SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E AS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS: A INOVAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS EM TERRITÓRIOS ATRAVÉS DE UM HUB DE PROJETOS DE EXTENSÃO DA UFC CONECTADOS AS DEMANDAS DAS COMUNIDADES POR PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO.

A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E AS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS: A INOVAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS EM TERRITÓRIOS ATRAVÉS DE UM HUB DE PROJETOS DE EXTENSÃO DA UFC CONECTADOS AS DEMANDAS DAS COMUNIDADES POR PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO.  


O Brasil é hoje a oitava economia e uma das maiores desigualdades e injustiças sociais do mundo. Vários importantes atores sociais como Empresas, Governos, Universidades, ONGs, Movimentos Sociais, Artistas e Comunidades mesmo compartilhando sua atuação no mesmo território como o Grande Jangurussu, onde vários desafios públicos necessitam do compartilhamento e gestão de informações entre eles, o que resultaria no aprofundamento da democracia, no diálogo e construção entre diferentes do tecido social, gerando sinergias entre setores, otimizando recursos e ampliando o impacto e a inovação das políticas públicas não necessariamente estatais. Sim os projetos de extensão das Universidades, as ONGS, Movimentos sociais, Comunidades, Empresas e seus projetos de ESG tem uma atuação publica porem com pouca sinergia e integração entre eles. Uma atuação interdisciplinar, intersetorial, intercultural entre eles a luz das demandas e vozes das comunidades pode orquestrar através da gestão da informação um ecossistema educacional capaz de gerar aprendizagem, inteligência coletiva e atuação em redes em torno de problemas e desafios comuns. Essa jornada educacional vivenciada por vários atores gera um currículo dos territórios onde saberes locais, se misturam com a ciência, arte, tecnologias, economia, processos sociais, políticos e ambientais em espaços educacionais não escolares como as bibliotecas comunitárias que podem ser maestras na ciência dessas informações colaborando numa educação complementar as Escolas e Universidades, contextualizando e produzindo conhecimento, e inovando as políticas públicas nessa atuação em rede com a devida maestria dessa orquestra pela informação. 


O que queremos pesquisar é como se dá os processos interdisciplinares, intersetoriais e interculturais da ciência e da maestria da informação, ora individual, ora coletiva, em territórios onde o currículo são os desafios públicos que necessitam entre atores sociais distintos, a formação de ecossistemas educacionais onde possam aprender, planejar, gerir e construir juntos uma melhor qualidade de vida, reduzindo a pobreza, violências, lidando com as mudanças climáticas que são todos desafios complexos, interdisciplinares e intersetoriais. Onde nenhum ator conseguira resolve-los de forma isolada e fragmentada, sendo nossa formação e compreensão desses fenômenos nosso principal desafio educacional que necessita da ciência da informação criar meios como bibliotecas comunitárias com essa missão.


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