Primeiro gostaria de falar de Darwin. Quando ele fez a viagem as Ilhas de Galapagos e escreveu a origem das espécies sua preocupação não era ser um biólogo ou restringir de falar o que observava e apreendeu com a realidade . Ao falar o que apreendeu com a vida acabou criando e impactando para sempre várias Ciências como Biologia, Sociologia, Psicologia, Economia e até mesmo a História. A ideia de pensar para além dos conceitos ou de determinado paradigma é que além da realidade mudar, nós também mudamos com ela, é compreender que ideias fixas, resultados de proteger interesses, poderes e corporações, mas atrapalha que ajuda a fazer o mundo melhor para todos. Se até as Ciências mudam imagine as instituições ou as ideias que temos sobre política.
Recentemente assisti o filme " O Caso Richard Jewell " que me fez questionar o que é mesmo um funcionário público ? ou um líder público ? da mesma forma que Darwin não tinha Doutorado ou não estava fixo em uma Universidade pesquisando ou dando aulas para redefinir os rumos da Ciência. Ele era um ser humano que pensa e faz Ciência, independente de ser um funcionário de uma Universidade pública. Todos nós temos a capacidade de realizar atitudes e atividades públicas na mesma proporção que um funcionário público tem de cometer um ato privado em benefício próprio usando uma empresa pública. Concurso infelizmente não pode prever caráter nem ética muito menos dons e talentos. Por estas simples razões a lei é para todos. Até mesmo na Justiça se necessita de bons júris ou de pessoas comuns em processos de reconciliação ou acordos muitas vezes com mais resultados e menores custos que a justiça estatal. A sociedade esta pronta para revidar ou cobrar o que sofre e paga as empresas públicas ?
Não é porque foi eleito que pode tudo caro líder público pelo contrário por ter sido eleito tem que ser exemplo para as pessoas que não tem a oportunidade de forma remunerada de melhorar a situação de seu povo, cidade, Estado ou Nação. Não é porque passou num concurso que um funcionário público pode tudo ou merece estabilidade. Da mesma forma os lideres e funcionários públicos representam que os lucros sejam da sociedade através de serviços de qualidade. A ignorância que a burocracia provoca e preserva na mente das pessoas faz com que as vezes não enxergue a razão de ser ou a missão de suas atividades. A empresa ou serviço público não existe para gerar custos da mesma forma que novas tecnologia destruíram setores de nossa economia ou da mesma forma que nossos comportamentos mudam e abandonamos determinadas formas de viver e realizar alguma atividades que entram em extinção. Essas todas são excelentes notícias.
Não queremos nenhum burocrata carimbando o dia todo até porque Kafka ou Einstein, exemplos de funcionários públicos tinham outras coisas para fazer de suas vidas. As pessoas não pagam pela estabilidade de ninguém e sim por bons serviços. Eu sei que tem funções como arrecadação, polícia, exército e outras tem que ser públicas pela lógica da ideia de Estado que vivemos. Porém existe hoje ainda bem várias concepções de Estado e melhor ainda não é apenas na teoria mas são vários exemplos de que até mesmo estas funções sagradas estão sendo substituídas por outras práticas. A metamorfose depende das mudanças da atividades muito mais do que das pessoas para que a vida não vire um eterno processo Kafkaniano.
Eu sei que Deus não gostou das ideias de Darwin. Eu sei que Deus matou Nietzsche antes dele pode medir o poder de sua ideia. O atual modelo de Estado esta morrendo o que temos são múmias. O Vaticano mais do que o Estado precisa se manter inclusive sua segurança. O Beatles mesmo não sendo Estado consegue se manter mesmo no mundo com tanta música grátis O segredo é que suas músicas presta um bom serviço de qualidade a quem as ouve, às vezes as empresas públicas e o Estado não! Se prestar um mau serviço com grandes custos muda o líder público ou melhor fechar ou privatizar.
O Estado quer se transformar no Grande irmão na força mas perdera esta Guerra como outras. Quem contrataria uma babá para bater no seu filho mas as vezes funcionários públicos incompetentes batem na gente e nossa família com maus serviços e gastam bilhões para isso. Porque o Estado público deve manter a arrogância e incompetência de um funcionário público ou pior porque deve manter sua corrupção ou ajuda que ele favorece com privilégios alguém que os colocou para dirigir uma empresa pública ? Claro que compreendo o desespero, loucura, delírio de poder de alguns intelectuais pagos com dinheiro publico que prega o socialismo para os outros em tentar justificar o absurdo que funcionários públicos cometem muitas vezes em nome do povo. Mas essa é outra história de prisão e justiça não se trata de gestão pública sim de indigestão pública.
Quem é o funcionário ou líder público ? Não estou falando de ladrões. Nós estamos falando cada vez mais de inovação social e em gestão pública. Nós estamos falando de impacto e transformar vidas. Nós estamos falando de gerar redes, conexões e sinergias com outros setores. Nós estamos falando que mais que os executivos e consultores quem avalia são as pessoas que recebem os serviços sobre a qualidade deles. Nós estamos falando de reduzir custos com burocracia usando tecnologia para ter dinheiro para missão das instituições em benefício de toda a população. Nós estamos falando das atividades meios e fins que definem quem é o funcionário público e não estatal.
Algo importante é saber que a Justiça, Segurança, Economia, Educação e outros não foram criados pelo Estado. Uns do temas que mais estudo é a origem das Cidades, Estado, Educação e Economia para buscar caminhos de como eles se transformam mas independente das funções, personagens e histórias sempre estão mudando a dinâmica de quem somos, vivemos e nos governamos. Algumas cidades com ou sem tecnologia estão transformando criando espaços e estratégias para que as missões públicas sejam cumpridas com melhor qualidade e menores custos. Neste momento a História do Estado esta sendo reescrita com grandes revoluções com mais impacto que a Francesa, Russa e Americana. Na mesma forma que já nos inspiramos com Grécia e Roma cada vez mais vamos aprender com as Cidades e Estados como California ou Israel que talvez a maior função do funcionário público seja educadora e espiritual para que todos possam exercer sua CIDADANIA COSMOPOLITA DE FORMA PLENA E AMPLA. Cosmopolita é antônimo de gangues partidárias, oligarquias, elites e burocratas que enriquece pelo Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário