SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 3 de agosto de 2024

O QUEREMOS SER QUANDO BUSCAM DESTRUIR O QUE SOMOS. 2682 dias



O crime, a corrupção, desigualdades, ignorâncias e violências muitas vezes tomam pela força, mentiras e roubo as oportunidades que de forma democrática e meritocrática chegariam as outras pessoas pelos caminhos da participação ativa, talentos e resultados.  Principalmente quando as pessoas se organizam em máfias, gangues e grupos atuando dentro das instituições, trocando moedas entre poderes, sem lei.    

Em épocas de Olimpíadas e eleições nossos atletas e políticos se diferenciam em muitos aspectos, e também em jogos com regras e jogos com pouca ou nenhuma lei. Nos emocionamos com as histórias de vidas de nossos atletas e parece que esquecemos de nossos políticos fake líderes, frutos de oligarquias e corrupção, de nossos empresários de fraudes, incentivos fiscais e financiamento público, dos nepobabys em varias áreas; mas não se apaga a História e as tragédias que eles provocam em milhões de vidas.

Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter. Nos aprisionamos nos limites das violências, desigualdades e farelos que os poderosos nos impõe, na ausência de leis para corruptos e elites, e continuamos a não exercer e muitas vezes destruir nossa inteligência, valores, atitudes para sobreviver no país mais desigual do mundo. Mas isso é pouco! Eles querem que batemos palmas para eles suas mediocridades e espetáculos, destruindo nossa alma. 

Quem ocupa o trono tem culpa

Quem oculta o crime também

Quem duvida da vida tem culpa

Quem evita a dúvida também tem.

E nossa história não estará pelo avesso

Assim, sem final feliz. Teremos coisas bonitas pra contar. E até lá, vamos viver

Temos muito ainda por fazer. Não olhe pra trás. Apenas começamos.

Mas segundo, Heidegger “o ser não somente não pode ser definido, como também nunca se deixa determinar em seu sentido por outra coisa nem como outra coisa. O ser só pode ser determinado a partir do seu sentido como ele mesmo”. Ou seja, o ser é autônomo, independente, e indefinível. Mas segundo nosso Deus e nossa fé, o impossível acontece, tudo muda, e tudo passara. Até Hitler, até o sofrimento do povo palestino, ate o poder de ignorantes e vaidosos, viram poeira no ar!

No mundo caótico e incerto que vivemos não podemos prever nossa trajetória e podemos construir e criar nossos caminhos para ser o que somos, inovar novas formas de ser, viver e governar. Tornar obsoleto os poderes da destruição com novas formas de lutar e proteger o que nos torna além do que somos.  Expandindo os fios e o tecido da vida que nos tece de forma complexa e sistêmica mudamos o jogo e com ele, as regras e a lei.

Não podemos nos auto enganar com retratos momentâneos do que nos tornamos, nem nos iludir, nem nos esconder. Apenas podemos dar o segundo passo que nos falta para imaginar sentindo onde queremos chegar. Apenas somos as oportunidades que temos de coragem de lutar por elas vivendo e expandindo nosso ser com sabedoria e amor. Nós somos padeiros espirituais e a qualquer momento a história muda de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário