SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

APENAS O COMEÇO DA TRANSFORMAÇÃO DA GESTÃO DAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES.



Fundamentos, gestão, e educação; integrar essas palavras necessita de maestria sobre os processos educacionais. As particularidades dos fundamentos e da gestão do setor educacional exige integrar a comunidade escolar numa estratégia adequada, onde todos devem ensinar e aprender, cada um em sua função e em seu contexto, que pode ser único, escola de rede, privado ou público, creche, ensino fundamental, médio, superior e outros.  



Pensamos e vivemos essa jornada quando a disciplina nos convidou  a interagir com conceitos e práticas educacionais porém pensando de forma complexa, sistêmica e dinâmica. Complexa porque a educação não anda separada da economia, tecnologia, política, cultura e sociedade em que está alicerçada. Não se trata de compreender os fragmentos ou partes da gestão mas de como eles impactam uns aos outros das finanças, à legislação, métodos educacionais, capacitação e nível dos professores, relacionamentos com a família e a comunidade. Sistêmica porque a escola é um ecossistema educacional e a gestão é em rede impactando diversos atores de formas diferentes. Dinâmica porque há tempos a educação muda com a tecnologia, a legislação, as diversas formas de aprender, e como já citamos a economia e outros. Portanto compreender os fundamentos da gestão educacional exige viver essa jornada de forma dinâmica.



O Professor busca traduzir essa jornada em práticas pedagógicas desde a leitura de textos, diálogo com a turma, pesquisa, apresentação de casos, e outros com uso da tecnologia no ensino dela. Porém a diversidade dos alunos da turma num contexto de uma Universidade Federal exige que a disciplina tenha um olhar local, nacional e internacional, afinal cada vez mais a educação é global quer seja devido a hegemonia da internet, tecnologia e outros.Entre empresas, órgãos públicos, terceiro setor, militares e igrejas exige conhecer a história e de como esses poderes se consolidam pela educação e suas estratégias de gestão e financiamento; incluindo a presença cada vez maior do mercado financeiro. Observamos a compra de redes escolas por fundos, escolas dialogando política, a economia determinando a educação visando resgatar sua competitividade. Esses são os próximos desafios da disciplina e outros.




A melhor avaliação que podemos fazer da disciplina é ela ter mudado nossa forma de encarar os desafios da educação, todos reconhecem a formação do professor, a política educacional brasileira, mas muitos ainda precisam compreender como a gestão impacta a escola. Autonomia e aprendizagem dos alunos não acontecem por acaso defendo que elas dependem de uma gestão de excelência educacional a nível da escola e da política educacional de uma nação. Essas são as lições dessa disciplina para o Ceará e o Brasil.  A principal delas é que precisamos continuar inovando nos modelos de gestão e processos educacionais das escolas com estratégias cada vez mais compartilhadas em rede porque o desafio é global. Malala se torna Professora da PUCRS, Universidade de Chicago lança MBA global em Big Data, escolas internacionais com franquias se expandem para o Ceará como a Canadense, e outras estratégias e modelos impactam o setor e a gestão das escolas. Apenas o começo …um novo tempo!





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