SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 12 de outubro de 2014

EIS OS SEGREDOS DO ASSISTENTE : O OUTRO LADO DA MOEDA DA DIREÇÃO.








Ao Diretor todo glamour! Ao Assistente mais o trabalho de fazer o making off? Talvez contar seus segredos seja melhor. Numa arte considerada coletiva talvez a divisão de responsabilidades e tarefas necessite de ajustes artísticos pois são todos os detalhes juntos acompanhados pela planilha do assistente que dá vida ao filme. Claro que a mise en scène importa, a direção dos atores, dar vida ao roteiro mas tudo isto acontece num contexto que necessita ser moldado antes e depois da gravação pelo Assistente de Direção. Quem faz cinema sabe que a gravação em si é uma pequena parte do trabalho de fazer um filme e essa parte depende de várias tarefas, ajustes e verificações realizadas pelo Assistente de Direção. De longe este trabalho não é mecânico e sim artístico porque este olhar atento junto com o Diretor percebe itens que não interagem nem se sincronizam nos movimentos de uma cena ou do filme. Cada pincelada do pintor, nota de um musico, passo de uma dançarina revelam a obra; no caso do cinema cada componente do cenário, a sequência de gravação, seleção dos atores, edição, e outras deixam suas marcas no filme. Ninguém para pra pensar como tantas variáveis acontecessem ao mesmo tempo num filme mas o Assistente de Direção pode lhe ajudar a entender isto. 



As competências para coordenar, planejar, e administrar a realização de um filme são vitais. Lidar com planilhas, cronogramas de filmagem, resolver problemas técnicos, e outros desde a pré-produção até a finalização da obra são as tarefas onde estas competências ganham vida no filme. Por isso ele tem que ter o status, o salário e o poder de acordo com suas responsabilidades. Responsabilidade é uma palavra que resume o trabalho do assistente pois ele não pode delegar verificar e corrigir o resultado do trabalho de todos para ninguém. Ele é o último bastião de um exército que busca garantir a qualidade artística da obra. Se ele cair tudo passa de qualquer forma e isto destrói uma cena, orçamentos, equipe e o filme.

Definir a ordem das filmagens necessita ter a capacidade de enxergar a complexidade envolvida na cena em termo de cenário, luz, atores envolvidos, câmeras e outros. Sua mente trabalha para garantir que orçamento e as diárias não extrapolem o planejado. É a terrível escolha entre o perfeito e o possível em busca de equilíbrio , afinal o filme não se reduz a uma sequência e temos que avançar. A análise técnica do roteiro e a decupagem do Diretor nos orienta a construir o plano de filmagem, análise técnica e ordem do dia. Porem antes temos que fazer o casting dos atores e as perguntas certas nas entrevistas e os testes depende do roteiro que tem em mãos. 

Analisar tecnicamente o roteiro necessita ter a capacidade de enxergar todos os detalhes pois são eles que dão forma a decupagem, o som, a edição e portanto o enquadramento, à atuação dos atores, o trabalho dos figurantes e à continuidade da cena. Esta é a essência de um filme sua célula básica de organização e por isso ele faz isto várias vezes durante um filme sem perder o controle das grandes variáveis que permitem executar o trabalho como orçamento, equipamentos, atores , equipes e outras referentes as condições objetivas de cenários, refeições e equipamentos para que o trabalho de todos possam acontecer na melhor sequencia e localizações possível de gravações.

Se isto é muito trabalho, os assistentes ainda podem opinar sobre a decupagem e a atuação dos atores, formando, com o diretor, o diretor de arte e o fotógrafo, um quarteto na criação das imagens.

É verdade que as funções do assistente de direção estão mudando também com os avanços tecnológicos e em outras formas de fazer filme como cinema de garagem. Todo estudante de cinema é seu próprio assistente de direção. Essa é a principal papel que temos que apreender no cinema como elo integra os demais e da forma e vida ao filme. Antes de querer ser Diretor temos que apreender a ser assistentes, a misturar arte com técnica e produção. O cinema nasceu assim algumas pessoas fazendo tudo depois veio Hollywood e graças a tecnologia voltamos a garagem. Eu diria as cavernas para enxergar que as luzes lá fora depende de nosso olhar. O cinema é uma caixa de surpresas boas e ruins, mil histórias a contar pelos assistentes, alguns contam os segredos de seus filmes e os seus. Esta história poderia ser contada não pelo making offs apenas mas pelos bastidores dos filmes contados pelos Assistentes de Direção. Foi o que a Professora Micheline fez educar pelos bons exemplos, riscos e quando os erros acontecessem? Eis os segredos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário