SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 29 de dezembro de 2013

2014 Quando desejar mais sucesso, dinheiro e poder tenha cuidado!





As bênçãos muitas vezes estão do seu lado, olhamos para longe em busca de algo, porque não sabemos muitas vezes o que procuramos?  Uns buscam o poder, sucesso e dinheiro há qualquer preço, por isso mentem , roubam e se iludem quando confundem o poder com vaidade e honra com dinheiro. O verdadeiro poder de um ser está em saber o que busca e a capacidade de realizar. Isto não é possível sem fé e sem auto estima e nem se pode compra-los em shopping , internet  ou na TV. A sabedoria de um ser é o caminho de sua felicidade quando preenche sua alma com amor. O caminho é feito das escolhas  que fazemos em cada ato de nossa vida , quando podemos dar mais um passo em direção aos sonhos , agir para felicidade ou tristeza de outro, ou apenas construir mais uma máscara para algum momento , que de tão fugaz consumimos vários para tentar esquecer quem somos de verdade!

E o que cada um é hoje quando se olha no espelho ? Se resume a uma profissão ? Ou seja, fazer a mesma coisa várias vezes num ritmo acelerado? Ou como um artista ou artesão que constrói algo único e singular? 

Todos nós também nesta vida somos educadores, quer seja com nossos filhos, amigos, ou com quem compartilhamos o trabalho, a igreja ou o bairro. O que temos a dizer a eles ?  Quando desejar mais sucesso, dinheiro e poder não significa mais nada!  Como podemos fazer e ser diferentes na relação com as pessoas que temos a oportunidade de ousar com elas um mundo e uma vida de fato melhor para todos ? Será que ter sucesso é postar mensagens e fotos pra contar as curtidas que vai ter ? É ganhar aquele dinheiro, não importa de que forma foi, desde que ele se transforme em algum produto que você precisa usar por algum momento para alguém ver ?  Ter poder para conseguir mais amigos, votos  e dinheiro para negociar interesses, vaidades,  hipocrisias ou fingir honrarias? Se quase sempre são os mesmos  que com você compartilham o teatro da velha política,afinal, “o  encanto está ausente, e há ferrugem nos sorrisos’’, como dizia Renato Russo.

Sim, claro que  você precisa de uma nova roupa, de um celular e daquela festa , só não precisa esquecer o que é viver, o que é sorrir e ser feliz. Sim, os políticos precisam roubar mais, já não basta a dor, sofrimento e miséria que causam a vida das pessoas para os quais um bom médico, uma comida, ou um sapato, seria de uma extrema alegria. Grande parte dos empresários devem continuar fingindo  neste país que tem empresas e continuar comprando  seus apartamentos e carros de luxo a custa da má remuneração de seus funcionários, da negação de seus direitos , e do roubo da criatividade de quem agrega valor de fato na empresa. Educadores que adestram crianças e jovens para o vestibular para serem  trabalhadores dóceis, sem consciência crítica e capacidade para criar um novo mundo. Ou pior, artistas em  que a fama se dá por meio da celebração da cachaça e das drogas, em frases repetidas, iludem multidões. 

 Sim, vivemos numa selva onde se comemora Natal e Ano Novo como espetáculos. Se comemoram  vitórias sem pensar nos custos que isto teve a sociedade e a natureza, afinal, isso é ser humano ? Somos gente de carne e alma quando a cada dia temos vergonha de sentir, sonhar, de ser, de buscar propósitos ? Para que ? Ah, esqueci!  Isso atrapalha a conquista do sucesso, do poder e do dinheiro.  Pensar, sentir, agir para além do que estamos programados por este mundo , por esse tipo de escola, empresas, cultura , política ? Dizer as verdades pra que ? falar de amor ? Quando podemos ser apenas mais um , quando o silêncio a cada dia vale ouro para não perder a cabeça ou o emprego, enxergar o que ninguém mais quer ver ?               
         
É, mas eu vou continuar sendo assim: Sem vergonha de sonhar, de pensar ,  acreditar e construir um mundo melhor pra todos, não apenas para mim. Sem vergonha de ter orgulho e vaidade por um boa ideia, por ajudar a mudar a vida das pessoas, por buscar a honra não em produtos ou poder, mas apenas por amor à vida, ao conhecimento, pois a coragem pertence aos bons de coração! Mesmo numa guerra ou numa selva, o humano ainda busca o bem, o belo e o amor.

Desejo a todos, em 2014, toda vontade do mundo para construir seus caminhos como profissionais, empresários, educadores, artistas,políticos, cidadãos, amigos ,que de forma única e singular, sejam cada dia mais diferentes em relação  a tristeza e apatia deste mundo. Tenham  coragem de dizer a verdade,de sonhar , de amar e lutar por dias melhores pra todos. Pois estas bênçãos  estão do seu lado e só dependem de sua vontade . Você pode colhê-las, você pode plantá-las ! Mas não deve ficar parado ou continuar a ser mais um neste mundo. Você não tem o direito de em 2014 tocar sua vida apenas por mais poder, sucesso e dinheiro, porque dependendo da forma que você escolher seu caminho, estará destruindo a sua vida ou seus bens mais preciosos : A sua capacidade de amar e de lutar.
 Feliz 2014!!!

domingo, 17 de novembro de 2013

pag 3 e 4- UMA BUSSOLA PARA VIDA, UM MOSAICO DIGITAL, UM GAME E UM CARTÃO QUE ACESSA A TERRA DA SABEDORIA. ( INFÂNCIA TERRA XXI )




Enquanto terra nascia e recebia a herança e presente de sua mãe : um tablet que tinha sido programado com missões de vida em forma de game para sua filha. Ela deveria estar em alguns lugares espalhados pelo mundo em determinados meses e anos , cumprindo algumas missões  em momentos históricos necessários para sua evolução como ser  e o nascimento de uma nova civilização a Terra da Sabedoria.

Um certo ritual celebrava este acontecimento, a entrega do Tablet que tinha a forma de bússola só que dá vida. Assim como uma semente de qualidade visando uma boa colheita todos oravam , se pintavam e vestiam para que fossem plantados a fé, coragem, sabedoria e amor em seus corações e mentes. A musica começa ao som dos tambores sincronizados pelas imagens no telão de várias pessoas que acompanham espalhadas pelo mundo a celebração. Cada um destas pessoas tem uma capacidade para colaborar na formação de várias pessoas , incluindo nossa pequena terra, e ajuda-las a cumprir suas missões e propósitos de vida. Todas as imagens das pessoas se unem em elos formando um ícone da Terra da Sabedoria, assim esta batizada nossa pequena Terra e outras crianças. Elas juntas completarão o ciclo da colheita de transformações sociais necessárias a evolução dos seres e a sustentabilidade de nosso Universo. 

De repente a  cerimônia é interrompida pela invasão de um hacker. Ele passa a controlar a câmera e foca na fragilidade de nossa bebe, na pobreza da casa feita de palhas, na situação da aldeia amazônica devastada pela Guerra e começa a grafitar na Tela : Vocês aguentam a Pressão ? Vocês querem PAZ ? Querem  ser  felizes ? Enquanto isso mostra imagens dos lares, cidades, e locais de diversão com suas festas comandadas pelo Presidente Hitler e suas Leis, Bancos e Sites. A mãe natureza entra na transmissão com o choro de nosso bebe terra atrapalhando o espetáculo, as dores e a destruição da natureza, milhões de crianças e adultas sem casa, sem comida,  sem sonhos, são mostradas on line. DE QUE LADO VOCÊ ESTA ? um grafite de Banksy ilumina um rap cantado por todos em várias línguas mas não há muito tempo para reflexão sem ação.

Uma nova aposta foi lançada pelos Banqueiros no mercado financeiro para comemorar o nascimento de terra. Eles  desafiam que as Ações da Companhia Global de Agua vai dobrar de valor, já que com a possível vitória deles na Guerra da Amazônia, o controle dos recursos naturais incluindo agua potável terá impactos estratégicos sobre várias nações.

Um novo dia nasce. O cineasta Dio acompanha sobre vários ângulos o desenvolvimento de terra, lhe ensina a filmar o bem e o belo, a editar em ritmo de rap as palavras de Edgar Morin, a pesquisar, a organizar manifestações com Victor , a se proteger em lutas , a empreender projetos e organizações, a educar e conscientizar pessoas, a libertar imaginários, a despertar atitudes, a pensar sobre o ângulo de vários saberes e setores da sociedade os desafios e pontos críticos globais como desemprego, violência, destruição da natureza e outros. Tudo isto significando o que é amor, sabedoria, Justiça , verdade, fé a luz de várias gerações enquanto um planeta esta sendo destruído, enquanto milhares de crianças querem construi-lo de outras formas de ser e viver em sociedade.

A vida de terra é bem diferente da maioria das pessoas que vivem no Século XXI: sua rotina, atividades, lazeres, educação, saúde, vida em comunidade, arte, e principalmente a forma de se organizarem politicamente, ou mesmo o que consideram objetivos e metas para suas comunidades. Os antigos conceitos foram todos criticados a luz da forma como os saberes formais nos educaram e nos conformaram a negar e buscar os múltiplos sentidos da vida.  Por esta razão a criatividade e a inovação nas cidades e comunidades da Terra da Sabedoria não é algo incomum, raro, mas apenas novas formas de comunidades e seres contextualizarem e encontrar outros caminhos para realizar o que querem; sem ser escravos de formas de pensar e ser ou seja modelos padrozinados. Cada uma busca de forma singular seus caminhos. Não é apenas o conteúdo mas a forma como isto acontece. Agora se aprende e se ensina em grupos sem mestres, os saberes não são divididos em disciplinas mas compartilhados e integrados em torno de desafios, a tecnologia nestas cidades/comunidades estão a serviço da vida. Os seus ciclos de vida estão baseados em mudanças e no tempo necessários para elas se efetivarem de acordo com cada dimensão humana e do local onde necessitam criar estas novas realidades. 

Terra recebe no inicio de sua escola na comunidade, um mosaico digital de sua vida que funciona como um game aonde tem um mapa de lugares aonde o convívio com eles lhe trarão bons aprendizados para sua vida em plena conexão com a comunidade onde vive livre. Suas digitais acessam estes portais as vezes presenciais outros virtuais.

Todo dia ela apreende a acompanhar o seu desenvolvimento pelas evoluções que o mosaico lhe mostra: que mundo, pessoas, sonhos, ideias, projetos esta ajudando a construir com seus pensamentos, sentimentos e atitudes. São 27 palavras e imagens divididas em 5 dimensões de seu ser e formas como sua comunidade/escola da vida esta organizada. Estas 27 palavras compostas em cinco dimensões humanas e sociais formam juntas o corpo de ser um humano neste caso de terra e de sua cidade. Ele funciona como um dinâmico holograma em forma de mosaico aonde cores e imagens múltiplas vão agregando outras palavras e imagens. Formando assim a obra de arte singular da vida do ser de cada habitante da Terra da Sabedoria. Não é um projeto de ter mas o desafio de ser que ilumina esta sociedade; diante das trevas que transformaram nosso mundo sendo necessário o nascimento de outra civilização.

Na dimensão EDUCAÇÃO ela busca O BEM, O BELO,  ATITUDE , VISÃO SOBRE SI , VISÃO SOBRE O MUNDO, MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS, CONSCIÊNCIA.
Na dimensão ARTE ela busca BELEZA, ATITUDE,  PRAZER , SONHOS, CONSCIÊNCIA.
Na dimensão PESSOAL & SOCIAL ela busca VÍNCULOS, ESPIRITUALIDADE, SAÚDE, CONVÍVIO COM A NATUREZA, APREENDER TECNOLOGIAS, NOVAS FORMAS DE SER E VIVER, COMUNIDADES  MAIS FELIZES, PAZ, AMOR, ALEGRIA, SABERES.
Na dimensão POLÍTICA ela busca DIREITOS, PODER REALIZA-LOS, RECURSOS, APOIO, TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS.
Na dimensão ECONÔMICA ela busca SOBREVIVER, CONFORTO, BENS, ESTABILIDADE, RECURSOS PARA EMPREENDER SUAS VIDAS, SONHOS E COMUNIDADE. 

Estas são as palavras e imagens que terra foi colhendo e formando o mosaico de seu plano de vida. Este projeto de ser exigia que cada pensamento, sentimento e atitude, ela tivesse consciência de seu múltiplos impactos em nossa vida e no mundo em que vivemos. Estas são as provas diárias, as diversas escolhas que temos que fazer e como ela abre possibilidades para evoluirmos em nosso ser e ser sustentáveis em nossa comunidades. Assim como na vida e na Terra estas dimensões tem ciclos e tempos próprios. A natureza precisa de anos as vezes séculos para corrigir a camada de ozônio, as florestas, os oceanos, as geleiras e outros. Já na Economia precisamos sobreviver hoje, enquanto na Educação e na Arte podemos despertar e mudar um comportamento, pensamento, atitude agora! A política e o social envolvem o coletivo, isto, requer um orquestração dos tempos de cada um em torno de objetivos e sonhos compartilhados. Porem é preciso se libertar primeiro da forma como fomos moldados e construidos. Estes são alguns enigmas, desafios, equações, experiências e jogos que vamos ter que enfrentar  nesta jornada.

A jornada de terra vai começar. Seu mosaico começa a moldar, seu primeiro desenho,comemorando seu terceiro ano de vida. Ela foi detectada pelo Robô MATRIX que monitora todos acontecimentos e vidas de nosso planeta como um Xadrez ao estilo BIG BROTHER. A cada missão de terra, o Robô MATRIX vai buscar desvia-la de seu objetivo com outros atrativos, ilusões, ou mesmo gerando tragédias em sua vida. Mas talvez ela consiga conquistar o Robô para ser seu amigo ? Talvez os Banqueiros se rendam? Presidente Hitler pode ser destruído? O agente Nedwons pode ate lá revelar todos os nossos segredos?

Esta não é apenas uma missão do militante Victor, do Cineasta Dio, do Cientista Morin, do Hacker Mobil, do rap Tiago, da NinaCris , mas de cada um de nós que estaremos vivendo e acompanhando on-line, podendo intervir e ajudar nos desafios e missões de terra. Afinal cada um de nós temos o nosso mosaico, a bússola de nossa vida. Necessitamos de um projeto de ser para deixarmos nossas marcas e singularidades neste mundo.Sermos protetores e heróis da Terra da Sabedoria na medida em que nos tornamos personagens de nossa própria História. Habitantes de uma Terra da Sabedoria, junto com a pequena terra, em um game na internet aonde tudo acontece na vida real e é comunicado pela internet; sendo monitorados pelo Robô MATRIX através dos site de vigilância Mãe Natureza e Presidente Hitler. Neste portal na Internet e na vida real, a Terra da Sabedoria, acessamos desafios e oportunidades por um cartão que nos conecta e nos possibilita imaginar e construir outra civilização em nossas comunidades e cidades. Colaborando com outros jovens no mundo todo que compartilham os mesmos objetivos. Por isto precisamos conhecer estes povos juntos com a menina terra que os visitara em momentos estratégicos em que elas estão dando vida e fazendo uma Nova História da Terra da Sabedoria gerando novas formas de ser e viver em sociedade.      

sábado, 16 de novembro de 2013

INFÂNCIA TERRA XXI , Cap.1, pag.1 e 2 - Ela sabe que será Personagem de sua propria História. Habitantes da Terra da Sabedoria.



Era apenas uma criança chamada Terra nascida no dia em que o mundo ia acabar. 21 de Dezembro de 2012. Não era um super homem , mas sem alterações genéticas , nasceu com poderes especiais em seu DNA.

Seu pai , um hacker e ativista ambiental , esta preso na Rússia e sua mãe acaba de morrer no parto pelo contágio de uma bactéria que gerou infecção em seu coração e em seus pulmões.  O médico alemão discute com um pajé de uma tribo amazônica. Ele reclama porque o médico não usou as plantas que trouxe durante o parto para curar a infecção. A  luz do sol ilumina a barraca, estamos no meio de uma guerra com vários protestos pelo mundo, um conflito global pelos recursos naturais da Floresta Amazônia.  

No outro lado do mundo em Nova Deli um pequeno Robô chamado MATRIX dança numa boate enquanto um banqueiro chinês, um traficante de drogas e um agente russo se divertem com seu brinquedo. O espírito da Mãe Natureza  observa tudo. Mãe Natureza e Presidente Hitler eram as duas maiores redes de sites de vigilância no mundo, cada um registrava a história da sua forma , mas todos queriam contar a história da nova Sociedade que estava surgindo.
   
Num telão na Amazônia , a musica de Björk toca enquanto as geleiras se desfazem na Islândia em ritmos programados pelo novo coração do Robô Matrix. Em outro Telão na Boate o Robô Matrix monitora uma mensagem enviada pelo pai de Terra ,o Hacker Mobil , e o Cientista Morin para vários jovens no mundo. Ela mostra imagens de Banksy grafitando nas periferias de Brasília , ele que levou a arte as ruas desmontando a imagem dos Museus tradicionais. Uma Palestra de Morin durante a primavera árabe questionando a capacidade das Universidades em desenvolver uma geração de jovens para os desafios de nossa sociedade. Enquanto nas ruas , as manifestações dos Indignados crescem  na Europa, o Ocuppy invade a sede do Partido Republicano e Democrata nos EUA, Índios e negros fundam comunidades na América Latina independentes dos Estados Nações, e as populações do Oriente Médio assumem o controle do petróleo para começarem se governarem para além dos exercito e islã mas em torno de direitos e liberdades que os unem.

Um mundo esta sendo sepultado apesar de seus esqueletos leiam se prédios e Homens Deuses estarem em pé eles não fazem mais sentidos .Enquanto políticos fazem seus discursos milhares de jovens militantes como Victor dançam e protestam nas ruas,  do outro lado da rua professores como papagaios repetem palavras em salas de aula enquanto os alunos em seus celulares jogam games,  se comunicam sobre as provas e se perguntam em que mundo vamos viver amanha ?  Onde esta o belo , o bem ,  a justiça , a fé ? Nestas igrejas do dizimo ? Nesta cultura de plástico ?  na Justiça do cartão de debito ? 

Ao mesmo tempo filmado on line, um outro mundo nasce com a Terra, um bebe, pequenas sementes de novas formas de ser e viver em sociedade cantadas por vários rappers como Tiago Belo,  filmadas por cineastas como Dio, inspiradas por musas que encantam nossos cérebros e almas com amor de verdade.  
  
A infância do Século XXI e da Terra assim como um parto de um bebe nasce com muitas dores e luzes, sobre os sons dos tambores dos índios e imagens on-line sincronizadas por diversas tecnologias compartilhadas por jovens que ousam falar de amor, direitos e liberdades.  E assim como um planta capaz de renascer um ecossistema morto,  a vida começa a ganhar movimentos e se expandir em rede por novas direções ao mesmo tempo em forma de pensamentos, sentimentos e atitudes de uma criança. 

Ela tem um plano e não é segredo para ninguém. Ela sabe porque veio ao mundo , ela tem missões coletivas a ajudar a cumprir, ela tem poderes que o dinheiro não compra, ele não consegue mentir nem se iludir, seu nome é Terra, e de um pequeno grão de terra como uma criança à um planeta todo conectado por desafios,saberes, natureza e tecnologias a Terra da Sabedoria. Chega a hora de sermos personagens de nossa própria história. Habitantes da Terra da Sabedoria.     

sábado, 9 de novembro de 2013

Os ignorantes e os metodos de ensino das Escolas e Universidades.



Afinal o destino de nossas crianças e jovens é melhorar suas notas ou é apreender quem somos nós seres humanos e a nossa capacidade de aprender sobre o mundo em que vivemos ? 

Será que é compreender tudo que nos toca e conecta neste mundo ou reduzir a distância dos “ignorantes” e os mestres? Em pílulas dosadas em disciplinas durante anos sempre aguardando algo que nos falta hoje mas vira na próxima etapa ? Por mestres que explicam as lições em escolas organizadas como fabricas e gente como produto. Será que nosso destino é repetir palavras como papagaios ou pensar com autonomia sobre nossos atos, escolhas e desafios que nos exigem apreender e pensar de forma critica e criativa em circunstâncias cada vez mais vezes adversas em nossa sociedade com profundo impacto sobre as vidas destes alunos e mestres ensinados ? 

Respeitar as capacidades e as inteligências das pessoas é o primeiro grande passo para mudar as escolas e isto é diferente de ensina-las a cumprir ordens, a exigir boas notas e saber quem manda. O mundo não precisa de mais operários mais de gente que empreenda seus negócios e sua vida e mude as fabricas, a política, as escolas, a sociedade e outros. Não precisamos de mais do mesmo porque já temos o suficiente de pessoas iguais em suas atitudes de consumo, submissão política, cultura de plástico, espiritualidade do dizimo, e talentos castrados por empresas que lhe roubam ate a alma.  O que nós precisamos é de ética, ousadia, estética, criatividade, e criticas profundas as nossas formas de ser e viver em sociedade. Necessitamos de inteligências emancipadas vivendo seus poderes.

Não se vai civilizar os “selvagens “da violência com a violência das escolas com a valorização dos melhores da turma e processos de vestibulares que negam as capacidades das pessoas. Isto não é Educar! Educar é promover a emancipação intelectual de cada ser humano e devolver a igualdade que a ordem social lhe nega por os assim chamados  melhores da turma que na verdade são os herdeiros econômicos e políticos de suas classes, famílias ou nobres amigos e respectivo acesso a oportunidades exclusivas.

Apreender é saber verificar os fatos e discursos que nos rodeiam  para assim construir nossas vidas , sociedades e inteligência de forma orgânica como uma célula que evolui a partir de si e de suas capacidades e liberdades para compreender , dialogar e trocar energia com aquilo que buscamos e necessitamos para viver.

O que se vê cada vez mais é a ineficácia e declínio do sistema explicativo e seus mestres . Os melhores alunos tentam ser a prova da incapacidade da maioria quando na verdade é o explicador que tem necessidade dos incapazes para justificar a sua falsa superioridade. Todos nós temos o poder de compreender por si só desde que se encontrem espaços e oportunidades para viver nosso potencial . A maioria dos alunos foram ensinados que para compreender é preciso que lhes expliquem e que eles não tem capacidade de apreender por eles mesmos. O sonho do mestre é que lógico os melhores alunos aprendam as explicações do mestre ate que um dia eles se tornem explicadores para outros ignorantes.

A capacidade de dizer o que se pensa mesmo sobre as palavras de outros é o grande desafio das escolas em não formar papagaios e deformar pessoas. Uma pergunta é feita a uma pessoa e ele não deve responder na condição de aluno ou sábio mas na condição de ser humano sob o signo da igualdade. 

Cada vez mais respostas e capacidades inéditas surgem em circunstâncias em que a urgência obriga a queimar as etapas da progressão explicativa. Onde a vontade é servida pela inteligência. Pode-se apreender sozinho e sem mestre explicador , quando se quer, pela tensão do desejo ou pelos desafios da situação. Temos que unir nossa vontade e inteligência, e não subordinar nossa inteligência e vontade a do outro. Não se deve comparar apenas métodos de ensino mas decidir os usos da inteligência. A via rápida ou a que promove o melhor aluno em detrimento do pior não são as melhores pedagogias e sim a via da Liberdade e a confiança na capacidade intelectual de cada ser. 

Devemos emancipar o aluno para que ele se acostume a usar sua própria inteligência. Por isso que para que escolas e os mestres possam emancipar ” ignorantes” elas tem que primeiro se emancipar e não ser elas mais um a seguir, castrar e explicar os mesmos caminhos. Necessitam ter consciência do verdadeiro poder do espírito humano.  Acho que o mundo esta uma droga porque as escolas e Universidades estão uma droga. Os próprios excluídos do mundo da inteligência afirmam eles próprios sua exclusão, enfim a emancipação deve começar nas escolas.

Todos os grandes homens tiveram a capacidade de se formarem e todos nós fazemos isso milhares de vezes em nossa vida, apreendemos muitas coisas sem explicações ou mestres. Devemos levar isso para Escolas e Universidades e não abandonar nossa capacidade em troca de explicações e notas. 

A mesma inteligência esta em ação em todos os atos do espírito humano. Infelizmente o circulo social, a ordem das coisas, proíbe que sejamos reconhecidos pelos que somos: o verdadeiro método pelo qual cada um apreende e pelo qual descobre a medida de sua capacidade. É preciso ousar reconhece-lo e prosseguir a verificação aberta de seu poder. Sem o que a impotência de cada um manterá a ordem das coisas para uma minoria. 

Buscamos que todo homem possa reconhecer sua dignidade de homem, medir a dimensão de sua capacidade intelectual e decidir quanto a seu uso. Quem ensina sem emancipar embrutece, e quem emancipa o próprio ser humano busca apreender. Assim eles podem tudo que um homem pode. De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria.   

E afinal quem são mesmo os Ignorantes das Escolas e Universidades ?  E quais são as melhores explicações para negar a emancipações das pessoas ? A inteligência é uma conquista e nunca será dada. 

  



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PALESTRA EMPREENDEDORISMO EM ECOSSISTEMAS SOCIAIS : SEJA PERSONAGEM DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.:

PALESTRA EMPREENDEDORISMO EM ECOSSISTEMAS SOCIAIS : SEJA PERSONAGEM DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.: 

A palestra aborda as Resistências que sempre e continuam a lutar por um mundo melhor em todos os setores da sociedade. Isso potencializa e viabiliza cada vez mais liberdades e meios ao seres para se desenvolverem e serem personagens de sua própria historia, modificando as sociedades em que vivem ao influenciar os Ecossistemas sociais e as diversas relações e energias que moldam e renovam instituições e novas formas de ser e viver em sociedade. Emergindo do Ser para gerar novos caminhos para Humanidade. Vou abordar como um ser sai da apatia e ociosidade para rebeldia, engajamento e compromisso para atuar cada vez mais em rede de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Vou apresentar como a Terra realiza este processo através do CARTÃO, UNISERES, GAME, PORTAL E APOIO AS ONGS atuando de forma orgânica e sistêmica para ampliar o impacto e a sustentabilidade de ações isoladas de vários setores da sociedade e alterar trajetórias de vida de pessoas em direção ao bem e ao belo e suas singularidades de vida; ou seja algo que só eles tem a capacidade de realizar na Terra atribuindo propósitos e sentidos as suas vidas , integrando o seu pensar, sentir e agir de forma critica, criativa e responsável.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PROJETO ACARAPE & AFRICA LIDERES




 













Este Projeto faz parte da Estratégia de Gestão Pública intitulada “ Desenvolvimento em Rede e Poder Social ” da Prefeitura de Acarape através da Secretaria de Planejamento que assinou um Convênio de Cooperação com o Reitor da UNILAB para desenvolvimento do mesmo.


A ideia central é construir novos caminhos profissionais e acadêmicos ou seja uma jornada para a formação de gestores públicos baseados nos desafios e demandas das comunidades, elaboração e implantação dos projetos em rede , avaliação de impacto e replicação das melhores Políticas e Praticas. 


Enquanto jovens africanos de 10 países fazem seus cursos de graduação na UNILAB; potencializamos sua formação com estas experiências  no desenvolvimento de projetos nas comunidades em Acarape  em parceria com a ONU, ONGS reconhecidas em suas metodologias associadas a Terra da Sabedoria, Empresas,  Professores da UNILAB e os Governos Federal, Estadual e Municipal. Um dos grandes objetivos deste Programa é que quando os Jovens Líderes retornem a seus Países Africanos possam reaplicar em parceria com a Cooperação Internacional projetos em Educação, Agricultura, Energia Solar, Saúde e outros de acordo com o contexto sócio, político, econômico, cultural e os desafios de cada país.Germinando sementes e aprofundando a Democracia em seus países e gerando boas conexões com a nossa.  


Hoje damos um passo importante neste projeto com a liberação das bolsas dos jovens brasileiros e africanos. Penso que jovens com autonomia , ousadia, e liderança movidos por bons desafios podem ao lado de professores acadêmicos e bons gestores públicos plantar sementes de transformação da Gestão Publica no Brasil e África.  Infelizmente nossos países tem desafios comuns na superação das desigualdades e pobreza com os respectivos avanços nas conquistas de direitos e democracia. Este processo é mais relevante para todos do que manter o  ensino ou a forma de fazer gestão publica do jeito que esta. É urgente buscar e construir  inovações e caminhos que a médio prazo possam alterar o impacto e a sustentabilidade das políticas publicas. Gerando novos saberes e boas praticas de trabalho que se integrem e levem luz aos desafios enfrentadas pelas comunidades. 


O Programa África Lideres visa influenciar que estas atividades e tempo possam contar como credito acadêmico contribuindo com saltos qualitativos na formação destes jovens. A UNILAB desta forma em parceria com a UNISERES busca a formação humana e política orientada para os desafios críticos  globais que nos desafiam como humanidade como a violência, criminalidade, drogas, melhoria da Educação e Saúde, Preservação da natureza, questões de gênero, igualdade racial e a valorização da diversidade humana. 

Lideres formados nestes desafios  compreendem  melhor a sociedade em que vivem e os diversos papeis que podem exercer na construção de sua cidadania e no processo de empreender um mundo de possibilidades para outros caminhos presentes e futuros das novas gerações. Liderar a si mesmo e outros, compartilhando responsabilidades em direção a uma sociedade mais justa , prospera e igualitária é um grande passo para transformar a África e o Brasil em lugares melhores para todos. 

Numa visão do BRIC , o África Líderes é uma jornada que busca outros caminhos visando a hegemonia econômica, social e ambiental da Terra a luz de outros paradigmas e desafios diferentes dos propostos ate os dias atuais pelo capitalismo e modelo de sociedade americana e europeia. Diante da crise de ambiental em que vivemos mais uma vez América Latina e África serão desafiados na luta por seus recursos naturais. Necessitamos desenvolver lideres para lidar com esta e outras questões cada vez mais urgentes num mundo brutalmente desigual e sem paz como o nosso.