecer e financiar seu projeto de poder .

Se pessoas pudessem aprender ou viver o impacto das desigualdades em suas vidas seriam a favor de privilégios ? de injustiças sociais ? da falta de direitos ? será que o saber sobre cidadania ensinado nas escolas finlandesas , dinamarquesas ou canadenses desde crianças consegue formar cidadãos que lutam pelos direitos dos outros e não apenas os seus ?  

O que queremos saber de verdade ? qual o currículo da vida e da sociedade que vivemos e não apenas das escolas e universidades ? Se o saber ensinado por elas de fato educasse viveríamos num mundo e sociedades melhores ?  

Quando pensamos e lutamos por um Game Terra da Sabedoria essas palavras não são por acaso !

Muito alem de mudanças tecnológicas, climáticas e sociais vivemos a necessidade de educar pessoas que tenham capacidade de apreender não apenas o que lhe impõe ora a mídia ora os sistemas educacionais mas que tenham capacidade de transcender e responder os desafios que a vida nos impõe.

Como disse um Premio Nobel mais do que respostas temos que saber o que perguntar ! Porque os porques é que deveriam definir os comos e não o inverso! 

Quando tudo tem seu tempo podemos pensar a vida como uma jornada , tem hora de descobrir e hora de realizar, sonhar, amar ... Quando buscamos sentidos os tempos que  nos movem  são os dos valores mesmo que tenhamos  que aprender que saber ter fé, coragem , sabedoria, amar , ser justos, buscar as verdades são os verdadeiros saberes e não as disciplinas escolares ou académicas.  Claro que eles são importantes porem fragmentados ou isoladas de um ética ou propósito servem apenas para fabricar bombas atômicas, produtos, ou fugas que nunca vão satisfazer suas almas e vidas.

Isto não nega a importância da sobrevivência material pelo contrario coloca ela a serviço da vida e não da morte, das drogas, das desigualdades e das injustiças.

O problema nao é apenas o sistema econômico ou politico mas a cultura, espiritualidade ou educação que os alicerçam e qual o lugar da paz, amor, dignidade e outros nestes sistemas ? as crianças e os jovens não nascem lobo do homem , elas se transformam na sociedade ou na família ou na ausência delas.

Quando acreditamos construir uma Terra da Sabedoria insistimos em  nos perguntar a todos momentos e em todas nossa escolhas o que significa viver e o que viemos  fazer nesta Terra ?

Encontrar esta sabedoria é encontrar caminhos para viver e ousar  os saberes que nos formam como ser e o que com eles podemos fazer e quando e porque um mundo seja um lugar melhor para todos . De um pequeno grande terra a Terra da Sabedoria!. 

Se voce ou nós ainda não sabermos perguntar ou responder sobre isto ? precisamos plantar sementes numa Terra da Sabedoria ou seja saberes que transformem e iluminem vidas que nos ensinem como educar nossas crianças e jovens e esta tarefa exige que cada um de nós possamos escolher e aprender saberes que eduquem seres humanos como sementes a serem plantadas nas Terra que vivemos de onde possa jorrar sabedoria.  

Este é o propósito do Game Terra da Sabedoria transformar diversas violências  em vidas e ousar acreditar nas pessoas nos seus dons, sonhos, saberes para construir outros caminhos e trajetórias e não nas marcas que vestem , no dinheiro que tem, raça , género ou opção sexual.  Habitantes de uma Terra capazes de construir as cidades em que vivem e compartilhar novos horizontes e desafios juntos. 

A unica revolução para mudar o sistema de verdade é saber e ter coragem de amar!

domingo, 12 de novembro de 2017

O Povo Tem O Poder




Eu estava sonhando no meu sonho

Com algo que parecia luminoso e justo

E meu sono foi quebrado

Mas o meu sonho permaneceu comigo

Na forma de vales brilhantes

Onde o ar puro prevalece

Com meus sentidos recém-descobertos

E eu acordei ao som dos gritos


E o povo tem o poder

De consertar o trabalho dos tolos

A bondade cairá sobre os mansos

Está decretado que o povo manda


O povo tem o poder

O povo tem o poder

O povo tem o poder

O povo tem o poder


A vingança se fez suspeita

E se curvou como se quisesse escutar

E os exércitos pararam de avançar

Porque as pessoas começaram a ouvir

E os pastores e os soldados

Deitam-se sob as estrelas

Trocando visões, largando as armas

Para se perderem na poeira


Na forma de vales brilhantes

Onde o ar puro prevalece

Com meus sentidos recém-descobertos

E eu acordei ao som dos gritos


O povo tem o poder

O povo tem o poder

O povo tem o poder

O povo tem o poder


Onde havia desertos, eu vi fontes

Como creme as águas sobem

E passeamos juntos por lá

Sem ninguém para rir ou criticar

Não há leopardo ou cordeiro

Eles se deitam juntos e se respeitam

E eu esperava na minha esperança

Recordar o que eu tinha encontrado


Eu estava sonhando no meu sonho

Só Deus conhece visão tão pura

Conforme eu me rendo ao meu sono

Eu entrego o meu sonho para você


O povo tem o poder

O povo tem o poder

O povo tem o poder

O povo tem o poder


O poder de sonhar, de governar

De tirar o mundo das mãos dos tolos

Está decretado, o povo manda

Está decretado, o povo manda


Ouça, eu acredito que tudo que sonhamos

Pode vir a acontecer através da nossa união

Nós podemos transformar o nosso mundo

Nós podemos mudar a rotação da terra


Nós temos o poder

O povo tem o poder

O povo tem o poder

O povo tem o poder


O poder de sonhar, de governar

De tirar o mundo das mãos dos tolos

Está decretado, o povo manda

Está decretado, o povo manda


Nós temos o poder

Nós temos o poder

O povo tem o poder

Nós temos o poder

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Beethoven toca no Ceara ! : A nona sinfonia é eterna ! fruto do talento sem riqueza nem poder

Beethoven e a
Sinfonia da Utopia






Beethoven (1770-1827)


"Abracem-se milhões! Irmãos, além do céu estrelado deve morar um Pai Amado." - Schiller, An die Freude, 1786

"Consegui! Consegui! Enfim encontrei a Alegria!" Assim jubiloso, Beethoven acolheu em seus aposentos o seu secretário, um fa tutto chamado Schindler. Imediatamente sentou-se ao piano e dedilhou-lhe a façanha. Encontrara afinal a solução, busca há anos, que permitira-lhe musicar os difíceis versos da An die Freude (Ode a Alegria) de Schiller. Depois de 32 anos de hesitações, de idas e vindas, de prostrações, deu então por acabada a IX Sinfonia. Quando moço ainda em Bonn, Ludwig van Beethoven comoveu-se com o conteúdo do poema ao lê- lo em 1792, impressionando-se para sempre com a maravilhosa exaltação à fraternidade humana dos versos de Schiller.

A origem da Ode à Alegria



Schiller (1759-1805), autor da letra da IX Sinfonia

O poeta compôs a Ode para que um amigo seu, um franco-mação, a cantasse com seus companheiros nas lojas da irmandade. Schiller, em apenas 18 belíssimas estrofes, celebrava os valores do iluminismo (o cosmopolitismo, a superação das desavenças nacionais, a pregação da tolerância, e a consciência de pertencer-se a um mundo só). Beethoven, na época um entusiasta republicano, embebido pelos ideais da Revolução Francesa de 1789, sentiu-se tentado em transformar o que lera em algo imorredouro.

Beethoven republicano

Como tantos outros artistas e filósofos alemães do seu tempo, como Kant, Hölderin, Hegel, Fichte e Schelling, ele inicialmente fascinara-se por Napoleão. Quando, porém, o general republicano coroou-se imperador em 1804, Beethoven desencantou-se. Num acesso de fúria rasgou a dedicatória que lhe fizera na IV Sinfonia.

A metamorfose da revolução num opressivo império que passou a submeter quase todo o continente europeu, fez brotar em Beethoven sentimentos adversos. A gradativa inclinação dele pelo patriotismo alemão (a Alemanha fora ocupada por Napoleão até o levante de 1813) o conduziu a uma posição mais conciliadora para com os conservadores, o que o fez com que fosse vivamente aclamado pelos reis e altos dignitários quando compareceu para reger um espetacular concerto naquela grande festa da aristocracia e do absolutismo que foi o Congresso de Viena de 1814-5 (o congresso que encerrou com o domínio napoleônico).

O artista-rei

Esta aproximação com os poderosos da época tinha outra razão de ser, não decorrente apenas da sua decepção política. Beethoven foi o primeiro dos grandes músicos europeus a ter consciência da sua importância social (é bom lembrar que na geração anterior, o extraordinário Mozart, depois de ter encerrado a função de músico solista no palácio, fazia as refeições junto ao restante da criadagem). O sucesso artístico e a retumbância internacional das suas composições, convenceu-o de que ele, Beethoven, também fazia parte de uma nobreza, a nobreza dos talentos, tão exaltada pela Revolução de 1789. O que Napoleão conseguira comandando o exército francês, ele alcançara com as sinfônicas e com a batuta de maestro.

"Eu também sou um rei", respondeu ele certa vez cheio de si a um soberano alemão. Deu-se a freqüentar os grandes como um seu igual e não como um servidor, como Haydin e Mozart o fizeram antes dele. O estipêndio que recebia dos aristocratas, sabe-se, nunca afogou o republicanismo de rapaz pobre, filho do mestre da capela de Bonn, que acreditava na fraternidade humana.




Casa de Beethoven (Heiligestadt, 1824)

A Nona Sinfonia

Retirado para um lugarejo próximo a Viena chamado Heiligestadt, onde morava já há alguns anos (foi lá que Beethoven, num momento de depressão, redigiu seu testamento em 1802), Beethoven concluiu a sua obra-prima em fevereiro de 1824. A IX Sinfonia revelou-se extraordinária. Dotara-a de uma tal retumbância heróica que só ele até então conseguira dar à música alemã. O público, desde a primeira audiência, ocorrida no Kärntnertor Theatre de Viena em 7 de maio de 1824, maravilhou-se O passado, o tumulto revolucionário, aflora em vários momentos ao longo da execução, mas sua beleza deve-se ao seu carisma. É uma apologia aos tempos futuros, à morada do Elísio, ao devir, quando então seremos um mundo só.



O Teatro Kärntnertor, onde apresentou-se a IX Sinfonia (maio de 1824)

O Hino da Humanidade

Apesar da obra ter sido dedicada ao rei Frederico Guilherme III da Prússia, que como todos os monarcas da sua época era hostil aos ideais de liberdade, a obra-prima de Beethoven apresenta o paradoxo de ser entendida como um hino da emancipação do mundo europeu dos tempos feudais, liberto da tirania e das cargas da servidão. A alegria, pois, que a IX Sinfonia exalta não se perdera num tempo remoto, numa Arcádia sem volta. Ao contrário, a alegria, a felicidade, estão ao nosso alcance logo ali em frente, bastando que superemos as nossas estreitezas culturais e a mediocridade política que nos cerca. Entende-se porque a atual União Européia (hoje maioritariamente republicana e democrática), escolheu a IX Sinfonia como o seu hino oficial. Mesmo com os percalços que iremos sofrer aqui e ali para chegarmos ao governo universal no século XXI, a IXª Sinfonia continuará sendo o maravilhoso fundo musical para que as Filhas do Elísio sintam-se estimuladas a estender seus braços fraternos enlaçando a humanidade inteira.



A IX Sinfonia foi um hino à liberdade (A liberdade conduzindo o povo, de Delacroix)

domingo, 5 de novembro de 2017

PROPOSITOS E PESSOAS CONSTRUINDO SOLUCOES!




Vivemos numa sociedade ou em um Brasil  que esta se suicidando em pequenas cortes de suas veias ainda abertas ou em seus modelos esgotados que não funcionam e não fazem mais sentido.

A Política deixou de ser causas, projetos e ou reais demandas da população para se tornar corrupção, guerra de interesses ou manutenção de projetos de poder de esquerdas ou direitas e suas respectivas gangues partidárias ou oligarquias.  Os  reis estão nus! A educação segue um modelo de uma sociedade industrial, onde a maioria não quer ser herói da classe trabalhadora, pior escravo, muito menos a classe média que durante épocas viveu da carreira empresarial, acadêmica ou governamental. Alguns idiotas insistem num modelo educacional que não fariam se amasse seus filhos. Tenho impressão que os pais finlandeses amam mais seus filhos... E certeza que seus lideres amam mais o seu país. Podemos falar do modelo social da grande inovação brasileira O BOLSA FAMILIA ? Melhor lembrar que o direito de não morrer de fome é anti tese de vários intelectuais bem alimentados. Mate minha fome e te direi a verdade. Em um Brasil que ainda não aprendeu que a cultura que humaniza nosso povo que viveu num processo incivilizatório que foi feito de correntes, escravidão, prostituição de diversas formas, trabalho mal pago, ... Enfim espiritualidade não é dízimo, a lei é para todos, saúde não é manter doenças básicas mas prevenção numa vida equilibrada, tecnologia não brota no chão, diversos tipos de famílias destruídas significa mais violência de diversas formas, a natureza não é um negocio, nem tem chefe apesar do tamanho de nossa ignorâncias e maldades não é repetindo os mesmos erros ou apenas denunciando que vamos mudar.

Tudo isto que você acabou de ler são boas notícias.





Porque se acha que a política vai resolver? Está enganado. Todos sabemos que esta tarefa não é de uma pessoa ou mesmo de uma líder ou apenas do melhor candidato a presidente ? A política precisa de movimentos sociais, de novas tecnologias, de educação, de empresas, cooperativas, políticas ambientais, cultura, preservação da natureza, saúde, direitos para pessoas, fortalecimento de seus laços comunitários, familiares e de cidades . Tudo isto está integrado e ao mesmo tempo que são desafios de cada brasileiro são desafios de nossa nação. 

Em todas estas áreas temos pessoas com propósitos trabalhando com outras pessoas para construir soluções. Juntos em sincronia são propósitos que precisam de outros para se realizarem.

Temos que ter consciência que é esta a verdadeira política de uma nação  .


  

A política não é feita de falsas imagens e pior de falsa declarações para gerar noticia e tentar apagar o passado do político ou da estrutura de poder corrupta que mantem seu poder comprando a mídia.  Quantas vezes o candidato a presidente vai ter que tirar foto com os sem teto ou chamar alguém de fascista para criar imagens visando representar um perfil que não condiz com suas atitudes  oligarcas para se manter no poder há décadas em um Estado pobre ?

Política não é o interesse da manutenção da riqueza de poucos via cargos públicos ou incentivos fiscais e negócios para a nobreza que troca de bobo da corte e rei mas mantem os donos do poder intactos fingindo ora amigos ora inimigos mas sempre seus interesses as custas do Estado publico e da vida de milhões de pessoas miseráveis. Quantos jovens vão ter que morrer ou quantos sertanejos vão sofrer com a seca ou se mudar para São Paulo para financiar com suas vidas e miséria , o ego e o projeto de poder de um candidato a presidente  que não vê problema em fabricar imagens, mentir e se calar diante da corrupção de seu grupo politico num Estado pobre como o Ceará?

Por que ninguém fala dos vários casos de corrupção no Ceará? Por que as oligarquias mantém seus cargos públicos intactos ha décadas no poder? Por que empresários mantem seus incentivos fiscais e financiamentos intactos ha décadas no poder ? Por que a Justiça e a Assembleia legislativa se cala diante do casos de corrupção no Ceara ?

Porque nenhum deles fala o que todo cearense sabe da absurda violência e morte de jovens, da miséria de metade de nossas crianças, da seca com um governo  gastando 200 milhões num aquário, além do gasto com varias obras paradas que agora vão ser privatizadas enquanto temos saúde em  condições precárias, apesar dos tatuzões, consignados e outros casos de corrupção denunciados e não investigados pela Assembleia Legislativa ? 

Por exemplo  no Ceara Cid Gomes não tem problema no seu Governo no qual seu irmão Ciro Gomes foi Secretário de Saúde ter gasto 150 milhões no Aquário, mais Tatuzões, Consignados, VLTs, e outras obras paradas e sem necessidade como o Centro olímpico quando nunca foi resolvido o básico em Saúde, violência, seca e outros problemas.  

Porque o dinheiro publico não foi usado para as prioridades publicas ? Quando um irmão que é candidato a presidente diz pra o outro " não tem problema meu irmão seus erros e absurdos que fez com o dinheiro publico tratamos isto dentro da família. " Este é o grande problema do Ceara. OLIGARQUIAS! Um irmão pode errar quantas vezes quiser com dinheiro publico as custas das vidas das pessoas , da um tapinha nas costas do outro e ninguém tem responsabilidade ?

Portanto, POLÍTICA É A VIDA DAS PESSOAS.

Lista de ações (incompleta)

Política é pesquisar e desenvolver

Pesquisar problemas

Identificar, questionar e refletir os problemas relatados

Mapear os diversos problemas das diversas localidades

Identificar os problemas imediatos e os de longo prazo

Gerar um cronograma de desenvolvimento das soluções de maneira que
foquem nos emergenciais, mas ao mesmo tempo solucione os de longo
prazo paralelamente, gradualmente, de maneira que quando os emergenciais estiverem esgotados se volte com força total para os de longo prazo.

Dividir um grande problema em pequenos de maneira que se torne mais visível o desenvolvimento de atividades para solucionar.

Pesquisa de soluções.

Consulta de propostas das pessoas que vivem os problemas e de pessoas que estudam o problema como os dois grupos onde deve haver um foco da pesquisa. Todavia, abre – se espaço, dando menos peso, às pessoas que não vivem o problema e nem estudam.

Pesquisa de resistências contra o problema e soluções alternativas/inovadoras.

Política é pesquisa sobre problemas e soluções seguido por um desenvolvimento concreto das propostas. Pesquisa para escutar o povo da maneira mais eficaz possível. Entender as pessoas. Compreender suas vidas. Perceber como vivem. Movendo os afetos da empatia, fraternidade e solidariedade para desenvolver as soluções. Soluções estas que devem ser construídas através de uma rede auto regeneradora de atores sociais complementares. Atores que possuem um conhecimento além de teórico, mas também empírico dos problemas, entusiasmado em resolvê-los baseados pelas pesquisas. Pois como diziam: “a teoria sem prática nada vale, e a prática sem teoria é cega”. Rompendo assim numa frase com o dualismo perverso que perpassa nas políticas durante a história, o qual é a fala hipócrita, mentirosa e vazia de práticas reais, e as práticas imbecis que se baseiam em fantasias do ego, em falsos planos, resolvendo nada, deixando o povo na miséria.

Por fim, a política institucional sozinha não resolverá nada. O que deve haver é uma constante construção/ luta democrática das localidades e realidades da sociedade de baixo pra cima; construindo enquanto cobra e pressiona a política institucional.

PROPOSITOS E PESSOAS CONSTRUINDO SOLUCOES!