Lembro que os Beatles enfrentaram a aristocracia inglesa e o Governo americano com sorrisos e mensagens que celebravam a amizade, o amor e a vida. Eram garotos pobres vindo de Liverpool que vivenciaram em sua cidade a desindustrialização do Império inglês. Seus pais tinham vivido a guerra e conviviam com sua cidade destruída. Porém nada disso foi motivo para ser cruéis ou donos da verdade para uma geração de jovens que os seguiram desde o inicio com Please Please me, Lucy in the sky with diamonds, all you need is love, Give Peace a chance.....Eles seguiram o curso do rio da história e ajudaram a escrever com seus corações . O sucesso foi natural assim como o poder de suas mensagens reflexos de vidas boas, alegres e belas. E continuamos a cantar hoje com as vozes de 156 países. A arte continua com seu poder independente dos poderes que se apagam com o tempo.
As vezes a gente não aguenta mais tanta tristeza, dores, críticas políticas que mais parecem Hitler e Stalin ressuscitados pelos ódios de pessoas que vivem refém de ideologias e gritos sem esperança.
Por isso vamos falar das cores pintadas pelo louco do Van gogh que ensina a milhões de olhares a enxergar o belo aonde muitos apenas enxergam tristes paisagens. Essa é a diferença do que a arte potencializa no ser humano e claro a partir do que pensamos, sentimos, e agimos podemos construir vidas alegres e o bem ao nosso redor.
Sim eu sei que vocês vão me lembrar que o livro de Goethe “ Os Sofrimentos do Jovem Werther” provocou muitos suicídios mas também evitou que milhares praticassem suicídio, pois viveram através da arte a cura de suas dores. Eu sei que Kurt Cobain do Nirvana, The Doors, Janes Joplin e outros morreram de overdose mas antes gritaram nos ouvidos de todos o que seus corações sentiam para que todos cantassem com eles suas dores, alegrias, amores...Assim como podemos viver no O inferno de Dante podemos morar ao mesmo tempo no Paraíso do Coldplay.
Tudo começa pequeno como uma célula ate gerar o corpo assim como a semente gera o fruto. Um pequeno vento e uma tempestade esta chegando no mundo e vai inundar e eletrizar a todos com arte, música, dança, teatro, cinema, games...Apenas uma grande diferença é que agora queremos muito mais que ser espectadores, queremos criar a nossa própria arte ou seja transformar nossa vida em obras de arte boas, alegres e belas.
Sim claro que num primeiro momento todos querem participar e divulgar pelas redes sociais suas imagens, palavras e todos tipos de loucura. Bem vindo aos caminhos do que emerge de baixo para cima , sem direção, nem horizontes, afinal para a maioria é a primeira vez que falam de politica, sexo, seus medos, ódios, mas também suas belezas, alegrias, e milhões de exemplos de como podemos ser bons .
Sim claro que num primeiro momento todos querem participar e divulgar pelas redes sociais suas imagens, palavras e todos tipos de loucura. Bem vindo aos caminhos do que emerge de baixo para cima , sem direção, nem horizontes, afinal para a maioria é a primeira vez que falam de politica, sexo, seus medos, ódios, mas também suas belezas, alegrias, e milhões de exemplos de como podemos ser bons .
Não adianta os lideres criados em sociedades hierárquicas e disciplinares se revoltarem nem os intelectuais criados entre os muros da Universidades querer ironizar estas vozes. Talvez se tentarmos entender que estes são primeiros passos e despertar de milhões de pessoas que agora podem se expressar. Sim eles vão dar o segundo, terceiro, quarto... ate a musica, dança, filmes, games escritos pelos novos atores da história para expressar suas alegrias e dores encontrarem sua jornada, harmonia, sonhos, revoltas... Surgiram outros John Lennon, Goethe, Van Goghs...
A partitura da vida se escreve por momentos tortuosos que nos levaram aos Beatles para curar nossa alma da guerra assim como o Renascimento das Luzes nos levou a escuridão das guerras.
Uma vida gera vários filmes, e um filme muda a vida das pessoas. A vida é escolha e livre arbítrio sempre e cada um tem a liberdade de fazer a sua vida boa, alegre e bela. Daí a importância da arte em nossas vidas, sem esquecer de falar com nossa alma e nosso Deus independente do pastor, das causas politicas que nos movem muito mais profundo que os partidos e políticos tem a nos dizer , de nossos talentos para além dos chefes, dos saberes que ultrapassam grades curriculares e Universidades para criar o novo...
O belo, o bem, o justo e as alegrias se dão quando estes ingredientes se misturam em nossa alma através de vivências que ultrapassam a frieza das razões que tentam controlar e evitar a expansão de nosso ser. Por isso vamos dançar, rir, cantar, filmar, jogar games e expressar nosso ser com todas as vozes possíveis para criar outras formas de ser, viver e Governar. De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria. Sendo personagens de nossa própria história. Vamos cantar com Beatles, pintar com Van gogh, escrever com Goethe, filmar com Fellini..Quantas vidas poder viver em uma!
Nenhum comentário:
Postar um comentário