SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Os caminhos da vida E O PODER.



Tudo somado é apenas mais um tijolo na parede dos idiotas  e seus absurdos poderes. ! Tudo somado somos mais um tijolo nas paredes que nos impedem de caminhar e viver. 

Tem hora que tua escola é teu próprio ser quando escolhe os caminhos da vida que vai seguir e tem coragem de quebrar as paredes das instituições que nos divide e encontrar em nosso ser os caminhos que nos unem.  

Quem as vezes lê meus textos deve pensar este rapaz sempre foi revoltado mas a verdade é que os absurdos e as injustiças que vi pelos caminhos da vida e talvez uma  alma sensível e humana me levam a tomar posições duras e claras. 

Podia seguir os caminhos de um Rapper como Emicida mas não nasci na periferia mas posso caminhar com ele .

Eu já passei fome, já apanhei calado
Já me senti sozinho, já perdi uns aliado
Eu já dormi na rua, fui desacreditado
Já vi a morte perto, um cano engatilhado
Eu já corri dos homem, bati nos arrombado
Quase morri de frio, eu já roubei mercado
Já invejei quem tem pai, já perdi um bocado
Eu sofri por amor, eu já vi quase tudo chegado!


Porem estes caminhos cruzam com outros ao mesmo tempo que a gente enxerga a realidade mais dura não deixa de ser poeta. A gente se encontra em nossas palavras e atitudes as vezes repetidas, outras inovando por outros caminhos.

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz 


Quando o caminho da vida me levou aos governos buscando construir politicas publicas  eu achava que ia encontrar gestores públicos dispostos a mudar as vidas das pessoas assim como tínhamos feito nas ruas, ONGs, Empresas , Universidades....

Você vai descobrindo nos Governos  que a maioria dos que chegam pela eleição comprada pela corrupção de cargos e contratos públicos por pertencer a uma família que herdou o Estado ou uma gangue partidária. O que impera é a luta pelo poder , eliminar os inimigos internos e externos, e logico fabricar um discurso e projetos com muito dinheiro.

Depois do Rapper que nasce na periferia e consegue transformar sua dor em rap no caminho da vida encontramos os poetas nas musicas , livros e filmes que falam de outras realidades capazes de iluminar nossa vidas.  E outros caminhos que as vivencias nos ensinam quando além do social , atuamos nas empresas para apreender o valor do trabalho e da produção,  pensamos e criamos nas Universidades apreendendo o valor do saber , o valor da arte quando escrevemos nossos textos e realizamos nossos filmes mesmo que seja em nossos celulares, ou quando falamos direto com Deus vivendo nossa espiritualidade talvez por estes caminhos apreendemos de verdade o valor das causas politicas com P maiúsculo.    

O Terceiro personagem o politico profissional que se alimenta do poder e infelizmente não viveu os vários caminhos que a vida nos proporciona como a arte, espiritualidade, o social, e a economia  muito menos a realidade dos que nada tem acha que pode definir os caminhos das vidas de milhões e reduzi-las ou mata-las pela corrupção para se manter  a qualquer preço no poder.   

Quem disse que este caminho tem fim ? a historia de cada um  ou do País que vivemos continua escrita por outras mãos por outros caminhos. Todos que buscam reduzir ou instrumentalizar as pessoas para manter seu poder acaba destruído por elas ou por suas próprias loucuras ou vaidades. 


Tem hora que tua escola é teu próprio ser quando escolhe os caminhos da vida que vai seguir e tem coragem de quebrar as paredes das instituições que nos divide e encontrar em nosso ser os caminhos que nos unem.  

Libertar o poder de cada pessoa é o caminho que sigo  e resolvi dedicar minha vida para que as pessoas possam  realizar suas vidas de forma plena e autentica.  Por esta razão empreendemos um Game , uma Pluri Universidade capaz de educar e unir seres humanos sustentáveis,  novas formas de ser, viver e governar, vivendo em cidades da sabedoria com novas leis e energia social, conectados por ecossistemas digitais e ambientais .

Esta não é uma canção para quem tem o coração partido
Não é uma oração silenciosa para quem perdeu a fé
Eu não serei só um rosto na multidão
Você vai ouvir minha voz
Quando eu gritar bem alto

E com certeza vamos cantar juntos!



quinta-feira, 24 de maio de 2018

Sinfonia da nova politica!

Ainda não escuto o seu coração bater como o meu ao ritmo  de nossos corações  e mentes !

Acho que talvez tenha os direitos e os deveres de viver sua vida de forma plena e ser feliz. Mas afinal o que é esta nossa vida ?


É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação...

Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ainda não vejo suas atitudes expressarem a revolta e a dor das injustiças que sofre.

Mas não quero te chamar para guerra eu não sou o Bolsonaro nem o Coronel Ciro Gomes não somos de uma oligarquia ou de uma gangue partidária . Sou apenas um cara igual  a voce que não quer ser politico mas que deseja com toda  coragem que a porra desta sociedade e de nosso Brasil  mude de verdade.


Não me convidaram pra essa festa pobre
Que os homens armaram pra me convencer
A pagar sem ver toda essa droga
Que já vem malhada antes de eu nascer
Não me ofereceram nenhum cigarro
Fiquei na porta estacionando os carros
Não me elegeram chefe de nada
O meu cartão de crédito é uma navalha
Brasil, mostra a tua cara
Quero ver quem paga pra gente ficar assim
Brasil, qual é teu negócio
O nome do teu sócio

Somos lideres e podemos juntos transformar o lugar que vivemos de baixo para cima unindo nossos sonhos, desafios e ideias para transformar nossas vidas, casas, comunidades,  escolas, universidades, os lugares que trabalhamos , rezamos , amamos.

Sim podemos mais do que tudo que nos negam, castram e buscam derrotar ou com falsas promessas que este pais vai mudar sem a gente participar ativamente desta transformação. 

Podemos cantar juntos ? podemos orar juntos ? podemos trabalhar juntos ? melhorar e mudar a educação ?  podemos pegar esta energia que esta guardada em nossa alma e corpo e agir ?  podemos romper o silencio e gritar nossas dores para transformar em palavras e discurso a nossa voz ?


Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás

Vivemos esperando
O dia em que
Seremos melhores (melhores, melhores!)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo

Podemos imaginar agora neste momento que isso acontece um pouco como se apaixonar por alguém ! A  gente vai despertando, a magica acontece, sim a luz aparece quando a gente menos espera o universo nos conecta numa dança .

Aonde esta o poder que tanto busca ? não esta no governo mas dentro de ti.

Esta na tua vontade de dançar a musica que toca em teu coração na tua vida!


Quando o sol bater
Na janela do teu quarto
Lembra e vê
Que o caminho é um só

Por que esperar
Se podemos começar
Tudo de novo?
Agora mesmo

Liberta este Brasil das oligarquias de famílias que há anos os sobrenomes  ocupam o poder desde os avos, bisavós .... E lembra que os juniores herdaram  mas não construíram nada  e ganharam cargos de presente.  Lembra que partidos em sua grande maioria são gangues que assaltam os cofres públicos portanto não merece respeito. Lembra que ninguem é melhor que voce principalmente quando você não teve as mesmas oportunidades e chances que eles. 


Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?

Deixa a nova politica esta nascendo e ninguem segura mais esta energia, assim como a natureza e a historia ela segue seu curso independente das oligarquias e gangues. A liberdade somada a igualdade  de oportunidades mais fraternidade com nosso povo pobre faz a realidade mudar.  Nós sofremos todas as consequências da falta de politicas publicas e JUNTOS construiremos de baixo para cima uma nação.

A musica começou a tocar ... 10, 9, 8, 7, 6 , 5, 4,3,2 ,1 escute  aquela dor, grite, transforme ela em palavras e atitudes. Nasceu agora dentro de voce a nova politica, a vontade de renovar e mudar, de construir de baixo para cima nosso Brasil.

Estamos juntos somos apenas maestros capazes de unir os diferentes fazendo convergir em novas direções juntos. Somos os que lutam e trabalham todos os dias , lideres que atuam em redes e que se comunicam pelas redes sociais e whatsapps desenvolvendo projetos para transformar vidas.


Quem costuma vir de onde eu sou
Às vezes não tem motivos pra seguir
Então levanta e anda, vai, levanta e anda
Vai, levanta e anda
Mas eu sei que vai, que o sonho te traz
Coisas que te faz prosseguir
Vai, levanta e anda, vai, levanta e anda
Vai, levanta e anda, vai, levanta e anda

Irmão, você não percebeu
Que você é o único representante
Do seu sonho na face da terra
Se isso não fizer você correr, chapa
Eu não sei o que vai


Estamos escrevendo agora a sinfonia da nova politica. 
Posso vigiar teu carro , te pedir trocados,  te assaltar, atirar, engraxar teus sapatos , mas também posso estudar, trabalhar , produzir, não gostaria de fazer parte do PCC , nem morar num presidio mas isso nao é desculpa pela má distribuição . 

Ate quando esperar a plebe e classe media ajoelhar esperando ajuda de  outro salvador da pátria ? FORA BOLSONARO, FORA CORONEL CIRO GOMES...

Desculpe se ainda não falei de amor é que na sinfonia depois de falar da velha e da nova politica  lembra que nada podemos fazer na vida sem amor mas olha sempre quem esta do seu lado com a mesma causa, sonho , historia de vida , amor...



Mas tudo que acontece na vida
Tem um momento e um destino
Viver é uma arte, é um ofício
Só que precisa cuidado
Pra perceber que olhar só pra dentro
É o maior desperdício
O teu amor pode estar do seu lado

O amor é o calor que aquece a alma
O amor tem sabor
Pra quem bebe a sua água.

domingo, 20 de maio de 2018

A tragedia das oligarquías e dos sertanejos de Suassuna cantada pela Barca dos corações partidos.



A guerra das oligarquias mata milhões de sertanejos, mas mata também Coronel . Porem, nem a família, nem Ariano Suassuna, vingaram a morte de seu pai morto, consequência das brigas politicas com a família de outro Governador morto, João Pessoa. E para falar da tragédia nem precisamos ir buscar longe nossos auto proclamados reis e nobres, nem precisamos de Shakespeare pois podemos rir deles com nossos bobos da corte Chicó e Joao Grilo. 

Talvez pela morte de seu pai, a vingança dele foi ser poeta. Ele sempre buscou se transformar no palhaço, repentista, vidente, cavalheiro, profeta, jagunço, monge, no teatro, no circo, em histórias de amor e de guerras. Suassuna que tanto amava Dom Quixote e Shakespeare deu vida a uma Pedra no Reino, colocando no auto da compadecida o sofrimento, a sabedoria e as alegrias do povo sertanejo numa terra seca e violenta que enriquece as oligarquias. 

O nosso destino neste sertão nordestino, o melhor mundo que há, é chegar naquela vila tão moderna e tão tranquila chamada Taperoa. 

Ate chegar lá em nossa terra prometida talvez uma Terra da Sabedoria, muito temos que conhecer destas bandas do sertão e da saga de retirantes quando a seca bebe os rios deixando só caveiras.

Aonde havia comida, fartura e paz agora só se vive com armas, a paz dura pouco tempo e com ela a esperança. Tudo aqui termina em guerra por água, terra, poder, ambição ou vingança. 

O sertão vira brasas soltadas por Satanás. Toda historia de tragédia envolve amor e poder. Enriquecer e se apaixonar. Duas forças inimigas com dois projetos de vida, tentando prevalecer num jogo de regras desconhecidas de alguma velha canastra esquecida. 

Isto aqui é uma prisão, lugar de erro e castigo, pois pra viver no sertão tem que ser seu inimigo. Travar com ele uma guerra, onde a mulher é escrava do mundo inteiro e do homem. Onde quem planta não colhe e quem trabalha não come. Onde o poder e a fortuna repousam num sobrenome. 

Onde quem manda é a bala. E toda vida tem preço para quem puder pagar. E onde a própria verdade muda de nome e de lei. Onde o que eu sei, eu não digo, e o que eu vi, eu não sei. Aqui a luta do mundo. Não dá descanso para faca. Sem respeitar quem tem medo. Nem perdoar gente fraca.

Enquanto os poderosos vivem sozinhos, ninguém quer fazer companhia com seus destinos de crueldade. Cortaram tantos pescoços para chegar a monarquia de duas famílias brigando que nem gato e cachorro.

Estrelas da noite cadê o futuro deste povo? Quem sente no sangue paixão verdadeira. Salta no abismo não volta jamais. O amor é como vento só existe enquanto passa. E tudo que eu vivi virou mentira. E a estrela de Ariano brilha a eterna poesia.

Eu sou atriz. A mulher descobre a própria natureza quando precisa usar a voz de um homem. Buscar dentro de si o que não é. Cada pessoa é dez é cem é mil. O mundo esta crescendo ao meu redor. Que coisa boa eu sou tudo que eu faço. Hoje eu preciso ser tudo, sendo eu mesma. Ser Iracema é ser tudo que eu quis . Essa será minha nova natureza. Ola muito prazer. Eu sou atriz. 

Vim aqui reencontrar minha vida minha gente. O efêmero sagrado, as energias desperdiçadas, a luta sem grandeza, o heróico assassinado em segredo, o que foi marcado de estrelas.

O teu espinho a me furar irá sangrar banhando todo o sertão. Quando eu conversar com Deus, vou querer lhe perguntar, se deixou que esse mundo virasse um triste lugar.  E a vida fosse somente esta dívida que tem que morrer para pagar.

Vou dizer que a injustiça começa no nascimento, uns tem berço em colchão fino, outros num chão de cimento. Uns tem amor e carinho e outros crescem num ninho de medo e sofrimento. 

Toda noite o mundo escuta o choro dos ofendidos. Notícias que não vieram para as mães que ainda esperam filhos desaparecidos. Retirantes maltrapilhos em frente ao portão dourado batendo com toda força ninguém ouve seu chamado. Chamam há mais de cem anos de fome e de desenganos mas Deus é muito ocupado.

Enquanto isso as oligarquias tem medo de não ter em quem mandar, de não ter dinheiro, nem poder, nem se eleger com os votos comprados pelo diabo da corrupção. Lá vem o poeta trazendo o povo para liberdade que se conquista. Planta felicidade na vida da nação coisa de poeta navegar na contramão. Viva Ariano Suassuna!
   

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Carta aos Governadores e Presidenciaveis Marcio França , Alckmim, Camilo, Ciro, Paulo Camara, Lula, Bolsonaro, Marina, Temer, Meirelles...



Um brasileiro tentou assaltar, foi baleado e morreu . Outra brasileira foi na escola de sua filha, presenciou um assalto, poderia estar morta, mas era policial, reagiu e matou o assaltante. Brasileiros assaltantes e policiais, escrevem a história do Brasil com seu sangue, suas vidas e mortes. Em outras histórias como no Rio o trafico matou vários  policiais. Em outras histórias, os moradores das favelas que não eram assaltantes foram mortos por policiais. E milhares de jovens pelo Brasil. O Genocídio de uma geração muito pior que várias guerras . Eles não tem oportunidades para trabalhar , nem cidadania, nem consumir para empresas produzirem, nem vão ajudar a pagar a previdência dos mais idosos que merecem descansar. 

Em todas elas a razão de ser destas histórias, é que somos nós brasileiros cidadãos, moradores de favelas ou não, policiais, assaltantes, os filhos de todos eles, mães , pais e avôs. 


Uns querem discutir esta história se foi campanha eleitoral, outros que o Governador esta correto em homenagear o policial, outros se não é mais um incentivo para os policiais matarem.

Eu gostaria talvez de escutar a voz dessas duas pessoas : bandido e policial, de suas famílias, antes de julga-las.

Uma delas não pode falar pois esta morta, mas talvez sua família possa contar sua história e como o crime entrou na vida dela . Outra a mulher policial que no dia das mães atuou na guerra civil que vivemos todos os dias como brasileiros.  Assim como no Ceara, onde todos os dias morrem várias pessoas, bandidos e cidadãos, sendo um dos Estados que mais mata jovens no Brasil. Estado aonde iniciamos nossa caminhada com a sociedade para construimos uma solução juntos. 


Todos os Estados brasileiros como Pernambuco tem buscado encontrar um caminho como o Pacto pela vida, mas o crime organizado é mais rápido que o Estado e sem a sociedade não vamos superar este desafio coletivo. E para esta guerra civil, não falta dinheiro são 300 bilhões por ano gastos em presídios, segurança e policia; mas será que se este dinheiro fosse gasto em oportunidades de vida teríamos tantos brasileiros, cidadãos, policiais e bandidos mortos ou presos ?  Será que não é melhor para todos se tivessem cidadania, trabalho, educação, produzissem riquezas e mercado consumidor gerando crescimento para o Brasil ?


Essa é outra historia melhor para ser contada para esta e as futuras gerações, se queremos outras noticias para comentar. Nenhum salvador da pátria vai resolver, nem Lula resolveu os índices de crimes eram absurdos ! Mas infelizmente a sociedade brasileira não tem a caneta na mão para tomar as decisões de como o dinheiro público é gasto no Brasil. E não temos costume como brasileiros de dialogar sobre as politicas públicas e, como este dinheiro é gasto ?  seus impactos em nossas vidas como sociedade, recentemente começamos a discutir sobre corrupção. Nenhuma Rede sozinha consegue, nem um Banqueiro com todo dinheiro do mundo ou um Presidente.



Quem pode julgar a infância de um pobre no Brasil e as desigualdades e violências que sofrem, entre estes pobres temos policiais, bandidos e cidadãos que caíram mortos em nossa guerra civil. 

De alguma forma todos nós estamos julgando em nossos gritos políticos! Coxinhas , mortadelas,  empadas e patos. Nordestinos e Sulistas. Petistas, pmdebistas, tucanos, Bolsonaros, Marinas, Ciros e muitos outros quase sempre candidatos a cumprir suas promessas de um Brasil, que continua há décadas e séculos em guerra civil. Moros ou Gilmar a julga-los em primeira instância ? ou um STF que tem papel determinante na falta ou ausência de politicas públicas no Brasil para todos. 


Lula preso, Aécio solto, Cid irmão de Ciro Ferreira Gomes não julgado, mas isso não faz desaparecer a corrupção de um ou outro, oligarquias, elites empresarias, gangues partidárias , como disse mesmo soltos ou presos, a maioria em silêncio, enquanto pessoas morrem sem direitos , nem deveres, sem constituição, nem República, sem união. Enquanto uns atiram dos dois lados, outros morrem, uns presos em segurança com seus privilégios, outros soltos sem liberdade, vivemos numa guerra comandada pela corrupção , mas o que fazemos diante disso para construir outra história da nação ? 

A Boa politica é rara , e só acontece verdadeiramente nos momentos  em que " uma parte dos que não tem parte " rompe a lógica natural de dominação e faz ouvir como discurso o que antes só era ouvido como grito.  

Enquanto isso, uns ocupam suas posições de governantes e fazem suas escolhas para avaliarmos e votarmos com ou sem memória . Porem muitos poucos debatem estas políticas públicas ou sabem construir com a sociedade caminhos, e o poder esta apenas em sua vontade e caneta mas quem paga o preço dos impostos e das consequências é a sociedade. Nem preciso falar mais em corrupção? 


Alguns apertam o gatilho do revolver em forma de brutais desigualdades ou privilégios para pessoas ocuparem cargos públicos, trocando moedas sem compromissos, causas, ou capacidades para implantar políticas públicas com impactos que justifiquem o investimento e o voto neles. 

Bilhões gastos pela sociedade política sem a voz da sociedade civil apenas os votos. Infelizmente muitos desses votos são vendidos pelas vidas que mais sofrem estas desigualdades, sendo os que mais pagam estes votos com suas  vidas. Enquanto coxinhas , mortadelas, empadas, patos, gritam nas ruas e na internet  debatendo sobre nossos governantes num pais dividido pelos que sofrem as mesmas consequências .


Será que outros caminhos são possíveis ? que dependam menos de eleição e mais das atitudes das pessoas governantes ou não ?

Os Governadores Marcio e Alckimim nos deram a oportunidade de trabalhar nestes últimos 408 dias outro caminho para os brasileiros e cidadãos que moram em São Paulo independente de serem pobres ou ricos, coxinhas, mortadelas, patos, de todos os partidos, policiais, presidiários ou pessoas que estão cumprindo medidas sócio educativas, enfim cidadãos pais , mães, filhos, avos...brasileiros.


Fizemos isso com a sociedade civil e teve contribuições de gente de vários partidos e políticos. Empresas como INTEL , Microsoft, Google e outras deram suas contribuição. Universidades como UFC, UNESP, USP, UNICAMP, PUC, INSPER também. Varias ONGs de todo Brasil . Banco Mundial , ONU e profissionais de vários países como Canada, Portugal, Estados Unidos, Israel, Espanha e Dinamarca .  Artistas que atuam com game e cinema. Educadores e consultores que atuam com o crime e a violência. Profissionais que estão construindo novas tecnologias.  Economistas e profissionais do mercado financeiro que tem pensando em como financiar a inclusão econômica e social brasileira.

Essa é a nossa seleção brasileira ! Essa é a Copa do mundo que queremos vencer ! 



Enfim construímos caminhos de como  a sociedade civil feita por Empresas, ONGs, Universidades e outros podem ajudar os Governos a juntos escrevermos com nossas atitudes outras historias para milhões de vidas que não vão terminar sendo mortas ou presas por ter assassinado outras vidas. A boa noticia é que você vai acompanhar o impacto on line destas transformação na vida das pessoas sem custos administrativos para gerenciar e unindo a participação de todos nesta jornada. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Este caminho ou solução que nasce de baixo para cima unindo varias vozes realizamos sem nenhum real do Governo e nenhum cargo publico.

Nossos Governantes no Brasil precisam decidir se querem construir juntos um Estado democrático abrindo espaços de colaboração e sinergia com a sociedade civil pois ela esta pronta para atuar em São Paulo, nos demais estados brasileiros,  no Brasil e pelo mundo.  Na ruas ou nos Governos vocês  escolhem ! Temos diversas soluções que com muito menos custos tem mais impactos do que as politicas publicas que são desenhadas de cima para baixo e não tem resultados mesmo gastando bilhões.  

E Não se esquecem, diferente da classe politica na sociedade, se um cai todos levantam e a dança da nação continua .  


domingo, 13 de maio de 2018

Liberdade. Democracia, Tecnologia e Fraternidade com igualdade de oportunidades.





Nem a força das elites nem das oligarquias ou das gangues partidárias são a solução é necessário que possam emergir novos caminhos para que  a politica possa de verdade acontecer sem que a credencial para ser parte dela seja o dinheiro,  a família ou a fidelidade a uma gangue. Agora a pior de todas as força é a ignorância e não é dos miseráveis e sim da nossa classe politica.


 Assim como todas as áreas da vida humana é preciso ter conhecimentos, talentos e capacidades para realizar um bom trabalho principalmente na politica que impacta diretamente a vida de milhões de pessoas.  Muito mais que um medico aonde um erro pode matar um , um erro na politica mata muitos. Se alguém joga futebol  mal não queremos ele na seleção brasileira, pior na copa do mundo!  Não tem como aplaudir alguém ou torcer se joga mal da mesma forma como torcer que alguém nos represente nas decisões que impactam nossas vidas só porque tem dinheiro , ou é membro de uma família ou fiel a uma gangue partidária ?


Vivemos hoje numa Ditadura imposta pela força do dinheiro , das oligarquias e das gangues partidárias que fazem da corrupção e privilégios seu modo de vida a custa da vida de milhões de pessoas.

Por falta de oportunidades e direitos castrados pelos privilégios de poucos não temos podido viver nossas liberdades,  nem escolher de forma democrática nossos representantes , nem participar ativamente da democracia em varias dimensões que podem aprofundar o dialogo e decisões coletivas através de varias inovações politicas e tecnológicas .


A soma de liberdade com democracia e tecnologia  favorece a igualdade de oportunidades mas é preciso ter fraternidade. Não existe liberdade nem igualdade sem fraternidade .

É Preciso temos honra e valores nas escolhas politicas que fazemos em nossas vidas porem sem esquecer as lições que Maquiavel nos ensina no Principe  ou na Republica de Platão.  Saber escavar o passado para atualizar o presente.  Isso exige enfrentar a força da ignorância  das elites , oligarquias e gangues partidárias ao mesmo tempo o desenvolvimento de oportunidades para os miseráveis que pela força da exclusão  trocam seu voto por dinheiro ou comida ou seja sobreviver nos próximos dias.


Ainda não estou falando de ética ou estética do bem e do belo  que é mais presente na vida  dos pobres dos que vivem nas cortes das oligarquias , elites e partidos que se fecham em pobres projetos e loucuras do poder

Neste sentido alguns políticos são resultados de Ditaduras politicas e  econômicas como Oligarquias que inviabilizam a Democracia e as Liberdades assim como as elites e as gangues sobrevivem por falta de igualdade de oportunidades. 

E ainda preciso falar de amor, fraternidade e alma ? Sim porque não existe politica nem cidades nem governos se faltar fraternidade, alma, e amor.


Mas o que a classe politica brasileira quer mais do que corromper a politica ? É corromper a alma, o amor e os laços comunitários e sociais que nos torna humanos e felizmente não somos mercadorias a serem vendidos.  Desculpem senhores eu voto com minha inteligência e com minha alma , fruto de uma trajetória de causas e escolhas em busca de mais liberdades com democracia e igualdade de oportunidades para todos e que as novas tecnologias podem nos ofertar em escala planetária.  

E eu não vou ser torcedor na democracia e gritar Vai ladrão !  Vai Oligarca Coronel se eleger!  Nem rasgar os livros de historia. O Meu papel é aumentar a pressão social e politica , conscientizar as pessoas por que a politica não muda ?  e as pessoas continuam a sofrer na miséria e violências pelas  absurdas desigualdades?



Nós somos a sociedade civil e visamos transformar a sociedade politica em busca de uma hegemonia que emerge  de baixo para cima com ideias, transparência,  controle social , democracia, liberdade, fraternidade, inovações nas politicas publicas e novas formas de ser , viver  e governar.  Porque a pior ignorância não é dos miseráveis  como nos contou Victor Hugo e sim a ignorância dos políticos movidos por projetos de poder que enlouquecem como Macbeth , Nero e outros milhares de ditadores de esquerda ou de direita de falsos socialismos ou falsos capitalismos, apenas projetos de poder de gangues partidárias, elites e oligarquias.

Mude as escolhas do passado e do futuro que impactam seu presente.



Cada pessoa tem o potencial de transformar sua vida numa grande historia e construir sua singularidade dentro de alguns limites  se tiver a capacidade de apreender com eles.

Ao mesmo tempo temos que compreender a nossa história pessoal, a história que herdamos de nossa família e a história da época e do lugar onde nascemos. Dentro destes limites existem milhares de possibilidades de escolhas e sonhos a realizar.


Será que era possível como judeu na Alemanha enfrentar Hitler ? alguns jovens fizeram e pagaram o preço com a vida. Sera que é possível enfrentar ser a ovelha negra da família e alterar a forma de pensar e os valores de nossos pais e avos ? Muitos fizeram em 1968 e seguiram os seus sentimentos e as razões  da rebeldia de uma época. Será que podemos mudar  nossa personalidade e superarmos barreiras e medos que a gente mesmo se impõe para realizar outras escolhas e formas de vida ?


Claro que podemos alterar nossa personalidade mas com alguns limites pois a alma não é plástica. Claro que posso encontrar como judeu formas de enfrentar Hitler sem morrer e muitos fizeram isso. Claro que não podemos nos adequar a forma de pensar e viver de nossos pais pois vivemos em outra época apesar como nos lembra Belchior acabamos vivendo como nossos pais depois da rebeldia.

Dentro destes limites eu escolhi criar caminhos para que o maior numero de pessoas vivam a melhor vida que podem e assim possam desenvolver seu ser, suas capacidades, viver oportunidades que transformem sua vida, de sua família e da época que nasceram.


Isso significa que temos que apreender os desafios que nossa época nos impõe como as novas tecnologias , os Hitlers ou as oligarquias de nosso tempo que insistem em se manter no poder usando a miséria , a violência e o genocídio de uma geração para manter a qualquer preço os seus privilégios com  o dinheiro publico e a falta de democracia. 

Não podemos nos calar diante da corrupção das gangues partidárias e oligarquias .Temos que construir ao mesmo tempo caminhos para novas formas de ser, viver e governar possam emergir em nossas vidas e sociedade, potencializando a liberdade, democracia e as tecnologias. Criar caminhos para que novos lideres  e coalizões possam alicerçar  novos horizontes .


É hora de saberes interdisciplinares, intersetoriais, interculturais e internacionais a luz de pesquisas e novas praticas capazes de transformar e impactar milhões de vidas . Elas possam interagir com o cotidiano e as vidas das pessoas para que possam refletir sobre seus pensamentos e formas de agir , alterando suas escolhas e ajudando a transformar suas vidas,  superando juntos os desafios de nossa época.

É hora de vivermos em comunidades , bairros e cidades da sabedoria que saibam comungar seu auto governo com inteligência, justiça e sustentabilidade. Nesste sentido precisamos construir as bases de uma nova economia que não é nem capitalista nem socialista porque apesar de termos cada vez mais moedas digitais nos celulares como na China precisamos democratizar o credito não para poucos ou apenas para grandes empresas e sim para que as pessoas possam viver suas  vidas e de suas famílias de forma plena.  Isso é o que deveria ser o objetivo de uma Banco central no planeta Terra .


Enfim essas são minhas escolhas que dedico minha vida sem as escolhas de meus pais , avos e antepassados não seria possível pois carrego  no DNA este destino de não nos render as condições impostas pelos poderosos de plantão, ou da seca,  de nos libertar das escravidões que nos impõe sobretudo na forma de pensar e viver. 

Tive e tenho que todos os dias apreender a me transformar como ser humano , a mudar minha personalidade e atitudes apreendendo com os erros esse é o processo mais difícil pois nossas principias qualidades são também nossas fraquezas quando falta equilíbrio. E toda hora temos que escolher a intensidade de nossas lutas,  a hora de atacar ou recuar, mas sem perder a coragem e os sonhos. Sem perder a luz que no guia, Deus, a espiritualidade que te ensina todos os dias que o destino é sistêmico e envolve varias forças e caminhos incontroláveis pois ele é fruto das escolhas de milhares de pessoas ao mesmo tempo . Escolhas que foram feitas no passado mas que ainda impactam as suas escolhas ou escolhas do futuro que sem sabermos muitos estão escolhendo por nós querendo decidir os caminhos de nossa vida com seus podres poderes.

Por estas razoes escolhi os caminhos infinitos de viver e empreender sonhos de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.