Não precisamos de super homens ou super heróis egoístas atuando sozinhos, necessitamos de uma educação que nos torne mais humanos e felizes capazes de compartilhar com o outro desafios individuais e coletivos. Não existe Nação ou Empresa de sucesso que foi construída sem uma visão capaz de mobilizar vários talentos, elas necessitam sempre de equipes ou coletivos feitos por indivíduos diferentes, com qualidades distintas, singulares, porem atuando como uma orquestra mesmo que alguns tons signifique solos de guitarra seguidos pelo refrão cantados por todos.
" Nietzsche no início do livro, Zaratustra, um profeta ambulante, que é o porta-voz para a sua filosofia , deixa o seu refúgio na montanha onde ele peregrinou por muitos anos e desce em uma cidade.
A ideia do “SuperHomem” Übermensch está intimamente associada com Nietzsche, e muitas vezes é considerada estando no centro de seu pensamento, juntamente com conceitos como o eterno retorno e a vontade de potência . Na verdade, porém, ele só aparece em um livro: Zaratustra . Dificilmente é mencionado em algum dos seus outros escritos publicados, e só ocorre ocasionalmente nas notas que foram finalmente publicadas por sua irmã como A Vontade de Poder.
Por que ele parece abandonar a ideia do seu Superhomem depois de Zaratustra? Uma explicação plausível é que a ideia de uma espécie de ser humano que é tão distante de nós como nós somos do macaco não pode realmente inspirar-nos, uma vez que realmente não pode ser imaginada. Consequentemente, nas obras que vêm depois de Zaratustra, Nietzsche se concentra em descrever o indivíduo de alma grande, o tipo de pessoa que é “nobre”."
Alem do Bem e do mal devemos compreender como o Renascimento foi semeado na Idade Media! Qual o papel dos educadores, escritores, pastores, militantes políticos, jornalistas, historiadores, blogueiros e outros na educação da juventude nos dias de hoje ?
Não será apenas pelo caminho das Ciências, Matematica, Tecnologia, Robótica, Genética, produtos do método cartesiano que iremos salvar a humanidade e gerar super heróis muito menos pelos caminhos de Maquiavel que vamos educar verdadeiros lideres. Necessitamos resgatar Cicero e o ideal de Estadistas ou Empreendedores capazes de conduzir a Gloria e o Sucesso em beneficio da humanidade. O ideal da vida pratica, do serviço ao Estado ou a uma Empresa e não aos interesses mesquinhos de corruptos ou de especuladores financeiros.
No Renascimento tínhamos também Ciência e Política mas os pensadores e empreendedores também dominava a Gramatica, Retórica, Dialética e a Imaginação como milhares de artistas como Leonardo da Vinci que conseguiram uma espécie de composição artística unindo estes saberes em suas praticas para humanidade.
No Século XXI em plena era da tecnologia precisamos resgatar a historia da educação e as principias tradições educacionais desde os gregos passando por Bacon, Nietzsche, Hume, Mcluhan, Deleuze e outros para ousar com criatividade as jornadas educacionais que nossos jovens podem vivenciar sendo acompanhados por games e educação distância com missões e experiências no mundo real ; capazes de catalizar suas subjetividades para novos poderes, desafios e horizontes em suas vidas individuais e coletivas. Esta é a jornada que tenho dedicado a vida e os sonhos.
Nós queremos colaborar com jovens a quebrar com Sabedoria as paredes da Terra com um Game conectando vidas a oportunidades múltiplas para seu desenvolvimento orgânico não fragmentado , sistêmico não linear, sustentável não imediato, carregado de afetos, sinergias, imaginários, libertando seu corpo, sua voz, espírito e sonhos.
Muito mais do que falamos em desigualdades temos que ter atitudes que gerem confianças e legados nas relações entre as pessoas, o que infelizmente a economia e o fetiche, as diversas formas de nazismo, facismos e seus falsos e ilusórios super homens fedendo e vendendo riquezas de forma fácil. Eles estão destruindo uma geração de jovens pelo consumo supérfluo, a falta de identidade e violências diversas.
O crédito esta sendo dado a quem não merece credito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário