SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 26 de maio de 2019

A Vida é uma mágica que acontece quando as histórias se misturam em uma nova complexidade. 784 dias.






Eu não quero apenas que seja feliz mas tenha uma vida mágica na busca de encontrar seus tesouros e amor. Disse Will Smith para Robô Sofia. Dito de uma forma apaixonada ele se declarava para ela. Ele também poderia declarar seu amor pelas ideias, arte, natureza, espiritualidade,  tecnologia, causas políticas e sociais, pelo filho e pela vida. Foi mais uma fala no roteiro da vida, de um livro, de um filme de vários personagens que escreveram com suas vidas, a historia e o mundo em que vivemos.  


Todos estes tesouros e amores são resultados de uma mágica que acontece quando as histórias se misturam em uma nova complexidade, nascendo algo singular, raro, único, mágico como Senhor dos Anéis de Tolkien ou A evolução das espécies de Darwin. Unindo imaginação com razão chegamos ao Universo da Tecnologia.


Foi assim que da história de diversas matérias físicas e químicas emergiu a vida. De diversas histórias de espécies emergiu a mágica do ser humano e do cérebro. Da mágica do cérebro esta emergindo a tecnologia, ciborgues, inteligência artificial e viagens interestelares.  Assim como a nossa própria historia da humanidade e do Universo é a soma de todas as historias que passam a dançar juntas como uma sinfonia.


Em algumas cidades ou na natureza encontramos algo que é único no mundo. Em algumas pessoas alguns dons expressos na arte, ciência, empreendedorismo,  espiritualidade e outras áreas produzem algo mágico. 


Todas são frutos, se tivermos a capacidade de enxergar várias historias e fatores que emergem em conjunto, numa dança entre o ser e o mundo. 


Afinal o que é uma boa vida ? E o que nos impede de levar esta vida de forma única e mágica ? Porque apesar de todo progresso técnico e bem estar conquistado, encaramos a vida como uma luta diária ? Vivemos como ratos ou hamsters numa roda girada sempre mais velozmente, ao invés de dispor de nosso tempo de forma livre e autêntica !


E todo ano diante das obrigações do crescimento econômico, aceleração do tempo e inovações na sociedade ficamos mais presos a roda veloz sem controle que comanda nossas vidas. E no próximo ano temos que ser mais velozes, eficientes e inovadores. Porem, ao invés disso o mundo observa em pânico um abismo a sua frente, e não espera mais que a vida de seus filhos sejam melhores que a sua como funcionou durante gerações. 
  


Uma vida auto determinada, feliz e porque não mágica torna-se uma tarefa quase impossível . Primeiro porque não apreendemos a descobrir estes caminhos e sim acelerar o que sempre produziu inúmeras infelicidades, doenças, mortes, injustiças, pobreza, e poderes que geram vidas vazias, velozes e sem significado. 


Encontrar nossos dons, habilidades e inclinações que correspondam a nossa personalidade, sonhos e os desafios do mundo em que vivemos é a tarefa mais importante que temos na vida, porém vivemos num labirinto programado . Um sociedade como becos sem saída.


Devemos também ser e apreender a ser, o que ainda não somos na medida em que nos tornamos únicos. Ampliar nossa autonomia individual e coletiva. E isso não tem nada haver em nos tornar competitivos, e sim com liberdade e qualidade de vida. Apreender a desconstruir poderes e saberes. Buscar uma vida bem sucedida, única, singular, formada de experiências e mágicas que acontecem quando apreendemos a contar a nossa história , descobrindo novos caminhos na relação de nosso ser com o mundo.


Entre surfistas que andam sozinhos pelo mundo, sem a capacidade de formas elos, apenas surfando pelas ondas sem destino, tentando marcar pontos e sobreviver; observamos também errantes que já não conseguem planejar, controlar, e direcionar seu destino e sua vida. Outros tornam se reféns de identidades religiosas e políticas baseadas em dogmas que não dialogam com a realidade ou com a sua vida, tornam se fanáticos religiosos ou terroristas de esquerda e de direita.


Como podemos ser parte de verdade do mundo em que vivemos ?Conectados a um plano de vida único que nos permita construir e viver momentos mágicos em nossa vida ? Essa é a missão da Bússola da Terra da Sabedoria, realizada através de um aplicativo gameficado que funciona na web e no celular; usando a Ciência, a tecnologia, a sociedade civil, a politica, a economia, a educação e a arte para conectar a sua trajetória de vida e buscas as várias historias, acontecimentos e oportunidades. 


Ao invés de um mundo visto como ameaça ou perigo, devemos buscar construir caminhos que trabalhem a sedução e o encantamento usando a arte, literatura, cinema, games, dança, pintura, teatro e outros em nosso cotidiano de forma lúdica e pedagógica.  O mundo como um ambiente protetor, amparador, compreensivo, nutrido e não indiferente e mudo perante aos sonhos e objetivos das pessoas.


Um mundo que facilite os caminhos dos diversos tipos de amor e não a indiferença e a repulsão ao ser humano. Em busca de um ser que se coloca de forma responsável perante o mundo, a vida e ao reconhecimento do outro.

 

Experienciar e viver de forma autêntica o amor, a atenção e a estima social dando forma a autoconfiança, autocuidado e a autoestima; conquistando uma relação estável e sustentável com o mundo e consigo mesmo. Vivendo experiências em varias áreas que tenham significado para suas vidas, construindo uma relação interna e intensa entre si e o mundo, uma voz própria que expresse a beleza de sua vida e do mundo. 


O corpo como um violino ao mesmo tempo fechado e aberto para o mundo, disposto a tocar música com o Universo na forma de arte, ciência, tecnologia, espiritualidade, causas sociais e politicas, fabricar produtos, empreender novas formas de ser, viver e governar nossa sociedade.


É hora de auto determinar nossa transcendência e ser personagem da nossa própria historia e do mundo que vivemos; de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Da areia feita de silício ao chip, da primeira célula ao ser humano, da primeira palavra a inteligência artificial.


Ao nos apaixonar, ser tocados por uma música, uma ideia, um sonho, as pessoas se deixam levar por novos horizontes, caminhos, e experiências em suas vidas enfrentando os medos e as incertezas.     


Essa historia começou a 390 milhões de anos atrás quando alguns animais deixaram os oceanos com destino a terra, depois se transformaram em seres humanos, unindo várias capacidades como ver, tocar, ouvir, cheirar, andar, falar, contar histórias, e com o pensar dos cérebros construir Cidades, Universidades, Empresas, Governos, produzir tecnologia e robôs. No decorrer deste longa jornada a humanidade gerou varias histórias como Ilíada de Homero, a Bíblia, a Declaração dos direitos do homem, O Capital, Cibernética, Homo Deus e outros que influenciam milhões de pessoas ; vários filmes como os recentes Star Wars, Harry Porter e Avengers que continuam a influenciar a humanidade; vários pensadores como Darwin, Einstein, Leonardo da Vinci, Chaplin, Shakespeare, Dostoiévski, Dickens, Victor Hugo, Steve Jobs e outros. Juntos produziram suas vidas conquistando momentos mágicos para humanidade para cada um de nós continuar esta historia de forma única .  
   

quinta-feira, 16 de maio de 2019

UNESERES E TERRA DA SABEDORIA. 777 Dias.







Esta semana fui em São Paulo numa Feira que dialoga sobre Educação e Tecnologia, e tem uma exposição de Empresas, Governos, Universidades e ONGs inclusive de outros países como Russia e Canada que apresentam suas novidades nesta aérea. 

O que mais me fascinou foi o passado e não o Presente ou Futuro que ali se apresenta. Assim também continua me fascinando a Tecnologia chamada ser humano e planeta Terra. Elas continuam a ser mais evoluídas que nossos sistemas educacionais quer sejam Escolas ou Universidades que ainda não compreenderam o essencial.

O passado me fez lembrar de algumas praticas educacionais que apreendi com Bill Calhoun no SIT e podemos compartilhar na experiência de empreender juntos a UNESERES. 

Desde a concepção trabalhamos, pesquisamos e unimos seres , como defini o nome UNESERES , para pensar a educação juntos, não apenas seu plano político pedagógico, metodologias de ensino, pesquisa e extensão mas principalmente a crítica sobre os impactos e resultados gerados pelo que denominamos atualmente educação que é realizada nas Escolas e Universidades com seus currículos, salas de aula, professores..

A primeira questão nossa era quem produz saber ? não é apenas a academia mas todos, incluindo os saberes excluídos das comunidades indígenas ou de outros setores como ONGs, Governos e Empresas. Sim buscamos desde o inicio inovações e impactos que são produzidos por esses saberes, não acadêmicos, nas vidas das pessoas e nos lugares onde moram. 

Portanto o primeiro passo foi levar este dialogo para estas pessoas e organizações assim como professores e estudantes que nos ajudasse a pesquisar e compreender dentro de uma visão sistêmica e não fragmentada a educação que separa saberes, pessoas e a vida no Planeta Terra. 

Isso foi feito no Ceara envolvendo mais de 60 organizações e também em outros Estados como Bahia, Pernambuco, Pará, Amazonas, Rio, Brasília, São Paulo e depois outros países na América Latina, Europa e África. O dialogo foi amplo, interdisciplinar, inter setorial e internacional.  Dialogamos como são produzidas as injustiças que convivemos no mundo mas também como podem ser superadas através de projetos  inovadores e antigos que visitamos.

Isso resultou num segundo desafio que foi apoiar estas experiências e pessoas para que estas ideias continuassem a avançar em suas metodologias, praticas e resultados. Nesta jornada dialogamos com estudantes, professores, Governos, Empresas e Cooperação internacional para apoiar estas iniciativas. O que resultou nesta rede que hoje compartilha este desafio de lançarmos programas educacionais e enviar jovens brasileiros para compartilhar conhecimentos nas Pós graduações expandindo horizontes, mentes e vidas pelo mundo.

Nesta jornada dialogamos sobre como incorporar tecnologias nas metodologias e vivências educacionais com Intel, Google e Microsoft. Como transformar o mundo e o ser humano numa sala de aula sem paredes, incluindo as metodológicas e poderes, visando ampliar as expressões e aprendizagem por vivências do ser humano. Isso resultou num ônibus que continha computadores, equipamentos que geravam internet sem fio e todos os processos administrativos e gerenciais para realizar a aula em qualquer lugar numa jornada de educação por vários projetos e cidades. Depois evoluímos para um Game no celular que funciona como uma Bússola para um jovem se conectar as oportunidades de vida nos Governos, Empresas, ONGs, Comunidades e Universidades focada numa Educação para vida visando compreender melhor a si e o mundo que vivemos. 

Portanto apreendi na Feira dessa semana que existe consenso que devemos ampliar as experiências do ser humano, proporcionar uma educação em várias línguas, saberes, setores, países, que discuta as mudanças climáticas e as desigualdades sociais, que eduque valores e caráter, espiritualidade, e novas tecnologias como Big Data, robótica, inteligência artificial e realidade expandida. Isso tudo nós já  fazemos a anos com meio limitados mas superados através de redes . 

Descobrimos há tempos , assim como vários pensadores que compartilhamos as ideias , que a Educação não cabe apenas nas Escolas e Universidades; e que tem que ser durante toda a vida. As pessoas além de apreender saberes, novas tecnologias e trabalhar tem que produzir sentidos para suas vidas. Isso é mais importante que vivermos uma eternidade em um mundo sem sentidos ou vazios porque mesmos as melhores diversões, realidades virtuais, redes sociais e prazeres abusam. Precisamos cada vez mais ampliar nossa imaginação, capacidade crítica, criatividade, espiritualidade; e apreender a criar novas sociedades que não estão mais centradas apenas no trabalho e enfrentam profundos desafios com as mudanças climáticas e tecnológicas em um mundo com absurdas desigualdades. 

Nesse sentido temos como já nos disse Goethe apreender a viver o presente de forma intensa e com uma visão sistêmica para lidar com nosso destino pelo Universo. Assim como Foucault temos que apreender a desconstruir saberes e poderes para podermos construirmos os alicerces de uma nova Civilização. Unindo Seres de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Isso inclui unir o físico, a natureza, os animais, os seres humanos, as tecnologias, e outros planetas para criar novos saberes e paradigmas.  Os atuais paradigmas não funcionam mais em ciências como Economia, Direito, Engenharia, Medicina, Psicologia nem mesmo na Física, Biologia e outras pois as incertezas, complexidades e as novas tecnologias modificam as bases que essas atuais Ciências aplicam ; se tornando insustentáveis para vida e o planeta. 

Assim cada vez mais necessitamos desenvolver novas habilidades para vida e não apenas para o trabalho como Conhecimento de si, solidariedade, visão holística, celebração da diversidade, senso de vocação, uso positivo da adversidade, liderar visão e valores, ter habilidade de mudar os paradigmas e corrigir rumos, humildade, senso de vocação, espontaneidade, independência e perguntar sempre o porque das questões essenciais. Bem esta foi uma lista que uma Diretora de inovação global de uma das maiores empresas do mundo me deu, convidando para fazermos parcerias, logo depois que eu tinha realizado uma apresentação da UNESERES e do Game Terra da Sabedoria, que acabei apresentando a você leitor. A vida sempre em ciclos infinitos de recomeços, incertezas, desafios é pra isso que serve a educação para enxergar longe sem perder a memória e os sonhos. 

Ceará lança Movimento Todos calados com a Corrupção que se foda o povo! Assinado Governador, Senadores e Deputados . A FINA FLOR DA BRUTALIDADE, MEDIOCRIDADE E DESPREPARO DOS ENGANADORES PROFISSIONAIS DAS OLIGARQUIAS CEARENSES.

Todos calados pela Corrupção. Esse é o movimento que une a todos no Ceara. 



Eu compreendo que os Ferreira Gomes mude nove vezes de partidos e aliados para se manter no poder sempre. Eu compreendo que herdam o Estado há séculos, se mantem no poder mantendo feudos nas mãos de famílias aliadas há décadas, silenciando sobre corrupção no Ceara, se elegendo com campanhas milionárias, as custas da miséria e das vidas do povo cearense. Eu só não compreendo como é possível ter tanta cara de pau. 

Eu compreendo a fina flor da mediocridade e despreparo dos enganadores profissionais das oligarquias cearenses não pelos seus discursos mentirosos e pós modernos e sim por suas praticas merdas na gestão pública. Medíocres pela forma autoritária, delirante e violenta como exercem o poder como temos vários exemplos de Ciro Gomes rasgando cartazes, gritando com as pessoas, dizendo que vai receber Moro a bala ou elogiando Lula, Aécio e Temer e depois metendo o pau sobre as mesmas pessoas . 

Medíocre porque no Ceara temos no mesmo Governo os Ferreira gomes, PT, PMDB, PSDB, PDT e mais uma dezena de partidos visando trocar moedas para inviabilizar a oposição e a democracia. Despreparado como Cid Gomes eleito pelo irmão e sem carreira no mercado ou na Democracia ou seja o currículo de um junior. 

Despreparado porque foi o único governo no mundo que faz de um Aquário um buraco no meio de uma seca. Despreparado porque mata o povo cearense na seca, miséria, pela falta de saúde e trabalho enquanto rasga dinheiro público na compra de Tatuzões, Prédios parados como as Obras da Copa, show de Tenor, incentivos fiscais como JBS e outros.  

Por tudo isso são enganadores profissionais bem mais espertos que Lula afinal esse pelo menos tem história mas foi líder do maior assalto da história da humanidade, construí-o um partido pelo menos não foi eleito pela força da máquina pública e das oligarquias que silenciam a mídia. Muito além de fake news são resultados de uma fake história , patrocinando com dinheiro público a mídia, partidos com cargos e orçamentos públicos, empresários com incentivos fiscais e outros para se manter a qualquer preço sem limites o projeto politico da família.

Essa semana eu assisti um filme sobre uma pianista cega no Século 18 que graças a um medico conseguiu enxergar. Porem a Corte do Rei não quis aceitar este fato. Afinal tinha outras prioridades, vaidades, intrigas, mentiras e guerra de poderes entre as famílias, isso era o que definia a pauta pública na Corte. Não importava os feitos, os talentos, e os resultados que todos podiam ver menos a nobreza e seus interesses, porque o dinheiro público ia ser usado como sempre para outros interesses visando manter rica a corte da nobreza as custas do povo e de quem trabalha. Não a toa que quase a totalidade da família de Ciro e Cid vivem do Estado público ou recebendo dinheiro de partido como Ciro que recebia do PSB, PROS e agora PDT . 

Quantas ideias construídas com muito trabalho foram mortas porque não interessa a nobreza ? ou mesmos pessoas que denunciavam os atos delirantes e ridículos da nobreza e do Rei ? Bem essa é a nossa Historia que continua bem presente em Estados como o Ceara aonde oligarquias como o Ferreira gomes tentam apagar o verdadeiro significado das palavras ou da História para esconder seus podres poderes e a violência brutal que exercem para se manterem no poder numa ditadura das oligarquias. Ate mesmo a dita oposição local com Senadores e Deputados se cala para corrupção no Estado porque suas empresas tem negócios ou incentivos fiscais ou cargos públicos com o Governo comandados pela oligarquia Ferreira Gomes e os juniores. Porem pela lei estão lá para manter seus interesses ou representar o povo? Porque o silêncio sobre a corrupção no Ceara é absurdo principalmente de empresários ricos que tem negócios ou incentivos fiscais com o Estado.

Se a via crucis virou circo agora estamos aqui. No Ceara aonde não existe instituições mais amigos, famílias e gangues partidárias trocando moedas e enriquecendo pelo Estado. Todos calados pela Corrupção. Esse é o movimento que une a todos no Ceara. 

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Como os políticos corruptos destroem a democracia e as liberdades





Em cada época de um País, ou durante toda a sua história politica, quando não acontecem mudanças significativas podemos detectar padrões nos pensamentos e formas de agir. Como disse Machado de Assis " O Brasil é um país aonde acontece tudo e não muda nada ". Trata-se de padrões de comportamento em seu ambiente que formaram uma gerações de políticos que são ao mesmo tempo as causas e efeitos da Corrupção. A configuração institucional depende da ordem sócio politico aonde as regras do jogo dependem de como as instituições são geridas se a favor dos privilégios e roubos de alguns ou a mesma regra para todos estabelecendo confiança que os direitos, deveres e penalidades serão cumpridos para todos. 

A democracia depende da liberdade de expressão assim como a luta contra corrupção que não poder ser reduzida aos poderes oficiais deve ser papel de todos,  erguemos nossas vozes e enfrentar os poderosos que usam a força do Estado e da corrupção para agir em quadrilhas, incluindo outros poderes, e se protegerem.

Os políticos usam varias formas de coerção e cooptação contra os que lutam contra corrupção desde esquemas de espionagem para se informar, ameaças, buscar isolar o individuo, demiti-lo tentando inviabilizar sua sobrevivência e de sua família, entre outros. Atos semelhantes aos que são exercidos por ditaduras contra os inimigos. Isso aconteceu com delegados da Policia Federal que lutam na Lava Jato contra corrupção, e em outros estados brasileiros. O que as oligarquias, gangues partidárias e elites que enriquecem pelo Estado buscam é que todos se tornem escravos de seus interesses e poderes políticos e econômicos.  

Levou mais de dois séculos para conquistarmos a liberdade como uma quase religião civil, quando nosso comportamento é regido pela Lei, e não por príncipes.  Se seguirmos a lei os que roubam um pão para comer, ou assaltam porque não tem trabalho, ou roubam o Estado são sobre a concepção da lei ladrões e devem estar presos. Porem defendo que a corrupção se torne crime hediondo porque o roubo do dinheiro público tira condições de sobrevivência e vida de milhões de pessoas.

Isso não é apenas um questão de princípios e valores e sim um ideal a ser defendido no mundo real, de interesses econômicos, lobbies políticos e corrupção. Isso afeta nossas liberdades e a democracia no mundo real, as nossas capacidades de mudanças e reconstrução social de nossa Nação, através da fiscalização, controle e transparência do comportamento público de nossos políticos; e de como se elegem e se mantem no poder as oligarquias, as gangues partidárias e elites que enricaram como por exemplo com incentivos fiscais.   

Quando falamos ou escrevemos na internet estamos lutando por nossa liberdade. Temos que lutar principalmente contra os que tentam inviabilizar e calar essa luta silenciando sobre a corrupção histórica em seus estados que os mantiveram no poder sempre; inviabilizando a democracia, enriquecendo os amigos, dividindo o Estado entre gangues partidárias.  

Enquanto o Estado amplia seu poder, a tecnologia reage com mais comunicação para que tenhamos condições de lutar com nossas vozes, palavras e teclados; informar as pessoas sobre as causas e os efeitos da corrupção em nossas vidas e democracia, principalmente sobre as novas gerações. Devemos lutar por eles e não para proteger excelentíssimos corruptos que se acostumaram a viver do estado as custas das liberdades e da escravidão da maioria.     

Os sistemas que protegem os corruptos estão tentando se aperfeiçoar no Brasil como o caso da COAF, os maus exemplos do STF, Congresso e Senado; e a liberação para Assembleias Legislativas evitar que Deputados estaduais e Governador não sejam presos. Neste caso no Rio ninguém seria preso ou no Ceara aonde temos os casos de pedidos de CPIs do Deputado Heitor Ferrer sobre Aquários, Tatuzões, Obras da Copa e JBS do Ex Governador Cid Ferreira Gomes, irmão de Ciro Gomes, que também foi seu Secretário de Saúde.  

Estes ataques a democracia e as liberdades, esses silêncios sobre a corrupção, este uso do Estado por oligarquias e gangues partidárias, influencia a própria politica mantendo os mesmos com as mesmas praticas de poder feudais; mesmo que tenham que mudar de partido e aliados, quantas vezes forem necessárias para manter seus privilégios e acordos, mentindo e mudando seus discursos, inovando muito além da fake news mas produzindo uma fake história de líderes sem trajetória que vivem de trocar moedas e cargos no Estado. Esta força politica em ação implanta uma ordem social baseada na Ditadura, poderes econômicos e políticos das mesmas famílias ou gangues partidárias que inviabilizam a democracia, destruindo as liberdades .

quarta-feira, 1 de maio de 2019

A evolução da humanidade e a extinção das espécies politicas que inviabilizam a democracia.



A ecologia é a soma de vários ecossistemas cada um com suas características, espécies e a luta pela sobrevivência. Assim também são os Países e cidades, cada Estado ou bairro com suas características, e nelas vivem várias espécies políticas que se reproduzem se alimentando de presas fáceis. Outra metáfora,  é como se no mundo politico convivesse ao mesmo tempo várias camadas geológicas, quanto mais você cava , mais encontra surpresas e verdadeiros fósseis porém vivos; vivendo as custas de seres humanos, outras espécies e da destruição da natureza.



Em determinados bairros ou cidades, algumas espécies se elegem pelo poder econômico, outras pelos cargos e favores herdados de sua família politica, outros pela força dos partidos, outros graças a mídia, outros pelos laços comunitários e serviços prestados; são como camadas que sobrevivem ao mesmo tempo, muitas vezes pela miséria e desigualdades do povo que ainda são presas fáceis dos dinossauros das oligarquias politicas, poder econômico, mídia e outros. Enquanto isso novas espécies vão emergindo pela evolução, graças as suas lutas, sonhos e ideias que aprofundam a democracia e o dialogo sobre como transformar vidas e sociedades para superar desafios coletivos.   


Enquanto na natureza algumas espécies desenvolveram camuflagens , vários olhos, e velocidade para sobreviver as mudanças que ocorrem em seus ambientes; na politica observamos alguns desenvolverem a cara de pau, querer apagar a história, incluindo a sua, para vender um discurso novo, outros são ágeis em roubar e comprar votos, enquanto outros em cuidar de seu curral eleitoral , obrigando a votar pela força nos mesmos de sempre. É incrível que estas espécies convivam no mesmo ambiente que denominamos democracia.  



Se seguirmos os passos de grandes pensadores que pensaram e agiram para transformar a sociedade em que viveram, podemos ampliar nossa humanidade, e assim fica menos espaços para dinossauros políticos  serem predadores de outros seres humanos, da vida e da natureza do qual somos parte. Goethe continua a inspirar gerações, ele falava que temos que saber cultivar nossos dons, diante dos acasos e adversidades da vida, muitos determinados pela politica, encontrar o amor e o destino para transformar as circunstâncias que nos são impostas.  


Os regimes políticos muitas vezes tentam impedir nossos avanços mas Foucault também nos ensina a compreender como saberes e poderes delimitam os limites de uma época , é necessário apreendermos a cuidar de si , a desconstruir estes saberes e poderes que determinam nossas vidas e comportamentos. 

As novas habilidades para criar novos ecossitemas são apreender a sentir, imaginar, viver outras experiencias e formas de ser e viver em sociedade ; assim podemos nos libertar de podres saberes e poderes que nos destroem, ao invés de nos potencializar como nos ensina Nietzche , Dostoyevski, Espinosa e Victor Hugo. Eles  dedicaram suas vidas, e não apenas seu pensamentos para criar caminhos mais livres e democráticos para nossas vidas e sociedades.


Necessitamos viver nossas experiências utópicas com os riscos e sacrifícios que isso implica, do que viver de qualquer forma alimentando com nossas vidas dinossauros políticos. Como é possível pensar diferente para vivermos diferente no terreno ético e politico? Fazer das experiências, as condições de possibilidade de nossa existência, se libertar e então transformar-se e poder transformar os lugares que vivemos. Lutar contra tudo que pode isolar o individuo, que busca afasta-lo dos outros, e destruir a vida comunitária e em sociedade, fixando em categorias administrativas e jurídicas que impõe o que ele deve ser da escola ao túmulo.  

Os dinossauros políticos buscam impedir que a evolução e ampliação de nossa humanidade aconteça, precisamos de uma nova imaginação politica,  capaz de compreender e transformar as condições que cada camada politica impõe, o que resulta que os Dinossauros políticos ainda sobrevivam ao nosso redor.  Ele só serão extintos pela concepção, desenvolvimento, organização e integração de novas espécies e ecossistemas humanos, econômicos, tecnológicos, políticos, educacionais, ambientais, espirituais, culturais e outros.  Esse é o nosso desafio.