SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 30 de março de 2011

DEMOCRACIA 3.0 - Uma revolução possivél!

DEMOCRACIA 3.0 - Uma revolução possivél!
por Egidio Guerra




Existe algumas questões que são “políticas” e são resolvidas pelas Instituições em seus ajustes de quem senta nas cadeiras ; porem outras são resolvidas pela História, por meio das revoluções, que não estão muito interessadas nos ocupantes momentâneos do poder. Quem diria que a URSS ruiria , e anos depois pudéssemos presenciar a hegemonia chinesa competindo com a americana  ?

Lógico que quem se beneficia destes sistemas lutara para preservar estes sistemas ate o último segundo.Usara todo o seu poder para controlar a tudo e a todos como garantia que tudo que ocorre passa por suas mãos. Porem milhares de coisas ocorrem a todo tempo,   e dão forma há vários processos econômicos, sociais, culturais, educacionais e outros. Esta emergência de novas realidades, vão ocupando diversos espaços na floresta do mundo, enquanto algumas das plantas que alegavam controle e poder sobre o jardim, vão sendo desocupadas de suas funções por novas estéticas, éticas e estratégias de sobrevivência do ecossistema daquela floresta. Simples assim, as pessoas vão se libertando , afirmando e assumindo seus poderes , e dizendo que não querem mais apenas votar e ficar 4 anos representadas por um pequeno grupo que toma as decisões, e a cada dia sem vergonha de tomar as piores.

Alguns juízes do STF deliberaram o não uso do Ficha limpa nas eleições, independente das milhões de vozes, assinaturas e atitudes de pessoas que lutaram por esta lei. Milhares de cargos estão sendo ocupados no país por membros de partidos , escolhidos entre eles, sem nenhum currículo, experiência, competências para funções que ocupam. Lógico eles vão gerir em beneficio dos que os escolheram. Porem numa lanchonete para fazer sanduíche ou em qualquer outra empresa, é necessário, um currículo, saber fazer o seu trabalho ,e provar que pode dar resultado. Bem esta e outras mazelas da nossa democracia são as responsáveis diretas pelo numero de favelas, péssimas escolas e hospitais, crises, corrupções e outras monstruosidades frutos destes pactos; quase demoníacos. Observamos com a chegada da “esquerda “ ao poder no Brasil que ela comete os mesmos erros de corrupção que a direita ou ambos governam com baixo impacto das políticas publicas na vida das pessoas. O fato de se proclamar esquerda  não justifica um conjunto de praticas de poder , semelhantes as da direita, para fortalecer grupos em detrimento das Instituições e do Estado público. Hoje ate mesmo jovens dirigentes de partidos, conseguem ser piores que o Sarney em suas praticas politicas, assumindo cargos porque babaram com competência Deputados e outros dirigentes partidários.E usaram suas vozes para justificar circos políticos. 


Por estas razões necessitamos de uma Democracia 3.0 . Onde a pessoa além de votar, fiscalize, participe e interaja com outros setores.Onde a pergunta o que é governar seja respondida de diversas formas e saberes. Mesmo estas respostas nunca serão maiores que a experiência de governar a si e aos outros. É preciso que as politicas públicas sejam personalizadas para as necessidades, causas e sonhos das pessoas. É necessário que elas engulam como aperitivo governos já ultrapassados pela história, tecnologia e o desejo da maioria de exercer uma democracia para além das representações obsoletas ; diante de tanta energia que pode ser canalizada de forma saudavel para objetivos públicos. Superem normas e estados juridicos que só servem aos poucos interesses que usam a violência do Estado para proteger seus delírios.


A experiência de uma Democracia 3 .0 pode ajudar a formar a alma de nossos governantes. Eles tem que enxergar a necessidade de uma liberdade absoluta , não só de consciência mas de expressão sobre a vida , que cada indivíduo tem o direito de exercer , sem anular o direito do outro. Essa é uma experiência possível , essa é uma revolução possível! Cada um precisa tomar a decisão e a coragem de assumir suas posições, ser capaz de governar a si. Não devemos ficar reféns da direção de outros, em troca de consumo, pão e festas. É hora de se servir de seu saber próprio acerca da propria vida! Dentro de limites legitimos devemos fazer uso cada vez mais de nossa autonomia. Assim ao viver uma Democracia 2.0 podemos ampliar ainda mais o vôo de nossa razão.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Sobre sonhos, realidade , e apreender as verdadeiras mudanças!

Sobre sonhos, realidade , e apreender as verdadeiras mudanças!

Entre os nossos sonhos e mesma a loucura de uma sociedade justa. Isso é mais real do que as certezas do mercado financeiro que destrói a economia a partir da crise de 2008 ou partidos/governos que apelam para seus jogos de azar e poder no desenvolvimento de muitas politicas consideradas públicas . Muitas vezes elas tocam fogo nos impostos, na poupança de idosos, nas casas das famílias , nos salários dos trabalhadores , nos direitos , leis e conquistas de uma maioria ; na economia e vida real usando argumentos que dizem reais! Porem já parou pra refletir sobre estes argumentos ? Ou sobre os sonhos deles ? É preciso penetrar fundo na alma do governantes ou banqueiros , mexer com seus fantasmas e interpelá-lo como sujeitos. Essa síntese não se dá apenas na realidade e sim no espirito, nos propósitos daquelas ações para quem as dirige!

Quando resolvem apresentar os resultados dos Balanços ou dos Programas Governamentais é tanta imaginação que tocariam fogo em suas casas como fazem com o planeta só para ver as imagens do ESPETACULO! Como diria Stiglitz o que lhe preocupa não é mais apenas os fora da lei mas “ sobre a legião daqueles que, dentro da lei “ se aproveitam do mercado como na bolha imobiliária e quase quebram o sistema financeiro global ou do Governo e Congresso americano e sua caixa de pandora durante a crise. Enquanto problemas como a fome, os sem teto , a violência, a destruição da natureza , e o desperdício do talento humano com o desemprego são ainda mais afetados por homens deuses e seus delírios / interesses de poder e grana a custa de todos! Dizem que nenhum homem é uma ilha , neste caso tenho certeza eles são ilhas, quase icebergs, esquecendo que o que fazemos produz efeitos sobre os outros , e em grande parte somos o que somos , por causa das ações dos outros. Eles geram um deficit moral!

Porem poucos conseguem ver estes fenômenos em conjunto e o movimento que eles coloca nossa sociedade para dançar. Eles derrubam leis, mercados, governos , criam outros, inventam produtos e ficam com mega lucros segundo eles devido ao seu empenho ; porem quando ocorrem mega perdas pertence a sociedade, eles não são responsáveis pelos seus fracassos. Como se diz no Ceara, Bonito!

Essa dissonância cognitiva , a capacidade de desenvolver um argumentação razoavelmente boa para explicar um dos lados e esquecer as implicações relativas ao outro lado também afeta muitos políticos. Eles exploram as pessoas para seus interesses mas quando não dá certo não são responsáveis por elas. São irresponsáveis perante as consequências por seus atos.

Nossa sociedade se orienta pelo desempenho, nosso trabalho depende das medições que fazemos! Na escola recebemos notas, mas não se dá tanta atenção ao desenvolvimento de capacidades cognitivas mais amplas. Por isso as vezes engolimos estudos , avaliações “sofisticadas” relacionando o exito a diferentes políticas- mas como a medida que usávamos para aferir o exito era falha, as inferências que tiravam dos estudos são falhas. Por exemplo vários programas executam seu orçamento sem se preocupar com a eficiência, gastamos muito mais para obter resultados muito menores. Importante também para além das quantificações é necessário deixarmos de sermos ilha e ampliarmos nossa interconectividade, esses valores iluminara caminhos para reorientar nossas politicas públicas, economia e sociedade. Restabelecendo assim os elos de confiança com a sociedade.

Portanto é preciso lembrar ao mercado financeiro e aos governos que faz parte do comportamento moral e da responsabilidade individual aceitar a culpa quando for justa . Todos os seres humanos são falíveis , inclusive os governos e o mercado financeiro.

Sonhamos com as mudanças para além destas trites realidades , com uma sociedade em que cada um possa realizar suas aspirações e alcançar seu potencial, uma sociedade na qual criamos cidadãos que compartilham valores e ideais, e que por isso não sejamos vistos como inimigos , na qual criamos uma comunidade aonde podemos convidá-los a tarefa de criar novas formas de governar e gerir suas economias , seus destinos, recursos e oportunidades . Estes são nossos sonhos diante de tristes realidade s que são justificadas por pobres argumentos mesmo diante de grandes recursos. É necessário apreendermos as verdadeiras mudanças em nosso ser e em nossa sociedade.

Egidio Guerra