Segundo os Antropólogos entramos no Antropoceno, uma nova era geológica, aonde as mudanças climáticas somadas as inovações tecnológicas, incluindo inteligência artificial, big data, robótica, nanotecnologia, genética, viagens espaciais, lado a lado, convivendo com absurdas desigualdades econômicas e sociais vividas pela humanidade, exigem pensar outras civilizações, novas formas de ser, viver e governar. Novas formas de educar, de transformar a economia, inovar os lugares que vivemos com saúde, espiritualidade, democracia e integrar tudo isso com a natureza, tecnologia e arte.
Estas transformações estão acontecendo agora numa velocidade sem precedentes e estão emergindo de baixo para cima muitas vezes de forma orgânica, aonde uma inovação gera em seu seio outras inovações, cada vez mais conectadas através de uma rede de pessoas e processos que supera os limites nacionais, setoriais, disciplinares, geracionais que perdem seus sentidos e validades afinal estes conceitos explicavam uma sociedade que esta virando múmias e poeira no ar.
Cada vez mais urgente torna-se a necessidade de uma visão sistêmica e de estratégias que ousem desafiar poderes e padrões organizacionais que hoje limitam o desenvolvimento de seres humanos e oportunidades para maioria da humanidade. O nosso foco não pode ser preservar os planetas shopping de alguns que vivem em ar condicionado ou podem pagar seus bunkers ou viagens espaciais para morar em outros planetas. Muito menos o cassino financeiro que enriquece os mesmos e perpetuam seus feudos e castelos de cartas marcadas usando o Estado e Exércitos para segurança dos ricos.
Temos que pensar, sentir e agir ao mesmo tempo de baixo para cima ampliando nossas oportunidades de construir um mundo melhor para todos e aprofundar nossas capacidades de escolhas, capacidades críticas e criativas para imaginar no virtual e empreender na vida real nossos sonhos. Nós podemos continuar reféns do consumo, propaganda, prazeres imediatos, fake news, ódios, redes sociais ou aprofundar nossa consciência, valores, democracia, relação com a natureza e a diversidade étnica da humanidade.
Ser habitantes de uma Terra e viver em comunidades e Cidades da Sabedoria é nosso objetivo e missão. Ter consciência e clareza de nossa história de vida e de como a humanidade chegou até aqui, e para onde vamos é a jornada que estamos escrevendo o roteiro, cantando nossas poesias vividas, pintando nossas atitudes com quadros simbólicos e filmando nossas vidas on line para realizar o game de nossas vidas; é algo mágico mas ao mesmo tempo desafiador como um jogo que criamos as próprias regras .
Criar a vida como um menino e sua aquarela colorindo o mundo. Unindo seres que ampliam suas existências compreendendo mais as interações entre o homem, a natureza, e a tecnologia; desenvolvendo planos e escolhas de vida para apreender sobre o mundo que vivemos. Somando a energia social e sinergias de todos os setores, saberes e nações para empreender em rede, comunidades e cidades ao mesmo tempo integradas e sistêmicas de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.
Sim temos que planejar a vida e voar juntos com todos os riscos que isso envolve e quem sabe pousar em Madagascar ! Sim temos que planejar todos os instrumentos e dons de nosso time e orquestra, desafiando a criarmos juntos a música que toca ao mesmo tempo nosso pensamento, coração e alma de forma individual e coletiva. Usar a tecnologia, o marketing e os meios financeiros para que cada comunidade se auto organize a partir dos habitantes da Terra da Sabedoria. Transformar esta música em novas instituições, organizações e espaços arquitetônicos que integre vidas e relações pessoais, familiares, comunitárias, sociais para que as pessoas apreendem a colaborar e compartilhar desafios coletivos respeitando a voz dos outros sem guerras.
Desta jornada emergira novos personagens, novas histórias, novas leis e novas formas de ser, viver e governar reconstruindo os tecidos sociais, os multiversos, a alma de nossa sociedade. A vida é uma arte em rede aonde nos tornamos personagens de nossa própria historia e dos mundos que vivemos, imaginamos e queremos construir com nossas ideias, artes e atitudes. Empreender a vida é a jornada mais importante que temos mas estamos preparados para isso ? Estamos prontos para ampliar e fazer nossa escolhas ? e ao escreve-la com nossos passos podemos transformar tudo isso em música, pintura, filmes e games ao mesmo tempo em multiversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário