SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Apenas uma Homenagem ao jovem líder Rodrigo Cardoso.



" É tão estranho os bons morrem jovens assim parece ser quando me lembro de você que acabou indo embora cedo demais " Perdi dois amigos jovens lideres Alessandro Ponce de Leon e agora Rodrigo Cardoso.

A ultima vez que encontrei Rodrigo Cardoso há uma semana foi na Livraria Cultura estava com sua māe comprando mais livros para entender a política brasileira.  Eu estava procurando um livro e no corredor ele me surpreendeu " Egidio você critica todo mundo ate concordo com as criticas mas você e Heitor não vão crescer na política, não tem grupo..."  Respondi a ele " concordo Rodrigo é uma opção porque desde a primeira vez que nos encontramos nas campanhas da vida,  nós conversamos que jovens que tem talento e brilho próprio não tem oportunidades nem chances de canalizar sua energia para bons propósitos públicos porque exatamente estes grupos políticos e seus interesses inviabilizam a política de verdade.  Como sabe será sempre nosso Secretário de juventude pelo mérito e inteligência que tem porque sei que alem dos artigos tem seus sonhos e vontades que gostaria de realizar."

No ano novo desejei a amigos pelo whatsapp que ele ia ganhar 1 milhão de dólares mas ia doar a metade , investir 35 % em projetos inovadores relevantes e viver com 15 %. Ele respondeu " Obrigado meu amigo. Mas tá longe deu ganhar meu milhão de dólares"

Na Cultura relembramos que assim como o atual Vereador de Fortaleza Celio Studart tinha montado o Instituto Politizar para fazer política. Era este um dos seus sonhos o Instituto Democracia 4G porque Rodrigo Cardoso sim queria ser candidato a Vereador ou Deputado , ele tinha esta vocação e dom natural era o que amava. Porem também escrevia de forma bem direta com raciocínio rápido e com a leitura atual e histórica sobre os fatos que comentava, chegamos a fazer um blog juntos, pensar na sede do Instituto mas não tínhamos as condições na época de ousar numa sociedade aonde os políticos herdam o poder e se perpetuam usando o Estado para permanecer no poder ao custo da Democracia. 


Sim ! Rodrigo tinha uma grande inteligência e potencial ,  apesar de nossa realidade medíocre e feudal, não se poderia pedir que fosse menos inteligente ou deixar de exercer sua liderança.  Este é o problema de talentos jovens no Ceara, muita boa energia,  sonhos,  vontade,  e uma realidade triste que busca  servir aos reis e aos nobres,  destruindo a  vocação, o coração e os sonhos de uma geração.  

Tínhamos um ponto de discordância Rodrigo defendia a Candidatura Ciro , e eu quando compreendi a lógica política cearense das Oligarquias passei a ser um critico. Talvez porque via nele um pouco de mim que lutava nas questões políticas e sociais desde os 15 anos mas talento, sonho, mérito, vocação no Ceara não vale nada!

E talvez por isso que nossa historia política e indicadores sociais mude muito pouco . Sempre um grande acordo entre Casas Grande que ora se dividem e ora se juntam mais sempre os mesmos.

A Historia de Alessandro Ponce de Leon e Rodrigo Cardoso não são apenas pessoais e sim coletivas pois elas se inscrevem nos contextos políticos, econômicos, sociais e culturais de nossa Historia. O que seria a Historia sem a Juventude ? Sem a Comuna de Paris, Maio de 68, Diretas Ja, Caras Pintadas, Primavera Árabe, Fora Cunha e outros.

Rodrigo Cardoso tinha talento e energia para realizar seus discursos, textos, discutir políticas publicas, estratégia política como poucos de sua geração e com certeza muito mais do que alguns que ocuparam espaços onde acho que ele merecia uma oportunidade por tudo que fez e plantou.  Quando poucos estão na luta, na linha de frente,  estávamos sozinhos, mas na hora da colheita muitos se beneficiam dos acordos entre os poderosos.  Não importa se estavam omissos ou do lado de lá .

Assim como jovem Churchill gostava de escrever e como prisioneiro durante a guerra dos Boers planejou uma fuga que o tornou mundialmente conhecido para depois liderar os Aliados e vencer a Guerra Mundial.  Rodrigo nos limites de nossa política , protagonizou debates de ideias, liderou grupos na campanha, no DCE da UNIFOR, ate se consagrar na internet como uma grande formador de opinião. E uma de suas qualidades era sua veia democrática , as poucas vezes que eu emitia opiniões contrarias a dele, nunca me exclui-o ou censurou, sempre dizia discordo, meu amigo. De uma certa forma a nossa esperança era que sua geração fizesse diferente dos atuais que estão na política fazendo mais do mesmo, cada vez pior.

Assim como Rimbaud , um jovem poeta francês, fez carreira cedo com suas palavras acidas só que na política. Porem sua critica tinha o mesmo alvo a sociedade em que vivia e os poderosos.

" Ociosa juventude
De tudo pervertida
Por minha virtude
Eu perdi a vida.
Ah! Que venha a hora
Que as almas enamora.

Eu disse a mim: cessa,
Que eu não te veja:
Nenhuma promessa
De rara beleza.
E vá sem martírio
Ao doce exílio.

Foi tão longa a espera
Que eu não olvido.
O terror, fera,
Aos céus dedico." Rimbaud .

Ele me ensinou grandes lições sobre política que infelizmente não aprendi todas ainda. Existem políticos tradicionais que pelo que fizeram de errado no Brasil ou no seu Estado como ACM na Bahia e outros. Ele me ensinava que estes no início de suas vidas políticas tiverem sim boas qualidades e protagonizaram eventos importantes em nossa historia. Sim mais do que muitos que hoje estão ou eram do PDT, era uma Brizolista de verdade.

Porem o que mais admiro nele é o seu amor por sua família : Pai, Mae, Avos, irmã ...O maior orgulho não era publicar fotos de festas em bares com amigos como é normal na maioria dos jovens e sim com seus familiares. Ele amava ler,  conversar sobre política com P maiúsculo e sempre terá a pureza de um jovem que buscava muito mais para sua vida , muito mais que nossa sociedade não soube oferecer para alguém que lutou e ajudou muito na boa política. Ele fez da política poesia mas se precisasse sempre esteve de prontidão ,  a qualquer hora , antecipando as noticias, como um ultimo guerreiro ou comandante que não abandona as mais duras batalhas a fazer uma critica profunda e precisa não importava a quem mirasse sua voz.

Como publicou Rodrigo Cardoso no dia 9 de janeiro em seu facebook " Numa luta entre desiguais, a indiferença, o silêncio, a omissão é sempre a cumplicidade com o mais forte." 


Desculpe amigo queria ter estado mais ao seu lado em varias jornadas porque nunca fomos indiferentes , sempre falamos muito e nunca nos omitimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário