Em cada época de um País, ou durante toda a sua história politica, quando não acontecem mudanças significativas podemos detectar padrões nos pensamentos e formas de agir. Como disse Machado de Assis " O Brasil é um país aonde acontece tudo e não muda nada ". Trata-se de padrões de comportamento em seu ambiente que formaram uma gerações de políticos que são ao mesmo tempo as causas e efeitos da Corrupção. A configuração institucional depende da ordem sócio politico aonde as regras do jogo dependem de como as instituições são geridas se a favor dos privilégios e roubos de alguns ou a mesma regra para todos estabelecendo confiança que os direitos, deveres e penalidades serão cumpridos para todos.
A democracia depende da liberdade de expressão assim como a luta contra corrupção que não poder ser reduzida aos poderes oficiais deve ser papel de todos, erguemos nossas vozes e enfrentar os poderosos que usam a força do Estado e da corrupção para agir em quadrilhas, incluindo outros poderes, e se protegerem.
Os políticos usam varias formas de coerção e cooptação contra os que lutam contra corrupção desde esquemas de espionagem para se informar, ameaças, buscar isolar o individuo, demiti-lo tentando inviabilizar sua sobrevivência e de sua família, entre outros. Atos semelhantes aos que são exercidos por ditaduras contra os inimigos. Isso aconteceu com delegados da Policia Federal que lutam na Lava Jato contra corrupção, e em outros estados brasileiros. O que as oligarquias, gangues partidárias e elites que enriquecem pelo Estado buscam é que todos se tornem escravos de seus interesses e poderes políticos e econômicos.
Levou mais de dois séculos para conquistarmos a liberdade como uma quase religião civil, quando nosso comportamento é regido pela Lei, e não por príncipes. Se seguirmos a lei os que roubam um pão para comer, ou assaltam porque não tem trabalho, ou roubam o Estado são sobre a concepção da lei ladrões e devem estar presos. Porem defendo que a corrupção se torne crime hediondo porque o roubo do dinheiro público tira condições de sobrevivência e vida de milhões de pessoas.
Isso não é apenas um questão de princípios e valores e sim um ideal a ser defendido no mundo real, de interesses econômicos, lobbies políticos e corrupção. Isso afeta nossas liberdades e a democracia no mundo real, as nossas capacidades de mudanças e reconstrução social de nossa Nação, através da fiscalização, controle e transparência do comportamento público de nossos políticos; e de como se elegem e se mantem no poder as oligarquias, as gangues partidárias e elites que enricaram como por exemplo com incentivos fiscais.
Quando falamos ou escrevemos na internet estamos lutando por nossa liberdade. Temos que lutar principalmente contra os que tentam inviabilizar e calar essa luta silenciando sobre a corrupção histórica em seus estados que os mantiveram no poder sempre; inviabilizando a democracia, enriquecendo os amigos, dividindo o Estado entre gangues partidárias.
Enquanto o Estado amplia seu poder, a tecnologia reage com mais comunicação para que tenhamos condições de lutar com nossas vozes, palavras e teclados; informar as pessoas sobre as causas e os efeitos da corrupção em nossas vidas e democracia, principalmente sobre as novas gerações. Devemos lutar por eles e não para proteger excelentíssimos corruptos que se acostumaram a viver do estado as custas das liberdades e da escravidão da maioria.
Os sistemas que protegem os corruptos estão tentando se aperfeiçoar no Brasil como o caso da COAF, os maus exemplos do STF, Congresso e Senado; e a liberação para Assembleias Legislativas evitar que Deputados estaduais e Governador não sejam presos. Neste caso no Rio ninguém seria preso ou no Ceara aonde temos os casos de pedidos de CPIs do Deputado Heitor Ferrer sobre Aquários, Tatuzões, Obras da Copa e JBS do Ex Governador Cid Ferreira Gomes, irmão de Ciro Gomes, que também foi seu Secretário de Saúde.
Estes ataques a democracia e as liberdades, esses silêncios sobre a corrupção, este uso do Estado por oligarquias e gangues partidárias, influencia a própria politica mantendo os mesmos com as mesmas praticas de poder feudais; mesmo que tenham que mudar de partido e aliados, quantas vezes forem necessárias para manter seus privilégios e acordos, mentindo e mudando seus discursos, inovando muito além da fake news mas produzindo uma fake história de líderes sem trajetória que vivem de trocar moedas e cargos no Estado. Esta força politica em ação implanta uma ordem social baseada na Ditadura, poderes econômicos e políticos das mesmas famílias ou gangues partidárias que inviabilizam a democracia, destruindo as liberdades .
Nenhum comentário:
Postar um comentário