SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 19 de março de 2012

FORTALEZA COMO TEATRO ! OS BASTIDORES DAS ELEIÇÕES !

FORTALEZA COMO TEATRO ! OS BASTIDORES DAS ELEIÇÕES !

Contrata-se animadores de festa ! Paga-se bem com cargos públicos. A festa é a eleição!

Esta peça tem um personagem comportado, uma rebelde , um profeta socialista e talvez alguém que queira ser maestro de uma cidade.

O primeiro ato vai ser sobre ética e moralidade mas o aluno comportado será questionado pela plateia pelo seu silencio diante das denuncias de corrupção na sua companhia e pelos acordos entre agua e óleo que se misturam para lavar a sujeira de seus membros. Apenas nos bastidores talvez converse com ex- governadores, e todos os seus dirigentes relembrem tempos que não voltam mais, ou talvez não , um bloco carnavalesco pode subir ao palco e resolvam terminar as estradas que dão acesso a sede do teatro ou a sua juventude militante de negócios fale sobre os escândalos no ministério, ou como abandonaram o aluno comportado na hora que ele mais precisava e agora o amam, como resolveram amar rapidamente o novo governador, e antes o “diabo” e depois a presidente. O aluno comportado defendera a meritocracia, mas não terá como explicar que o critério de sua companhia é entregar aos seus membros repartições publicas como primeiro emprego. Por um teatro eleitoral fiscaliza os recursos públicos, de quem se vende como oposição, mas quando deveria ter a mesma postura na sua companhia e com aliados silencia. Não se preocupem se ganhar a eleição, para seu partido e aliados , a pratica silencia o discurso. Quem vai financiar a sua atuação tem muito a apreender sobre a plateia e não apagar a luz de jovens no mercado de trabalho real. Não dá para representar a ética quando em sua casa silencia sobre os interesses dos seus novos amigos que destinavam os recursos públicos para suas bases eleitorais , independente das demandas. Sendo responsáveis portanto por vários jovens entregues ao crime e a pobreza por não conseguirem se inserir dignamente no mercado de trabalho.

Esta peça teria mais público , mas o aluno comportado escolhe os textos que vai falar , apesar de confundir o seu papel com a verdade.

De repente o povo será conclamado pela rebelde para subir no palco do lado dos japoneses, a companhia de lixo, e os que recebem a bolsa vereador de indicações, a bolsa escola e outras, para representar juntos a tragédia da educação, dos transportes e da saúde de uma parte da plateia submissa a uma nova casa grande. Cada dia que passa sobrará imobiliárias , não haverá terrenos, nem palco para todos mas haverá muitas festas. Ela que abandonou os profetas e a democracia deveria encenar pela ultima vez a paixão e os ideais que a movia. Não implorar pelo um acordo que mata a democracia, por uma nova forma de ditadura que celebra o Stalin, o poder politico e financeiro central , que tenha coragem de ir as urnas defender o teatro que constrói, e que deixe a plateia bater palmas, silenciar ou virar as costas.

Os profetas socialistas estarão atentos para iluminar o debate com velhos personagens ou novas histórias a contar, mas a plateia sangra, a vida é real, as demandas também. A profecia fala sobre o futuro em nome de outras pessoas que já morreram , a plateia esta cada vez mais inquieta de tanta injustiça ,de tanta desigualdade...Eles começam a meditar em plena guerra “O Socialista vê o futuro mais belo dos nossos filhos e netos , no fato que todos agem como se fossem anjos, todos possuem tanto como se fossem ricos, e todos vivem como se fossem livres. Não há nenhum vestígio real , bem entendido, de anjos, de riqueza, e de liberdade. Apenas imagens . " Apenas o teatro.

Sempre haverá um bobo da corte nas peças de Shakespeare para animar a plateia, sempre haverá um Danton para ser crucificado em nome de uma revolução. Quem dera os artistas pudesse subir ao palco e assumir o comando de suas próprias vidas, ser maestros dos destinos de sua cidade, calar o poder com atitude, juntar a disciplina, a rebeldia e a profecia em nome de politicas de estado e não de grupos. Ter a humildade de dizer que todos são atores , mas fazemos a opção de representar incluindo nossos defeitos e nossas virtudes. E deixar a plateia subir no palco da vida com dignidade e com orgulho de ser Cearense! Talvez, possamos ir além de um teatro onde o bem e o mal é vendido como mercadoria , quando dogmas , palavras repetidas , venceram o prazo de validade , necessitamos de atitudes , de voltar a sonhar e lutar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário