SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 10 de março de 2012

A política da esquerda evolui?

No inicio era o verbo, os protestos, a luta...Veio o paraíso , a chegada ao poder, e com ele a cobra, os pecados originais da sedução pelo poder a qualquer preço! A política na Grécia antiga , também teve outro problema de decadência, os efésios exilaram Hermodoro porque era mais sábio e melhor que eles. E teriam dito: “ queremos que não haja ninguém entre nós, que seja melhor do que nós”. Os efésios não suportam precisamente a coragem daquele que diz a verdade! Eles perseguem! E como a Democracia pode sobreviver sem a verdade ? Sem o verbo, sem os protestos, sem a luta ?

O circo evolui! Mendigos de rua se organizam a partir de suas vidas de artistas e empreendem o que hoje chamamos de Cirque du Soleil. Graças à politica canadense que abriu caminhos para que a política pública, não reduzida a visão de Estado dos marxistas, mas em sintonia com Gramsci, dialogasse e interagisse com a vida real das pessoas. E não com os dogmas que inibem o pensar! Foi o Estado capitalista ou socialista que tornou isto possível? Bem é um estado que assim como Noruega, Dinamarca, Finlândia, tributa os ricos, que para além de um programa de renda mínima, garante o acesso de todos ao direito de politicas de educação e saúde de qualidade.

Diante de inúmeras injustiças e desigualdades tornadas “naturais”, em nosso cotidiano , o que a esquerda pode fazer ? Tenho dito que as prostitutas que vendem o corpo para criar sua família, são mais dignas dos que prostituem no capitalismo, o discurso, as praticas, a ética, em nome de partidos ditos de esquerda. Porque ao invés de fazer política com P maiúsculo, fazem politicagem de grupos. Nós devemos olhar de frente para as injustiças , desigualdades e as diversas formas que tem sido gasto o dinheiro publico! Porem ao invés disto, gastam sua energia, em perseguir os que pensam diferente, em acordos que tentam inviabilizar a democracia, em interesses que não tem nenhuma diferença com a Direita e a nova casa grande que sobrevive a custa da “senzala”!

A Política de esquerda evolui ? Bem nada evolui sem criticas, sem novas ideias, sem sonhos!
Estas politicas não viram com certeza do Serra que tenta ressucitar, nem dos setores da direita que na verdade deveriam estar presos pelos crimes que cometeram neste país. Porem quando as politicas de aliança são costuradas com esta direita e se sufoca as esquerdas. Vivemos uma “ditadura” que quer se constituir a partir da força e da submissão , trocando por dinheiro e cargos , a ausência descarada de um projeto de nação, por negociações de feudos.

A Política de esquerda evolui ?

Sim desde que trate de como tributar os ricos, o que vamos fazer com nossas matérias primas além de vender como banana, como priorizar de fato a construção de políticas públicas de qualidade na educação e saúde, como fortalecer o controle social e a participação de baixo pra cima, reduzir a taxa de juros, incentivar as cooperativas e pequenas empresas, realizar a reforma agrária para brasileiro ver e não os “ingleses” na Amazônia, e evoluir para além da discursão ideológica de uma sociedade ideal, que nem os grandes pensadores chegaram num consenso, para lidar com as injustiças e desigualdades brutais agora com um Brasil possível.

É absurdo que temos que nos desumanizar para fazer política e nos auto iludir com os fetiches do capitalismo e com adoção de comportamentos neoliberais na defesa de interesses feudais e burocracias partidárias na luta pelo poder. Devemos criar uma Escola de Fortaleza que a exemplo da Escola de Frankfurt nos devolva uma Teoria crítica brasileira para que não tenhamos que viver os espetáculos de Reis e Rainhas, Stalin e seus bajuladores , Mussolinis com associações com novas máfias e igrejas; porque por tudo isto já passamos e precisamos evoluir de forma orgânica e como sociedade fortalecendo nossas instituições, leis, economia, educação, com a vida que emerge de baixo para cima e aprofunda de fato e com coragem para além dos cartórios , verdadeiras democracias socialistas brasileiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário