SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Carta aos Governadores e Presidenciaveis Marcio França , Alckmim, Camilo, Ciro, Paulo Camara, Lula, Bolsonaro, Marina, Temer, Meirelles...



Um brasileiro tentou assaltar, foi baleado e morreu . Outra brasileira foi na escola de sua filha, presenciou um assalto, poderia estar morta, mas era policial, reagiu e matou o assaltante. Brasileiros assaltantes e policiais, escrevem a história do Brasil com seu sangue, suas vidas e mortes. Em outras histórias como no Rio o trafico matou vários  policiais. Em outras histórias, os moradores das favelas que não eram assaltantes foram mortos por policiais. E milhares de jovens pelo Brasil. O Genocídio de uma geração muito pior que várias guerras . Eles não tem oportunidades para trabalhar , nem cidadania, nem consumir para empresas produzirem, nem vão ajudar a pagar a previdência dos mais idosos que merecem descansar. 

Em todas elas a razão de ser destas histórias, é que somos nós brasileiros cidadãos, moradores de favelas ou não, policiais, assaltantes, os filhos de todos eles, mães , pais e avôs. 


Uns querem discutir esta história se foi campanha eleitoral, outros que o Governador esta correto em homenagear o policial, outros se não é mais um incentivo para os policiais matarem.

Eu gostaria talvez de escutar a voz dessas duas pessoas : bandido e policial, de suas famílias, antes de julga-las.

Uma delas não pode falar pois esta morta, mas talvez sua família possa contar sua história e como o crime entrou na vida dela . Outra a mulher policial que no dia das mães atuou na guerra civil que vivemos todos os dias como brasileiros.  Assim como no Ceara, onde todos os dias morrem várias pessoas, bandidos e cidadãos, sendo um dos Estados que mais mata jovens no Brasil. Estado aonde iniciamos nossa caminhada com a sociedade para construimos uma solução juntos. 


Todos os Estados brasileiros como Pernambuco tem buscado encontrar um caminho como o Pacto pela vida, mas o crime organizado é mais rápido que o Estado e sem a sociedade não vamos superar este desafio coletivo. E para esta guerra civil, não falta dinheiro são 300 bilhões por ano gastos em presídios, segurança e policia; mas será que se este dinheiro fosse gasto em oportunidades de vida teríamos tantos brasileiros, cidadãos, policiais e bandidos mortos ou presos ?  Será que não é melhor para todos se tivessem cidadania, trabalho, educação, produzissem riquezas e mercado consumidor gerando crescimento para o Brasil ?


Essa é outra historia melhor para ser contada para esta e as futuras gerações, se queremos outras noticias para comentar. Nenhum salvador da pátria vai resolver, nem Lula resolveu os índices de crimes eram absurdos ! Mas infelizmente a sociedade brasileira não tem a caneta na mão para tomar as decisões de como o dinheiro público é gasto no Brasil. E não temos costume como brasileiros de dialogar sobre as politicas públicas e, como este dinheiro é gasto ?  seus impactos em nossas vidas como sociedade, recentemente começamos a discutir sobre corrupção. Nenhuma Rede sozinha consegue, nem um Banqueiro com todo dinheiro do mundo ou um Presidente.



Quem pode julgar a infância de um pobre no Brasil e as desigualdades e violências que sofrem, entre estes pobres temos policiais, bandidos e cidadãos que caíram mortos em nossa guerra civil. 

De alguma forma todos nós estamos julgando em nossos gritos políticos! Coxinhas , mortadelas,  empadas e patos. Nordestinos e Sulistas. Petistas, pmdebistas, tucanos, Bolsonaros, Marinas, Ciros e muitos outros quase sempre candidatos a cumprir suas promessas de um Brasil, que continua há décadas e séculos em guerra civil. Moros ou Gilmar a julga-los em primeira instância ? ou um STF que tem papel determinante na falta ou ausência de politicas públicas no Brasil para todos. 


Lula preso, Aécio solto, Cid irmão de Ciro Ferreira Gomes não julgado, mas isso não faz desaparecer a corrupção de um ou outro, oligarquias, elites empresarias, gangues partidárias , como disse mesmo soltos ou presos, a maioria em silêncio, enquanto pessoas morrem sem direitos , nem deveres, sem constituição, nem República, sem união. Enquanto uns atiram dos dois lados, outros morrem, uns presos em segurança com seus privilégios, outros soltos sem liberdade, vivemos numa guerra comandada pela corrupção , mas o que fazemos diante disso para construir outra história da nação ? 

A Boa politica é rara , e só acontece verdadeiramente nos momentos  em que " uma parte dos que não tem parte " rompe a lógica natural de dominação e faz ouvir como discurso o que antes só era ouvido como grito.  

Enquanto isso, uns ocupam suas posições de governantes e fazem suas escolhas para avaliarmos e votarmos com ou sem memória . Porem muitos poucos debatem estas políticas públicas ou sabem construir com a sociedade caminhos, e o poder esta apenas em sua vontade e caneta mas quem paga o preço dos impostos e das consequências é a sociedade. Nem preciso falar mais em corrupção? 


Alguns apertam o gatilho do revolver em forma de brutais desigualdades ou privilégios para pessoas ocuparem cargos públicos, trocando moedas sem compromissos, causas, ou capacidades para implantar políticas públicas com impactos que justifiquem o investimento e o voto neles. 

Bilhões gastos pela sociedade política sem a voz da sociedade civil apenas os votos. Infelizmente muitos desses votos são vendidos pelas vidas que mais sofrem estas desigualdades, sendo os que mais pagam estes votos com suas  vidas. Enquanto coxinhas , mortadelas, empadas, patos, gritam nas ruas e na internet  debatendo sobre nossos governantes num pais dividido pelos que sofrem as mesmas consequências .


Será que outros caminhos são possíveis ? que dependam menos de eleição e mais das atitudes das pessoas governantes ou não ?

Os Governadores Marcio e Alckimim nos deram a oportunidade de trabalhar nestes últimos 408 dias outro caminho para os brasileiros e cidadãos que moram em São Paulo independente de serem pobres ou ricos, coxinhas, mortadelas, patos, de todos os partidos, policiais, presidiários ou pessoas que estão cumprindo medidas sócio educativas, enfim cidadãos pais , mães, filhos, avos...brasileiros.


Fizemos isso com a sociedade civil e teve contribuições de gente de vários partidos e políticos. Empresas como INTEL , Microsoft, Google e outras deram suas contribuição. Universidades como UFC, UNESP, USP, UNICAMP, PUC, INSPER também. Varias ONGs de todo Brasil . Banco Mundial , ONU e profissionais de vários países como Canada, Portugal, Estados Unidos, Israel, Espanha e Dinamarca .  Artistas que atuam com game e cinema. Educadores e consultores que atuam com o crime e a violência. Profissionais que estão construindo novas tecnologias.  Economistas e profissionais do mercado financeiro que tem pensando em como financiar a inclusão econômica e social brasileira.

Essa é a nossa seleção brasileira ! Essa é a Copa do mundo que queremos vencer ! 



Enfim construímos caminhos de como  a sociedade civil feita por Empresas, ONGs, Universidades e outros podem ajudar os Governos a juntos escrevermos com nossas atitudes outras historias para milhões de vidas que não vão terminar sendo mortas ou presas por ter assassinado outras vidas. A boa noticia é que você vai acompanhar o impacto on line destas transformação na vida das pessoas sem custos administrativos para gerenciar e unindo a participação de todos nesta jornada. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Este caminho ou solução que nasce de baixo para cima unindo varias vozes realizamos sem nenhum real do Governo e nenhum cargo publico.

Nossos Governantes no Brasil precisam decidir se querem construir juntos um Estado democrático abrindo espaços de colaboração e sinergia com a sociedade civil pois ela esta pronta para atuar em São Paulo, nos demais estados brasileiros,  no Brasil e pelo mundo.  Na ruas ou nos Governos vocês  escolhem ! Temos diversas soluções que com muito menos custos tem mais impactos do que as politicas publicas que são desenhadas de cima para baixo e não tem resultados mesmo gastando bilhões.  

E Não se esquecem, diferente da classe politica na sociedade, se um cai todos levantam e a dança da nação continua .  


Nenhum comentário:

Postar um comentário