Nem a força das elites nem das oligarquias ou das gangues partidárias são a solução é necessário que possam emergir novos caminhos para que a politica possa de verdade acontecer sem que a credencial para ser parte dela seja o dinheiro, a família ou a fidelidade a uma gangue. Agora a pior de todas as força é a ignorância e não é dos miseráveis e sim da nossa classe politica.
Assim como todas as áreas da vida humana é preciso ter conhecimentos, talentos e capacidades para realizar um bom trabalho principalmente na politica que impacta diretamente a vida de milhões de pessoas. Muito mais que um medico aonde um erro pode matar um , um erro na politica mata muitos. Se alguém joga futebol mal não queremos ele na seleção brasileira, pior na copa do mundo! Não tem como aplaudir alguém ou torcer se joga mal da mesma forma como torcer que alguém nos represente nas decisões que impactam nossas vidas só porque tem dinheiro , ou é membro de uma família ou fiel a uma gangue partidária ?
Vivemos hoje numa Ditadura imposta pela força do dinheiro , das oligarquias e das gangues partidárias que fazem da corrupção e privilégios seu modo de vida a custa da vida de milhões de pessoas.
Por falta de oportunidades e direitos castrados pelos privilégios de poucos não temos podido viver nossas liberdades, nem escolher de forma democrática nossos representantes , nem participar ativamente da democracia em varias dimensões que podem aprofundar o dialogo e decisões coletivas através de varias inovações politicas e tecnológicas .
A soma de liberdade com democracia e tecnologia favorece a igualdade de oportunidades mas é preciso ter fraternidade. Não existe liberdade nem igualdade sem fraternidade .
É Preciso temos honra e valores nas escolhas politicas que fazemos em nossas vidas porem sem esquecer as lições que Maquiavel nos ensina no Principe ou na Republica de Platão. Saber escavar o passado para atualizar o presente. Isso exige enfrentar a força da ignorância das elites , oligarquias e gangues partidárias ao mesmo tempo o desenvolvimento de oportunidades para os miseráveis que pela força da exclusão trocam seu voto por dinheiro ou comida ou seja sobreviver nos próximos dias.
Ainda não estou falando de ética ou estética do bem e do belo que é mais presente na vida dos pobres dos que vivem nas cortes das oligarquias , elites e partidos que se fecham em pobres projetos e loucuras do poder
Neste sentido alguns políticos são resultados de Ditaduras politicas e econômicas como Oligarquias que inviabilizam a Democracia e as Liberdades assim como as elites e as gangues sobrevivem por falta de igualdade de oportunidades.
E ainda preciso falar de amor, fraternidade e alma ? Sim porque não existe politica nem cidades nem governos se faltar fraternidade, alma, e amor.
Mas o que a classe politica brasileira quer mais do que corromper a politica ? É corromper a alma, o amor e os laços comunitários e sociais que nos torna humanos e felizmente não somos mercadorias a serem vendidos. Desculpem senhores eu voto com minha inteligência e com minha alma , fruto de uma trajetória de causas e escolhas em busca de mais liberdades com democracia e igualdade de oportunidades para todos e que as novas tecnologias podem nos ofertar em escala planetária.
E eu não vou ser torcedor na democracia e gritar Vai ladrão ! Vai Oligarca Coronel se eleger! Nem rasgar os livros de historia. O Meu papel é aumentar a pressão social e politica , conscientizar as pessoas por que a politica não muda ? e as pessoas continuam a sofrer na miséria e violências pelas absurdas desigualdades?
Nós somos a sociedade civil e visamos transformar a sociedade politica em busca de uma hegemonia que emerge de baixo para cima com ideias, transparência, controle social , democracia, liberdade, fraternidade, inovações nas politicas publicas e novas formas de ser , viver e governar. Porque a pior ignorância não é dos miseráveis como nos contou Victor Hugo e sim a ignorância dos políticos movidos por projetos de poder que enlouquecem como Macbeth , Nero e outros milhares de ditadores de esquerda ou de direita de falsos socialismos ou falsos capitalismos, apenas projetos de poder de gangues partidárias, elites e oligarquias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário