SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Sobre sonhos, realidade , e apreender as verdadeiras mudanças!

Sobre sonhos, realidade , e apreender as verdadeiras mudanças!

Entre os nossos sonhos e mesma a loucura de uma sociedade justa. Isso é mais real do que as certezas do mercado financeiro que destrói a economia a partir da crise de 2008 ou partidos/governos que apelam para seus jogos de azar e poder no desenvolvimento de muitas politicas consideradas públicas . Muitas vezes elas tocam fogo nos impostos, na poupança de idosos, nas casas das famílias , nos salários dos trabalhadores , nos direitos , leis e conquistas de uma maioria ; na economia e vida real usando argumentos que dizem reais! Porem já parou pra refletir sobre estes argumentos ? Ou sobre os sonhos deles ? É preciso penetrar fundo na alma do governantes ou banqueiros , mexer com seus fantasmas e interpelá-lo como sujeitos. Essa síntese não se dá apenas na realidade e sim no espirito, nos propósitos daquelas ações para quem as dirige!

Quando resolvem apresentar os resultados dos Balanços ou dos Programas Governamentais é tanta imaginação que tocariam fogo em suas casas como fazem com o planeta só para ver as imagens do ESPETACULO! Como diria Stiglitz o que lhe preocupa não é mais apenas os fora da lei mas “ sobre a legião daqueles que, dentro da lei “ se aproveitam do mercado como na bolha imobiliária e quase quebram o sistema financeiro global ou do Governo e Congresso americano e sua caixa de pandora durante a crise. Enquanto problemas como a fome, os sem teto , a violência, a destruição da natureza , e o desperdício do talento humano com o desemprego são ainda mais afetados por homens deuses e seus delírios / interesses de poder e grana a custa de todos! Dizem que nenhum homem é uma ilha , neste caso tenho certeza eles são ilhas, quase icebergs, esquecendo que o que fazemos produz efeitos sobre os outros , e em grande parte somos o que somos , por causa das ações dos outros. Eles geram um deficit moral!

Porem poucos conseguem ver estes fenômenos em conjunto e o movimento que eles coloca nossa sociedade para dançar. Eles derrubam leis, mercados, governos , criam outros, inventam produtos e ficam com mega lucros segundo eles devido ao seu empenho ; porem quando ocorrem mega perdas pertence a sociedade, eles não são responsáveis pelos seus fracassos. Como se diz no Ceara, Bonito!

Essa dissonância cognitiva , a capacidade de desenvolver um argumentação razoavelmente boa para explicar um dos lados e esquecer as implicações relativas ao outro lado também afeta muitos políticos. Eles exploram as pessoas para seus interesses mas quando não dá certo não são responsáveis por elas. São irresponsáveis perante as consequências por seus atos.

Nossa sociedade se orienta pelo desempenho, nosso trabalho depende das medições que fazemos! Na escola recebemos notas, mas não se dá tanta atenção ao desenvolvimento de capacidades cognitivas mais amplas. Por isso as vezes engolimos estudos , avaliações “sofisticadas” relacionando o exito a diferentes políticas- mas como a medida que usávamos para aferir o exito era falha, as inferências que tiravam dos estudos são falhas. Por exemplo vários programas executam seu orçamento sem se preocupar com a eficiência, gastamos muito mais para obter resultados muito menores. Importante também para além das quantificações é necessário deixarmos de sermos ilha e ampliarmos nossa interconectividade, esses valores iluminara caminhos para reorientar nossas politicas públicas, economia e sociedade. Restabelecendo assim os elos de confiança com a sociedade.

Portanto é preciso lembrar ao mercado financeiro e aos governos que faz parte do comportamento moral e da responsabilidade individual aceitar a culpa quando for justa . Todos os seres humanos são falíveis , inclusive os governos e o mercado financeiro.

Sonhamos com as mudanças para além destas trites realidades , com uma sociedade em que cada um possa realizar suas aspirações e alcançar seu potencial, uma sociedade na qual criamos cidadãos que compartilham valores e ideais, e que por isso não sejamos vistos como inimigos , na qual criamos uma comunidade aonde podemos convidá-los a tarefa de criar novas formas de governar e gerir suas economias , seus destinos, recursos e oportunidades . Estes são nossos sonhos diante de tristes realidade s que são justificadas por pobres argumentos mesmo diante de grandes recursos. É necessário apreendermos as verdadeiras mudanças em nosso ser e em nossa sociedade.

Egidio Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário