Algumas ideias e inovações mudaram o mundo mas elas poderiam nem ter existido se a política tivesse impedido elas de nascer devido aos podres interesses dos políticos da época.
Imagine um mundo sem Steve Jobs, Einstein, Shakespeare, Ford e outros. Existem hoje várias ideias inovadoras que com menor custo podem transformar a vida de milhões de pessoas mas que em Estados como Ceara e outros do Brasil a política busca inviabilizar para se manter no poder a qualquer preço.
No Ceara ou outros Estados ainda hoje você pode comprar um mandato de Deputado ou Senador com dinheiro devido as necessidades básicas e brutais desigualdades que sofre o povo cearense, sendo a venda do voto uma forma de sobreviver diante das Ditaduras dos Coronéis. E assim mais um parente de politico ou rico ocupa um espaço inviabilizando a Democracia para perpetuar seus interesses e de suas famílias com dinheiro público.
As ideias vem do mercado aonde a lógica da inovação se mostra o motor do capitalismo ou mesmo da criação de oportunidades para que mais pessoas participem com sua idéia e talento do crescimento e produtividade da economia, e da melhoria da qualidade de vida de todos. Agora imaginem se neste mercado para participar você tivesse que ser filho de politico ou rico por ter herdado riquezas da família ? O nome disso nós sabemos é feudalismo quando o rei e a nobreza decidiam o que pode acontecer no Reino! Isso é o Ceara!
Tem um caso emblemático relatado no filme francês chamado Ridículo quando um Engenheiro tem que fazer a corte rir para ser recebido pelo Rei. O objetivo do Engenheiro era construir uma ponte para as crianças irem para escola, atravessar um rio e não pegar doenças. Ele não conseguiu falar com Rei mas depois veio a Revolução Francesa e o Rei perdeu a cabeça !
https://asmetro.org.br/portalsn/2018/10/01/triplica-grupo-de-jovens-que-nao-estudam-nao-trabalham-nem-buscam-emprego/
No Reino do Ceara não é apenas atravessar a ponte são milhares de crianças e jovens que nem estudam nem trabalham e que herdaram a miséria de seus pais, avôs, bisavôs... Eles continuaram como seus antepassados a se mudar para São Paulo, Rio, Brasília, Curitiba...Enquanto as mesmas famílias como as de Ciro Ferreira Gomes, Aguiar, Benevides e outras trocam moedas e cargos entre si para se elegeram usando a máquina publica, enriquecem pelo Estado com cargos para seus familiares, transformam cidades em feudos e pessoas em escravos sem liberdade.
No Ceara não falta dinheiro para campanhas milionárias, uma das mais caras do Brasil, mesmo o Estado sendo 2 % do PIB. No Ceara tem dinheiro para Aquário, Tatuzões, VLT, Usina do Cariri, Obras da Copa, JBS, e outras todas denúncias de corrupção que somadas dá bilhões de reais; e não se investiga corrupção. A Corte da nobreza cearense compra a mídia com dinheiro público, dá cargos pra o Judiciário e silencia a Assembleia Legislativa que não cumpre sua função de fiscalizar os recursos públicos.
O delírio desta nobreza é tão grande que o Coronel Ciro Gomes depois de 8 partidos passando pela Ditadura, PMDB, PSDB, PPS, PSB, PROS resolve se auto declarar esquerda como se a história e os conceitos se apagassem, e o mundo se reduzisse ao tamanho de seus delírios e ignorância. No Ceara até o mercado funciona com esta lógica com empresários que recebem incentivos fiscais e financiamento público, diferente de outras empresas no mesmo setor que tem que pagar impostos e viver do mercado. Essa aliança entre Empresa e Estado funciona no Ceara como um Capitalismo Chinês dos príncipes.
Esta cultura da Casa grande da nobreza cearense transborda no funcionalismo público aonde os funcionários que herdam seus cargos das famílias e partidos não precisam ter currículo , nem dar resultados , nem prestar um bom serviço para se manterem no cargo. Assim não precisam trabalhar e não tem nenhum compromisso com a vida dos pobres. É uma classe de nobres que sempre viveu e vive do Estado não importa que a história mude ou outros partidos vençam as eleições nacionais porque eles se associam ou mudam de partidos como fez Ciro para se manter no poder sempre.
Portanto entre o fantástico mundo das Oligarquias da nobreza cearense vendendo o Estado, preferimos o mundo real com conquistas verdadeiras fruto do conhecimento e das lutas que mudam a História e a vida de milhões de pessoas. Prefiro as lutas de Gandhi e Mandela que derrubaram Impérios. Prefiro as inovações de Gates e Jobs que depois de muito trabalho sem ganhar contratos ou trocar moedas com Governos geraram inovações que mudaram o mundo com suas tecnologias. Prefiro os saberes de milhares de pensadores como Foucault e Hannah Arendt que conquistaram as mentes e corações das pessoas com suas palavras e história do que com seus cargos. Prefiro a Arte de Van Gogh, Salvador Allende e Beatles que tornam o mundo mais belo com sua estética. Prefiro as ideias que conquistam o verdadeiro poder humano do que o poder roubado do dinheiro público as custas das vidas e sofrimento do povo cearense e nordestino há séculos.
Prefiro lutar pela Liberdade do Nordeste e do Ceará de suas oligarquias e que por estas terras possamos sair do feudalismo e entrar no Capitalismo. Luto para que instituições como o Banco do Nordeste sirva aos nordestinos e não aos políticos e empresários que enriquecem pelo Banco com financiamento público com dinheiro do FNE. Luto para que o micro crédito que nasceu no mundo para ajudar os mais pobres no Banco do Nordeste vira negócio de uma única organização privada sem chegar aos mais pobres. Luto contra as corporações que acham que são donas de suas organizações.
Luta contra a corrupção no Ceará e no Nordeste para que sejam fiscalizados o dinheiro público e que os corruptos sejam punidos.
Luto pelas ideias, liberdade e democracia que são sinônimos de uma vida e uma Economia melhor para todos portanto luto contra os que se beneficiam da pobreza e da miséria do povo nordestino para se manter no poder sempre, se calam para corrupção e mantem seus privilégios e poderes negando que novas ideias e lideranças possam emergir e nosso povo viver e sonhar. Não vivemos uma guerra como a Europa mas enfrentamos uma guerra todos dias pela liberdade e igualdade de oportunidades, sim infelizmente todos os dias de nossas vidas há séculos de corrupção e Ditadura das Oligarquias.