Os verdadeiros jogadores somos nós no Jogo e nos desafios da nação brasileira e não alguns que se vendem como salvadores da pátria mas que nunca foram. Somos nós também parte do mecanismo da corrupção ou temos o poder de destrui-lo em rede através da jornada de vida de cada um sendo personagens de nossa própria historia apreendendo a construir organizações e soluções para superar nossos desafios coletivos.
Muitos membros de partidos dito de esquerda que estiveram no poder buscam convencer o País que a solução para nação passa pelo retorno deles ou seria a ressurreição para concluir a dita revolução que iniciaram enquanto ao mesmo tempo oligarquias aliadas como a liderada pelo Coronel Ciro Gomes que depois de 8 partidos e décadas no poder agora tenta esconder debaixo do tapete da nobreza um dos estados mais violentos do Brasil apesar do projeto de segurança liderado por ele e o irmão Cid Gomes , a corrupção provada , denunciada e não investigada como foi no Rio de Sergio Cabral ; aonde as mesmas famílias ligadas a Ciro comandam a Assembleia e CPIs como Aquário, Tatuzões, Consignados , VLTs e outras obras da Copa não são investigadas . Prioridades publicas ficam para depois em beneficio de negócios como um Aquário gastando 200 milhões em um buraco no meio de uma seca como sempre o jogo do Ciro é mentir para os abestados e criar uma ilusão na campanha para manter no poder os parentes a custa da miséria e brutais desigualdades de um povo que foge para São Paulo há décadas.
Outros jogos de poder vão acontecer como Bolsonaro vender soluções simples e também tentar esconder sua historia e contradições porque no jogo das eleições o que pouco importa é a verdade como observamos na eleição de Trump.
Bem poderia falar de todos mas os verdadeiros desafios da nação brasileira em jogo não são se o jogador A, B, C, D ....vai ganhar mas compreender as estruturas e os interesses em jogo. Compreender o que é uma Democracia em uma nação com brutais desigualdades aonde por dez reais se compra e se vende um voto, aonde um Fundo partidário vai fortalecer os mesmos de sempre, aonde nossa classe media precisa compreender mais e apoiar a luta diária dos brasileiros pobres para sobreviver dia a dia e não apoiar as mesmas elites de sempre e suas empresas que enriqueceram com dinheiro publico.
O verdadeiro jogo no Brasil é como são desenhadas as ditas politicas publicas ora para atender currais eleitorais ora para corrupção e não para transformar vidas como mostra nossos indicadores sociais há séculos. O nosso jogo brasileiro não tem regras nem limites mas com a Lava Jato começa a ter um pouco de justiça. Em todo jogo queremos desenvolver nossas habilidades para alcançar as metas e superar de fases ganhando os prêmios.
Esta deveria ser a lógica da jornada de vida de um brasileiro compreendermos como nação a historia de vida de cada brasileiro e apoiar com trabalho, educação, cultura, saúde, questões sociais e ambientais onde vive, acesso a novas tecnologias e outras ao mesmo tempo e não de forma fragmentada como o Estado hoje faz . O jogo atual é que ora o brasileiro pobre tem educação , falta saúde e trabalho , depois tem casa mas não tem educação nem cultura enfim no jogo do desenvolvimento do ser humano ele precisa ao mesmo tempo estas oportunidades ou pelo menos durante 1000 dias para que este jovem assim como a criança durante os primeiros 1000 dias de vida possa construir seu caminho. Tudo isto no celular de um jovem como uma Bússola para vida conectando as oportunidades na hora certo para desenvolver seu ser e alcançar seus prêmios e realizações com individuo e coletivas como nação.
Neste jogo Governos, Empresas, ONGs e Universidades tem que apreender a trabalhar juntos transformando vidas, otimizando recursos, gerando complementariedades entre suas ações. Temos que apreender a avaliar o impacto para saber se de fato estamos transformando vidas e qual o custo de cada uma destas ações. Temos que reduzir o custo administrativo e burocrático das ditas politicas publicas para que mais dinheiro chegue para quem precisa e que esta jornada de vida de um jovem seja personalizada com as politicas publicas construídas com apoio de outros setores da sociedade de baixo para cima potencializando saberes que hoje nas Universidades podem colaborar na transformação de vidas se engajando via extensão e pesquisa na transformação de vidas.
Tudo isto é o que fazemos através de um game no celular de um jovem buscando construir novas regras para o jogo de uma nação alcançar suas metas e impactos de forma sustentável. Jovens precisam desenvolver suas habilidades nesta jornada e necessitam de oportunidades para trabalhar, se educar, cuidar de sua saude, acessar a arte, desenvolver sua espiritualidade, construir seus relacionamentos , laços familiares e comunitários , produzir riquezas, consumir , transformar os contextos sociais e ambientais aonde vivem, ter direitos e deveres e conquistar sua cidadania. O jogo de uma nação deve ser o jogo e os desafios das pessoas e organizações que constroem suas comunidades, cidades e país.
Este jogo é melhor do que gastar 300 bilhões por ano em presídios, policia e segurança e sermos cercados cada vez mais pelo crime e violências. Isto é um projeto de nação e não de poder de gangues partidárias, oligarquias e elites que corrompem o Brasil com seus jogos de poder e os fantoches de seus interesses criando ilusões do que ainda denominamos democracia de poucos cercada pelo sofrimento e brutais desigualdades da maioria que não tem as condições mínimas de participar do jogo que gera o desenvolvimento de um Brasil e não os privilégios de uma minoria.
Fico feliz por viver em mundo em profundas transformações tecnológicas, econômicas, politicas, educacionais e infelizmente ambientais e sociais este é o verdadeiro jogo que como Humanidade estamos jogando no Planeta Terra. Trabalho para que seja uma Terra da Sabedoria apoiando jovens para que sejam personagens de sua própria historia. E começamos esta jornada pelo Brasil em vários estados iniciando por São Paulo mas nossa jornada tem caminhado com jovens e redes pelo Canada, Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha...de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário