Sem trabalho, sem amigos, sem futuro, sem roteiros para suas vidas. Eles andam pelos mesmos caminhos nos seus bairros e cidades , onde lhe oferecem drogas ou lhe assaltam, ou pelas escolas que insistem em não se reinventar , mesmo tudo mudando ao seu redor. Algumas vezes são os governos que apenas querem ver eles batendo metas para projetar algum politico mas o numero de mortes de jovens no mesmo governo mostra que de fato não importa as vidas, a realização ou o futuro delas, devido a outras prioridade nada públicas. As vezes são professores defendendo exclusivamente seus interesses. Estes jovens se encontram com policiais que também as vidas deles não vale nada diante do crime, da corrupção e do abandono da sociedade aos miseráveis.
Nas mesmas ruas ou cidades observamos políticos, empresários, sindicalistas, intelectuais que fazem campanha ou vão votar nos mesmos políticos que roubaram e geraram esquemas de corrupção e querem que a juventude acredite em que ? Não importa mais se são tiranos ou oligarquias que se mantem pelo silencio sobre a corrupção e a miséria de seu povo há décadas no poder mas vão mudar o Brasil ?
Porem eu apreendi em sete meses que é possível criar uma tecnologia integrando todas as outras tecnologias e criando conexões entre as vidas destes jovens e as politicas publicas, projetos de extensão das Universidades, Empresas e ONGs para juntos transformar as vidas destes jovens ; e convenci as maiores empresas que atuam neste setor a trabalhar juntos, inclusive em outros países. Aprendi que as Universidades podem e querem fazer muito mais pelos jovens que suas paredes, isolamento, silencio e a apatia de alguns que tentam evitar que elas atuem para transformar a realidade que afeta a todos. Eu apreendi que as ONGs podem ensinar e melhorar muito as politicas publicas e seus impactos e que os governos podem potencializar muito seus recursos, burocracias e prédios parados. Aprendi que o silencio em muitos partidos e governos sobre a corrupção ou mau uso dos recursos públicos é ao mesmo tempo fruto da nossa indiferença ou mau hábito de esquecer que o Estado publico pertence a cada brasileiro. Eu aprendi que as empresas podem crescer mais se tiver oportunidades de trabalho para os jovens e que isso reduz o desemprego e gera mercado consumidor ; e que o mercado financeiro e as cripto moedas podem ajudar muito nesta inclusão economica. Eu apreendi que gastamos muito mal nosso dinheiro com segurança e presídios mas que com muito menos teríamos igualdade de oportunidades e vidas ao invés de mortes e violências.
Mas para isto é preciso apreendermos juntos o pensar e o agir da politica não é apenas falta de caráter no Brasil mas falta muito conhecimento, tecnologia e imaginar também novos caminhos. Um mundo melhor depende de nossas atitudes e pensamentos não é fruto do acaso , destino ou do passado e sim de nossas omissões ou dos nossos brutais jogos de poder considerados normais por muitos que vivem deles.
Herdamos o passado da escravidão mas o mantemos vivos no presente pelas algemas da corrupção ou pelas balas que a politica e a economia atiram em jovens pela falta de oportunidades.
Observamos calados pessoas se perdendo num mundo sem oportunidades, seguindo a multidão, fugindo ou se drogando para esquecer suas existências e usa responsabilidades consigo, com suas famílias e com suas comunidades. Sim necessitamos de um mundo mais autentico e sincero em não se calar diante de tantos absurdos ao mesmo tempo que construimos novos caminhos. Não adianta cada um viver em seu quadrado refém da tecnologia ou se declarando socialistas ou capitalistas mas fugir de suas responsabilidades publicas. Porem um bom caminho é refletir sobre a nossa própria existência , o que apreendemos e como agimos diante de tantos desafios coletivos. Não será a tecnologia ou os políticos que mudaram nossas vidas , e sim cada um de nós, este é o principal propósito do Game Terra da Sabedoria transformar nossas vidas para que possamos mudar nossas cidades.
Os efeitos de uma educação voltada apenas para passar no vestibular e o sucesso negligenciando a vida e a comunidade que vivemos mostra todo dia a ignorância de nossos educadores .
Descobrir a origem da vida é tao importante quanto despertar seus propósitos. Esta é a jornada educacional do Game na Terra da Sabedoria. Como podemos pensar a educação e a politica distante da realidade que vivemos ? apenas repetindo palavras ou protegendo gangues que durante anos ainda não querem aprender novas formas de fazer politica ou mudar suas atitudes ? continuam vivendo de projetos de poder grandiosos enquanto falta o básico , a custa do desespero do que sonham com migalhas , vivendo sem educação e sem oportunidades de viverem existências mais humanas e plenas em seus direitos e deveres. Os Jovens no Brasil tem sido tratados pior que animais como no Ceara com constantes mortes e extermínios .
Defendemos a dignidade da vida ativa pública. É urgente pensar com clareza a politica e a educação , assim como a vida de nossa juventude , isto é o que fiz a vida toda e de forma intensa nestes últimos meses com varias ações. E nāo os delírios dos que sempre se mantem na politica pelos caminhos da corrupção e das desigualdades impactando a morte de milhares de jovens.
Sabemos que a politica é também o mundo da astucia e das armadilhas porem não podemos ficar presos a vida toda de uma nação nas mesmas armadilhas. Alguns se apaixonam em suas praticas de poder pelo que há de pior na politica enquanto seus discursos buscam iludir os inocentes e novatos.
Devemos educar nossos jovens a pensar, a querer, a lutar, empreender, julgar, sonhar... para que sejam cidadãos ativos na vida publica e tenham capacidades de viver de forma plena suas existências.
Porem não sei se estes bons pensamentos podem mudar a politica esse foi o problema de Siracusa e Platão.
Não podemos corromper nem a politica nem os pensamentos , estes são os desafios de educar uma geração para construir a riqueza e cidadania de uma nação de onde dependera nossa velhice. Ao invés de tiranos forjados pela corrupção que usam as estruturas publicas necessitamos ter habilidades politicas e virtudes cívicas para educar nossos jovens para construirem suas oportunidades de vida e nação.
Temos que conhecer ao mesmo tempo as luzes e as sombras em nossa nação para ter habilidades e capacidades para enfrentra-las não sozinhos mas educando nossos jovens para esta tarefa. A serviço da razão, dos valores e das possibilidades humanas aonde podem gastar sua energia de forma plena. Tirando suas existências da morte, das multidões e do lugar comum e assumindo as responsabilidades de transforma-las por caminhos individuais e coletivos pois se de fato amamos nossos filhos esta é nossa missão como pais e cidadãos .
Nenhum comentário:
Postar um comentário